A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Colégio Notre Dame Disciplina: Arte Professora : Débora

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Colégio Notre Dame Disciplina: Arte Professora : Débora"— Transcrição da apresentação:

1 Colégio Notre Dame Disciplina: Arte Professora : Débora

2 Projeto de Artes As Mil faces da monalisa Turma: 9° ano

3 Um pouco da História Leonardo da Vinci, artista renascentista italiano, nasceu em 15/04/1452. Existem algumas dúvidas sobre a cidade de seu nascimento: para alguns historiadores, seu berço foi  em Anchiano, enquanto para outros, foi numa cidade, situada na margem direita do rio Arno, perto dos montes Albanos, entre as cidades italianas de Florença e Pisa. Foi um dos mais importantes pintores do Renascimento Cultural. É considerado um gênio, pois mostrou-se um excelente anatomista, engenheiro, matemático músico, naturalista, arquiteto, inventor e escultor. Seus trabalhos e projetos científicos quase sempre ficaram escondidos em livros de anotações (muitos escritos em códigos), e foi como artista que conseguiu o reconhecimento e o prestígio das pessoas de sua época.

4 Principais características das pinturas de Da Vinci:
utilização da técnica artística da perspectiva, uso de cores próximas da realidade, figuras humanas perfeitas, temas religiosos, uso da matemática em cálculos artísticos, imagens principais centralizadas, paisagens de fundo, figuras humanas com com expressões de sentimento, detalhismo artístico.

5 Principais trabalhos de Da Vinci:
Trabalhos de pinturas (artes plásticas): Gioconda (Mona Lisa) , Leda, Dama do Arminho, Madonna Litta, Anunciação, A Última Ceia, Ginevra de Benci, São Jerônimo, Adoração dos Magos, Madona das Rochas, Retrato de Músico, São João Batista, Madona do Fuso, Leda e o Cisne. Trabalhos de  invenções: máquina voadora, máquina escavadora, isqueiro, paraquedas, besta gigante sobre rodas, máquina a vapor, submarino. Trabalhos Científicos:, anatomia do tronco, estudo de pé e perna, anatomia do olho, estudo da gravidez, estudos e embriões. Projetos de Arquitetura: Projeto arquitetônico de uma cidade, projeto de um porto, templo centralizado

6 Também conhecida como La Gioconda ou Francês, La Jaconde
Pintura da Monalisa Também conhecida como La Gioconda ou Francês, La Jaconde

7 Pintura de monalisa Breve História
Sua pintura foi iniciada em 1503 e é nesta obra que o artista melhor concebeu a técnica do sfumato. O quadro representa uma mulher com uma expressão introspectiva e um pouco tímida. O seu sorriso restrito é muito sedutor, mesmo que um pouco conservador. O seu corpo representa o padrão de beleza da mulher na época de Leonardo. Este quadro é provavelmente o retrato mais famoso na história da arte, senão, o quadro mais famoso e valioso de todo o mundo

8 Museu do Louvre

9 Breve História O quadro de Mona lisa encontra-se exposto no Museu do Louvre, em Paris. A pintura foi trazida da Itália para França pelo próprio Leonardo, em 1506, quando este foi convidado pelo rei Francisco I de França para trabalhar na sua corte. Francisco teria então comprado a pintura, que passou a estar exibida em Fontainebleau e, posteriormente, no Palácio de Versailles.

10 O QUE É, AFINAL, A TAL DA RELEITURA?
RELEITURA NÃO É CÓPIA ! Na cópia busca-se reproduzir fielmente o quadro do artista. Já a releitura pede uma nova interpretação da obra estudada, sem a preocupação com a reprodução. Alias , na releitura , quanto mais criativo melhor. Em arte, releitura significa também apropriar-se de uma obra e dar a ela a sua contribuição, respeitando seus aspectos formais. É ver de outro jeito a mesma obra. Não é descaracteriza-la, nem mesmo fazer uma cópia (muitas vezes mal feita), mas deixar nela a sua marca pessoal.

11 As mil faces de monalisa

12

13

14

15

16

17


Carregar ppt "Colégio Notre Dame Disciplina: Arte Professora : Débora"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google