A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEORIAS DE ADMINISTRAÇÃO IV Professor Luis Agune Reflexão “Ninguém consegue assobiar uma sinfonia. É necessária uma orquestra para tocá-la” ( Halford E.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEORIAS DE ADMINISTRAÇÃO IV Professor Luis Agune Reflexão “Ninguém consegue assobiar uma sinfonia. É necessária uma orquestra para tocá-la” ( Halford E."— Transcrição da apresentação:

1 TEORIAS DE ADMINISTRAÇÃO IV Professor Luis Agune Reflexão “Ninguém consegue assobiar uma sinfonia. É necessária uma orquestra para tocá-la” ( Halford E. Luccock) Música: Allegro giocoso, ma non tropo vivace Compositor: Johannes Brahms (1833 – 1897) Hamburgo - Alemanha

2 TEORIAS DE ADMINISTRAÇÃO IV Grupos e equipes efetivos Grupo: duas ou mais pessoas que interagem entre si para atingir certas metas ou atender a certas necessidades. Equipe: grupo cujos membros trabalham intensamente uns com os outros para atingir uma meta ou objetivo comum, específico. Todas equipes são grupos, mas nem todos o grupos são equipes.

3 TEORIAS DE ADMINISTRAÇÃO IV Grupos e equipes efetivos Uma das principais vantagens de utilizar grupos é a oportunidade de obter um tipo de sinergia. As pessoas que trabalham em grupo são capazes de produzir mais resultados, ou de melhor qualidade, do que teriam produzido caso cada um trabalhasse separadamente. Sinergia: ganhos de desempenho que são resultado de indivíduos e departamentos coordenarem suas ações.

4 TEORIAS DE ADMINISTRAÇÃO IV Contribuições dos grupos e equipes Ganhar Vantagem competitiva Aumentar a motivação e a satisfação Grupos e Equipes podem Melhorar o desempenho Aumentar a capacidade de resposta aos clientes Aumentar a inovação

5 TEORIAS DE ADMINISTRAÇÃO IV Tipos de equipe Equipes de trabalho: equipes que produzem ou executam tarefas de produção, montagem, venda ou prestação de serviços. Equipes de desenvolvimento de projetos: equipes que trabalham em projetos de longo prazo, mas que são dissolvidas quando o trabalho é concluído

6 TEORIAS DE ADMINISTRAÇÃO IV Tipos de equipe Equipes paralelas: equipes que funcionam separadamente da estrutura regular de trabalho e cuja existência é temporária. Equipes de gestão: equipes que coordenam e orientam as subunidades sob sua jurisdição e integram o trabalho entre as subunidades.

7 TEORIAS DE ADMINISTRAÇÃO IV Tipos de equipe Equipes transnacionais: grupos de trabalho compostos por membros de várias nacionalidades cujas atividades envolvem vários países. Equipes virtuais: equipes que estão fisicamente dispersas, que se comunicam mais por meio eletrônico do que pessoalmente.

8 TEORIAS DE ADMINISTRAÇÃO IV Tipos de equipe Equipes autogerenciáveis: grupos de trabalho autônomos em que os trabalhadores são treinados para executar todas ou a maioria das funções de uma unidade, sem supervisão imediata, e tomar decisões antes tomadas por supervisores de primeira linha. Grupos de trabalho tradicionais: grupos que não possuem responsabilidades gerenciais

9 TEORIAS DE ADMINISTRAÇÃO IV Tipos de equipe Círculos de qualidade: grupos de voluntários formados por pessoas das várias equipes de produção que apresentam sugestões sobre a qualidade. Grupos de trabalho semi-autônomos: grupos que tomam as decisões gerenciais e realizam a maior parte das atividades de produção, porém ainda recebem apoio para a manutenção e o controle da qualidade.

10 TEORIAS DE ADMINISTRAÇÃO IV Tipos de equipe Grupos de trabalho autônomos: grupos que controlam as decisões e a execução de ampla gama de tarefas. Equipes auto-estruturadas: equipes com responsabilidades dos grupos de trabalho autônomos, além do controle sobre a contratação e demissão do pessoal, e as tarefas a serem executadas pelos membros da equipe.

11 TEORIAS DE ADMINISTRAÇÃO IV Do grupo à equipe Dirigir as pessoas Explicar as decisões Treinar as pessoas Gerenciar individualmente Conter os conflitos Reagir às mudanças Liderança de supervisão Desenvolver o Desempenho individual Envolver as pessoas Ouvir opiniões para Tomar decisões Coordenar o esforço Do grupo Implementar mudanças Resolver os conflitos Liderança participativa Prever e influenciar as mudanças Construir a confiança e inspirar o trabalho em equipe Facilitar e apoiar as decisões da equipe Expandir as Habilidades de equipe Criar uma identidade de equipe Aproveitar ao máximo as diferenças da equipe Liderança de equipe

12 TEORIAS DE ADMINISTRAÇÃO IV Como formar equipes de alto desempenho 1.Recrutar membros com atitudes, valores e formação semelhantes. 2.Manter padrões elevados de admissão e socialização. 3.Ajudar a equipe a ter sucesso e divulgar esse sucesso. 4.Ser um líder participativo. 5.Manter a equipe pequena. 6.Vincular as recompensas ao desempenho da equipe.

13 TEORIAS DE ADMINISTRAÇÃO IV Dinâmica de grupo: Corrida de Carros I. A tarefa de cada grupo consiste em resolver, na maior brevidade possível, o problema da Corrida de Carros, conforme explicação a ser dada ; II. A seguir, formar grupos de 5 a 7 pessoas no máximo; III. Todos os grupos procurarão resolver o problema da Corrida de Carros, com a ajuda de toda a equipe; TEMPO MÁXIMO PERMITIDO: 20 MINUTOS

14 TEORIAS DE ADMINISTRAÇÃO IV Dinâmica de grupo: Corrida de Carros Obedecendo às informações constantes que serão dadas, a solução final deverá apresentar a ordem em que os carros estão dispostos com a respectiva cor, conforme chave anexa; V. Será vencedor da tarefa o grupo que apresentar por primeiro a solução do problema; VI. O grupo vencedor terá 0,50 (meio) ponto na média final. O segundo e terceiro grupos, terão 0,25 (vinte e cinco centésimos) na média final;

15 TEORIAS DE ADMINISTRAÇÃO IV Dinâmica de grupo: Corrida de Carros Oito carros, de marcas e cores diferentes, estão alinhados, lado a lado, para uma corrida. Estabeleça a ordem em que os carros estão dispostos, baseando-se nas seguintes informações: O Ferrari está entre os carros vermelhos e cinza O carro cinza está a esquerda do Lotus. O McLaren é o segundo carro á esquerda do Ferrari e o primeiro á direita do carro azul. O Tyrrell não tem carro á sua direita e está logo depois do carro preto. O carro preto esta entre o Tyrrell e o carro amarelo. O Shadow não tem carro algum á esquerda: está á esquerda do carro verde. A direita do carro verde está o March. O Lotus é o segundo carro á direita do carro creme e o segundo á esquerda do carro marrom. O Lola é o segundo carro á esquerda do Isso.

16 TEORIAS DE ADMINISTRAÇÃO IV Dinâmica de grupo: Corrida de Carros A Solução. 1.O Shadow, cor azul. 2.O McLaren, cor verde. 3.O March, cor vermelha. 4.O Ferrari, cor creme. 5.O Lola, cor cinza. 6.O Lotus, cor amarela. 7.O Iso, cor preta. 8.O Tyrrel, cor marrom.


Carregar ppt "TEORIAS DE ADMINISTRAÇÃO IV Professor Luis Agune Reflexão “Ninguém consegue assobiar uma sinfonia. É necessária uma orquestra para tocá-la” ( Halford E."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google