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 PLANEJAR –  Definir metas, as tarefas e os recursos necessários para atingí-las  ORGANIZAR -  Organizar e atribuir as tarefas a grupos (departamentos,

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Apresentação em tema: " PLANEJAR –  Definir metas, as tarefas e os recursos necessários para atingí-las  ORGANIZAR -  Organizar e atribuir as tarefas a grupos (departamentos,"— Transcrição da apresentação:

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2  PLANEJAR –  Definir metas, as tarefas e os recursos necessários para atingí-las  ORGANIZAR -  Organizar e atribuir as tarefas a grupos (departamentos, unidades, etc.), e alocar os recursos para cada grupo

3  LIDERAR  Usar a influência para motivar os funcionários a atingir as metas  CONTROLAR  Monitorar as atividades, verificando se as metas estão sendo atingidas, e corrigir o rumo se necessário

4  Eficácia: Atingir o alvo desejado  Eficiência: utilizar o mínimo de recursos  Desempenho Organizacional: Atingir as metas da organização, utilizando os recursos de forma eficiente e eficaz;

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6  A coordenação das funções existentes nas empesas é papel dos administradores;

7  Produção: Processo de transformação de recursos que resulta em produtos e serviços;  Marketing: Ligação (Propaganda, Preço, Produto, Promoção) ente a organização e seu público alvo (cliente, custo);

8  P&D: Criação de novas tecnologias que transforme as idéias de marketing em produtos e serviços;  Finanças: Objetiva a maximização de retorno e liqudez: financiamento, investimento, desempenho, reinvestimento;  GePes: Encontrar (recrutamento, seleção), atrair (treinamento, remuneração) e manter (avaliação) os melhores capitais humanos

9  Gerir recursos e alcançar resultados;  Objetivos pessoais, acadêmicos, financeiros;  Tomar decisões, processar informações e relacionar-se com as pessoas  Relações Públicas (Imagem), Líder e Motivador (Ligação);

10  Monitor (captação), Disseminador (circulaçãoe Porta Voz (cerimonial)

11  Experiência pessoal, familiar, educação formal e informal;  Intelectuais: analisar, planejar e decidir;  Interpessoais: relacionamento com o network;  Técnica: específicas de cada profissão;  Intrapessoal: reflexiva;

12  Assegurar a cuidadosa preparação dos planos e sua rigorosa execução  Cuidar para que a organização humana e material seja coerente com o objetivo, os recursos e os requisitos da empresa  Estabelecer uma autoridade construtiva, competente, enérgica e única  Harmonizar atividades e coordenar esforços  Formular decisões de forma simples, nítida e precisa

13  Organizar a seleção eficiente do pessoal  Definir claramente as obrigações  Encorajar iniciativa e senso de responsabilidade  Recompensar justa e adequadamente os serviços prestados  Usar sanções contra faltas e erros  Manter a disciplina

14  Subordinar os interesses individuais ao interesse geral  Manter a unidade de comando  Supervisionar a ordem material e humana  Ter tudo sob controle  Combater o excesso de regulamentos e burocracia

15  DecisãoInterpessoaisInformação  EmpreendedorFigura de proa Monitor  ControladorLíder Disseminador  de distúrbios  AdministradorElo Porta-voz  de recursos  Negociador

16  Controla o tempo.  Focaliza o resultado, não o esforço.  Constrói sobre as forças, suas e de seus subordinados.  Estabelece prioridades.  Toma decisões eficazes.

17  Relacionamento com pares  Liderança  Resolução de conflitos  Processamento de informações  Tomada de decisões em condições de ambigüidade  Alocação de recursos  Empreendedorismo  Introspecção e reflexão

18  Prospecção – Detectação de problemas  Concepção – Criação de Alternativas  Decisão – Julgamento e Avaliação de Alternativas

19  Homem Administrativo  Capacidade ilimitada para lidar com a complexidade e encontrar a solução ótima  Decisões ótimas  Homem Econômico  Capacidade limitada para obter e processar as informações do ambiente  Decisões satisfatórias


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