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TECNOLOGIA DO PRODUTO Maria da Graça Saraiva Nogueira

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Apresentação em tema: "TECNOLOGIA DO PRODUTO Maria da Graça Saraiva Nogueira"— Transcrição da apresentação:

1 TECNOLOGIA DO PRODUTO Maria da Graça Saraiva Nogueira

2 UNIDADE 2 – Análise do Ambiente Conceito e importância: mercado, possibilidades e restrições tecnológicas, estratégias competitivas, produto, processo produtivo Características: incerteza e risco, tomada de decisões, volume de informações, outras áreas. Tipos de projeto: radicais (produção), plataforma ou próxima geração (soluções) e incrementais ou derivados (custos) Relação do PDP com outras áreas da empresa (tradicional e atual)

3 UNIDADE 2 – Análise do Ambiente Diagnóstico empresarial: análise atual variáveis ambientais - macro e microambiência (expectativas externas e internas) e concorrência (quem são? como concorrem? futuros concorrentes? Definição do negócio: 5 perguntas 1. Qual é o nosso negócio? 2. Onde nos encontramos atualmente? 3. O que queremos vir a ser? 4. O que nos tornaremos se mantivermos o rumo atual? 5. O que fazer para chegar aonde queremos?

4 Diagnóstico Empresarial Fatores críticos de sucesso: 1. Preço 2. Serviços 3. Qualidade do produto 4. Mix de produto 5. Imagem do produto 6. Imagem da empresa 7. Rapidez de resposta

5 Diagnóstico Empresarial Determinação de objetivos: 1. Hierarquizados 2. Quantitativos 3. Realistas 4. Consistentes 5. Claros 6. Escritos 7. Comunicados 8. Desmembrado em metas 9. Motivacionais 10. Passíveis de erro 11. Recompensadores

6 Diagnóstico Empresarial OBJETIVO (O QUÊ?)ESTRATÉGIAS (COMO?) Aumentar as vendas em 10% até o ano de Aumentando o número de vendedores 2. Ampliando a área de distribuição Desenvolver novo produto 1. Pesquisando mercado 2. Aplicando tecnologia 3. Treinando funcionários

7 Elementos considerados para elaboração de cenários: econômico, social, político, demográfico, tecnológico, legal, cultural, mercadológico Empresas – negócio a curto, médio e longo prazo

8 Cenários: Análise do resultado de cada estratégia na ocorrência de um determinado cenário Cenário estratégia 123 A B C

9 Cenários: Escolha da estratégia pela probabilidade de ocorrência do cenário Cenário estratégia 1 20% 2 70% 3 10% A B C

10 POSIÇÃO DA EMPRESA NA MATRIZ DE ATRATIVIDADE E COMPETITIVIDADE Análise do resultado de cada estratégia na ocorrência de um determinado cenário (quadro)

11 POSIÇÃO DA EMPRESA NA MATRIZ DE ATRATIVIDADE E COMPETITIVIDADE COMPETITIVIDADE ATRATIVIDADE

12 2.5 Avaliação de mercado: matriz de atratividade e competitividade Atratividade – fatores críticos externos Competitividade – fatores críticos internos Peso – soma total 100 pontos Grau – 5 (alta atratividade), 4 (média atratividade), 3 (neutro), 2 (média não- atratividade) e 1 (alta não-atratividade) 2.6 Definição de público-alvo

13 POSIÇÃO DA EMPRESA NA MATRIZ DE ATRATIVIDADE E COMPETITIVIDADE

14 Tipos de mercado: Consumidor – fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos Organizacional (B2B)– demanda derivada, demanda inelástica em relação ao preço, demanda flutuante Governamental - concorrências


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