A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS Uso de preposições e locuções prepositivas Uso dos pronomes relativos Classes gramaticais que participam da coesão textual.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS Uso de preposições e locuções prepositivas Uso dos pronomes relativos Classes gramaticais que participam da coesão textual."— Transcrição da apresentação:

1 RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS Uso de preposições e locuções prepositivas Uso dos pronomes relativos Classes gramaticais que participam da coesão textual

2 1.a) Você nunca está a par da questão. (locução prepositiva – inteirado de) 1.b) As moedas fortes mantêm o câmbio praticamente ao par. (exp. usada em economia; locução adjetiva – diz-se de ações, obrigações, papeis quando o preço de venda é igual ao capital que representam.) Locução: duas ou mais palavras que apresentam a mesma função.

3 2.a) Normalmente a opinião de Samuel vai ao encontro da minha; por isso sempre chegamos a um consenso. 2.b) A opinião dos leitores veio de encontro às aspirações do jornalista, o que gerou constrangimentos. Locução adverbial prepositiva: preposição +substantivo+preposição

4 3.b) Não apresentou sequer uma tese afim, de modo que não a compreendemos. (afim=semelhante – adjetivo) a fim de: indica finalidade; introduz orações. 3.a) Ela se mostrou muito interessada a fim de se aproveitar da situação. (locução adverbial prepositiva)

5 Se não... (observar que pode-se formar a oração sem o não; e neste caso tem-se a conjunção apenas.) 4.b) É bom que ela tome consciência da situação, senão não teremos como ajudá-la. (senão= caso contrário – locução conjuntiva condicional) 4.a)Se não puder chegar em tempo, avise-me. (se: conjunção condicional)

6 Cerca de: aproximadamente (advérbio) Acerca de: a respeito de, sobre (advérbio) 5.a) Eu saí da Bahia há cerca de uma década. 5.b) O lançamento do livro foi marcado para dali a cerca de dois meses. 5.c) O livro tratará acerca de problemas políticos e econômicos.

7 Consequente: elemento introduzido pela preposição e a ela subordinado PREPOSIÇÃO: palavra invariável que relaciona duas outras palavras, estabelecendo entre elas determinadas relações de sentido e de dependência. Como os advérbios, exprimem CIRCUNSTÂNCIAS (de tempo, causa, modo, meio, fim, etc.), destes diferenciando-se por servirem ao mesmo tempo como meio de relação entre o antecedente e o consequente.

8 Prep. Acidental: Conjunção: Prep. Acidental: Apresentou ao público a defesa conforme suas convicções. Conjunção: Conforme o programa foi apresentado, ele se interessou pelo assunto. Tipos de preposições: ◦Simples: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, per, perante, por, sem, sob, sobre, trás. ◦Acidentais: como, conforme, consoante, durante, exceto, salvo, mediante, etc.

9 Obs.: Ele vive à custa dos pais. Custas (termo jurídico referente ao recolhimento de taxas para protocolar os processos) Locução prepositiva: — abaixo de / à beira de / acerca de / acima de / à custa de / à espera de / ao lado de / à procura de / a cerca de — a respeito de / de acordo com / dentro de / devido a / diante de / embaixo de / em cima de / em frente a — em redor de / graças a / junto a / junto de / perto de / por causa de / por cima de / por trás de

10 Junto a/de — pegado, ao lado, anexo, unido ◦Junto à minha rua há um edifício muito alto. ◦Não se escreve: Fizemos a pesquisa junto aos funcionários, mas sim: Fizemos a pesquisa com funcionários. Em e A: Em princípio — em tese, antes de mais nada, antes de qualquer consideração ◦Em princípio, sou contra sua participação A princípio — no início, no começo ◦A princípio, os negócios iam bem, mas depois tudo se complicou.

11 Para e por: ◦Esforça-se para (finalidade) ◦Esforça-se por (causa, motivo) De e para: ◦Não se substitui de por para:  Relatório da diretoria para do exercício de  Secretário para de Assuntos Interamericanos. No caso da preposição de, ela não se contrai quando rege infinitivo: ◦Já é tempo de elas voltarem. ◦Não se entendem pelo fato de o homem ser arrogante.

12 Relações estabelecidas pelas Preposições (LEITE, Ricardo; ANTÔNIO, Severino et al. Novas Palavras: Literatura, Gramática, Redação e Leitura. SP: FTD, 2000.

13 BIBLIOGRAFIA ALMEIDA, Napoleão Mendes de. Dicionário de Questões Vernáculas. 3ª ed. São Paulo, Ed. Ática, BARBOSA, Severino Antônio; AMARAL, Emília (colab.). Escrever é desvendar o mundo. Campinas: Papirus, CIPRO NETO, Pasquale. O dia a dia da nossa língua. SP: Publifolha, LEITE, Ricardo; ANTÔNIO, Severino et al. Novas Palavras: Literatura, Gramática, Redação e Leitura. SP: FTD, SQUARISI, Dad. Mais dicas da Dad: português com humor. São Paulo: Contexto, 2003.


Carregar ppt "RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS Uso de preposições e locuções prepositivas Uso dos pronomes relativos Classes gramaticais que participam da coesão textual."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google