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Educação Superior no Brasil e o Processo Regulatório dos Cursos Superiores na Área da Saúde Prof. Dr. José Vitor Jankevicius.

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Apresentação em tema: "Educação Superior no Brasil e o Processo Regulatório dos Cursos Superiores na Área da Saúde Prof. Dr. José Vitor Jankevicius."— Transcrição da apresentação:

1 Educação Superior no Brasil e o Processo Regulatório dos Cursos Superiores na Área da Saúde Prof. Dr. José Vitor Jankevicius

2 ORIGEM DO ENSINO SUPERIOR MODERNO UNIVERSIDADES DO MUNDO  1.088-UNIVERSIDADE DE BOLONHA-ITÁLIA  1.096-UNIVERSIDADE DE OXFORD-INGLATERRA  1.170-UNIVERSIDADE DE PARIS- FRANÇA  1.290—UNIVERSIDADE DE COIMBRA-PORTUGAL

3 UNIVERSIDADES DAS AMÉRICAS  1.538-UNIVERSIDADE AUTÕNOMA DE SANTO DOMINGO- REPÚBLICA DOMINICANA  1.551-UNIVERSIDADE NACIONAL DE SAN MARCOS-PERU  1.551-UNIVERSIDADE NACIONAL AUTÔNOMA DO MÉXICO  1.562-COLÉGIO UNIVERSITÁRIO DE SANTO TOMAS-COLÔMBIA  1.595-UNIVERSIDADE DE SAN CARLOS-GUATEMALA  1.613-UNIVERSIDADE NACIONAL DE CÓRDOBA-ARGENTINA  1.624-UNIVERSIDADE MAIOR REAL - BOLÍVIA  1.636-UNIVERSIDADE DE HARVARD-ESTADOS UNIDOS  1.653-UNIVERSIDADE DE ROSÁRIO-ARGENTINA  1.676-UNIVERSIDADE DE SAN CARLOS DE GUATEMALA  1.728-UNIVERSIDADE DE HAVANA-CUBA  1.792-REAL ACADEMIA DE ARTILHARIA, FORTIFICAÇÕES E DESENHO-BRASIL

4 ENSINO SUPERIOR NO BRASIL NO SÉCULO XIX 1.808- Família Real Portuguesa vindo para o Brasil  1.808-Faculdade de Cirurgia da Bahia-Salvador  1.808-Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro  1.827-Faculdade de Direito de Olinda  1.827-Faculdade de Direito de São Paulo  1.939-Faculdade de Farmácia de Ouro Preto  1.876-Escola de Minas- Ouro Preto  1.891-Faculdade Nacional de Direito - Rio de Janeiro  1.892-Faculdade de Direito – Belo Horizonte  1.893-Escola Politécnica – São Paulo  1.896-Escola de Engenharia Mackenzie-São Paulo  1.898-Faculdade de Direito de Goiás

5 ENSINO SUPERIOR NO BRASIL NO SECULO XX-PRIMEIRA METADE Junção de Faculdades Isoladas > Universidades Brasileiras  1.909-Universidade da Amazônia- Manaus  1.912-Universidade Federal do Paraná- Curitiba  1.920-Universidade Federal do Rio de Janeiro  1. 934-1ª Universidade Brasileira Moderna – Tripé> Ensino-Pesquisa-Extensão- USP  2ª Guerra Mundial - Necessidade de novos conhecimentos 1948- Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC  1.951-Conselho Nacional de Pesquisas – CNPq e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES  1.961- Criada a segunda Universidade moderna- Universidade de Brasília-UnB  1.965- CAPES aprova > 27 Cursos de Mestrado e 11 de Doutorado

6 PÓS GRADUAÇÃO NO BRASIL - CURSOS PÓS GRADUAÇÃO NO BRASIL – CURSOS SAÚDE FONTE- CAPES/MEC – 2.006

7 FUNÇÕES DOCENTES E QUALIFICAÇÃO EVOLUÇÃODO NÚMERO DE IES - 2009-2011

8 ESTATÍSTICAS BÁSICAS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO -2011

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11 ENSINO SUPERIOR NO BRASIL NO SECULO XX  1.961 -LEI Nº 4.024-DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL - LDB  CURRÍCULO MÍNIMO  1.968 -LEI Nº 5.540- NORMAS DE ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DO ENSINO  REFORMA UNIVERSITÁRIA  1.988-CONSTITUIÇÃO FEDERAL  1.996-LEI 9.394-ESTABELECE AS DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAIS  2.001-DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS  Muda a concepção- Agora, o enfoque são as competências e habilidades, visão interdisciplinar.

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14 DIMENSÕES DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL  1) -Missão e Plano de desenvolvimento Institucional  2) -Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão  3) -Responsabilidade Social da Instituição  4) -Comunicação com a Sociedade  5) -Política de Pessoal  6) - Organização e Gestão da Instituição)  7) - Infraestrutura Física  8) - Planejamento e Avaliação  9) -Políticas de Atendimento aos Discentes  10) -Sustentabilidade Financeira DIMENSÕES DA AVALIAÇÃO DE CURSOS  Organização Didático- Pedagógica  Corpo Docente e tutorial  Infraestrutura  Requisitos legais e Normativos

15 AVALIAÇÃO DOS CONSELHOS PROFISSIONAIS  Não faz parte do Ciclo Avaliativo > Parecer Consultivo da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (SERES\MEC) Documento avalia as Dimensões: DIMENSÃO 1 – PERTINÊNCIA Quantidade de vagas ofertadas frente à população local DIMENSÃO 2 - RELEVÂNCIA Inserção profissional do egresso DIMENSÃO 3 – INOVAÇÃO Impactos sociais e econômicos que a oferta deste curso provocará na região

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18 ENADE  1) Formação Geral – questões sociais, politicas e econômicas da realidade brasileira e mundial > 10 questões>25%  2) Componente Específico, avaliando Habilidades e Competências definidas nas DCN do curso > 30 questões envolvendo situações-problema e estudos de casos > 75%  Formulário de Percepção da Prova  Questionário do Estudante ANÁLISE DOS RESULTADOS ENADE ENFERMAGEM 2004, 2007, 2010

19 RESULTADOS DO ENADE DE ENFERMAGEM 2.004, 2.007, 2.010

20 DISTRIBUIÇÃO DOS DIFERENTES TIPOS DE REGIMES DE TRABALHO - 2011

21 OBRIGADO!! CONTATO Prof. Dr. José Vitor Jankevicius jankevicius@uel.br Cel. (43) 9101-5290 Mudar é difícil mas é possível (Paulo Freire) Rubem Alves


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