A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

La Monarchia – Dante Alighieri Idade Média Alta Idade Média: Crescimento e apogeu da Sociedade Feudal ; Baixa Idade Média: Era das Transições (Corpus.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "La Monarchia – Dante Alighieri Idade Média Alta Idade Média: Crescimento e apogeu da Sociedade Feudal ; Baixa Idade Média: Era das Transições (Corpus."— Transcrição da apresentação:

1

2 La Monarchia – Dante Alighieri

3 Idade Média Alta Idade Média: Crescimento e apogeu da Sociedade Feudal ; Baixa Idade Média: Era das Transições (Corpus Iuris Civilis, Comunas e Humanismo) Alta Idade Média: Crescimento e apogeu da Sociedade Feudal ; Baixa Idade Média: Era das Transições (Corpus Iuris Civilis, Comunas e Humanismo)

4 Acessado em 06/05/2014 às 10:30: L’Europa%20alla%20fine%20del%20XII%20secolo Acessado em 06/05/2014 às 10:30: L’Europa%20alla%20fine%20del%20XII%20secolo

5 Acessado em 06/05/2014 às 10:35: 2/litalia-dopo-la-pace-di-lodi

6 “Nasci em Florença, fui dos guelfos e também gibelinos, já participei da Assembleia de Florença... Além de ser um dos Anciãos da cidade... Embaixador... Mas fui exilado! No exílio, me tornei conselheiro político em Verona e Ravenna... E numa viagem para Veneza, infelizmente, m...”

7 Inspiração para Dante Temporal Espiritual

8 Capítulo 2: Notícia do que seja Monarquia Temporal “A monarquia temporal, também chamada de Império, é o Principado excelente, superior a todos os mais principados inseridos no tempo, ou seja, a todas as coisas mensuráveis pelo tempo”; Dúvidas que a Monarquia apresenta: 1.É necessário para a boa ordenação do mundo? 2.Se foi legitimamente o Povo Romano atribui- se o Estatuto de Monarquia; 3.A procedência da autoridade monárquica. "Toda verdade que por si não seja um princípio usa para evidenciar-se a de um princípio dado”, fazendo-se, então, necessário que haja, para um princípio ou afirmação posterior, incluindo a ciência, a dependência da certeza de um primeiro princípio. Capítulo 2: Notícia do que seja Monarquia Temporal “A monarquia temporal, também chamada de Império, é o Principado excelente, superior a todos os mais principados inseridos no tempo, ou seja, a todas as coisas mensuráveis pelo tempo”; Dúvidas que a Monarquia apresenta: 1.É necessário para a boa ordenação do mundo? 2.Se foi legitimamente o Povo Romano atribui- se o Estatuto de Monarquia; 3.A procedência da autoridade monárquica. "Toda verdade que por si não seja um princípio usa para evidenciar-se a de um princípio dado”, fazendo-se, então, necessário que haja, para um princípio ou afirmação posterior, incluindo a ciência, a dependência da certeza de um primeiro princípio.

9 Capítulo 2: A presente matéria não é só política, mas também fonte da verdade política, sendo, principalmente, ordenada para ação. Dante discorre que existem coisas que podemos especular mas não atuar sobre, como sobre “assuntos aritméticos e geométricos, físicos e naturais, lógicos e divinos”; como também coisas que podemos especular e atuar: a política.

10 Capítulo 3: Precisa-se qual seja a finalidade do gênero humano... A perfeição do homem reside no incorporar ao seu intelecto as qualidades possíveis de outros seres; A necessidade de não um ou um grupo de indivíduos para o exercício da potência intelectiva, mais de muitos. Capítulo 3: Precisa-se qual seja a finalidade do gênero humano... A perfeição do homem reside no incorporar ao seu intelecto as qualidades possíveis de outros seres; A necessidade de não um ou um grupo de indivíduos para o exercício da potência intelectiva, mais de muitos.

11 Capítulo 5: Questiona-se o ser a monarquia temporal necessária à boa ordenação do mundo. A monarquia é necessária à tal fim? Segundo Dante, sim. Sem objeções. Para a obtenção da felicidade é preciso uma força intelectiva reguladora e soberana; Dante fortalece sua afirmação baseando-se exemplos individuais, na família, na aldeia e na cidade. A monarquia é necessária à tal fim? Segundo Dante, sim. Sem objeções. Para a obtenção da felicidade é preciso uma força intelectiva reguladora e soberana; Dante fortalece sua afirmação baseando-se exemplos individuais, na família, na aldeia e na cidade.

12 Capítulo 10: Por que deve existir Monarca / Monarquia? Como surge o monarca? Capítulo 10: Por que deve existir Monarca / Monarquia? Como surge o monarca? Ideia do Imperfeito; “Teoria do Terceiro Príncipe”; Monarquias Tribunais; Monarcas Juízes Supremos Ideia do Imperfeito; “Teoria do Terceiro Príncipe”; Monarquias Tribunais; Monarcas Juízes Supremos

13 “Os seres não desejam ser mal ordenados; ora, se o mal é uma pluralidade de príncipes, impõe-se a existência de um só”. ( Aristóteles, Metafísica, VII, 10. Pensamento de Homero, Ilíada, II, 204. (N. do T.) “Os seres não desejam ser mal ordenados; ora, se o mal é uma pluralidade de príncipes, impõe-se a existência de um só”. ( Aristóteles, Metafísica, VII, 10. Pensamento de Homero, Ilíada, II, 204. (N. do T.)

14 Capítulo 11: O que é justiça? O que caracteriza os Monarcas? O que diferenciam Reis e Príncipes? “O mundo está perfeitamente ordenado quando nele reina a justiça em toda plenitude”; Justiça: para suprimir o Falso, Simples e Invariável; Justiça do Monarca. “O mundo está perfeitamente ordenado quando nele reina a justiça em toda plenitude”; Justiça: para suprimir o Falso, Simples e Invariável; Justiça do Monarca.

15 “Não devem ser deixadas à decisão dos juízes aquelas matérias que a lei possa determinar” (Aristóteles, Retórica, I, 1.) “Não devem ser deixadas à decisão dos juízes aquelas matérias que a lei possa determinar” (Aristóteles, Retórica, I, 1.)

16 Fonte: 492.jpg (acessado em 06/05/2014 às 16:20)

17 Homem Caridade e Justiça Paz Características do Monarca: Justo, poderoso, nobre, caridoso, amoroso e amado. “À boa ordenação do mundo é necessária a Monarquia” “O mundo está perfeitamente ordenado quando nele reina a justiça em toda plenitude, logo, à boa ordenação do mundo é necessária a Monarquia”. Características do Monarca: Justo, poderoso, nobre, caridoso, amoroso e amado. “À boa ordenação do mundo é necessária a Monarquia” “O mundo está perfeitamente ordenado quando nele reina a justiça em toda plenitude, logo, à boa ordenação do mundo é necessária a Monarquia”.


Carregar ppt "La Monarchia – Dante Alighieri Idade Média Alta Idade Média: Crescimento e apogeu da Sociedade Feudal ; Baixa Idade Média: Era das Transições (Corpus."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google