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1º Reunião de Facilitadores

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Apresentação em tema: "1º Reunião de Facilitadores"— Transcrição da apresentação:

1 1º Reunião de Facilitadores
Manutenção da Certificação e Acreditação da Operadora Visão Corporativa Ser referência como sistema sustentável de soluções em saúde até o ano de 2015

2 Pauta Resultado da Auditoria Externa (Certificação);
Projeto Acreditação (Diagnóstico, Estratégia do Projeto e Macro Cronograma) Auditoria Interna;

3 MAPA ESTRATÉGICO OPERADORA (OP)
Missão Unimed BH Operadora de Planos de Saúde Assegurar o acesso a um sistema de atenção à saúde integrado e sustentável, que gerencie o risco em saúde, promova o autocuidado e a satisfação do cliente. Financeira (FN) Aumentar a capacidade de geração de resultado da operadora (3; 4) Cliente e Mercado (CM) Aprimorar o relacionamento com o cliente (1; 5) Crescer a carteira garantindo rentabilidade (3) Estimular o cliente, o médico e a rede prestadora a seguir um percurso assistencial qualificado(5) Processos Internos (PI) Aprimorar a gestão da rede garantindo ao cliente acesso aos serviços de saúde com qualidade (3; 5) Desenvolver e implantar metodologias de compra de serviços de saúde(3) Visão Corporativa Ser referência como sistema sustentável de soluções em saúde até o ano de 2015 Atuar em conformidade com as questões regulatórias Implantar Projeto Vinculação Melhorar a eficiência operacional dos processos (3; 4) Aprimorar o relacionamento com o sistema Unimed (3;5) Aprimorar o modelo de gestão da operadora (1; 4) Aprendizado e Crescimento (AC) Atrair, reter, avaliar, desenvolver e reconhecer o patrimônio humano disponível Estruturar e disponibilizar a informação corporativa de maneira segura, íntegra e no tempo adequado para a tomada de decisão (todas) Aprimorar o desempenho de TI nos desenvolvimentos (Projetos e demandas) e na operação de sistemas (Disponibilidade e performance)

4 Resultado da Auditoria Externa - 2012
Obs.: Além das observações foram identificadas 7 oportunidades para melhoria.

5 Resultado da Auditoria Externa - 2012
Requisito Tipo de Registro Qte. Gestões Risco Documentação Não Conformidades - Baixo Observações 2 GEPP Medição, Análise, Melhoria, Ação Preventiva e Ação Corretiva Médio Não Conformidades - Observações 4 GEPP, GRCO e GCON Recursos Humanos Não Conformidades - Baixo Observações 1 GERH Não cumprimento do pacto cliente fornecedor interno Não Conformidades - Baixo Observações 2 GEPP

6 Resultado da Auditoria Externa - 2012
Requisito Tipo de Registro Qte. Gestões Risco Processo Realização Serviço Médio Não Conformidades - Observações 4 GESS, INST, ARI, GRSU Gestão de Fornecedor Externo Não Conformidades - Baixo Observações 1 GERE Tratamento de Reclamação de Cliente – Área Foco Não Conformidades - Baixo Observações 3 GRCI, GERE e GRCO Política da Qualidade e Recursos Baixo Não Conformidades - Observações 1 Direção

7 Acreditação – RN 277 147 Requisitos
Programa de Melhoria da Qualidade Gestão da Qualidade Da Rede Prestadora Suficiência de Rede, Acesso e Autorização Satisfação do beneficiário Programas de Prevenção e Promoção da Saúde Estrutura e Operação Gestão de Pessoas, Fornecedores Resolução Normativa 277 – ANS – Requisitos de gestão para incentivar a busca pela eficiência e qualidade dos serviços prestados pelas operadoras de plano de saúde.

8 Etapas Realização do Diagnóstico
Jun Jul Ago Set Out Nov Planejamento e Preparação Treinamentos Geral e Específicos Auditoria Interna e Diagnóstico Acreditação Auditoria Interna e Diagnóstico Acreditação Apuração dos Resultados Divulgação dos Resultados MARCOS DO DIAGÓSTICO Área Req. Aplicáveis % atendimento GERE 86 29% GEPP 14 86% GRCI 13 77% GRSU 12 8% GERH 10 60% GRSS 9 56% GVEP 89% GRCO 7 43% GEOC 6 67% GADM 4 100% GRCC 3 33% GOTI ARI GMKT 2 GCON 1 0% GSOC 1 Planejamento: GEPP, CAR e Consultoria IAG (Dra. Tânia e Beuquisia) 2 Treinamentos dos Coordenadores e Analistas das Áreas Envolvidas 3 Realização do Diagnóstico e Coleta de Evidências 4 Realização do Diagnóstico e Coleta de Evidências 5 Apuração e Confirmação dos Resultados – GEPP, CAR e Consultoria IAG 6 Divulgação dos Resultados – GEPP, CAR e Consultoria IAG ÁREAS ENVOLVIDAS GVEP, GRCI, GRCC, GEOC, GMKT, GERE, GRSS, GRCO, GRSU, GERH, GCON, GEPP, GADM, ARI, GAIE, GESS, CAR, GAPS, GSOC, GTIN, GOTI. 21 ÁREAS

9 Diagnóstico Acreditação – Resultado
Nível 3 Nível 2 Nível 1 0 pts 61 pts 70 pts 80 pts 90 pts 100 pts Grau de conformidade 1 - Programa de Melhoria da Qualidade – PMQ ,5 2 - Qualidade e Desempenho da Rede Prestadora ,0 3 – Suficiência de Rede, Acesso e Autorizações ,0 4 - Satisfação dos Beneficiários ,4 5 – Programas Prevenção e Promoção da Saúde ,2 6 - Estrutura e Operação ,3 7 – Gestão ,4 Dimensões I. Total 10 pontos 42% 61 II. Parcial 5 pontos 14% 20 III. Não existe 0 ponto 44% 66

10 Estratégia de Abordagem
Planejamento baseado no Diagnóstico da Acreditação Estratégia de Capacitação Pré- Avaliação Auditoria de Acreditação Estratégia de Comunicação Interna Implantação de Requisitos Acreditação da Operadora

11 Auditoria Acreditação Comunicações Internas
Macro-Cronograma: Acreditação e Manutenção do SIG Dez/12 Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Jan Fev Planejamento Implantar Requisitos Ajuste de Requisitos Auditoria ISO 9001 Simulação Acreditação Auditoria Acreditação Pré- Avaliação da Acreditação Auditoria Interna 1º Ciclo Auditoria de Retorno Auditoria Interna 2º Ciclo Auditoria de Retorno Capacitação Comunicações Internas 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 ÁREAS ENVOLVIDAS Principais temas das comunicações: MARCOS FINAIS 2º Ciclo Auditoria Interna ARI, CAR, GTIN, GOTI, GRCO, GRSU, GERE, GRSS, GCON, GEPP, GFIN, GERH, GADM, GSOC, GRCC, GVEP, GEOC, GRSU, GAPS, GMKT, GAPS, Atenção Domiciliar e GRCI 1 Briefing gestores 8 Apresentação do projeto Implantar Requisitos 2 Apresentação do projeto 9 Auditoria ISO 9001 3 1º Ciclo Auditoria Interna 10 Auditoria de retorno 4 Cont. Auditoria Interna e Auditoria Retorno 11 Cont. Auditoria Retorno 5 Cont. Auditoria Retorno 12 Simulação Acreditação 6 Pré-Avaliação 13 Auditoria Acreditação 7 Promover ajustes de requisitos 14

12 Fator Crítico de Sucesso para Acreditação – RN 277
Tempo de Implantação do Requisito (6 a 11 meses e 12 meses) Planejamento e Consistência (Demonstração de registros que comprovem a aplicação dos requisitos); Alinhamento do “Discurso” entre Operadora e Serviços Próprios;

13 1º Ciclo de Auditorias Internas - 2013
Objetivo: Verificar a conformidade dos processos da operadora. Benefícios: Oportunidade para identificar as melhoria dos processos. Período de realização: 01/03/2013 à 30/04/2013 Melhorias / Abordagem Abordagem operacional e gerencial (Assistentes, Analistas, Coordenadores, Gestores) Auditoria de Retorno: As auditorias de retorno acontecerão em junho/2013

14 Foco Auditorias Internas do SIG
Auditoria Interna Entendimento e Desdobramento do Planejamento Estratégico Área Foco (Tratamento de Reclamação de Cliente) Requisitos Aplicáveis a Acreditação (Foco: Itens 10 e 5 Pts) Tratamento das Observações da Auditoria Certificação Demais Resoluções Normativas (Críticas)

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