A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O MUNDO DOS MICRORGANISMOS De que maneira os fungos e as bactérias estão presentes na vida do ser humano?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O MUNDO DOS MICRORGANISMOS De que maneira os fungos e as bactérias estão presentes na vida do ser humano?"— Transcrição da apresentação:

1 O MUNDO DOS MICRORGANISMOS De que maneira os fungos e as bactérias estão presentes na vida do ser humano?

2 As bactérias, os vírus e alguns tipos de fungos são microorganismos, ou seja, só podem ser vistos com a ajuda de um microscópio. Os microrganismos estão por toda a parte: no solo, na água, no ar, dentro das plantas e dos animais.

3 Fungos: quem são eles? Não são bactéria, nem vírus muito menos vermes... Quem são eles? Bolor, mofo, cogumelos, leveduras são outro tipo de vida. São conhecidos como fungos. Podemos encontrar um fungo bem grande como os cogumelos ou bem pequenino, e esse só podemos ver ao microscópio, como os bolores e leveduras. Tudo o que eles querem é umidade, pois detestam ambiente seco, e seres mortos para fazerem a decomposição. Eles podem causar doenças de pele como as micoses ou inflamações nas unhas. Na boca é conhecido como sapinho.

4 Cogumelos Bolores Fungo em queijos Leveduras Micoses

5 Às vezes, os fungos são confundidos com as plantas porque eles não se locomovem, e alguns até se parecem com vegetais porém, eles não produzem seu próprio alimento como as plantas fazem. A maioria dos fungos se alimenta de restos de seres vivos como folhas ou animais mortos. OS FUNGOS NÃO SÃO PLANTAS

6 IMPORTÂNCIA PARA O SER HUMANO Os fungos são importantes para o ser humano de diversas formas. Muitos cogumelos são comestíveis como o champignon e o shimeji. Outros fungos podem ser usados na produção de alimentos como pães, bebidas e queijos. Os fungos também servem para produzir remédios como a penicilina. Fertilizam o solo e ajudam as plantas a absorver melhor os nutrientes.

7 PERIGOS PARA O SER HUMANO Alguns tipos de cogumelos não são comestíveis. São venenosos e se ingeridos, podem até levar à morte. Outros atacam a pele, causando micoses. Os fungos também são responsáveis pelo apodrecimento dos alimentos, pois eles liberam substâncias que o digerem Eles mofam pães, estragam sapatos e tingem paredes com manchas verdes.

8 Cogumelos Venenosos Micoses na pele Mofo na parede Mofo em sapatos de couro Mofo em pães

9 UTILIDADES PARA O SER HUMANO São fontes de remédios — sobretudo antibióticos, como a penicilina. As leveduras também são empregadas na fabricação de cerveja, vinhos e fermento para pães e bolos. Alguns fungos são ainda a peça fundamental de queijos finos. São consumidos na forma de pratos nobres, como as raríssimas e caras trufas e o champignon. Dizer que um queijo está embolorado não significa necessariamente que ele esteja estragado. Pelo contrário: o sabor dos queijos roquefort, gorgonzola e camembert dependem do trabalho dos fungos

10 Shimeji Champignon Fermento para pães Fermentação da uva para produzir vinho Fungo para produzir a penicilina Queijos Roquefort e Camembert

11 BACTÉRIAS COMO SÃO E ONDE VIVEM As bactérias são seres vivos minúsculos. Para enxergá-las é preciso usar microscópios. Assim pode se ver e estudar estes microrganismos. Elas estão em praticamente todos os lugares do planeta: no ar, na água, no solo. No corpo humano, por exemplo, vivem milhões de bactérias.

12 As bactérias se relacionam com outros seres vivos São famosas por causarem doenças: Tubercolose e o tétano são exemplos de doenças provocadas por bactérias. Ingestão de alimentos contaminados por bactérias pode causar dor de cabeça, vomitos e diarréias.

13 IMPORTÂNCIA PARA O SER HUMANO Elas ajudam o corpo humano a aproveitar os alimentos ingeridos e defendem de outras bactérias causadoras de doenças. Tem papel importante na produção de alimentos e até alguns remédios. Ajudam a fertilizar o solo.


Carregar ppt "O MUNDO DOS MICRORGANISMOS De que maneira os fungos e as bactérias estão presentes na vida do ser humano?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google