A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO. Quick Logística Ltda  Situada na Rua 01 nº. 70, Chácara Retiro – Goiânia II, Goiânia-GO. Telefone: (0xx62) 3269.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO. Quick Logística Ltda  Situada na Rua 01 nº. 70, Chácara Retiro – Goiânia II, Goiânia-GO. Telefone: (0xx62) 3269."— Transcrição da apresentação:

1 PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

2 Quick Logística Ltda  Situada na Rua 01 nº. 70, Chácara Retiro – Goiânia II, Goiânia-GO. Telefone: (0xx62) 3269 –  CNPJ:  Seu ramo de atividade é a prestação de serviços em transporte, distribuição e armazenagem.

3 Definição de PCP  PCP envolve geralmente a organização e o planejamento dos processos de fabricação. Especificamente, se constitui no planejamento do seqüenciamento de operações, da programação da movimentação e da coordenação da inspeção, e no controle de materiais, métodos, ferramental e tempos operacionais

4 Tipos de PCP  PCP por ordem;  PCP por fluxo;  PCP para projetos especiais.

5 Pré-requisitos do PCP  Roteiro da produção  Planejamento da capacidade

6 Funções do PCP  Gestão de estoques (abastecimento de matéria prima);  Emissão de ordens de produção (providencias para ter andamento todos os itens necessários ao programa);  Programação de ordens (verificação de viabilidade do atendimento das ordens de fabricação);  Movimentação das ordens de fabricação (Informações do que foi fabricado);  Acompanhamento da produção (Correções entre produtos defeituosos).

7 Funções do sistema de produção  As funções vão desde a ideação dos produtos, até o comando dos estoques, convocação e treinamento de colaboradores, aproveitamento dos recursos financeiros, repartição dos produtos entre outros.

8 Planejamento e controle da produção  geralmente as atividades de PCP são desenvolvidas por um setor de apoio a produção, dentro da gerência industrial o PCP é responsável pela organização e aproveitamento das soluções produtivas de forma a acatar na melhor atitude imaginável aos planos impostos em estágios estratégicos, táticos e operacionais.

9 Classificação dos sistemas de produção  Por grau de padronização dos produtos  Por tipo de operações, sendo este divido em: Processos contínuos; Processos discretos

10 Pela natureza do produto (prestação de serviços)  Orientação do produto: não pode ser possuído pelo cliente (intangível) é necessário da presença do cliente para produção e consumo do produto.  Contato com o cliente: está em contado direto com o cliente tendo por ele maior avaliação ao contrario dos produtos tangíveis.  Uniformidade dos fatores produtivos: os serviços estão sujeitos a maior variabilidade de entrada do que a manufatura.

11 Implicações do planejamento e controle da produção  O grau de padronização dos produtos  O tipo de operações  A natureza do produto

12 Conciliação de fornecimento e demanda  as atividades de planejamento e controle servem para adequar os sistemas, artifícios e desembaraços que harmonizam os recursos da operação e o conjunto de demandas.  Acoplam soluções apropriadas para fornecer bens e serviços para a demanda que foi projetada para atender. Todas as atividades de planejamento e controle estão de alguma forma dirigida à conciliação das aptidões de abastecimento de uma operação com as demandas colocadas sobre a mesma.

13 Tarefa de planejamento e controle O planejamento e controle requer a conciliação do fornecimento e da demanda em termos de volume, em termos de tempo e em termos de qualidade. Para cada um são desempenhadas três atividades distintas:  O carregamento;  O seqüenciamento;  A programação.

14 Gráfico de Gantt  O método de programação mais utilizado é o gráfico de Gantt que representa o tempo com uma barra num gráfico. Os momentos de inicio e fim de atividades pode ser indicado no gráfico e algumas vezes o progresso real do trabalho também é indicado no mesmo gráfico.

15 O que é planejamento agregado  O planejamento agregado é uma metodologia de equilíbrio da produção com a demanda, lançada para espaços de tempo de médio prazo.   Previsão de demanda (sazonalidade, regressão, variações, media, etc.).   Seleção das alternativas que serão utilizadas para persuadir a demanda.   Determinar o período que as alternativas serão usadas para influenciar a demanda.

16 Alternativas para influenciar a produção  Contratação e demissão de empregados (enxeridos de acordo com a demanda e a sazonalidade);  Horas extras ou redução da jornada de trabalho (enxeridos também de acordo com a demanda e a sazonalidade);  Estocagem (produzir os produtos nas épocas de pouca procura para que nos períodos de elevada sazonalidade, o produto fique em abundancia no mercado);  Subcontratação (terceirização).

17 Os custos das alternativas para alterar a produção Os custos fundamentais a serem analisados são:  Custo de controle pessoal: Recrutamento, seleção treinamento;  Custo de demitir pessoal: Tributos, ponderações;  Custo de horas extras: Se cabe na receita da empresa;  Custo de deixar estoques: Custo de manutenção;  Custo de subcontratações: Custo para terceirizar os serviços;  Custo de retardamento de entregas: Perda de vendas por diversos motivos.

18 Métodos de montagem do planejamento agregado  Modelo de tentativa de erro  Modelo de programação linear

19 Objetivos da programação e controle da produção   Permitir que os produtos tenham a qualidade especificada;   Fazer com que maquinas e pessoas operem com os níveis desejados de produtividade;   Reduzir os estoques e os custos operacionais;   Manter ou melhorar o nível de atendimento ao cliente.

20 Programação para sistemas de volume intermediário  Quanto produzir de cada produto?  Cada estabelecimento deve possuir dados históricos, estatísticos e sazonais com esses dados à empresa saberá qual será a sua escala de produção.  Em que ordem devem ser produzidos os produtos?  Através do seqüenciamento, por isso se deve adotar um tipo de seqüência que se firme na empresa e não traga transtornos e prejuízos.

21 Programação para sistemas de baixos volumes  Alocação de carga  Seqüenciamento de tarefas Tempo de processamento do trabalho (TP): o tempo gasto no processo; Tempo de espera do trabalho: (TE): a soma de todos os tempos gastos no processo; Tempo de termino do trabalho (TT): soma do tempo total de trabalho; Data devida em um trabalho (DD): a data que o trabalho deveria estar pronto; Arraso de um trabalho (AT): a diferença entre o tempo de termino e a data devida.

22 Balanceamento de linha  A linha de montagem representa a tarefa do balanceamento de linha é a de atribuir as tarefas aos postos de trabalho de forma a uma dada taxa de produção, dividindo o trabalho tão igualmente quanto possível entre os diversos postos.


Carregar ppt "PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO. Quick Logística Ltda  Situada na Rua 01 nº. 70, Chácara Retiro – Goiânia II, Goiânia-GO. Telefone: (0xx62) 3269."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google