A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AGENTE CULTURAL MÍDIA RÁDIO Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AGENTE CULTURAL MÍDIA RÁDIO Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2012."— Transcrição da apresentação:

1 AGENTE CULTURAL MÍDIA RÁDIO Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2012

2 Cronograma  Breve história do rádio  O Rádio hoje  Da oralidade à escrita (e vice-versa)  Sistemas de áudio  Ánalógico e Digital: O áudio e a tecnologia  Edição de áudio: fundamentos  Noticiabilidade: Pautas, notas e notícias  Ficção no rádio  Montando seu estúdio / Podcast  Atividade final: Monte seu Podcast na web

3 Na aula de hoje O Rádio hoje Convergências midiáticas Século XXI

4 Desde a década de 90 as programações radiofônicas vêm segmentando o público. Há rádios pop, populares, elitizadas, noticiosas (all news), sobre trânsito, sertanejas, católicas, evangélicas etc. Há um processo de fusão de estilos entre as FM´s populares e as AM´s. Estas têm dado mais ênfase ao nome da rádio, o locutor- apresentador-comunicador vem perdendo espaço e há mais execução de músicas. No FM, o carisma dos locutores tem sido mais valorizado e a locução mais “conversada”. A prestação de serviços, o noticiário e os esportes passaram a compor a programação. O FM abandona o formato de “vitrolão”. O Rádio Hoje: Do FM ao Podcast

5 Não há um padrão de transmissão digital definido pelo Brasil atualmente. Havia uma tendência para o padrão norte-americano IBOC (In Band-On Channel), mas testes no Brasil não garantiram a eficiência do sistema. Segundo pesquisas na Europa, os consumidores não se dispuseram a pagar por outro receptor (10 vezes mais caro) somente para ter som de melhor qualidade e algumas informações em texto na tela. Para Eduardo Meditsch (2010), o rádio digital no Brasil será suprimido pela transmissão via internet. O Rádio Hoje: Recepção e transmissão digital

6 “O advento da internet, porém, faz surgir uma nova forma de radiofonia, onde o usuário não apenas ouve as mensagens transmitidas, mas as encontra em textos, vídeos, fotografias, desenhos, hipertextos. Além do áudio, há toda uma profusão de elementos textuais e imagéticos que resignificam o velho invento de Marconi." (Prata, 2009 p. 43) O Rádio Hoje: Convergências 1

7 O site Lugar na internet. Serve tanto para a assinatura RSS e postagem de registros sonoros aos ouvintes (programetes, boletins, comentários, memória da rádio) como para abrigar o sinal (on line ao vivo) e as informações complementares da rádio hertziana na internet. Blog Grande parceiro do processo de relacionamento de muitos para muitos, no qual qualquer pessoa poderia publicar seu podcast ou até mesmo manter sua própria rádio. Como todo sítio na internet, depende de publicidade externa a ele, mas tem desenvolvido cada vez mais recursos de expressão do usuário, privilegiando a interatividade e o conceito colaborativo que permeia a web. O Rádio Hoje: Convergências

8 O Rádio Hoje: Webradios Categorização, segundo Nair Prata. 1 – Rádios hertzianas oficiais que possuem players ao vivo compondo suas páginas na web. 2 – Rádios hertzianas comunitárias ou piratas que aproveitam este canal ainda sem regulamentação rígida; 3 – Webradios: Criadas somente para a internet e que nascem a partir da disseminação de sistemas (até mesmo gratuitos) de digitalização e automação de rádios; 2

9 O armazenamento de arquivos de áudio disponibilizados para download (podcasts) rompe com a instantaneidade e sincronia do rádio convencional, cujo conteúdo é ouvido apenas no momento de sua transmissão, pois permite ao usuário ouvir o que lhe interessa a qualquer momento e quantas vezes quiser. As emissoras / rádios escolares e webradios ainda podem colaborar com o armazenamento de arquivos históricos de sua programação, contribuindo para a manutenção da memória dos meios comunicativos (em oposição à destruição destes registros no reaproveitamento das fitas magnéticas no passado). Um podcast pode ser mais que um arquivo de áudio para download, mas estar atrelado à assinatura de Feeds RSS (fontes de conteúdo). Com isso, arquivos de imagem, som e texto são atualizados automaticamente assim que o usuário se conecta à internet. O Rádio Hoje: Podcast

10 Chat ao vivo Presentifica e eleva o tempo de contato com o ouvinte, colocando-o mais próximo dos entrevistados ou mesmo do apresentador do programa, ao vivo, permitindo que a participação se aproxime mais da intervenção na programação. O nível desta intervenção é sempre controlado conforme o perfil da emissora e seus objetivos. O Rádio Hoje: Interação

11 Redes sociais Twitter e Facebook: Atualizam o processo de criação e manutenção de relações de pertencimento entre o ouvinte e a rádio. A sensação de coletividade é muito presente no rádio como instituição e reiterada pelas comunidades da internet. Esta sensação de pertencimento é potencializada pela segmentação cada vez mais demarcada das rádio. Ex: Eldorado. A rádio dos melhores ouvintes. O Face é concebido para ser um espaço de divulgação privilegiada de informações profissionais para usuários aproximados por laços de auto-conexão. Em vez de lançar a sua mensagem ao vento para que caia nos ouvidos do seu ouvinte, a internet personaliza a mensagem e chega ao usuário mediante sua espontânea vontade e adesão. O Rádio Hoje: Interação

12 O Rádio Hoje: Quadro comparativo Rádios HertzianasRádios on line Meio de massa: Baseiam-se na informação de um para muitos. Meio personalista: Baseiam-se no fluxo de informação entre pontos de uma rede. Efemeridade da transmissãoArmazenamento de registros sonoros e transmissão contínua (streaming). Uso apenas do canal sonoroUso combinado de som, imagem e textos. Portátil e universalEstá em processo de expansão da portabilidade e do acesso Não possui memória ou os registros históricos estão confinados aos arquivos da emissora. Grande potencial de armazenamento da memória do material produzido Sem espaço para experimentação e produções de risco (dramaturgia, radiodocumentários etc.) Pode conter múltiplos canais que vão da repetição do modelo hertziano às experimentações artísticas Representa o novo e a credibilidade depende da legitimação de outros meios Representa um meio tradicional e de grande credibilidade

13 Possui estrutura profissional especializadaO profissional está em construção Possui linguagem consolidadaA linguagem está em processo de constituição e combinação com outros media Ainda é prioritariamente regional, mas utiliza-se das redes via satélite Está em conexão com os processos de globalização, mas pode ser meio de expressão regional Consegue chegar mais rapidamente ao “palco da ação”, “onde os fatos ocorrem” Ainda não tem estrutura para ser onipresente e solicita o apoio de colaboradores. É ouvido junto com outras atividades do receptorDepende da adesão do ouvinte e este tem milhares de opções O ouvinte é fiel, mas tem poucas opçõesEstá em processo de consolidação como negócio, mas pode ser feito por qualquer um É um negócio lucrativo e dominado por poucosConverge no local de trabalho e de lazer do internauta Sofre restrições legais severasCompartilha da liberdade colaborativa da internet Não demanda conhecimentos tecnológicos complexosAinda depende da “alfabetização digital” O Rádio Hoje: Quadro comparativo – Cont.

14 Anote em seu caderno ou em um documento no editor de textos: O que o rádio representa para você? Quando terminar, compartilhe conosco. O Rádio Hoje: Atividade 3

15 REFERÊNCIAS

16 MAGNONI, Antônio Francisco e CARVALHO, Juliano Maurício de (orgs.). O novo rádio: cenários da radiodifusão na era digital. São Paulo; Editora Senac São Paulo, MEDITSCH, E. O radiojornalismo na era da informação – teorias do novo radiojornalismo. Florianópolis: Insular, 2007 PRATA, Nair. Webradio: Novos gêneros, novas formas de interação. Florianópolis; Insular, Manual do Laboratório do SEPAC. Rádio, a arte de falar e ouvir. Paulinas, Ministério das Comunicações Bibliografia

17 Imagens (1) Iphone 4S Telecom NZ Network. Fonte: (2)Print screen do skin da interface do winamp. (3)Icone de bloco de notas. Autor: Mig de Jong. Fonte:

18 Quem somos? COORDENAÇÃO Carlos Alberto Mendes de Lima (gestão) Leonardo Moncorvo (apoio) Isabela Rosa da Silva (apoio) FORMADORES Alda Ribeiro Anderson Zotesso Isabel Santos Izabel Leão Márcia Coutinho Marciel Consani Paola Prandini Paula Carolei Paulo Teles Richard Romancini Salete Soares Silene Lourenço


Carregar ppt "AGENTE CULTURAL MÍDIA RÁDIO Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2012."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google