A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Figuras de sintaxe EXERCÍCIOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Figuras de sintaxe EXERCÍCIOS."— Transcrição da apresentação:

1 Figuras de sintaxe EXERCÍCIOS

2 1) IDENTIFIQUE AS FIGURAS DE SINTAXE NAS FRASES ABAIXO:
a) “Veio sem pinturas, em vestido leve, sandálias coloridas.” b) Você chegou. Ela não. c) E correm, e pulam, e dançam. d) A mim, ninguém me engana. e) “Na solidão solitude, na solidão entrei, na solidão perdi-me, nunca me alegrarei”. f) Rio Preto é bonita.

3 g) O Brasil que os brasileiros fizemos.
h) “Era uma mosca azul, asas de ouro e granada.” i) “Estava de ouro na janela o poente.” j) “És bela – eu moço; tens amor – eu medo! k) Aquela garota, eu a conheci ontem na festa de um amigo. l) Senhor prefeito, os abaixo assinados pedimos a Vossa Senhoria que seja justo na cobrança dos impostos prediais da Vila dos Operários.

4 2) REESCREVA AS FRASES, ELIMINANDO O PLEONASMO VICIOSO DAS ORAÇÕES.
a) Suba pra cima, já! b) A ladeira é muito íngreme. Por isso, o carro desceu para baixo rapidinho. c) Saia pra fora agora mesmo, moleque malcriado. d) Ela previa de antemão muitos acontecimentos. e) Mateus tem uma bela caligrafia. f) Desculpe-me, foi um esquecimento involuntário.

5 3) LEIA ESTE POEMA, DE JOSÉ PAULO PAES:
Meu amor é simples, Dora, Como a água e o pão. Como o céu refletido Nas pupilas de um cão. a) No poema, há duas comparações. Quais são elas? b) Nas comparações, que expressão é omitida? c) Qual é o nome da figura de sintaxe correspondente à omissão verificada no poema? d) Se o autor não empregasse essa figura de sintaxe, que consequência isso traria para o texto?

6 4) INDIQUE A ALTERNATIVA EM QUE HAJA UMA CONCORDÂNCIA REALIZADA POR SILEPSE.
A) Os irmãos de Teresa, os pais de Júlio e nós, habitantes dessa pacata região, precisaremos de força para viver. B) Poderão existir inúmeros problemas conosco devido às opiniões dadas neste relatório. C) Os adultos somos bem mais prudentes que os jovens no combate às dificuldades. D) Dar-lhe-emos novas oportunidades de trabalho para que você obtenha resultados mais satisfatórios. E) “Haveremos de conseguir os medicamentos necessários para a cura desse vírus insubordinável a qualquer forma de tratamento.” Qual é a classificação da silepse: ______________________


Carregar ppt "Figuras de sintaxe EXERCÍCIOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google