A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INEP INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA Japão, novembro de 2010. Sheyla Carvalho Lira Leonardo Kazuo dos Santos Serikawa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INEP INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA Japão, novembro de 2010. Sheyla Carvalho Lira Leonardo Kazuo dos Santos Serikawa."— Transcrição da apresentação:

1 INEP INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA Japão, novembro de Sheyla Carvalho Lira Leonardo Kazuo dos Santos Serikawa

2 Autarquia especializada em avaliações e estatísticas da educação brasileira.

3 Principais atividades  produção de indicadores da educação brasileira;  produção de indicadores da educação brasileira;  desenvolvimento de avaliações voltadas para medir a qualidade da educação;  disseminação de dados para o público em geral, para a mídia e para os responsáveis pelas decisões políticas;  desenvolvimento e implementação de um sistema integrado de informações da educação brasileira.

4 Avaliações SAEB - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica SAEB - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Prova Brasil Prova Brasil Provinha Brasil Provinha Brasil ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio ENCCEJA - Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos ENCCEJA - Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos SINAES - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior ENADE - Exame Nacional do Desempenho de Estudantes ENADE - Exame Nacional do Desempenho de Estudantes Programas Internacionais (PISA, TERCE e ICILS) Programas Internacionais (PISA, TERCE e ICILS)

5 Estatísticas Censo Escolar (Educação Básica) Censo Escolar (Educação Básica) Censo da Educação Superior Censo da Educação Superior Estatísticas Internacionais Estatísticas Internacionais

6 SAEB – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Criado no início da década de 90, tem sido executado desde então a cada dois anos. Criado no início da década de 90, tem sido executado desde então a cada dois anos. Tem por objetivo avaliar a qualidade da educação básica no País e nos estados. Tem por objetivo avaliar a qualidade da educação básica no País e nos estados. Avalia o desempenho de uma amostra de alunos da 4 a série (5 o ano) e da 8 a série (9 o ano) do ensino fundamental; e do 3 o ano do ensino médio. Avalia o desempenho de uma amostra de alunos da 4 a série (5 o ano) e da 8 a série (9 o ano) do ensino fundamental; e do 3 o ano do ensino médio.

7 SAEB – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Avalia competências em Matemática e Língua Portuguesa; Avalia competências em Matemática e Língua Portuguesa; Testes de múltipla escolha: 22 questões para a 4 a série e 26 questões para a 8 a série e o 3 o ano do EM. Testes de múltipla escolha: 22 questões para a 4 a série e 26 questões para a 8 a série e o 3 o ano do EM.

8 PROVA BRASIL Em 2005, a avaliação passa a abranger TODAS as escolas públicas do ensino fundamental, sendo criada a Prova Brasil. Em 2005, a avaliação passa a abranger TODAS as escolas públicas do ensino fundamental, sendo criada a Prova Brasil. Tem por objetivo avaliar a qualidade do ensino em todas as escolas públicas do País. Tem por objetivo avaliar a qualidade do ensino em todas as escolas públicas do País. Avalia o desempenho dos estudantes da 4 a série (5 o ano) e da 8 a série (9 o ano) do ensino fundamental. Avalia o desempenho dos estudantes da 4 a série (5 o ano) e da 8 a série (9 o ano) do ensino fundamental.

9 DIFERENÇAS SAEB E PROVA BRASIL PROVA BRASIL 4 a e 8 a séries (5 o e 9 o anos) do EF 4 a e 8 a séries (5 o e 9 o anos) do EF Universal Universal Escolas públicas urbanas Escolas públicas urbanas Resultados por escola, município, estado e País Resultados por escola, município, estado e PaísSAEB 4 a e 8 a séries (5 o e 9 o anos) do EF + 3 o ano do EM 4 a e 8 a séries (5 o e 9 o anos) do EF + 3 o ano do EM Amostral Amostral Escolas públicas e privadas urbanas e rurais Escolas públicas e privadas urbanas e rurais Resultados por estado e País Resultados por estado e País

10

11 IDEB ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA CÁLCULO A PARTIR DA MÉDIA NA PROVA BRASIL/ SAEB E DO PERCENTUAL DE APROVAÇÃO (dados do Censo). METAS ESTABELECIDAS → ATÉ 2021 A META NACIONAL É ATINGIR A MÉDIA DOS PAÍSES DA OCDE NO PISA. METAS POR ESCOLA, MUNICÍPIO, ESTADO E PAÍS.

12 PROVINHA BRASIL Avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas públicas brasileiras. Avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas públicas brasileiras. Duas aplicações: uma no início e outra no término do ano letivo. Duas aplicações: uma no início e outra no término do ano letivo. Diagnóstico de possíveis insuficiências das habilidades de leitura e escrita. Diagnóstico de possíveis insuficiências das habilidades de leitura e escrita.

13 PROVINHA BRASIL Diagnóstico possibilita, entre outras ações: Diagnóstico possibilita, entre outras ações: estabelecimento de metas pedagógicas para a rede de ensino; estabelecimento de metas pedagógicas para a rede de ensino; planejamento de cursos de formação continuada para os professores; planejamento de cursos de formação continuada para os professores; investimento em medidas que garantam melhor aprendizado; investimento em medidas que garantam melhor aprendizado; desenvolvimento de ações imediatas para a correção de possíveis distorções; desenvolvimento de ações imediatas para a correção de possíveis distorções; melhoria da qualidade e redução da desigualdade de ensino. melhoria da qualidade e redução da desigualdade de ensino.

14 PROVINHA BRASIL Como é a prova? Como é a prova? Cada teste da Provinha Brasil é composto por 24 questões de múltipla escolha, com quatro opções de resposta cada. Cada teste da Provinha Brasil é composto por 24 questões de múltipla escolha, com quatro opções de resposta cada. Algumas questões são lidas pelo aplicador da prova – na íntegra ou em parte - e outras são lidas apenas pelos alunos. Algumas questões são lidas pelo aplicador da prova – na íntegra ou em parte - e outras são lidas apenas pelos alunos. As habilidades avaliadas estão organizadas na Matriz de Referência para Avaliação da Alfabetização e do Letramento Inicial. As habilidades avaliadas estão organizadas na Matriz de Referência para Avaliação da Alfabetização e do Letramento Inicial.

15

16 ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio  avaliação individual,  alunos do último ano do ensino médio ou egressos do ensino médio,  voluntário,  alto grau de aceitação,  requisito para o PROUNI.

17 ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio  avaliação de competências e habilidades;  ênfase na capacidade de utilizar as informações em contextos relevantes da vida pessoal ou social, para tomada de decisões;  conceito globalizante e estrutural da inteligência humana.

18 ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio  Em 2009 o ENEM assume nova dimensão: passa a ser utilizado como forma de seleção unificada nos processos seletivos das universidades públicas federais; passa a ser utilizado como forma de seleção unificada nos processos seletivos das universidades públicas federais; passa de uma prova única a quatro provas – Linguagens, códigos e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias. passa de uma prova única a quatro provas – Linguagens, códigos e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias.

19 ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio Como é o exame?  Quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha; e uma proposta para redação.  As provas objetivas avaliam as seguintes áreas de conhecimento do ensino médio e respectivos componentes curriculares:  Linguagens, códigos e suas tecnologias;  Matemática e suas tecnologias;  Ciências da Natureza e suas tecnologias;  Ciências Humanas e suas tecnologias.

20 ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio A proposta do Novo Enem tem como principais objetivos democratizar as oportunidades de acesso às vagas nas IES federais, possibilitar a mobilidade acadêmica e induzir à reestruturação dos currículos do ensino médio. As universidades possuem autonomia e podem optar entre quatro possibilidades de utilização do Enem no processo seletivo: Como fase única, com o sistema de seleção unificada, informatizado e on-line; Como fase única, com o sistema de seleção unificada, informatizado e on-line; Como primeira fase; Como primeira fase; Combinado com o vestibular da instituição; Combinado com o vestibular da instituição; Como fase única para as vagas remanescentes do vestibular. Como fase única para as vagas remanescentes do vestibular.

21

22 ENCCEJA – Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos  certificação de competências e habilidades básicas para jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada.

23 ENCCEJA - Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos No Brasil, só é aplicado atualmente para o Ensino Fundamental. No Brasil, só é aplicado atualmente para o Ensino Fundamental. Para os brasileiros residentes no exterior é aplicado em dois níveis – Ensino Fundamental e Ensino Médio. Para os brasileiros residentes no exterior é aplicado em dois níveis – Ensino Fundamental e Ensino Médio.

24 ENCCEJA – Ensino Fundamental Para cada área abaixo, é aplicada uma prova com 30 questões objetivas. Na área 1, também há uma prova de redação. Para cada área abaixo, é aplicada uma prova com 30 questões objetivas. Na área 1, também há uma prova de redação. 1) Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Educação Artística e Educação Física; 2) História e Geografia; 3) Matemática; 4) Ciências Naturais.

25 ENCCEJA – Ensino Médio Para cada área abaixo, é aplicada uma prova com 30 questões objetivas. Na área 1, também há uma prova de redação. Para cada área abaixo, é aplicada uma prova com 30 questões objetivas. Na área 1, também há uma prova de redação. 1) Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 1) Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 2) Ciências Humanas e suas Tecnologias; 3) Matemática e suas Tecnologias; 4) Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

26

27 CENSOS EDUCAÇÃO BÁSICA EDUCAÇÃO BÁSICA EDUCAÇÃO SUPERIOR EDUCAÇÃO SUPERIOR

28 CENSO ESCOLAR AMPLO LEVANTAMENTO SOBRE TODAS AS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. AMPLO LEVANTAMENTO SOBRE TODAS AS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. INFORMAÇÕES EM 4 GRANDES BLOCOS: INFORMAÇÕES EM 4 GRANDES BLOCOS: ESCOLAS ESCOLAS TURMAS TURMAS PROFESSORES PROFESSORES ALUNOS ALUNOS

29 EDUCACENSO JAPÃO

30  Registro de todas as escolas brasileiras no Japão.  Informação para subsidiar processos de homologação das escolas.

31 EDUCACENSO JAPÃO  DADOS DA ESCOLA: Nome, endereço, tel e Nome, endereço, tel e Dependência e mantenedora Dependência e mantenedora Situação de homologação Situação de homologação Código e nome da representação diplomática Código e nome da representação diplomática Infraestrutura Infraestrutura Níveis de ensino oferecidos Níveis de ensino oferecidos Dados do diretor (nome, nacionalidade, etc.) Dados do diretor (nome, nacionalidade, etc.)

32 EDUCACENSO JAPÃO  DADOS DA TURMA: Nome Nome Horário Horário Modalidade de ensino Modalidade de ensino Nível ou etapa de ensino Nível ou etapa de ensino Disciplinas Disciplinas

33 EDUCACENSO JAPÃO  DADOS DO PROFESSOR: Nome Nome Data e local de nascimento Data e local de nascimento Nome da mãe Nome da mãe Documentos, Documentos, Endereço residencial Endereço residencial Formação Formação Função que exerce na escola, disciplinas que leciona, turmas Função que exerce na escola, disciplinas que leciona, turmas

34 EDUCACENSO JAPÃO  DADOS DO ALUNO: Nome Nome Data e local de nascimento Data e local de nascimento Filiação Filiação Registro de necessidades especiais Registro de necessidades especiais Endereço Endereço Turma/série Turma/série

35 INEP Assessoria Internacional Website: Telefones: / 3720 / 3617 / 3721


Carregar ppt "INEP INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA Japão, novembro de 2010. Sheyla Carvalho Lira Leonardo Kazuo dos Santos Serikawa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google