A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Resolução de Exercícios Uso dos Pronomes Relativos e Pronomes Demonstrativos Classes gramaticais que participam da coesão textual.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Resolução de Exercícios Uso dos Pronomes Relativos e Pronomes Demonstrativos Classes gramaticais que participam da coesão textual."— Transcrição da apresentação:

1 Resolução de Exercícios Uso dos Pronomes Relativos e Pronomes Demonstrativos Classes gramaticais que participam da coesão textual

2 Problemas com o uso do relativo ONDE – retoma apenas lugar, espaço físico 1) Prezado(a) cliente: Você irá notar duas grandes mudanças nos copos descartáveis da loja. A primeira é no visual, que depois de 14 anos está de cara nova; pois procuramos deixar o copo mais atual e bonito pra você... A outra...

3 Pronome relativo CUJO – relaciona os termos indicando posse. 2a) Existem várias campanhas contra doenças graves cujas verbas são desviadas para gastos inúteis para a população. 2b) Existem várias campanhas públicas contra doenças graves cujas verbas são desviadas para gastos inúteis.

4 3a) Paulo Coelho, cujos livros fazem sucesso mundialmente, tornou-se imortal da Academia Brasileira de Letras. 3b) Paulo Coelho, autor de livros de sucesso mundial, tornou-se imortal da Academia Brasileira de Letras. - Pronome relativo CUJO – relaciona os termos indicando posse. - Pode-se reconstruir a oração com o uso do aposto.

5 Farah Jorge Farah é o esquartejador. O escritório de Farah Jorge Farah foi todo vasculhado. 4) Farah Jorge Farah, o esquartejador cujo escritório foi todo vasculhado, está dividindo a cela com outro médico.

6 Aquele que retoma um substantivo (ou um outro pronome) já citado numa oração, substituindo-o no início da oração.Aquele que retoma um substantivo (ou um outro pronome) já citado numa oração, substituindo-o no início da oração. Pronomes relativos: ◦Variáveis: o/a qual, os/as quais, cujo(s), cuja(s) ◦Invariáveis: que, quem, onde Eu assisti ao filme. Você gostou do filme. Eu assisti ao filme de que você gostou.

7 As preposições de e com são exigidas respectivamente pelos verbos falar e conversar. Aquele é o escritor de que lhe falei ontem. Aquele é o escritor cujo livro foi lançado ontem. Todos admiram o escritor com quem você conversava. Hoje é você quem paga a conta.

8 Observações sobre os PRONOMES RELATIVOS Onde / Em que / Qual 1.a) No Estado onde morávamos não havia tanta desigualdade social. (espaço físico) 1.b) No estado em que a política se encontra, a corrupção banalizou-se. (situação) 2.a) O espaço onde realizávamos as reuniões era muito amplo. (espaço físico) 2.b) O espaço no qual surgem os debates políticos é caracterizado pelas oposições ideológicas. (contexto)

9 POR QUE, PORQUE, POR QUÊ, O PORQUÊ Usos e observações

10 LEITE, Ricardo; ANTÔNIO, Severino et al. Novas Palavras: Literatura, Gramática, Redação e Leitura. SP: FTD, 2000.

11 Por que, porque, porque e porquê Observações sobre o uso desses termos 1º Por que [razão] ele sumiu? Em frases interrogativas, subentende-se a palavra razão após a forma por que. 2º Ele chorou porque estava triste. (porque = pois) A forma porque em geral equivale a pois. 3º Todos desconhecem o porquê de sua revolta. (forma substantivada) (= Todos desconhecem o motivo de sua revolta.

12 Este(a), esse(a), aquele(a), isto e isso Para situar os elementos no contexto linguístico e no tempo

13 E ste(a ), isto  no espaço – perto de quem fala Este livro que está comigo foi publicado há tempos.  no contexto - o que será mencionado adiante Ela só nos pediu isto : compreensão e apoio.  tempo presente Este é um século que muitos pensavam que não iria chegar.

14 Esse(a), isso no espaço – perto de quem ouve Esse livro que está com você foi publicado há tempos. no contexto: o que já foi mencionado Compreensão e apoio; ela só nos pediu isso. tempo passado ou futuro, mas não muito distante Haverá uma oficina de metodologia nesse fim de semana.

15 Aquele(a), Aquilo  no espaço:o que está longe de quem fala e de quem ouve Por que aquele livro está no chão?  no contexto: referir-se a algo que já citado; usado conjuntamente com este(s) e esta(s) Brasil e Uruguai são dois países sul-americanos. Aquele foi colonizado por portugueses; este, pelos espanhóis.  tempo muito distante Ele mudou-se para cá há vinte anos; naquele tempo havia menos violência.

16 Observar com Mesmo / Próprio 1.a) Durante o debate, ele manteve a mesma posição. 1.b) Ele mesmo reconheceu o erro. 1.c) Ela precisa ser honesta consigo mesma /própria. 2.a) Ela reconheceu mesmo (realmente) o erro. 2.b) Mesmo não concordando com ele, decidiu ouvir suas razões.(Embora não concordasse...) 3.a) O tempo determinado para o debate não agradou ao líder da oposição, pois ele/este não conseguiu apresentar seus argumentos. (Obs.: não se emprega o mesmo para evitar ambiguidades.)

17 BIBLIOGRAFIA ALMEIDA, Napoleão Mendes de. Dicionário de Questões Vernáculas. 3ª ed. São Paulo, Ed. Ática, BARBOSA, Severino Antônio; AMARAL, Emília (colab.). Escrever é desvendar o mundo. Campinas: Papirus, CIPRO NETO, Pasquale. O dia a dia da nossa língua. SP: Publifolha, LEITE, Ricardo; ANTÔNIO, Severino et al. Novas Palavras: Literatura, Gramática, Redação e Leitura. SP: FTD, SQUARISI, Dad. Mais dicas da Dad: português com humor. São Paulo: Contexto, 2003.


Carregar ppt "Resolução de Exercícios Uso dos Pronomes Relativos e Pronomes Demonstrativos Classes gramaticais que participam da coesão textual."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google