A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROFª. CRISTINA DE SOUZA 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROFª. CRISTINA DE SOUZA 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL."— Transcrição da apresentação:

1 DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROFª. CRISTINA DE SOUZA 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

2 Erosão É o desgaste do solo causados por diversos agentes. Tipos de agentes da erosão  Naturais  Vento – erosão eólica  Água da chuva – erosão pluvial  Água dos rios – erosão fluvial  Mares (ondas do mar) – erosão marinha  Geleiras – erosão glacial  Antrópica: provocada pela ação do homem, ao fazer queimadas, desmatamentos, podendo levar à desertificação, à erosão e contribuir para o aquecimento global.

3 O que é manejo do solo Conjunto de medidas que devem ser tomadas para o cultivo, garantindo o uso do solo de forma que não o esgote, isto é, visando a preservação do solo. As principais medidas são: aração, irrigação, drenagem, adubação, calagem e rotação de culturas.

4 Aração Consiste em revolver a terra, arando-a e possibilitando a presença de ar no solo.

5 Irrigação Consiste em molhar artificialmente, o terreno cultivado, adequando-o ao tipo de cultivo. Métodos mais conhecidos: Gotejamento Aspersão Alagamento

6 Drenagem Retirada do excesso de água do solo. É realizada por meio de tubulações e valas. A água retirada é conduzida para rios, lagoas, represas ou locais mais baixos.

7 Adubação A fertilidade do solo depende da quantidade de húmus no terreno. Faltando húmus, deve-se colocar adubos no solo. A adubação consiste em acrescentar nutrientes ao solo, que são essenciais ao desenvolvimento dos vegetais.

8 Tipos de adubação Adubação orgânica – utiliza-se adubos naturais, fornecidos pelos seres vivos (excrementos de animais ou partes de vegetais como folhas, frutos, raízes) em decomposição: esterco húmus de minhoca compostagem

9 Adubação orgânica Minhocário

10 Compostagem

11 Tipos de adubação Adubação inorgânica ou mineral – Quando são incorporados ao solo determinados minerais como os nitratos e fosfatos. Adubos industrializados. Requer cuidados para manejá-lo. Agrotóxicos.

12 Tipos de adubação Adubação Verde – Quando se faz utilizando plantas leguminosas (feijão,amendoim, ervilha, soja, alfafa) que podem abrigar em suas raízes certas bactérias que utilizam o nitrogênio do ar atmosférico formando nitratos. Após o crescimento dessas plantas elas são cortadas e enterradas devolvendo ao solo nitratos e substâncias orgânicas.

13 Calagem Alguns solos são muito ácidos, impróprio para o cultivo de certos vegetais. Faz-se a calagem, que é a correção da acidez do solo. Utiliza-se o calcário.

14 Rotação de culturas O cultivo de um só tipo de vegetal (monocultura) por longo período, leva ao esgotamento de nutrientes do solo. Na rotação, utiliza-se mais de um tipo de cultura, que vão se revezando a cada colheita, evitando a perda de nutrientes.

15 Vantagens da rotação de culturas A rotação de culturas tem uma série de vantagens para o solo, planta e meio ambiente tais como: aumento da matéria orgânica; proteção do solo durante todo o ano; diminuição das parasitas das culturas; manutenção da umidade do solo; transporte dos nutrientes das camadas mais profundas para a superfície (reciclagem de nutrientes); diminuição das plantas espontâneas (inços); melhor aproveitamento da mão de obra e máquinas no decorrer do ano; maior rendimento das culturas.

16 Referências PRIMAVESI, Ana. Manejo ecológico do solo. São Paulo: Nobel, Sites consultados 05/vantagens-da-rotacao-de-culturas.html embrapa.br


Carregar ppt "DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROFª. CRISTINA DE SOUZA 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google