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Administração Estratégica Prof. MsC Wilter Furtado – fev 2014 Módulo II – Contextualização e objetivos (34) 9973.3455 –

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Apresentação em tema: "Administração Estratégica Prof. MsC Wilter Furtado – fev 2014 Módulo II – Contextualização e objetivos (34) 9973.3455 –"— Transcrição da apresentação:

1 Administração Estratégica Prof. MsC Wilter Furtado – fev 2014 Módulo II – Contextualização e objetivos (34) –

2 Vamos falar sério ? !

3 Esse, é um Porra-loca !

4 Dicionário inFormal – Google Pessoa espontânea, extravagante; que age e reage aos fatos e circunstâncias de forma livre; de acordo com o próprio jeito e vontade. Pessoa sem preconceito, que se comporta de modo não formal; não comum. Pessoa que não se preocupa com a opinião dos outros na hora de tomar uma atitude. Dicionário Aulete (por.ra-lou.ca) s2g. Bras. Vulg. Pessoa inconsequente, irresponsável; que costuma agir de forma inconsequente ou irresponsável. Significado de Porra-loca

5 O Contexto

6 Influências sobre os negócios

7 O Contexto mundial 1.Marcha da Globalização: maior mobilidade social e econômica; consolidação do capitalismo (novas oportunidades e fragilidades); 2.O mundo interconectado (negócios, mídias sociais, etc). Rápidos avanços tecnológicos (informação e conhecimento); 3.Incertezas políticas e econômicas no mundo (dividas fora do controle; medidas de austeridade na zona do Euro e nos EUA, contaminando o resto do mundo; distúrbios políticos globais). 4.Nova rota dos mercados globais. A China, saindo dos países em desenvolvimento, com grandes recursos naturais, voltando-se para a Europa e para a América do Norte. 5.Vulnerabilidade dos BRICS (Brasil, Russia, India, China e África do Sul) – O Mercosul não decolou.

8 O Contexto mundial 6.Novas configurações do mundo produtivo  qualidade, racionalidade, produtividade;  investimentos em capital humano e retenção de talentos  Investimentos em inovação e em retenção de talentos  Redução ciclo de vida dos produtos,  Tipo do cliente,  Responsabilidade socioempresarial;  Investimentos maciços em pesquisas e inovação 7.Novas configurações do mundo do trabalho  Inserção da mulher no mundo do trabalho  longevidade, competição,  Desemprego,  Novas características da mão de obra disponível,  Educação avançada e continuada;

9 Contexto socio-econômico local 1.Sérios problemas com o desenvolvimento econômico e com fatores inibidores de investimentos.  Inflação em alta  Juros elevados  Carga tributária elevada  Falta de investimentos públicos produtivos (foco nos programas sociais)  Descontrole das contas públicas (importação/exportação)  Descontrole nos gastos públicos;  Desemprego estrutural (industrial)  Crescimento focado no consumo – modelo esgotado;  Crescimento econômico (PIB) ínfimo, nos últimos 3 anos. 2.Ilusão de uma classe média mais forte; mas mais exigente, e com maior influência política;

10 Contexto socio-econômico local 3.População mais velha e mais urbanizada, gerando sérios problemas econômicos e sociais.  Êxodo rural e aviltamento da qualidade de vida e renda do trabalhador que migra do campo  Redução da mão-de-obra qualificada,ativa e produtiva;  Maior desigualdade e disparidade na renda;  Redução nas taxas da poupança e dos investimentos; 4.Inversão nos papeis e no tamanho do estado, provocado pelo envelhecimento da população e pelos programas sociais:  Maiores Gastos com a saúde, educação, moradia, segurança, infra-estruturas, etc.  Gastos com os programas sociais  Redução da produtividade;

11 Contexto socio-econômico local 5.Desalinho entre o setor produtivo e o governo.  Carga tributária elevada;  Falta de políticas setoriais claras e consistentes;  Falta de confiança na política econômica do governo que não consegue provocar o crescimento;  Retração forte na produção industrial mesmo com benefícios protecionistas;  Burocracia e dificuldades de crédito;  Câmbio desajustado –  Baixa competitivade da indústria;  O fiasco dos incentivos fiscais e para o consumo; 6.Inversão nos papeis e no tamanho do estado, provocado pelo envelhecimento da população e pelos programas sociais:  Maiores Gastos com a saúde, educação, moradia, segurança, infra-estruturas, etc.  Gastos com os programas sociais  Redução da produtividade;

12 7.Perfil do ingressante na universidade – Geração da pressa da inquietude e da superficialidade; 8.Concorrência e competitividade no setor educacional, e de outros negócios (qualidade e inserção); universalização-EAD; especialização, tecnológicos e superiores profissionalizantes; mudança de métodos de ensino (PBL e casos); inclusão de novas tecnologias; 9.Aumento do desemprego, via redução dos investimentos públicos e privados, e da mão de obra qualificada; 10.Surgimento, de um mundo de jovens desiludidos, face o desemprego, os custos do estudo, a qualidade do ensino, e o custo de vida; Contexto socio-econômico local

13 O Papel Central da Universidade Mediação Reflexiva Transformações sociais concretas, e os indivíduos O que está acontecendo na sociedade como um todo, e os indivíduos

14 A Disciplina

15 Arquitetura da Disciplina Objetivo Geral: (disciplina, esperamos): A partir do conceito de estratégia organizacional, o curso objetiva levar o aluno a conhecer, compreender, avaliar e aplicar, os aspectos teóricos e práticos que envolvem o processo de elaboração e implementação do Planejamento Estratégico, bem como, de explorar as etapas mais usuais e as principais ferramentas de controle e avaliação do processo de planejar estrategicamente. As abordagens devem privilegiar a integração de diversas áreas do conhecimento aplicados à realidade empresarial.

16 Arquitetura da Disciplina Específicos: (Ao final do curso, espera-se que os participantes): 1.Conhecer e discutir os vários ambientes organizacionais e os fundamentos de estratégia organizacional, no sentido de entender as relações causais existentes, assim como, conhecer, visualizar, e entender o caráter sistêmico das organizações. 2.Desenvolver a compreensão sobre os conceitos e abordagens da Administração Estratégica e sobre o processo de formulação e implementação das estratégias organizacionais, 3.Compreender e desenvolver as principais metodologias e técnicas de análise estratégica, de desenvolvimento e implementação do planejamento estratégico.

17 Arquitetura da Disciplina Específicos: (Ao final do curso, espera-se que os participantes): 4.Sintetizar e aplicar as técnicas e os conhecimentos sobre estratégias empresariais, sobre o planejamento estratégico, para usá-los com propriedade na gestão empresarial, orientando a organização na busca de uma vantagem competitiva. 5.Ser capaz, de dimensionar com propriedade, uma situação apresentada, identificar problemas, pesquisar e propor soluções estratégicas; 6.Contextualizar e aplicar os conhecimentos da gestão estratégica, como ferramenta de inserção profissional nas dinâmicas dos ambientes globalizados e competitivos;


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