A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DISCIPLINA DE ÉTICA : CONDUTA ETICA DOS PROFISSIONAIS DA AREA DE SAUDE. Obrigada! Prof.ª.: ANIELLE MARIA DA SILVA Enfermeira Consultora Científica : aniellems2@hotmail.com.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DISCIPLINA DE ÉTICA : CONDUTA ETICA DOS PROFISSIONAIS DA AREA DE SAUDE. Obrigada! Prof.ª.: ANIELLE MARIA DA SILVA Enfermeira Consultora Científica : aniellems2@hotmail.com."— Transcrição da apresentação:

1 DISCIPLINA DE ÉTICA : CONDUTA ETICA DOS PROFISSIONAIS DA AREA DE SAUDE.
Obrigada! Prof.ª.: ANIELLE MARIA DA SILVA Enfermeira Consultora Científica :

2 Prof.ª.: ANIELLE MARIA DA SILVA Mestra em Terapia Intensiva
AMDS Prof.ª.: ANIELLE MARIA DA SILVA Mestra em Terapia Intensiva Especialista: Enfermagem do Trabalho Saúde Coletiva Higiene Ocupacional Auditória e gestão ATUAÇÃO: Enfermeira Consultora Científica : Prof.ª.: ANIELLE MARIA DA SILVA Enfermeira Consultora Científica :

3 CONDUTA ÉTICA DOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE SAÚDE.
DISCIPLINA DE ÉTICA : CONDUTA ETICA DOS PROFISSIONAIS DA AREA DE SAUDE. CONDUTA ÉTICA DOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE SAÚDE. Prof.ª.: ANIELLE MARIA DA SILVA Enfermeira Consultora Científica :

4 Moral, valores e ética: Principios teoricos filosoficos
DISCIPLINA DE ÉTICA : CONDUTA ETICA DOS PROFISSIONAIS DA AREA DE SAUDE. Moral, valores e ética: Principios teoricos filosoficos Prof.ª.: ANIELLE MARIA DA SILVA Enfermeira Consultora Científica :

5 Ética Quando a Ética surgiu?
DISCIPLINA DE ÉTICA Ética Quando a Ética surgiu? Desde os primórdios da "civilização humana", quando os homens começaram a se reunir e a viver em grupos, comunidades, sociedades e cidades. Prof.ª.: ANIELLE MARIA DA SILVA Enfermeira Consultora Científica :

6 Ética Porque a Ética surgiu? Visando o bem comum;
DISCIPLINA DE ÉTICA Ética Porque a Ética surgiu? Visando o bem comum; Em decorrência de uma necessidade imposta pela realidade. Prof.ª.: ANIELLE MARIA DA SILVA Enfermeira Consultora Científica :

7 DISCIPLINA DE ÉTICA Prof.ª.: ANIELLE MARIA DA SILVA Enfermeira Consultora Científica :

8 Ética Do grego Ethike; Do latim Ethica;
DISCIPLINA DE ÉTICA Ética Do grego Ethike; Do latim Ethica; A Ética como Ciência, Filosofia ou Disciplina é de origem incerta. Contudo afirmar-se que, para a cultura ocidental, foram os gregos, como Sócrates, Platão e Aristóteles que a criaram, há cerca de 25 séculos. Prof.ª.: ANIELLE MARIA DA SILVA Enfermeira Consultora Científica :

9 Ética No campo da filosofia clássica (Socrática):
DISCIPLINA DE ÉTICA Ética No campo da filosofia clássica (Socrática): Ética pode ser entendida como a doutrina de como devemos viver, para viver uma vida correta; isto é, valores, da vida pessoal e coletiva, que tornam possível uma convivência social, tanto micro quanto macro, melhor, justa e feliz. Prof.ª.: ANIELLE MARIA DA SILVA Enfermeira Consultora Científica :

10 Ética = Moral = Valores. Ética, Moral e Valores
DISCIPLINA DE ÉTICA Ética, Moral e Valores Ética = Moral = Valores. Entretanto, por vários motivos, inclusive históricos e semânticos, ainda hoje não é fácil separar Ética, Moral e Valores, mesmo para filósofos e linguísticas, o que ajuda a explicar as várias definições e conceitos que encontramos em dicionários e na literatura específica sobre a temática. Prof.ª.: ANIELLE MARIA DA SILVA Enfermeira Consultora Científica :

11 DISCIPLINA DE ÉTICA Prof.ª.: ANIELLE MARIA DA SILVA Enfermeira Consultora Científica :

12 DISCIPLINA DE ÉTICA Ética Ética, do latim significa "caráter". o vocábulo "ética" foi criado por Aristóteles ( aC). A ética tem como objeto de estudo a moral e a ação humana e determina o que é bom, e a partir deste ponto de vista, como se deve agir. Prof.ª.: ANIELLE MARIA DA SILVA Enfermeira Consultora Científica :

13 DISCIPLINA DE ÉTICA Moral Moral tem sua origem no termo do latim "mos, moris", cujo significado é "costume". Conjunto de costumes, crenças, valores e normas de uma pessoa ou grupo social, que funciona como um guia para o trabalho, ou seja, que orienta sobre o bem ou mal - certo ou errado - de uma ação. Prof.ª.: ANIELLE MARIA DA SILVA Enfermeira Consultora Científica :

14 DISCIPLINA DE ÉTICA Valores Os valores são características morais que todas as pessoas possuem, tais como a humildade, a piedade e o respeito; Com base nos valores as decisões e ações são tomadas. Prof.ª.: ANIELLE MARIA DA SILVA Enfermeira Consultora Científica :

15 DISCIPLINA DE ÉTICA Prof.ª.: ANIELLE MARIA DA SILVA Enfermeira Consultora Científica :

16 DISCIPLINA DE ÉTICA Ética e Moral  A Ética e a Moral são como a Teoria (Ética) e a Prática (Moral); A Moral é o que acontece, enquanto a Ética é o que deveria ser; Finalmente, poderíamos dizer poeticamente que a Ética é o sonho, a Moral é a realidade. Prof.ª.: ANIELLE MARIA DA SILVA Enfermeira Consultora Científica :

17 DISCIPLINA DE ÉTICA Ética e Deontologia Em 1934, Jeremy Bentham (filósofo utilitarista), apaixonado pela codificação das leis criou a palavra DEONTOLOGIA; Ramo da Ética Normatica conhecida como "Teoria do Dever“, regular o exercício profissional. Prof.ª.: ANIELLE MARIA DA SILVA Enfermeira Consultora Científica :

18 DISCIPLINA DE ÉTICA Prof.ª.: ANIELLE MARIA DA SILVA Enfermeira Consultora Científica :

19 DISCIPLINA DE ÉTICA Bioética Potter , biólogo e oncologista americano da Universidade de Wisconsin, criou o termo "Bioética", em 1971, em seu livro: Bioética: Ponte para o Futuro. "bio" para representar o Conhecimento Biológico e a Ciência dos Sistemas Viventes, e "ética" para representar o Conhecimento dos Sistemas de Valores Humanos. Prof.ª.: ANIELLE MARIA DA SILVA Enfermeira Consultora Científica :

20 Bioética Cenário do surgimento da Bioética:
DISCIPLINA DE ÉTICA Bioética Cenário do surgimento da Bioética: Década de 70, inicia-se intenso debate sobre a biotecnociência; Bioética também possui origem incerta, tendo vários episódios "catalisadores", como, por exemplo, os desrespeitos, os erros, os equívocos, e até mesmo, as atrocidades de pesquisadores. Prof.ª.: ANIELLE MARIA DA SILVA Enfermeira Consultora Científica :

21 DISCIPLINA DE ÉTICA Exemplo: A pesquisa contaminava crianças com deficiência mental, com o vírus da hepatite (no início da pesquisa, com fezes de portadores da doença e, posteriormente, com injeções virais), entre , na escola pública para deficientes mentais de Willowbrook, Nova York, na tentativa de entender a história natural da "icterícia epidêmica" (hepatite infecciosa) e testar o tratamento com gamaglobulinas. A justificativa apresentada pelos pesquisadores era a de que, de toda forma, as crianças acabariam sendo contaminadas espontaneamente, e o melhor era fazer isso de uma maneira controlada e sistematizada. Além disso, durante muito tempo, só se conseguia vaga na escola, se os responsáveis consentissem que as crianças participassem do estudo. Prof.ª.: ANIELLE MARIA DA SILVA Enfermeira Consultora Científica :

22 DISCIPLINA DE ÉTICA Bioética Estudos, como o de Tuskegee, Alabama, conduzidos pelo Serviço de Saúde Pública dos Estados Unidos, que durante 40 anos ( ), seguiu um grupo de pacientes negros sifilíticos (400) que deixaram de ser tratados, a fim de acompanhar e pesquisar a evolução natural da doença, comparando-os com não infectados (200), apesar do desenvolvimento e comercialização da sulfa (1932) e da consolidação do que se tornaria a "Era dos Antibióticos", com a penicilina (1940-3). Prof.ª.: ANIELLE MARIA DA SILVA Enfermeira Consultora Científica :

23 DISCIPLINA DE ÉTICA Prof.ª.: ANIELLE MARIA DA SILVA Enfermeira Consultora Científica :

24 DISCIPLINA DE ÉTICA Bioética Potter descreve a Bioética como "a ciência para a sobrevivência planetária”; Bioética é a Ética que une as mais diversas vertentes do conhecimento humano com a Ciência e promove uma ponte que humaniza todo o processo cientifico;  Bioética é o estudo das questões éticas, sociais, legais, filosóficas e outras, relacionadas com a Assistência à Saúde e com as Ciências Biológicas. Prof.ª.: ANIELLE MARIA DA SILVA Enfermeira Consultora Científica :

25 Consolidação da Bioética
DISCIPLINA DE ÉTICA Consolidação da Bioética Em 1978, "três princípios éticos globais deveriam prover as bases sobre as quais se poderia formular, criticar e interpretar algumas regras específicas". Esses 3 princípios eram o da Autonomia, o da Beneficência e o da Justiça, mais tarde soma-se a ele o principio Hipocrático da Não- Maleficiência , subentendido. Prof.ª.: ANIELLE MARIA DA SILVA Enfermeira Consultora Científica :

26 DISCIPLINA DE ÉTICA Prof.ª.: ANIELLE MARIA DA SILVA Enfermeira Consultora Científica :

27 PRINCIPIOS DA BIOÉTICA:
DISCIPLINA DE ÉTICA PRINCIPIOS DA BIOÉTICA: Não- Maleficência; Beneficência; Autonomia; Justiça. Prof.ª.: ANIELLE MARIA DA SILVA Enfermeira Consultora Científica :

28 DISCIPLINA DE ÉTICA Não- Maleficência "Primun non nocere", atribuída a Hipócatres, que significa "primeiro não lesar", "primeiro não causar danos ou malefícios", "primeiro não ser iatrogênico“. Prof.ª.: ANIELLE MARIA DA SILVA Enfermeira Consultora Científica :

29 DISCIPLINA DE ÉTICA Beneficência Esse princípio é expresso no ato, no hábito, no compromisso, na obrigação, no dever, na responsabilidade e na virtude de fazer o bem. Não só fazer o bem, mas fazer o maior bem possível ao maior número de pessoas possível. "adotarei os regimes para o bem dos doentes, de acordo com as minhas forças e o melhor do meu entendimento". (Hipócatres). Riscos X Benefícios. Prof.ª.: ANIELLE MARIA DA SILVA Enfermeira Consultora Científica :

30 Ex.: Princípio do direito à informação
DISCIPLINA DE ÉTICA Autonomia É a capacidade ou o poder de pensar, decidir e agir, independentemente e sem pressões, isto é, livremente. Todo homem e toda mulher têm o direito de decidir sobre sua própria vida e terem sua opinião respeitada pelos outros. (livre-arbítrio). "todo ser humano, qualquer um, por mais mesquinho que seja, merece respeito por sua dignidade de ser um ser humano“ (Dostoiewski). Ex.: Princípio do direito à informação Prof.ª.: ANIELLE MARIA DA SILVA Enfermeira Consultora Científica :

31 "Ética da Responsabilidade"
DISCIPLINA DE ÉTICA Justiça É o respeito pelos indivíduos, porém um respeito que seja igual para todas as pessoas, independente de gênero, classe social, cor ou religião. Noções de igualdade, equidade e universalidade. "Ética da Responsabilidade"  (Hans Jonas) Prof.ª.: ANIELLE MARIA DA SILVA Enfermeira Consultora Científica :

32 DISCIPLINA DE ÉTICA PILARES DA BIOÉTICA: 1.Bem Comum (Justiça); 2. Vida Universal; 3. Respeito pela vida Humana. Prof.ª.: ANIELLE MARIA DA SILVA Enfermeira Consultora Científica :

33 DISCIPLINA DE ÉTICA Ex.: Os Comitês/ Códigos de Ética em Pesquisa e de Bioética são tentativas de controle social sobre os Cientistas e sobre a produção do Conhecimento. Prof.ª.: ANIELLE MARIA DA SILVA Enfermeira Consultora Científica :

34 Primeiros Códigos de Ética
DISCIPLINA DE ÉTICA Primeiros Códigos de Ética O Código de Hammurabi, um conjunto de mais de 280 leis Babilônicas e as Listas de preceitos egípcios, escritos há mais de 3000 anos, para os jovens das classes dominantes, podem ser considerados como os primeiros e mais importantes códigos de ética e moral não religiosos. "se o cirurgião fez uma profunda incisão no corpo de um homem livre e lhe causou a morte ou se abriu uma fenda no olho e destruiu seu olho, ele deve ter seu braço cortado“. Prof.ª.: ANIELLE MARIA DA SILVA Enfermeira Consultora Científica :

35 Primeiros Códigos de Ética
DISCIPLINA DE ÉTICA Primeiros Códigos de Ética Hipócrates ( A.C), conhecido como o Pai da Medicina, criou um "Cannon ético e moral", que foi universalizado, dentre muitas razões, pela influência do Papa Clemente VI, no século XVI, através de bula papal, que determinou que todos os que fossem praticar medicina precisavam proclamá-lo. Prof.ª.: ANIELLE MARIA DA SILVA Enfermeira Consultora Científica :

36 Primeiros Códigos de Ética
O Código de Nuremberg de 1947, escrito após a II Guerra Mundial, foi a primeira declaração internacional relativa ao tema, suas 10 afirmativas foram influenciadas pelos crimes contra a humanidade, cometidos pelos nazistas, em diversos experimentos, este foi o grande marco inicial normativo de uma atenção especial com a ética na pesquisa em seres humanos. Prof.ª.: ANIELLE MARIA DA SILVA Enfermeira Consultora Científica :

37 Primeiros Códigos de Ética
DISCIPLINA DE ÉTICA Primeiros Códigos de Ética A Declaração de Genebra, adotada pela Assembleia Geral da Associação Médica Mundial, em 1948, é também muito citada como um dos marcos éticos iniciais e fundamentais em termos de pesquisa científica, envolvendo seres humanos. Prof.ª.: ANIELLE MARIA DA SILVA Enfermeira Consultora Científica :

38 Primeiros Códigos de Ética
DISCIPLINA DE ÉTICA Primeiros Códigos de Ética A Declaração de Helsinque, adotada pela XVIII Assembleia Mundial de Médicos em 1964, foi entre todas as iniciais, a mais abrangente regulamentação internacional, esse documento era subdividido, até 1989, didaticamente, em princípios básicos, em princípios para pesquisas clínicas e princípios para pesquisas biomédicas não clínicas . Atualmente, ela se divide em "Princípios Básicos para Toda Investigação Médica" e "Princípios Aplicáveis, quando a Investigação Médica ". Prof.ª.: ANIELLE MARIA DA SILVA Enfermeira Consultora Científica :

39 Primeiros Códigos de Ética
DISCIPLINA DE ÉTICA Primeiros Códigos de Ética Em 1988, o Conselho Nacional de Saúde, ligado ao Ministério da Saúde, aprova a Resolução número 01, em parte também pressionado pelas inúmeras denúncias, durante toda a década de 80, sobre abusos, principalmente na questão relativa à saúde reprodutiva, particularmente quanto aos métodos contraceptivos. Essa resolução 01/88 foi revista em 1995/6, culminando com a Resolução 196, de outubro de 1996, que foi aprofundada em Junho de 1997, pela resolução 251, (publicada no DOU em 05/08/97), que tratou especificamente da área temática de pesquisa com novos fármacos, medicamentos, vacinas e testes diagnósticos. Prof.ª.: ANIELLE MARIA DA SILVA Enfermeira Consultora Científica :

40 Primeiros Códigos de Ética
DISCIPLINA DE ÉTICA Primeiros Códigos de Ética Essas resoluções foram seguidas pela resolução 292/99 (publicada no DOU em 08/07/99), que regulamentou as pesquisas coordenadas do exterior ou com participação estrangeira e pesquisas que envolvam remessa de material biológico para o exterior assim como pela resolução 303/00 (aprovada pelo CNS em 06/07/00) que define áreas dentro de reprodução humana que demandam maior vigilância ética e pela resolução 304/00 (aprovada pelo CNS em 11/08/00), que apresenta as normas éticas para pesquisas com povos indígenas. Prof.ª.: ANIELLE MARIA DA SILVA Enfermeira Consultora Científica :

41 Primeiros Códigos de Ética
DISCIPLINA DE ÉTICA Primeiros Códigos de Ética A resolução 340 do CNS, foi aprovada em 8 de julho de 2004 e refere-se às diretrizes para análise ética e tramitação dos projetos de pesquisa da área temática especial de genética humana. As mais recentes resoluções foram a 346 e 347, ambas de 2005, e que se referem a projetos multicêntricos e as diretrizes para a análise ética de projetos que envolvam armazenamento de materiais ou uso de materiais armazenados em pesquisas anteriores. Prof.ª.: ANIELLE MARIA DA SILVA Enfermeira Consultora Científica :

42 DISCIPLINA DE ÉTICA Prof.ª.: ANIELLE MARIA DA SILVA Enfermeira Consultora Científica :

43 Obrigada! OBRIGADA!!! SUCESSO E PAZ !!
Prof.ª.: ANIELLE MARIA DA SILVA Enfermeira Consultora Científica :

44 DISCIPLINA DE ÉTICA VAMOS TRABALHAR!!! Em dupla iremos pesquisar um artigo científico sobre o que é ser ético no ambiente de trabalho, onde iremos ver e fazer uma resumo do artigo e montar sua artigo sobre o tema. O artigo será entregue seguindo as normas da BNT e terá que apresentar em um tempo de 5 minutos, apresentação com slides de no mínimo 5 slides e máximo 10. Prof.ª.: ANIELLE MARIA DA SILVA Enfermeira Consultora Científica :


Carregar ppt "DISCIPLINA DE ÉTICA : CONDUTA ETICA DOS PROFISSIONAIS DA AREA DE SAUDE. Obrigada! Prof.ª.: ANIELLE MARIA DA SILVA Enfermeira Consultora Científica : aniellems2@hotmail.com."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google