A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

2 Quick Logística Ltda Situada na Rua 01 nº. 70, Chácara Retiro – Goiânia II, Goiânia-GO. Telefone: (0xx62) 3269 – 1800. CNPJ: Seu ramo de atividade é a prestação de serviços em transporte, distribuição e armazenagem.

3 Definição de PCP PCP envolve geralmente a organização e o planejamento dos processos de fabricação. Especificamente, se constitui no planejamento do seqüenciamento de operações, da programação da movimentação e da coordenação da inspeção, e no controle de materiais, métodos, ferramental e tempos operacionais

4 Tipos de PCP PCP por ordem; PCP por fluxo;
PCP para projetos especiais.

5 Pré-requisitos do PCP Roteiro da produção Planejamento da capacidade

6 Funções do PCP Gestão de estoques (abastecimento de matéria prima);
Emissão de ordens de produção (providencias para ter andamento todos os itens necessários ao programa); Programação de ordens (verificação de viabilidade do atendimento das ordens de fabricação); Movimentação das ordens de fabricação (Informações do que foi fabricado); Acompanhamento da produção (Correções entre produtos defeituosos).

7 Funções do sistema de produção
As funções vão desde a ideação dos produtos, até o comando dos estoques, convocação e treinamento de colaboradores, aproveitamento dos recursos financeiros, repartição dos produtos entre outros.

8 Planejamento e controle da produção
geralmente as atividades de PCP são desenvolvidas por um setor de apoio a produção, dentro da gerência industrial o PCP é responsável pela organização e aproveitamento das soluções produtivas de forma a acatar na melhor atitude imaginável aos planos impostos em estágios estratégicos, táticos e operacionais.

9 Classificação dos sistemas de produção
Por grau de padronização dos produtos Por tipo de operações, sendo este divido em: Processos contínuos; Processos discretos

10 Pela natureza do produto (prestação de serviços)
Orientação do produto: não pode ser possuído pelo cliente (intangível) é necessário da presença do cliente para produção e consumo do produto. Contato com o cliente: está em contado direto com o cliente tendo por ele maior avaliação ao contrario dos produtos tangíveis. Uniformidade dos fatores produtivos: os serviços estão sujeitos a maior variabilidade de entrada do que a manufatura.

11 Implicações do planejamento e controle da produção
O grau de padronização dos produtos O tipo de operações A natureza do produto

12 Conciliação de fornecimento e demanda
as atividades de planejamento e controle servem para adequar os sistemas, artifícios e desembaraços que harmonizam os recursos da operação e o conjunto de demandas. Acoplam soluções apropriadas para fornecer bens e serviços para a demanda que foi projetada para atender. Todas as atividades de planejamento e controle estão de alguma forma dirigida à conciliação das aptidões de abastecimento de uma operação com as demandas colocadas sobre a mesma.

13 Tarefa de planejamento e controle
O planejamento e controle requer a conciliação do fornecimento e da demanda em termos de volume, em termos de tempo e em termos de qualidade. Para cada um são desempenhadas três atividades distintas: O carregamento; O seqüenciamento; A programação.

14 Gráfico de Gantt O método de programação mais utilizado é o gráfico de Gantt que representa o tempo com uma barra num gráfico. Os momentos de inicio e fim de atividades pode ser indicado no gráfico e algumas vezes o progresso real do trabalho também é indicado no mesmo gráfico.

15 O que é planejamento agregado
O planejamento agregado é uma metodologia de equilíbrio da produção com a demanda, lançada para espaços de tempo de médio prazo. Previsão de demanda (sazonalidade, regressão, variações, media, etc.).  Seleção das alternativas que serão utilizadas para persuadir a demanda.  Determinar o período que as alternativas serão usadas para influenciar a demanda.

16 Alternativas para influenciar a produção
Contratação e demissão de empregados (enxeridos de acordo com a demanda e a sazonalidade); Horas extras ou redução da jornada de trabalho (enxeridos também de acordo com a demanda e a sazonalidade); Estocagem (produzir os produtos nas épocas de pouca procura para que nos períodos de elevada sazonalidade, o produto fique em abundancia no mercado); Subcontratação (terceirização).

17 Os custos das alternativas para alterar a produção
Os custos fundamentais a serem analisados são: Custo de controle pessoal: Recrutamento, seleção treinamento; Custo de demitir pessoal: Tributos, ponderações; Custo de horas extras: Se cabe na receita da empresa; Custo de deixar estoques: Custo de manutenção; Custo de subcontratações: Custo para terceirizar os serviços; Custo de retardamento de entregas: Perda de vendas por diversos motivos.

18 Métodos de montagem do planejamento agregado
Modelo de tentativa de erro Modelo de programação linear

19 Objetivos da programação e controle da produção
 Permitir que os produtos tenham a qualidade especificada;  Fazer com que maquinas e pessoas operem com os níveis desejados de produtividade;  Reduzir os estoques e os custos operacionais;  Manter ou melhorar o nível de atendimento ao cliente.

20 Programação para sistemas de volume intermediário
Quanto produzir de cada produto? Cada estabelecimento deve possuir dados históricos, estatísticos e sazonais com esses dados à empresa saberá qual será a sua escala de produção. Em que ordem devem ser produzidos os produtos? Através do seqüenciamento, por isso se deve adotar um tipo de seqüência que se firme na empresa e não traga transtornos e prejuízos.

21 Programação para sistemas de baixos volumes
Alocação de carga Seqüenciamento de tarefas Tempo de processamento do trabalho (TP): o tempo gasto no processo; Tempo de espera do trabalho: (TE): a soma de todos os tempos gastos no processo; Tempo de termino do trabalho (TT): soma do tempo total de trabalho; Data devida em um trabalho (DD): a data que o trabalho deveria estar pronto; Arraso de um trabalho (AT): a diferença entre o tempo de termino e a data devida.

22 Balanceamento de linha
A linha de montagem representa a tarefa do balanceamento de linha é a de atribuir as tarefas aos postos de trabalho de forma a uma dada taxa de produção, dividindo o trabalho tão igualmente quanto possível entre os diversos postos.


Carregar ppt "PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google