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PublicouGabrielle Veloso Alterado mais de 9 anos atrás
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Educação Superior no Brasil e o Processo Regulatório dos Cursos Superiores na Área da Saúde Prof. Dr. José Vitor Jankevicius
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ORIGEM DO ENSINO SUPERIOR MODERNO UNIVERSIDADES DO MUNDO 1.088-UNIVERSIDADE DE BOLONHA-ITÁLIA 1.096-UNIVERSIDADE DE OXFORD-INGLATERRA 1.170-UNIVERSIDADE DE PARIS- FRANÇA 1.290—UNIVERSIDADE DE COIMBRA-PORTUGAL
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UNIVERSIDADES DAS AMÉRICAS 1.538-UNIVERSIDADE AUTÕNOMA DE SANTO DOMINGO- REPÚBLICA DOMINICANA 1.551-UNIVERSIDADE NACIONAL DE SAN MARCOS-PERU 1.551-UNIVERSIDADE NACIONAL AUTÔNOMA DO MÉXICO 1.562-COLÉGIO UNIVERSITÁRIO DE SANTO TOMAS-COLÔMBIA 1.595-UNIVERSIDADE DE SAN CARLOS-GUATEMALA 1.613-UNIVERSIDADE NACIONAL DE CÓRDOBA-ARGENTINA 1.624-UNIVERSIDADE MAIOR REAL - BOLÍVIA 1.636-UNIVERSIDADE DE HARVARD-ESTADOS UNIDOS 1.653-UNIVERSIDADE DE ROSÁRIO-ARGENTINA 1.676-UNIVERSIDADE DE SAN CARLOS DE GUATEMALA 1.728-UNIVERSIDADE DE HAVANA-CUBA 1.792-REAL ACADEMIA DE ARTILHARIA, FORTIFICAÇÕES E DESENHO-BRASIL
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ENSINO SUPERIOR NO BRASIL NO SÉCULO XIX 1.808- Família Real Portuguesa vindo para o Brasil 1.808-Faculdade de Cirurgia da Bahia-Salvador 1.808-Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro 1.827-Faculdade de Direito de Olinda 1.827-Faculdade de Direito de São Paulo 1.939-Faculdade de Farmácia de Ouro Preto 1.876-Escola de Minas- Ouro Preto 1.891-Faculdade Nacional de Direito - Rio de Janeiro 1.892-Faculdade de Direito – Belo Horizonte 1.893-Escola Politécnica – São Paulo 1.896-Escola de Engenharia Mackenzie-São Paulo 1.898-Faculdade de Direito de Goiás
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ENSINO SUPERIOR NO BRASIL NO SECULO XX-PRIMEIRA METADE Junção de Faculdades Isoladas > Universidades Brasileiras 1.909-Universidade da Amazônia- Manaus 1.912-Universidade Federal do Paraná- Curitiba 1.920-Universidade Federal do Rio de Janeiro 1. 934-1ª Universidade Brasileira Moderna – Tripé> Ensino-Pesquisa-Extensão- USP 2ª Guerra Mundial - Necessidade de novos conhecimentos 1948- Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC 1.951-Conselho Nacional de Pesquisas – CNPq e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES 1.961- Criada a segunda Universidade moderna- Universidade de Brasília-UnB 1.965- CAPES aprova > 27 Cursos de Mestrado e 11 de Doutorado
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PÓS GRADUAÇÃO NO BRASIL - CURSOS PÓS GRADUAÇÃO NO BRASIL – CURSOS SAÚDE FONTE- CAPES/MEC – 2.006
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FUNÇÕES DOCENTES E QUALIFICAÇÃO EVOLUÇÃODO NÚMERO DE IES - 2009-2011
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ESTATÍSTICAS BÁSICAS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO -2011
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ENSINO SUPERIOR NO BRASIL NO SECULO XX 1.961 -LEI Nº 4.024-DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL - LDB CURRÍCULO MÍNIMO 1.968 -LEI Nº 5.540- NORMAS DE ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DO ENSINO REFORMA UNIVERSITÁRIA 1.988-CONSTITUIÇÃO FEDERAL 1.996-LEI 9.394-ESTABELECE AS DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAIS 2.001-DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS Muda a concepção- Agora, o enfoque são as competências e habilidades, visão interdisciplinar.
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DIMENSÕES DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 1) -Missão e Plano de desenvolvimento Institucional 2) -Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão 3) -Responsabilidade Social da Instituição 4) -Comunicação com a Sociedade 5) -Política de Pessoal 6) - Organização e Gestão da Instituição) 7) - Infraestrutura Física 8) - Planejamento e Avaliação 9) -Políticas de Atendimento aos Discentes 10) -Sustentabilidade Financeira DIMENSÕES DA AVALIAÇÃO DE CURSOS Organização Didático- Pedagógica Corpo Docente e tutorial Infraestrutura Requisitos legais e Normativos
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AVALIAÇÃO DOS CONSELHOS PROFISSIONAIS Não faz parte do Ciclo Avaliativo > Parecer Consultivo da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (SERES\MEC) Documento avalia as Dimensões: DIMENSÃO 1 – PERTINÊNCIA Quantidade de vagas ofertadas frente à população local DIMENSÃO 2 - RELEVÂNCIA Inserção profissional do egresso DIMENSÃO 3 – INOVAÇÃO Impactos sociais e econômicos que a oferta deste curso provocará na região
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ENADE 1) Formação Geral – questões sociais, politicas e econômicas da realidade brasileira e mundial > 10 questões>25% 2) Componente Específico, avaliando Habilidades e Competências definidas nas DCN do curso > 30 questões envolvendo situações-problema e estudos de casos > 75% Formulário de Percepção da Prova Questionário do Estudante ANÁLISE DOS RESULTADOS ENADE ENFERMAGEM 2004, 2007, 2010
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RESULTADOS DO ENADE DE ENFERMAGEM 2.004, 2.007, 2.010
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DISTRIBUIÇÃO DOS DIFERENTES TIPOS DE REGIMES DE TRABALHO - 2011
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OBRIGADO!! CONTATO Prof. Dr. José Vitor Jankevicius jankevicius@uel.br Cel. (43) 9101-5290 Mudar é difícil mas é possível (Paulo Freire) Rubem Alves
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