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Todos pela Sustentabilidade de Todos Priorizar a Inclusão Social, com Proteção Ambiental e Desenvolvimento Econômico.

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Apresentação em tema: "Todos pela Sustentabilidade de Todos Priorizar a Inclusão Social, com Proteção Ambiental e Desenvolvimento Econômico."— Transcrição da apresentação:

1 Todos pela Sustentabilidade de Todos Priorizar a Inclusão Social, com Proteção Ambiental e Desenvolvimento Econômico

2 Desenvolvimento?

3 Economia para: Inclusão Qualidade de Vida Sustentabilidade Homem OU Natureza Economia X Ambiente Homem OU Natureza Economia X Ambiente Homem E Natureza Economia Ambiente

4 Base da vida em PE = Restam 52% de Caatinga, Menos de 50% dos Mangues, 2,6% de Mata Atlântica e 0% de Rios Limpos

5 Como fazer?

6 SustentOportunidade Pernambuco liderando a nova Economia verde, de Baixo Carbono e inclusiva Pernambuco SUSTENTÁVEL Pernambuco SUSTENTÁVEL

7 Importância Estratégica do Conhecimento e da inovação Áreas Críticas ENERGIA TRANSPORTE PLANEJAMENTO URBANO RESÍDUOS (INDÚSTRIA REVERSA) PRODUÇÃO AGRÍCOLA Pernambuco SUSTENTÁVEL Pernambuco SUSTENTÁVEL Detectar EIXOS DO FUTURO e ligar com VOCAÇÕES e POTENCIALIDADES

8 Círculo: Economia a favor da natureza, realimentando a economia, incluindo pessoas Biodiversidade Serviços Ambientais Inclusão EcoProdutiva Economia Sustentável Usuário-Pagador Protetor-Recebedor - Pagamentos por Serviços Ambientais - Créditos de Carbono - Compensações - ICMS Socioambiental - Fomento a inovação - Câmara de Economia Sustentável e Empregos Verdes - Arranjos Produtivos no entorno das UCs Economia Inclusiva e Sustentável Empregos Verdes – Mecanismos de financiamento e Fomento

9 CONSUMO CONSCIENTE A SOCIEDADE COBRA AS EMPRESAS BUSCAM SOLUÇÃO CONSUMO CONSCIENTE A SOCIEDADE COBRA AS EMPRESAS BUSCAM SOLUÇÃO

10 Não é inteligente destruir uma fábrica insubstituível para criar um produto descartável

11 GUIA PRÁTICO para o salto Visão Sistêmica – Plano de Governo INTEIRO – Gestão integrada Políticas Públicas de Estado para a Sustentabilidade Da Agenda Corretiva para a Agenda Propositiva Inovação Redes Novos Paradigmas - Nova Cultura

12 BASES DE SUSTENTAÇÃO

13 Visão Sistêmica de todas as políticas, com gestão e suportes integrados – Sintonia com toda a legislação Plano Estadual de Desenvolvimento Sustentável ou Plano Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade - PLEMAS Sistema Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade – SISEMAS – SEMAS – Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (centro de articulação e planejamento estratégico) + Orgãos Estaduais e Municipais Sistema Estadual de Informações e Indicadores de Meio Ambiente e Sustentabilidade – INFOSEMAS (Integração de dados) Políticas Públicas de ESTADO para a Sustentabilidade Gestão em Rede, com interação e CONTROLE SOCIAL Sistema de FINANCIAMENTO e Fomento – Mapa de Fontes e Programas

14 SÍNTESE

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16 Plano de VOO Ações IMEDIATAS

17 SUAPE SUSTENTÁVEL (ZPE de 48% para 59%, Pacto da Mata Atlântica, UCs Bita e Utinga, Gestão Territorial, Tecnologias e Processos, superação de todo o passivo, projeto pescadores) NORONHA+20 (Modelos de gestão sustentável: Água, Energia, Resíduos Sólidos, Educação Ambiental,Veículos Elétricos, Pólo demonstrativo de Tecnologias Verdes) Principais Projetos

18 Veículos Elétrico

19 Energia Telhados solares, sistemas de gestão de energia – “Smart Grid”

20 IMPLANTAÇÃO DAS UCs = 68 atuais + 13 na caatinga. ECONOMIA SUSTENTÁVEL E INCLUSÃO ECOPRODUTIVA (Arranjos no entorno das UCs – Ecoturismo, Apicultura, Esportes de Aventura, Sementeiras...) NOVO PARQUE DOIS IRMÃOS (1ª Fase: melhorias urgentes – Segurança, Núcleo Técnico, Aviário, Administração etc. 2ª Fase: Novo Parque, Novo modelo Institucional Principais Projetos

21 PLANO ESTADUAL DE GESTÃO RESÍDUOS SÓLIDOS (Plano de Capacitação, Centro Tecnológico, Recicla PE, Novas cadeias produtivas reversas, inclusão ecoprodutiva = erradicação da pobreza) Principais Projetos

22 Indústria Reversa – Cultura e Economia da Reciclagem Coleta Reversa - Recicleta – Empresas Inclusivas – Participação Sociedade (bicicletas para Reciclagem) - Sistemas Integrados (Cidadãos – Cooperativas – Comércio – Indússtria) Coleta Reversa - Recicleta – Empresas Inclusivas – Participação Sociedade (bicicletas para Reciclagem) - Sistemas Integrados (Cidadãos – Cooperativas – Comércio – Indússtria)

23 Indústria Reversa – Cultura e Economia da Reciclagem Coleta Reversa - Recicleta – Empresas Inclusivas – Participação Sociedade (bicicletas para Reciclagem) - Sistemas Integrados (Cidadãos – Cooperativas – Comércio – Indússtria) Coleta Reversa - Recicleta – Empresas Inclusivas – Participação Sociedade (bicicletas para Reciclagem) - Sistemas Integrados (Cidadãos – Cooperativas – Comércio – Indússtria)

24 Coleta Seletiva – Cultura e Economia da Reciclagem

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27 Pernambuco na RIO Iniciativas para a Sustentabilidade Mata Sul – Barragens verdes IMPLANTAÇÃO DA SEMAS – Sede, Equipes e Sistema integrado com a CPRH FORTALECIMENTO DO CONSEMA – Funcionamento das Câmaras Técnicas e integração com o conceito de SUSTENTABILIDADE (Visão sistêmica) Principais Projetos

28 Plano de Monitoramento de vulnerabilidades da ZONA COSTEIRA (Plano Estadual de Mudanças Climáticas, Recuperação das Praias de Jaboatão, Recife, Olinda e Paulista). Plano de Monitoramento de Vulnerabilidades do SEMI- ÁRIDO (Mudanças Climáticas, plano de desenvolvimento socioeconômico sustentável – Manejo sustentável da Agrobiodiversidade, Políticas Interligadas) POLÍTICA ESTADUAL DE PAGAMENTOS POR SERVIÇOS AMBIENTAIS Principais Projetos

29 SISEMAS – Sistema Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade NGSs – Estruturação intragovernamental Sistemas Municipais – Articulação e apoio para implantação das bases nos municípios Principais Projetos

30 SISEMAS - IMPACTOS Novos instrumentos normativos, administrativos e econômicos implantados para a gestão ambiental de Pernambuco; Gestores municipais se apropriando do novos sistemas de gestão ambiental descentralizada; Maior capilaridade na prevenção e combate aos processos de agressão ao meio ambiente; Avanço efetivo na integração das políticas para o desenvolvimento sustentável de Pernambuco.

31 PASSOS PARA A ESTRUTURAÇÃO DO SISTEMA ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE * CRIAÇÃO DA SECRETARIA ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE – Planejamento do SISEMAS * DIAGNÓSTICO DAS ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS, ADMINISTRATIVAS E FUNCIONAIS DE MEIO AMBIENTE NOS MUNICÍPIOS – Articulação ANAMMA * INTERAÇÃO COM OS MUNICÍPIOS PRESTANDO O APOIO E ASSESSORIA TÉCNICA NECESSÁRIAS – Termo de Compromisso * CRIAÇÃO DO INFOSEMAS, COM PLENO ACESSO ÀS INFORMAÇÕES POR TODOS OS INTEGRANTES DO SISTEMA ESTADUAL * APOIO À CRIAÇÃO/REESTRUTURAÇÃO DOS ÓRGÃOS GESTORES DO MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE NOS MUNICÍPIOS - KIT * PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO – Mapa de Fontes, Elaboração de Projetos, Gestão

32 Projeto de Lei para criação do Sistema Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade; Projeto de Lei para a criação do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade; Projeto de Lei para a criação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade; Projeto de Lei para a criação do Fundo Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade; Decretos para a instituição da Agenda 21 local e da A3P. KIT

33 CRIAÇÃO DO INFOSEMAS, COM PLENO ACESSO ÀS INFORMAÇÕES POR TODOS OS INTEGRANTES DO SISTEMA ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE O INFOSEMAS será um portal que reunirá todas as informações relacionadas ao meio ambiente no Estado de Pernambuco, interligado a outros sistemas e portais de informações do gênero no Brasil e no mundo. O INFOSEMAS municiará a atuação dos gestores, com informações técnicas e precisas, abrindo caminhos para o desenvolvimento de projetos e captação de recursos. Busca integrada.

34 Como a imaginação do passado influenciou o futuro que vivemos hoje? 1935/45-EUA Popular Mechanics Mechanics Today TROCAR RACIOCÍNIO LÓGICO POR IMAGINAÇÃO

35 Guerra não é brinquedo /45-EUA Popular Mechanics Mechanics Today

36 Qual modelo de lazer do futuro foi imaginado no passado? 1935/45-EUA Popular Mechanics Mechanics Today

37 A imaginação do passado moldou a forma de vida atual? 1935/45-EUA Popular Mechanics Mechanics Today

38 A educação atual foi prevista ou construída a partir da imaginação do passado? 1935/45-EUA Popular Mechanics Mechanics Today

39 Vida doméstica, sustentabilidade e papel da mulher. Os sonhos do passado foram os melhores? 1935/45-EUA Popular Mechanics Mechanics Today

40 E as comunicações? Foram previstas ou construídas com as imagens sonhadas no passado? 1935/45-EUA Popular Mechanics Mechanics Today

41 E agora? Quais as imagens que influenciam nossa visão de futuro? Estamos imaginando e construindo cenários desejáveis?

42 O primeiro desafio é nos livrar das prisões mentais

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44 Modelo de Organograma e Fluxograma em Rede

45 1ª Reunião de Monitoramento 2009 – 31/03/09 Estruturar e modernizar a base científica, tecnológica e priorizar a proteção ambiental 1ª Reunião de Monitoramento - 28/01/2011

46 Detectar eixos de desenvolvimento do século 21 Combinar eixos do futuro com vocações do presente Criar sinergias Passado e Futuro - Educação, Arte, Cultura, Inclusão e Sustentabilidade Econômica, Social, e Ambiental Planejar modelos replicáveis Visão Estratégica

47 Economia do Conhecimento em redes Audiovisual, InterneTVgames, Mobilidade-CelularTudo Prosumidores – Mercado Colaborativo Indústrias Criativas – Cultura, Artes, Tecnologias Digitais, EcoDesign, Arquitetura Verde, Salas de Experiência Cultural (Carnaval Virtual, São João, Festas do Interior)... Eixos de Futuro

48 Economia de Baixo Carbono – eficiência energética Economia Inclusiva – Empresas Sociais e Soluções de Acessibilidade para pessoas com necessidades especiais Economia da Sustentabilidade Centros de capacitação de ponta Agroecologia – Produtos Orgânicos Eixos de Futuro

49 EcoUrbanismo – Transporte, Prédios Verdes, Otimização de Energia e Água, Ambientação, Coleta seletiva de resíduos... Plano de Recuperação e manutenção do Patrimônio Histórico Observatórios de inovação e de oportunidades das economias emergentes Integração dos meios virtuais com o meio físico Eixos de Futuro

50 Transporte Ciclovias – Bicicletas integradas com carro, ônibus, bonde, trem, metrô

51 Veículos Elétrico

52 Energia Telhados solares, sistemas de gestão de energia – “Smart Grid”

53 Pensar Adiante e Ousar Agora Porta-contêiner movido a energia solar, eólica e gás. Casco mais leve e design com menor atrito e maior Cumprimento = 353 m Estaleiros do futuro – Ecodesign, Fábrica de Velas, sistemas solares, gestão inteligente...

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55 A ESTRUTURAÇÃO DO SISTEMA ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

56 O SISTEMA BRASILEIRO DE GESTÃO DO MEIO AMBIENTE (Instituído pela Lei Federal Nº , de 31 de agosto de 1981) SISNAMA - Constituído pelos órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e pelas Fundações instituídas pelo Poder Público, responsáveis pela proteção e melhoria da qualidade ambiental

57 META: IMPLANTAR O SISTEMA ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE Viabilizar as condições para a estruturação da gestão compartilhada e descentralizada de uma política ambiental sustentável em Pernambuco, envolvendo o conjunto dos municípios e das secretarias e órgãos estaduais.

58 IMPACTOS Novos instrumentos normativos, administrativos e econômicos implantados para a gestão ambiental de Pernambuco; Gestores municipais se apropriando do novos sistemas de gestão ambiental descentralizada; Maior capilaridade na prevenção e combate aos processos de agressão ao meio ambiente; Avanço efetivo na integração das políticas para o desenvolvimento sustentável de Pernambuco.

59 PASSOS PARA A ESTRUTURAÇÃO DO SISTEMA ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE * CRIAÇÃO DA SECRETARIA ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE * DIAGNÓSTICO DAS ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS, ADMINISTRATIVAS E FUNCIONAIS DE MEIO AMBIENTE NOS MUNICÍPIOS * INTERAÇÃO COM OS MUNICÍPIOS PRESTANDO O APOIO E ASSESSORIA TÉCNICA NECESSÁRIAS – Termo de Compromisso * CRIAÇÃO DO INFOSEMAS, COM PLENO ACESSO ÀS INFORMAÇÕES POR TODOS OS INTEGRANTES DO SISTEMA ESTADUAL * APOIO À CRIAÇÃO/REESTRUTURAÇÃO DOS ÓRGÃOS GESTORES DO MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE NOS MUNICÍPIOS

60 CRIAÇÃO DA SECRETARIA ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE - SEMAS Criada pela Lei Estadual nº , de 06 de janeiro de 2011, a SEMAS tem como principais atribuições: coordenar a formulação, execução, avaliação e atualização da Política Estadual de Meio Ambiente; analisar e acompanhar as políticas públicas setoriais que tenham impacto no meio ambiente; articular e coordenar os planos e ações relacionados à área ambiental; executar as atribuições do Estado relativas ao licenciamento e à fiscalização ambiental; promover ações de educação ambiental, controle, regularização, proteção, conservação e recuperação dos recursos naturais.

61 DIAGNÓSTICO DAS ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS, ADMINISTRATIVAS E FUNCIONAIS DE MEIO AMBIENTE NOS MUNICÍPIOS Para diagnosticar a real situação dos órgãos municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade, a SEMAS irá interagir com os Municípios, através de visitas técnicas, reuniões e aplicação de questionários sobre a questão ambiental.

62 INTERAÇÃO COM OS MUNICÍPIOS PRESTANDO O APOIO E ASSESSORIA TÉCNICA NECESSÁRIAS Para atuar em apoio aos Municípios, a SEMAS firmará convênios de cooperação e disponibilizará seus técnicos em todas as micro-regiões do Estado.

63 APOIO À CRIAÇÃO/REESTRUTURAÇÃO DOS ÓRGÃOS GESTORES DO MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE NOS MUNICÍPIOS Firmada a cooperação técnica com o Município a SEMAS disponibiliza, além dos técnicos e do apoio institucional, um kit com a legislação ambiental e minutas para a normatização local, compreendendo:

64 Projeto de Lei para criação do Sistema Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade; Projeto de Lei para a criação do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade; Projeto de Lei para a criação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade; Projeto de Lei para a criação do Fundo Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade; Decretos para a instituição da Agenda 21 local e da A3P.

65 CRIAÇÃO DO INFOSEMAS, COM PLENO ACESSO ÀS INFORMAÇÕES POR TODOS OS INTEGRANTES DO SISTEMA ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE O INFOSEMAS será um portal que reunirá todas as informações relacionadas ao meio ambiente no Estado de Pernambuco, interligado a outros sistemas e portais de informações do gênero no Brasil e no mundo. O INFOSEMAS municiará a atuação dos gestores, com informações técnicas e precisas, abrindo caminhos para o desenvolvimento de projetos e captação de recursos.

66 SEMAS TODOS PELA SUSTENTABILIDADE DE TODOS

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68 Economia de Baixo Carbono – eficiência energética – transformar desperdício em emprego e renda Economia Inclusiva – Empresas Sociais Economia da Sustentabilidade – Centros de capacitação de ponta Eixos do Futuro

69 Cia Indepedente de Policiamento ao Meio Ambiente Novos Conceitos Agenda Propositiva Reestruturação CPRH Incluir – Links para Sistema Nacional e agregar outros orgãos do Governo (Elos de Gestão para Sustentabilidade) + Rede de UCs e integrar Municípios e Organizações Não Governamentais (Setoriais)

70 'Um raciocínio lógico leva você de A a B. Imaginação leva você a qualquer lugar. Albert Einstein

71 Radar de Conhecimentos, Inovações e Oportunidades

72 Priorizar a Inclusão Social, com Proteção Ambiental e Desenvolvimento Econômico Todos pela Sustentabilidade de Todos

73 Priorizar a Inclusão Social, com Proteção Ambiental e Desenvolvimento Econômico SISEMAS – Sistema Estadual de Meio Ambiente MACROVISÃO / ESTRUTURAÇÃO / PLANEJAMENTO / GESTÃO SISEMAS – Sistema Estadual de Meio Ambiente MACROVISÃO / ESTRUTURAÇÃO / PLANEJAMENTO / GESTÃO Todos pela Sustentabilidade de Todos

74 Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável Como a tecnologia, a cultura e a sustentabilidade influenciarão o desenvolvimento do país nos próximos anos Sérgio Xavier

75 Desenvolvimento?

76 CAMINHO PARA SUSTENTABILIDADE (META) Modelo do passado X Modelo de futuro Desafio: Mudar percepções, paradigmas, comportamentos => Conhecimento, Tecnologias => Cultura, Inovação Passado Crescimento a qualquer custo, Finanças no centro, Acelerado, arriscado, Excludente (Pensamento “OU”): Pessoas, Ambiente, Futuro, Ética Presente e Futuro Desenvolvimento sustentável, Vida no centro Tranquilo, consistente, Includente (Pensamento “E”): Pessoas, Ambiente, Futuro, Ética (para humanos e todos os seres vivos) X

77 Modelo do passado X Modelo de futuro Problemas Sistêmicos => Soluções Sistêmicas Passado Tentativa de solução mantendo a mesma lógica do problema Bola de neve, ampliando e empurrando o problema para o futuro. Piorando as possibilidades de ter: Água Saúde Segurança, Emprego, Mobilidade, Cidades, Condições de Vida, etc Presente e Futuro Quebrar o círculo vicioso e Iniciar um ciclo virtuoso, rumo à sustentabilidade Percepção Conhecimento Inteligência – inovação Criatividade Ganha-Ganha: Exemplos: Agricultura orgânica e Saúde Economia de água e Emprego Mercado de CO2, emprego e recuperação ambiental X

78 Base da vida em PE = Restam 52% de Caatinga, Menos de 50% dos Mangues, 2,6% de Mata Atlântica e 0% de Rios Limpos

79 Como fazer?

80 SustentOportunidade

81 Importância Estratégica das Ciências Áreas Críticas ENERGIA TRANSPORTE PLANEJAMENTO URBANO RESÍDUOS PRODUÇÃO AGRÍCOLA

82 Visão Estratégica da Educação e Inclusão Educação ADIANTE e influente, não a reboque – Escola como centros de agregação social, visão inovadora, cultura sustentável e polo de motivação para jovens Antecipar-se, olhar adiante, Construção de Futuros Desejáveis Criar novos mercados sustentáveis e não submeter-se aos mercados insustentáveis do século 20 Empresas Inclusivas – Empresas Sociais EDUCAÇÃO PRODUTIVA PRODUÇÃO EDUCATIVA Estudar sem parar, em vez de parar para estudar

83 Direitos - Creative Commons Inteligência Artificial – Padrões X Criatividade Dispersão e Estresse Ética Privacidade Mobilidade Celular-tudo Conhecimento: Fontes Confiáveis, Relevância e Atualidade Metaconhecimento Colaboração Profissional Redes Sociais Computação em Nuvem InterneTVgame Tecnologias e Redes abrindo infinitas oportunidades e criando nova cultura digital– Internet UNIMIDIA TENDÊNCIAS BUSCA DO EQUILÍBRIO

84 Arte, Política, Ciência e Tempo Arte possibilita imaginar e influenciar futuros Arte possibilita imaginar e influenciar futuros Política possibilita abrir caminhos e garantir apoios Política possibilita abrir caminhos e garantir apoios Educação e Ciência possibilitam construir novos futuros Educação e Ciência possibilitam construir novos futuros

85 A Arte prevê a Ciência?

86 Como a imaginação do passado influenciou o futuro que vivemos? 1935/45-EUA Popular Mechanics Mechanics Today

87 A arte motiva a arte da guerra? 1935/45-EUA Popular Mechanics Mechanics Today

88 Qual modelo de lazer do futuro foi imaginado no passado? 1935/45-EUA Popular Mechanics Mechanics Today

89 A imaginação do passado moldou a forma de vida atual? 1935/45-EUA Popular Mechanics Mechanics Today

90 A educação atual foi prevista ou construída a partir da imaginação do passado? 1935/45-EUA Popular Mechanics Mechanics Today

91 Vida doméstica, sustentabilidade e papel da mulher. Os sonhos do passado foram os melhores? 1935/45-EUA Popular Mechanics Mechanics Today

92 E as comunicações? Foram previstas ou construídas com as imagens sonhadas no passado? 1935/45-EUA Popular Mechanics Mechanics Today

93 E agora? Quais as imagens que influenciam nossa visão de futuro? A arte e a Ciência estão imaginando e construindo cenários desejáveis?

94 Queremos um futuro verde ou cinza?

95 Planejamento e Gestão - Nova lógica 1.Sair do Pensamento “OU” fragmentado, para pensamento “E” sistêmico Transporte Hoje – Carro OU ônibus OU bicicleta Desejável – Integrar todas as opções Planejamento urbano Hoje – concentração, foco no carro Desejável – Descentralização, Soluções sem deslocamentos, integração SUAPE Muitos Estaleiros, menos Mangues, menos Diversidade Estaleiros + Mangues + Diversidade (empresarial e ecológica) 2. Planejamento Reverso – Partir das Metas essenciais e construir meios de atingí-las

96 COMO POSICIONAR PERNAMBUCO NA ECONOMIA DO FUTURO? Economia do Conhecimento em redes – Inclusão digital e acesso livre Conhecimento como bem de primeiríssima necessidade Economia de Baixo Carbono Economia da Cultura e das Artes Economia e inclusão Digital Pólos impulsionadores da Sustentabilidade Sistemas de Informação para a democracia e gestão pública Biotecnologia – A Economia da Biodiversidade Papel estratégico do Sistema de Educação – Elo fundamental entre a vida, a economia e o futuro – Pernambuco na liderança da Economia Criativa do Século 21 Antecipar-se às oportunidades!

97 Governo Criativo e ligado no futuro: PE QUE QUEREMOS – Desenvolvimento Sustentável = Melhoria das bases fundamentais da vida social: Educação, Saúde, Segurança (convivência), Renda, Infraestrutura (econômica e familiar), Ambiente, Cultura Criativa (capital intelectual) => Base: Acelerar a difusão e o acesso ao conhecimento via redes CAMINHOS: 1.CONHECIMENTO: promover acesso livre e democrático a todos. Acelerar com redes digitais e audiovisual. Universalizar Banda Larga. Capacitação contínua de educadores. Mutirão de transferência de conhecimento (Portal do Conhecimento Colaborativo). Políticas de intensa Comunicação de Utilidade Pública 2.INCLUSÃO – priorizar envolvimento produtivo da população excluída. Programas Sociais de 3ª Geração Empresas Inclusivas (integrar suportes atuais e formar agentes de desenvolvimento familiar) 3.INOVAÇÃO – formular soluções criativas para velhos problemas. Criar grupos multidisciplinares motivados por profissionais criativos para reinventar saídas. Usar novas tecnologias, otimizar, reduzir desperdícios. Arte e indústria criativa 4.EMPREGOS VERDES - incentivar a emergente economia de baixo carbono e fortalecer pequenas empresas sustentáveis. Criar programas geradores de empregos com baixa qualificação usando recursos de créditos de carbono 5.SUSTENTABILIDADE - implantar conceito em todas as áreas governamentais e nas políticas públicas. Incentivar conversão de cadeias produtivas. Raiz ética - combate à corrupção.

98 Contatos Sérgio Xavier

99 Governo Criativo e Comprometido com a Vida: Gestão pública de última geração: 1.Incorporação transversal do conceito de sustentabilidade – todas as áreas do governo em sinergia (*) 1.GOVERNO SISTÊMICO – ORGANOGRAMA MULTIDIMENSIONAL 2.Governo 2D – Dinheiro e Poder X Governo 3D – Economia, Pessoas, Natureza 2.Planejamento sistêmico: visão interligada de todas as ações e Políticas Públicas (*) 1.Fortalecimento da área de Estudos de Impacto Ambiental e Criação de Planejamento Sustentável (valorização do Biólogo e outros profissionais ligados às Ciências Biológicas) 2.Formulação de Políticas Públicas que resultem em práticas sintonizadas com esta visão 3.Incentivo para pesquisas, produção, difusão e aplicação do conhecimento. Investir nessa área gera um custo/benefício altamente positivo. 3.Capacitação e valorização do servidor público – aprender sem parar em vez de parar para aprender. Capacitação continuada, condições favoráveis, salário compatível, perspectiva de crescimento, valorização simbólica (fortalecer imagem e autoestima). Sem servidor motivado e preparado não haverá bons serviços públicos (*) 4.Criatividade como motor de transformação: inovação no dia-a-dia (*) 5.Sistemas de gestão em tempo real: (*) 6.Políticas de Comunicação Pública: Abrir percepções e propor mudanças comportamentais. Foco no interesse público e melhoria de indicadores sociais. Produto = Benefícios e Direitos / Consumidor = Cidadão (*) * Necessidade de muita comunicação em rede e difusão de conhecimentos multidisciplinares

100 Educação que queremos Polos de Agregação Social: Familia Políticas Públicas, Vizinhança Programas Sociais Escola Integração com família e e motivação dos jovens Emprego Ocupação produtiva, Auto-sustentação, carreira, motivação

101 Educação que queremos Educação ADIANTE: BASE Orçamento – Escolha Política Suportes físicos – Locais agradáveis e conectados com as redes - Centros de Conhecimento, cultura e esportes Arquitetura simples, econômica, ecológica e de baixo custo Gestão ecoeficiente – Aproveitamento eficaz dos recursos, sem desperdícios Valorização das competências humanas – Chave para bons resultados Políticas Públicas – compromisso e determinação!

102 Educação que queremos Educação ADIANTE: INOVAÇÃO Planejamento Sistêmico – Construção de Futuros Desejáveis Educação para a cidadania e a sustentabilidade (inserção de conteúdos transversais) Biodireiro, Ética Ecológica, sustentabilidade... Transferência direta de conhecimento – Redes, Audiovisual, Colaboratividade com procedência – Parar para Estudar X ESTUDAR SEM PARAR Escola como centros de agregação social e polo de motivação para jovens Agentes de integração familia escola – análise e atendimento multidisciplinar nas questões críticas – fortalecimento da cidadania

103 Pernambuco que queremos Difundir (e implantar) o conceito de Desenvolvimento Sustentável: Economicamente Viável, Socialmente Justo (com inclusão produtiva) e Ecologicamente Equilibrado (em grande escala e máxima velocidade, pois os passivos atuais são gigantescos) Democracia Plena com acesso universal ao conhecimento Transformar desperdícios e desafios em oportunidades Mudança de atitude e comportamento, visando práticas sustentáveis Um novo padrão de fortalecimento da economia, baseado na criatividade e nas demandas do século 21 Atender as necessidades e melhorar a qualidade de vida da geração atual sem comprometer o direito a recursos naturais das gerações futuras

104 Planejamento e Gestão - Nova lógica 1.Sair do Pensamento “OU” fragmentado, para pensamento “E” sistêmico 2.Planejamento Reverso – Partir das Metas essenciais e construir meios de atingí-las Transporte Hoje – Carro OU ônibus OU bicicleta Desejável – Integrar todas as opções Planejamento urbano Hoje – concentração, foco no carro Desejável – Descentralização, Soluções sem deslocamentos, integração SUAPE Muitos Estaleiros, menos Mangues, menos Diversidade Estaleiros + Mangues + Diversidade (empresarial e ecológica)

105 Parque industrial de Kalundborg - Dinamarca Os resíduos de uma empresa servem como insumos para outra empresa (simbiose industrial)

106 Inovar na forma e no conteúdo Campanha verde: – Arvoreatas – Carbono Zero – Som cidadão – Bicicleatas – Pipas - CicloTribuna – Debate em Rede – Panfleto Link – menos papel – Cidade limpa – Comício digital – mobilização em “Pontos Verdes” e Teleconferências interativas (via skype) – Plano de Governo no Twitter – colaboração contínua – Comitê Solar – Arte na política

107 Site: Economia Ambiental e Desenvolvimento Sustentável Biodiversidade como núcleo de sustentação humana e base da Economia Sérgio Xavier

108 Pernambuco que temos Modelo de crescimento econômico insustentável, com grande exclusão: IDH 0,718 (23º do Brasil) (IBGE 2009) ; Número de Famílias Beneficiárias do Bolsa-Família = (Ministério do Desenvolvimento Social) ; Famílias com renda per-capta abaixo de ½ Salário Mínimo = 41,8%; mais de 5 SM apenas 2,9%; 337 mil desempregados na RMR (PED-RMR) ; Analfabetismo funcional acima de 15 anos de idade = 28,5% (IBGE 2008) ; Expectativa de vida em PE caiu de 68,5 em 1998 para 64,5 em 2008 (IBGE 2009) Desigualdade de oportunidades, educação ineficiente, dilapidação do patrimônio natural e crescente caos urbano (100 carros por dia no Recife - DP ) – Modelo que aumenta os problemas de saúde: estresse, saneamento, agrotóxicos, trânsito, violência Necessidade de mudar percepções e acelerar o crescimento das PESSOAS

109 Pernambuco que queremos Difundir (e implantar) o conceito de Desenvolvimento Sustentável: Economicamente Viável, Socialmente Justo (com inclusão produtiva) e Ecologicamente Equilibrado (em grande escala e com agilidade, pois os passivos e riscos são gigantescos) Democracia Plena com acesso universal ao conhecimento Transformar desperdícios e desafios em oportunidades - Economia de Baixo Carbono, Lei dos Resíduos Sólidos, Racionalização de água e energia etc Mudança de atitude e comportamento, visando práticas sustentáveis Um novo padrão de fortalecimento da economia, baseado na criatividade e nas demandas do século 21 Atender as necessidades e melhorar a qualidade de vida da geração atual sem comprometer o direito a recursos naturais das gerações futuras

110 Gestão e Planejamento Sistêmicos Planejamento integrado dos futuros desejáveis Gestão holística – Implantação transversal do Conceito da Sustentabilidade Educação ADIANTE e não a reboque – Capacitar para gerar e aproveitar oportunidades planejadas Em vez de gerar oportunidades aleatórias para depois capacitar

111

112 Visão Estratégica, Gestão e Políticas Ambientais Conectadas Sociedade Sustentável Economia Inclusiva e Sustentável Empregos Verdes Mecanismos de financiamento, fomento e inclusão social Sociedade Sustentável Economia Inclusiva e Sustentável Empregos Verdes Mecanismos de financiamento, fomento e inclusão social Biodiversidade Ecologia Urbana Tecnologia Energia Ar - Água Convivência Semi-árido Licenciamento, Controle, Fiscalização, Monitoramento e Avaliação dos impactos e da Qualidade Ambiental Educação – Capacitação – Ecocidadania (Autocontrole) Licenciamento, Controle, Fiscalização, Monitoramento e Avaliação dos impactos e da Qualidade Ambiental Educação – Capacitação – Ecocidadania (Autocontrole) PLANO – SISTEMA – GESTÃO – SUPORTES – PARTICIPAÇÃO SISEMAS – INFOSEMAS – PLEMAS – SEMAS - LEGISLAÇÃO Pesquisa - Informações – Conhecimento - Conferências PLANO – SISTEMA – GESTÃO – SUPORTES – PARTICIPAÇÃO SISEMAS – INFOSEMAS – PLEMAS – SEMAS - LEGISLAÇÃO Pesquisa - Informações – Conhecimento - Conferências


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