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O que aprenderemos hoje Merchandising. Definição Merchandising “É Toda ação de valorização e enriquecimento do produto, no ponto-de-venda, destacando-o.

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1 O que aprenderemos hoje Merchandising

2 Definição Merchandising “É Toda ação de valorização e enriquecimento do produto, no ponto-de-venda, destacando-o da concorrência, levando o consumidor à decisão final de compra”

3 Merchandising As ações devem ocorrer onde a maioria das compras são decididas. No ponto-de-venda. Seu carater é mercadológico. Devem ser bem planejadas e executadas de forma criteriosa. Precisa da cooperação do canal de distribuição O bom merchandising aumenta a rentabilidade do produto evitando o desperdício no ponto-de-venda. O fator principal do sucesso do merchandising é a compra por impulso. As ações devem ocorrer onde a maioria das compras são decididas. No ponto-de-venda. Seu carater é mercadológico. Devem ser bem planejadas e executadas de forma criteriosa. Precisa da cooperação do canal de distribuição O bom merchandising aumenta a rentabilidade do produto evitando o desperdício no ponto-de-venda. O fator principal do sucesso do merchandising é a compra por impulso.

4 Características do Merchandising 85% das compras de consumidores brasileiros são feitas por impulso (o Brasil é diferente dos outros países) Holanda – 80% França – 76% EUA – 72% Bélgica – 69% Fonte POPAI - Brasil 85% das compras de consumidores brasileiros são feitas por impulso (o Brasil é diferente dos outros países) Holanda – 80% França – 76% EUA – 72% Bélgica – 69% Fonte POPAI - Brasil

5 Tipos de Merchandising Exposição Promocional Exposição do produto fora do seu local habitual Exposição Promocional Exposição do produto fora do seu local habitual

6 Por dentro do Supermercado

7

8

9

10

11

12 + VALOR + MARGEM + GIRO - VALOR - MARGEM

13 Exposição Promocional Produtos devem ganhar destaque (auto-seleção) Exposição Promocional Produtos devem ganhar destaque (auto-seleção)

14 Exposição Promocional Devem ser expostos em locais de fluxo de tráfego Exposição Promocional Devem ser expostos em locais de fluxo de tráfego

15 Exposição Promocional Devem passar a sensação de vantagem (Pechincha) Exposição Promocional Devem passar a sensação de vantagem (Pechincha)

16 Exposição Promocional A exposição deve ser destacada no ambiente onda está Exposição Promocional A exposição deve ser destacada no ambiente onda está

17 Exposição Promocional Deve dar a sensação de grande número de unidades do produto. Exposição Promocional Deve dar a sensação de grande número de unidades do produto.

18 Exposição Promocional Deve irradiar Beleza, simpatia, charme. Assim dá a sensação que o produto vai de encontro ao cliente. Exposição Promocional Deve irradiar Beleza, simpatia, charme. Assim dá a sensação que o produto vai de encontro ao cliente.

19 Vantagens do Merchandisign Exposição Promocional A exposição promocional garante excelentes resultados. Proporciona facilidade ao consumidor e benefícios ao distribuidor. Transforma comunicação em venda. Transforma o ambiente em algo vivo, quebrando a monotonia das compras. Exposição Promocional A exposição promocional garante excelentes resultados. Proporciona facilidade ao consumidor e benefícios ao distribuidor. Transforma comunicação em venda. Transforma o ambiente em algo vivo, quebrando a monotonia das compras.

20 Vantagens do Merchandisign Exposição Promocional Reforça a fidelidade à marca, reforça sua lembrança induzindo à compra. Aumenta o giro do produto. Estimula a compra por impulso. Atrai o consumidor proporcionando melhores vendas e lucro ao distribuidor. Exposição Promocional Reforça a fidelidade à marca, reforça sua lembrança induzindo à compra. Aumenta o giro do produto. Estimula a compra por impulso. Atrai o consumidor proporcionando melhores vendas e lucro ao distribuidor.

21 Materiais de Merchandising Materiais mais usados Faixa de Gôndola Materiais mais usados Faixa de Gôndola

22 Materiais de Merchandising Materiais mais usados Display de ilha Materiais mais usados Display de ilha

23 Materiais de Merchandising Materiais mais usados Display de ponta de gôndola Materiais mais usados Display de ponta de gôndola

24 Materiais de Merchandising Materiais mais usados Display de parede Materiais mais usados Display de parede

25 Materiais de Merchandising Materiais mais usados Display de balcão Materiais mais usados Display de balcão

26 Materiais de Merchandising Materiais mais usados cartazetes (pôster, etc.) Materiais mais usados cartazetes (pôster, etc.)

27 Materiais de Merchandising Materiais mais usados Móbile Materiais mais usados Móbile

28 Materiais de Merchandising Materiais mais usados Folheto Materiais mais usados Folheto

29 Materiais de Merchandising Materiais mais usados Stopper Materiais mais usados Stopper

30 Materiais de Merchandisign Materiais mais usados Wobbler Materiais mais usados Wobbler

31 Materiais de Merchandisign Materiais mais usados Standees Materiais mais usados Standees

32 Materiais de Merchandisign Materiais mais usados Displays expositores Materiais mais usados Displays expositores

33 Materiais de Merchandisign Materiais mais usados Sampling (amostras) Balcões de degustação Materiais mais usados Sampling (amostras) Balcões de degustação

34 Materiais de Merchandisign Materiais mais usados Balões Materiais mais usados Balões

35 Materiais de Merchandisign Materiais mais usados Cubos Materiais mais usados Cubos

36 Materiais de Merchandisign Materiais mais usados USE A CRIATIVIDADE Materiais mais usados USE A CRIATIVIDADE

37 Materiais de Merchandisign Materiais mais usados USE A CRIATIVIDADE Materiais mais usados USE A CRIATIVIDADE Agora você já sabe como é se sentir parte de um crime – Jogo Detetive

38 Materiais de Merchandisign Materiais mais usados USE A CRIATIVIDADE Materiais mais usados USE A CRIATIVIDADE

39 Materiais de Merchandisign Materiais mais usados USE A CRIATIVIDADE Materiais mais usados USE A CRIATIVIDADE

40 Materiais de Merchandisign Materiais mais usados USE A CRIATIVIDADE Materiais mais usados USE A CRIATIVIDADE

41 Materiais de Merchandisign Materiais mais usados USE A CRIATIVIDADE Materiais mais usados USE A CRIATIVIDADE

42 Materiais de Merchandisign Materiais mais usados USE A CRIATIVIDADE Materiais mais usados USE A CRIATIVIDADE

43 Materiais de Merchandisign Materiais mais usados USE A CRIATIVIDADE Materiais mais usados USE A CRIATIVIDADE

44 Materiais de Merchandisign Materiais mais usados USE A CRIATIVIDADE Materiais mais usados USE A CRIATIVIDADE

45 Materiais de Merchandisign Materiais mais usados USE A CRIATIVIDADE Materiais mais usados USE A CRIATIVIDADE

46 Materiais de Merchandisign Materiais mais usados USE A CRIATIVIDADE Materiais mais usados USE A CRIATIVIDADE

47 Materiais de Merchandisign Materiais mais usados USE A CRIATIVIDADE Materiais mais usados USE A CRIATIVIDADE

48 Requisitos para um bom merchandisign no PDV Obedecer o layout da loja estar na direção do fluxo ser de fácil acesso ficar em loca amplo de compra O produto deve estar bem visível e disponível O material (ou exposição) deve ser criativa e de fácil memorização Deve ser funcional, simples e de fácil colocação e remoção Ser facilmente percebido, criar ambiente agradável. Obedecer o layout da loja estar na direção do fluxo ser de fácil acesso ficar em loca amplo de compra O produto deve estar bem visível e disponível O material (ou exposição) deve ser criativa e de fácil memorização Deve ser funcional, simples e de fácil colocação e remoção Ser facilmente percebido, criar ambiente agradável.

49 Materiais de Merchandisign Materiais mais usados USE A CRIATIVIDADE Materiais mais usados USE A CRIATIVIDADE

50 Materiais de Merchandisign FORA DO PONTO-DE-VENDA Blimps FORA DO PONTO-DE-VENDA Blimps

51 Materiais de Merchandisign FORA DO PONTO-DE-VENDA Blimps FORA DO PONTO-DE-VENDA Blimps

52 Materiais de Merchandisign FORA DO PONTO-DE-VENDA Infláveis FORA DO PONTO-DE-VENDA Infláveis

53 Materiais de Merchandisign FORA DO PONTO-DE-VENDA Brindes diversos FORA DO PONTO-DE-VENDA Brindes diversos

54 Estratégias comparativas CaracterísticasPropagandaPublicidadePromoçãoMerchandising Tempo de efeito Médio / Longo Curto prazoCurtíssimo Mais dirigido a Produto / Empresa Empresa / Produto ProdudoProduto Objetivo final Imagem / Venda Imagem Venda / Imagem Venda Canais usados Meios / Veículos Ponto-de- Venda e Veículos Ponto-de- Venda Instrumentos Comercial / Anúncio Materia / Release Ações promocionais / Anúncios Ações dirigidas Planejamento / execução Campanha / Mídia RP / Assessoria de imprensa Projeto / Mídia / Materiais Projeto / Materiais

55 Merchandising Eletrônico Conhecido no exterior como Tie In. Aparições do produto dentro de programas de TV ou Filmes Vantagens Menor índice de dispersão Desvantagens Manjado (público reconhece propaganda forçada) Conhecido no exterior como Tie In. Aparições do produto dentro de programas de TV ou Filmes Vantagens Menor índice de dispersão Desvantagens Manjado (público reconhece propaganda forçada)

56 Merchandising Eletrônico Requisitos para o sucesso Ser discreto e fazer parte da cena. Se fizer parte da história melhor ainda. Produto deve ser mostrado ou usado naturalmente Personagens que usarem o produto devem ter o perfil característico do target do produto. Personagens com imagem negativa ou história passada negativa não devem ser usados. Requisitos para o sucesso Ser discreto e fazer parte da cena. Se fizer parte da história melhor ainda. Produto deve ser mostrado ou usado naturalmente Personagens que usarem o produto devem ter o perfil característico do target do produto. Personagens com imagem negativa ou história passada negativa não devem ser usados.

57 Merchandising Eletrônico Requisitos para o sucesso O nome do produto não deve ser mencionado em filmes e novelas Pode ser mencionado em programas de auditório Objetivos da empresa ao usar o Merchandising Difundir o uso do produto Fortalecer sua imagem Explorar o testemunhal e associação com história ou personagem Introduzir o uso no cotidiano das pessoas Fortalecer a lembrança da marca Requisitos para o sucesso O nome do produto não deve ser mencionado em filmes e novelas Pode ser mencionado em programas de auditório Objetivos da empresa ao usar o Merchandising Difundir o uso do produto Fortalecer sua imagem Explorar o testemunhal e associação com história ou personagem Introduzir o uso no cotidiano das pessoas Fortalecer a lembrança da marca

58 Merchandising Eletrônico FILMES NOVELAS PROGRAMAS


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