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MPC-I – Trabalho Científico Conceito de Trabalho Científico: Trata-se de um texto escrito para apresentar os resultados de uma pesquisa. Todo trabalho.

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1 MPC-I – Trabalho Científico Conceito de Trabalho Científico: Trata-se de um texto escrito para apresentar os resultados de uma pesquisa. Todo trabalho científico deve ser escrito em linguagem técnica (objetiva e impessoal). Um trabalho ou uma pesquisa científica possuem normas técnicas que regulam a sua apresentação e procedimento (Bastos, 2002). A forma de apresentação e procedimento são os fatores de discriminação dos tipos e graus de alcance de pesquisas e trabalhos.

2 Monografia – Trabalho Acadêmico Requisitada por uma disciplina ou cadeiraRequisitada por uma disciplina ou cadeira –Trata-se de uma pesquisa sobre um assunto específico da disciplina em questão. –Tem como objetivo: ComplementaçãoComplementação ReposiçãoReposição Esclarecimento adicional para o alunoEsclarecimento adicional para o aluno –Também é chamada de pré-monografia.

3 Monografia - Trabalho de Conclusão de Curso -TCC Documento que representa o resultado de um estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido.Documento que representa o resultado de um estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido. O assunto deve obrigatoriamente versar sobre um tema relacionado com o curso ou uma disciplina.O assunto deve obrigatoriamente versar sobre um tema relacionado com o curso ou uma disciplina. Deve ser feito sob a coordenação de um orientador, pois implica em orientação de conteúdo e técnica.Deve ser feito sob a coordenação de um orientador, pois implica em orientação de conteúdo e técnica. A institucionalização de tais trabalhos de conclusão de curso visa calibrar a qualidade dos mesmos.A institucionalização de tais trabalhos de conclusão de curso visa calibrar a qualidade dos mesmos.

4 Monografia - Dissertação Documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico retrospectivo, de tema único e bem delimitado em sua extensão, com o objetivo de reunir, analisar e interpretar informações.Documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico retrospectivo, de tema único e bem delimitado em sua extensão, com o objetivo de reunir, analisar e interpretar informações. Deve evidenciar o conhecimento de literatura existente sobre o assunto e a capacidade de sistematização do candidato.Deve evidenciar o conhecimento de literatura existente sobre o assunto e a capacidade de sistematização do candidato. É feito sob a coordenação de um orientador (doutor) e visa à obtenção do título de MESTRE.É feito sob a coordenação de um orientador (doutor) e visa à obtenção do título de MESTRE.

5 Monografia - Tese Documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico de tema único e bem delimitado.Documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico de tema único e bem delimitado. Deve ser elaborado com base em investigação original, constituindo-se em real contribuição para a especialidade em questão.Deve ser elaborado com base em investigação original, constituindo-se em real contribuição para a especialidade em questão. É feito sob a coordenação de um orientador (doutor) e visa à obtenção do título de DOUTOR ou similar.É feito sob a coordenação de um orientador (doutor) e visa à obtenção do título de DOUTOR ou similar.

6 Relatórios Acadêmicos Classificação para Relatórios Acadêmicos (Furasté, 2002) (Bastos, 2002)Classificação para Relatórios Acadêmicos (Furasté, 2002) (Bastos, 2002) –Monografia Trabalhos acadêmicosTrabalhos acadêmicos Trabalhos de Conclusão de Curso -TCCTrabalhos de Conclusão de Curso -TCC Dissertação - MestradoDissertação - Mestrado Tese - DoutoradoTese - Doutorado –Projeto de Pesquisa –Relatório Relatório de EstágioRelatório de Estágio –Trabalho Escolar –Artigos Científicos

7 Monografia Documento constituído de uma só parte ou de número pré-estabelecido de partes que se complementam.Documento constituído de uma só parte ou de número pré-estabelecido de partes que se complementam. A monografia é o resultado de uma pesquisa sobre um determinado assunto.A monografia é o resultado de uma pesquisa sobre um determinado assunto. Sob o título de monografia reúne-se os trabalhos que apresentam essa estrutura geral básica:Sob o título de monografia reúne-se os trabalhos que apresentam essa estrutura geral básica: –Trabalhos acadêmicos. –Trabalhos de graduação ou conclusão de curso –TCC.

8 Projeto de Pesquisa Documento que apresenta o plano previamente traçado para o desenvolvimento do trabalho final.Documento que apresenta o plano previamente traçado para o desenvolvimento do trabalho final. É diferente dos demais trabalhos acadêmicos porque não possui seções internas (capítulos).É diferente dos demais trabalhos acadêmicos porque não possui seções internas (capítulos). Sua estrutura básica é composta de uma folha de rosto, o sumário e o projeto propriamente dito.Sua estrutura básica é composta de uma folha de rosto, o sumário e o projeto propriamente dito. Seus elementos são numerados numa seqüência única, um após o outro, separados por apenas uma linha em branco.Seus elementos são numerados numa seqüência única, um após o outro, separados por apenas uma linha em branco.

9 Relatório É a apresentação final de estudo, pesquisa ou atividadeÉ a apresentação final de estudo, pesquisa ou atividade O autor comunica:O autor comunica: –Dados coletados –Resultados –Conclusões –Recomendações a respeito do assunto trabalhado Algumas instituições exigem um tipo especial de relatório, como comprovação de aproveitamento em disciplina prática, por exemplo, ‘Estágio Supervisionado’.Algumas instituições exigem um tipo especial de relatório, como comprovação de aproveitamento em disciplina prática, por exemplo, ‘Estágio Supervisionado’.

10 Relatório –Anexo – elementos de outra autoria que servem para esclarecer o relatório. –Bibliografia – relação de obras e documentos consultados. Relatório de EstágioRelatório de Estágio –Tipo específico de relatório que contém o relato completo e objetivo do cumprimento de estágio exigido regimentalmente por algumas instituições. –Contém experiências vividas, programas desenvolvidos, objetivos propostos e alcançados.

11 Trabalho escolar e artigos científicos Trabalho EscolarTrabalho Escolar –Trabalho exigido sem qualquer compromisso com normas científicas. –São resumos, sínteses, análises, questionários e tarefas de aula. Artigos CientíficosArtigos Científicos –Estudo de natureza científica de apresentação reduzida. –Introdução, desenvolvimento e conclusão.

12 Artigos Científicos Finalidade – Comunicar resultados de pesquisa, idéias e debates.Finalidade – Comunicar resultados de pesquisa, idéias e debates. Deve ser feito de maneira clara, concisa, e fidedigna.Deve ser feito de maneira clara, concisa, e fidedigna. Mensura a produtividade qualitativa e quantitativa dos autores e das instituições à qual servem.Mensura a produtividade qualitativa e quantitativa dos autores e das instituições à qual servem.

13 Artigos Científicos Estudo resumido sobre um tema.Estudo resumido sobre um tema. Pela sua dimensão e conteúdo representam os resultados dos estudos realizados.Pela sua dimensão e conteúdo representam os resultados dos estudos realizados. São publicados em revistas, jornais e periódicos.São publicados em revistas, jornais e periódicos.

14 Artigos Científicos Os artigos podem ser de dois tipos: Original: quando apresentam abordagem ou assuntos inéditos – pode ser: comunicação, notas prévias ou relatos de caso; Original: quando apresentam abordagem ou assuntos inéditos – pode ser: comunicação, notas prévias ou relatos de caso; Revisão : quando abordam, analisam ou resumem informações já publicadas. Revisão : quando abordam, analisam ou resumem informações já publicadas.

15 Normas Técnicas para trabalho científico A apresentação dos trabalhos científicos é normatizada pela ABNT (Associação Brasileira das Normas Técnicas).A apresentação dos trabalhos científicos é normatizada pela ABNT (Associação Brasileira das Normas Técnicas). –A ABNT é o fórum nacional responsável pela Normalização: especificação técnica que descreve as regras, linhas de orientação ou características mínimas de determinado produto ou serviço. –Possui diversos comitês Um deles é o CB-14 (Finanças, Bancos, Seguros, Comércio, Administração e Documentação), que normaliza a feitura de trabalhos científicos e outros documentos.Um deles é o CB-14 (Finanças, Bancos, Seguros, Comércio, Administração e Documentação), que normaliza a feitura de trabalhos científicos e outros documentos.

16 Normas Técnicas para Trabalhos Científicos Embora a ABNT seja a responsável pelos padrões oficiais brasileiros, existem outras fontes de normas de documentação, como:Embora a ABNT seja a responsável pelos padrões oficiais brasileiros, existem outras fontes de normas de documentação, como: –Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação (IBBD) –International Organization for Standartization (ISO) –Comité International pour la Documentation des Sciences Sociales (CIDSS) –Normas próprias de publicações científicas internacionais...

17 Normas Técnicas para Trabalhos Científicos Problemas em relação às normas técnicas para Relatórios Acadêmicos:Problemas em relação às normas técnicas para Relatórios Acadêmicos: –As Instituições de Ensino nem sempre adotam as normas da ABNT para apresentação de seus trabalhos acadêmicos Algumas instituições seguem várias fontes...Algumas instituições seguem várias fontes... Não há um padrão único que todo estudante possa seguir com segurança em qualquer Instituição de Ensino.Não há um padrão único que todo estudante possa seguir com segurança em qualquer Instituição de Ensino. –As normas da ABNT estão sempre sendo revistas Isso exige que o estudante se mantenha atualizado em relação a norma em vigor.Isso exige que o estudante se mantenha atualizado em relação a norma em vigor.

18 Normas Técnicas para Trabalhos Científicos Segundo a ABNT, todo Trabalho Científico deverá seguir normas relacionadas à:Segundo a ABNT, todo Trabalho Científico deverá seguir normas relacionadas à: –Forma Geral – partes em que o trabalho deve ser dividido, classificadas como: Elementos pré-textuaisElementos pré-textuais Elementos textuaisElementos textuais Elementos pós-textuaisElementos pós-textuais –Forma Gráfica – regras de padronização reconhecidas e aceitas por toda a comunidade acadêmica para apresentação do trabalho.

19 Normas Técnicas – forma geral Elementos pré-textuaisElementos pré-textuais –São aqueles que antecedem o corpo do Trabalho propriamente dito, com informações que ajudam na identificação e utilização do trabalho. –Os elementos pré-textuais são: CapaCapa Folha de RostoFolha de Rosto Ficha Catalográfica e Errata (opcionais)Ficha Catalográfica e Errata (opcionais) Folha de AprovaçãoFolha de Aprovação Dedicatória e AgradecimentosDedicatória e Agradecimentos Resumo e Resumo em língua estrangeira (Abstract)Resumo e Resumo em língua estrangeira (Abstract) SumárioSumário Listas: Figuras, Tabelas, Abreviaturas, Siglas e SímbolosListas: Figuras, Tabelas, Abreviaturas, Siglas e Símbolos

20 Forma Geral – Elementos Pré- textuais CapaCapa –Serve para proteção externa do Trabalho. –Devem ser impressas apenas as informações indispensáveis que servem para a identificação do mesmo. –Elementos que devem constar na Capa: InstituiçãoInstituição Curso (e disciplina se for o caso)Curso (e disciplina se for o caso) Título do TrabalhoTítulo do Trabalho Nome do AutorNome do Autor Local (cidade)Local (cidade) DataData

21 Forma Geral – Elementos Pré- textuais Capas que podem ser adotadas em Relatórios Acadêmicos:Capas que podem ser adotadas em Relatórios Acadêmicos: –Capa padrão segundo a ABNT – deve apresentar as informações na seguinte ordem: Nome do autorNome do autor Título do TrabalhoTítulo do Trabalho Subtítulo (se houver)Subtítulo (se houver) Número do volume (caso haja mais de um)Número do volume (caso haja mais de um) Local (cidade)Local (cidade) AnoAno –Capa padronizada pela Instituição ou Curso Capa que deve ser adotada por todo e qualquer Trabalho em seu âmbito.Capa que deve ser adotada por todo e qualquer Trabalho em seu âmbito.

22 Forma Geral - Elementos Pré-Textuais Diferentes Tipos de Capa:Diferentes Tipos de Capa: –Capa dura Nome dado à capa feita de percaline com os dados gravados à semelhança de um livro.Nome dado à capa feita de percaline com os dados gravados à semelhança de um livro. Muitas vezes é o tipo de capa exigido na entrega da versão final de um Relatório Acadêmico de Conclusão (Trabalho de Conclusão de Curso, Dissertação, Tese).Muitas vezes é o tipo de capa exigido na entrega da versão final de um Relatório Acadêmico de Conclusão (Trabalho de Conclusão de Curso, Dissertação, Tese). –Brochura Feita com cartolina, ou com uma folha mais espessa.Feita com cartolina, ou com uma folha mais espessa. –Capa plástica, transparente Que dispensa a gravação dos dados.Que dispensa a gravação dos dados.

23 Forma Geral - Elementos Pré-Textuais Folha de RostoFolha de Rosto –Trata-se de um elemento obrigatório. –Deve conter todos os dados necessários à identificação do trabalho. –Elementos indispensáveis para a Folha de Rosto: Autor ou autoresAutor ou autores TítuloTítulo Nota indicativa da natureza do trabalhoNota indicativa da natureza do trabalho InstituiçãoInstituição Orientador (e co-orientador, caso haja)Orientador (e co-orientador, caso haja) Local e DataLocal e Data

24 Forma Geral - Elementos Pré-Textuais Folha de Rosto segundo a ABNTFolha de Rosto segundo a ABNT –Nome do autor –Título principal do trabalho –Subtítulo (se houver) –Número do volume (se houver mais de um) –Natureza do trabalho (tese, dissertação, trabalho de conclusão...) –Objetivo do trabalho (aprovação na disciplina, formação no curso, grau pretendido) –Nome da instituição (Universidade, Centro, Instituto ou Faculdade, um em cada linha) –Área de concentração (disciplina ou matéria) –Nome do orientador (e do co-orientador, quando houver) –Local (cidade) da instituição –Ano de entrega

25 Forma Geral - Elementos Pré-Textuais Ficha catalográficaFicha catalográfica –Para a ABNT é um elemento obrigatório –Deve estar no verso da Folha de Rosto e ser preparada de acordo com o Código de Catalogação Anglo-Americana – CCAA2 –Exemplos de fichas catalográficas em qualquer livro CÂMARA Jr., Joaquim Mattoso, 1904 – 1970 C173i Manual de Expressão Oral e Escrita. Petrópolis: Vozes, p. 1. Comunicação Oral 2. Linguagem e Línguas I. Título

26 Forma Geral - Elementos Pré-Textuais ErrataErrata –Trata-se de um elemento opcional, um recurso previsto na ABNT e se destina a pequenos reparos relativos à apresentação física do Trabalho (como erros ortográficos). –Colocada logo após a Folha de Rosto –Deve conter as indicações: onde se lê e leia-se ERRATA Pág. LinhaOnde se lê:Leia-se: 1523frustação frustração 2618própiopróprio 3512revindicarreinvindicar 4627 caiu um tombolevou um tombo

27 Forma Geral - Elementos Pré-Textuais Folha de AprovaçãoFolha de Aprovação –Elemento obrigatório em todos os Trabalhos Científicos a partir da publicação da NBR (Furasté 2002). –Deve constar após a folha de rosto, em folha distinta, com ou sem os termos da avaliação. –Seus elementos são: Nome do Autor (ou autores)Nome do Autor (ou autores) Natureza do trabalhoNatureza do trabalho Nome da InstituiçãoNome da Instituição Local e data de aprovaçãoLocal e data de aprovação Nome, assinatura e instituição dos componentes da banca examinadora.Nome, assinatura e instituição dos componentes da banca examinadora.

28 Forma Geral - Elementos Pré-Textuais DedicatóriaDedicatória –Item opcional –Caso o autor deseje, pode dedicar seu Trabalho a uma pessoa –que ele repute como importante, por motivos seus. –Se for dedicar a mais de uma pessoa, cuidado para não diluir em excesso a homenagem. –Pode-se no lugar de uma dedicatória, colocar um dístico ou epígrafe: Máxima ou pensamento relacionado com o conteúdo expostoMáxima ou pensamento relacionado com o conteúdo exposto Pode também figurar no início das partes principais do texto.Pode também figurar no início das partes principais do texto.

29 Forma Geral - Elementos Pré-Textuais AgradecimentosAgradecimentos –Elemento opcional, no qual o autor agradece a todas as pessoas e entidades que colaboraram decisivamente na realização do trabalho. –É colocado em folha distinta (sugere-se não ultrapassar uma página). –Segundo as recomendações de Furasté (2002), “O agradecimento deve ser breve, porém sincero, indicando, se quiser, o motivo do agradecimento”.

30 Forma Geral - Elementos Pré-Textuais Resumo (em língua vernácula)Resumo (em língua vernácula) –Item obrigatório. –É o resumo do Trabalho em português, não podendo conter mais de 500 palavras. –Trata-se da apresentação breve e concisa dos aspectos mais relevantes do trabalho, uma visão geral do mesmo. –Segundo a ABNT, abaixo do resumo devem ser colocadas as palavras representativas do conteúdo do trabalho, as chamadas palavras-chave e/ou descritores (conforme a NBR 6028).

31 Forma Geral - Elementos Pré-Textuais Resumo em Língua EstrangeiraResumo em Língua Estrangeira –Segundo a ABNT, é um elemento obrigatório –É a versão do Resumo em língua vernácula para um idioma de divulgação internacional. –Mantém-se a exigência do máximo de 500 palavras –Resumo em diferentes línguas: Abstract – em inglês (normalmente exigido em Cursos de Computação)Abstract – em inglês (normalmente exigido em Cursos de Computação) Resumen – em espanholResumen – em espanhol Resumé – em francêsResumé – em francês

32 Forma Geral - Elementos Pré-Textuais SumárioSumário –Item obrigatório que enumera as principais divisões (seções primárias, secundárias e terciárias). –A finalidade do Sumário é dar uma visão geral do trabalho e facilitar a localização dos assuntos no mesmo. –O Sumário deve conter o indicativo numérico de cada seção, o título e a paginação. –Sumário x Índice Índice – detalhamento dos assuntos, nomes de pessoas, nomes geográficos, acontecimentos, datas e outros elementos que o autor deseja salientar, com a indicação exata localização dentro do texto.Índice – detalhamento dos assuntos, nomes de pessoas, nomes geográficos, acontecimentos, datas e outros elementos que o autor deseja salientar, com a indicação exata localização dentro do texto.

33 Forma Geral - Elementos Pré-Textuais SUMÁRIO INTRODUÇÃO ………………………………………………… 11 1 ENTENDENDO O FRANCHISING ……………………… O Franchising no Brasil ……………………………… Conceituando o Franchising ………………………… Sistema americano ……………………………… Sistema europeu ………………………………… Tipos de Franchising …………………………………… Tipo Aberto ……….……………………………… Tipo Fechado ……….…………………………… Vantagens e Desvantagens …………………………… 26 2 O FRANCHISING NO BRASIL …………..……………… O início no Brasil …………..….……………………… As maiores franquias ………………………………… Perspectivas de crescimento ……………………… CAPITAL E SEGURANÇA.…….………....……………… Segurança no sistema..…..….………….…………… Falhas previsíveis …….………………….…………… CONCLUSÃO ……………….…………………………………. 70 OBRAS CONSULTADAS ……………………………………. 73 APÊNDICE ……….……………………………………………. 77 ANEXOS ……….………………………………………………. 84

34 Forma Geral - Elementos Pré-Textuais ListasListas –Listas podem ser para: Figuras ou IlustraçõesFiguras ou Ilustrações TabelasTabelas Abreviaturas, Siglas e SímbolosAbreviaturas, Siglas e Símbolos –Elementos opcionais, que devem ser colocados após o Sumário. –Listas devem ser criadas sempre que o número de seus elementos excederem a cinco. –Sua construção gráfica é a mesma do Sumário. –Cada lista deve ficar em folha separada.

35 Forma Geral Elementos TextuaisElementos Textuais –A organização do texto deve ser determinada pela natureza do trabalho –Ou seja, a estrutura das partes ou capítulos deve ser distribuída em função do desenvolvimento do tema. –O texto é composto basicamente por três partes fundamentais IntroduçãoIntrodução DesenvolvimentoDesenvolvimento ConclusãoConclusão –Atenção: partes não são capítulos!

36 Forma Geral – Elementos Textuais IntroduçãoIntrodução –Deve ajudar a construir na cabeça do leitor uma visão geral, através da qual poderá entender o que está sendo realizado. –Tem como objetivo anunciar, definir, delimitar, situar, esclarecer e justificar o assunto da pesquisa. –Define termos e conceitos e apresenta os procedimentos metodológicos. Referencial TeóricoReferencial Teórico –Trata-se da apresentação de estudos que formam a base para o Trabalho em questão.

37 Forma Geral – Elementos Textuais DesenvolvimentoDesenvolvimento –É o corpo do trabalho e deve apresentar a evolução completa do mesmo. –A solução proposta na pesquisa deve ser mostrada pelo aluno, incluindo todos os aspectos necessários para a solução do problema (argumentação, discussão, demonstração). ConclusãoConclusão –Deve apresentar uma análise crítica do trabalho e dos resultados obtidos. –Pode apresentar sugestões para trabalhos futuros.

38 Forma Geral Elementos Pós-textuaisElementos Pós-textuais –Referências – devem incluir obrigatoriamente todas as obras mencionadas no trabalho de pesquisa. Pode haver também uma lista de Obras ConsultadasPode haver também uma lista de Obras Consultadas –Apêndice – item opcional relativo a elementos desenvolvidos no trabalho, mas apresentados em separado para facilitar seu entendimento. –Anexo – elemento opcional que inclui documentos que complementam o trabalho, mas que não foram elaborados pelo autor.

39 Forma gráfica Devem seguir as regras de apresentação adotadas pela Instituição ou Curso.Devem seguir as regras de apresentação adotadas pela Instituição ou Curso. Exemplos de Regras de Padronização - ABNT:Exemplos de Regras de Padronização - ABNT: –Formato do papel: A4 (210mm x 297mm) –Tipo de letra (fonte): são recomendadas as fontes Times New Roman ou Arial –Tamanho da letra (pitch): a recomendação da ABNT é o pitch 12 para o corpo do texto e pitch 10 para as citações longas e notas de rodapé Pela ABNT não se deve dar qualquer destaque em relação ao tamanho da letra aos títulos de seções e subseções.Pela ABNT não se deve dar qualquer destaque em relação ao tamanho da letra aos títulos de seções e subseções.

40 Forma gráfica Outras Regras de Padronização - ABNT:Outras Regras de Padronização - ABNT: –Margens: Margem superior: 3 cmMargem superior: 3 cm Margem inferior: 2 cmMargem inferior: 2 cm Margem esquerda: 3 cmMargem esquerda: 3 cm Margem direita: 3 cmMargem direita: 3 cm –Número da página: Localização: no canto superior direito, a 2cm da borda superior e também a 2cm da borda direita.Localização: no canto superior direito, a 2cm da borda superior e também a 2cm da borda direita. Em algarismos arábicos apenas as páginas de elementos textuais.Em algarismos arábicos apenas as páginas de elementos textuais.

41 Forma gráfica Outras Regras de Padronização - ABNT:Outras Regras de Padronização - ABNT: –Espacejamentos: Títulos dos capítulos – 8 cm da borda superior do papel e três espaços do título ao texto.Títulos dos capítulos – 8 cm da borda superior do papel e três espaços do título ao texto. Títulos das Seções – separados do texto que vem antes e depois por uma linha em branco.Títulos das Seções – separados do texto que vem antes e depois por uma linha em branco. Entre as linhas do texto – espaço 1,5 entre linhasEntre as linhas do texto – espaço 1,5 entre linhas Entre parágrafos – uma linha em brancoEntre parágrafos – uma linha em branco Entre linhas de citações longas, notas, referências, resumos, obras consultadas ou rodapé – espaço simples entre linhas.Entre linhas de citações longas, notas, referências, resumos, obras consultadas ou rodapé – espaço simples entre linhas.

42 Forma gráfica Outras Regras de Padronização - ABNT:Outras Regras de Padronização - ABNT: –Alinhamentos: Títulos c/ indicativos numéricos: alinhados com a margem esquerdaTítulos c/ indicativos numéricos: alinhados com a margem esquerda Títulos s/ indicativo numérico: centralizadosTítulos s/ indicativo numérico: centralizados Início de parágrafos: a 5 espaços (toques) da margemInício de parágrafos: a 5 espaços (toques) da margem Início de citação longa: a 16 toques da margem (aproximadamente 4 cm), obedecendo a regra de 5 espaços para a linha inicial (como nos parágrafos).Início de citação longa: a 16 toques da margem (aproximadamente 4 cm), obedecendo a regra de 5 espaços para a linha inicial (como nos parágrafos).

43 Referências Bastos, C., Keller, V., “Aprendendo a Aprender: Introdução à Metodologia Científica”, Petropólis: Editora Vozes, 2002Bastos, C., Keller, V., “Aprendendo a Aprender: Introdução à Metodologia Científica”, Petropólis: Editora Vozes, 2002 Furasté, P., “Normas técnicas para o trabalho científico, que todo mundo pode saber, inclusive você: Explicitação das Normas da ABNT – 11 ed. – Porto Alegre: s.n., 2002Furasté, P., “Normas técnicas para o trabalho científico, que todo mundo pode saber, inclusive você: Explicitação das Normas da ABNT – 11 ed. – Porto Alegre: s.n., 2002 Medeiros, F., “Metodologia do Trabalho Científico”, Apostila – Manaus: Cesf, 2002Medeiros, F., “Metodologia do Trabalho Científico”, Apostila – Manaus: Cesf, 2002

44 CITAÇÕES – NBR A partir da leitura da documentação existente sobre o assunto estudado, para dar ênfase a certos aspectos abordados, o estudioso usa citações ou pontos de vista de outros pesquisadores ao longo do texto ou em notas de rodapé. "Menção de uma informação extraída de outra fonte.“ (ABNT, 2002, p.1). Citação Direta Transcrição textual de parte da obra do autor consultado. Indicar a data e a página. Ex.: "Deve-se indicar sempre, com método e precisão, toda documentação que serve de base para a pesquisa, assim como idéias e sugestões alheias inseridas no trabalho." (CERVO; BERVIAN, 1978, p. 97).

45 Citações Citação Indireta Texto baseado na obra do autor consultado, consistindo em transcrição não textual da(s) idéia(s) do autor consultado. Indicar apenas a data, não havendo necessidade de indicação da página. Ex.: Barras (1979) ressalta que, apesar da importância da arte de escrever para a ciência, inúmeros cientistas não têm recebido treinamento neste sentido.

46 Citações Citação de Citação Transcrição direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original, ou seja, retirada de fonte citada pelo autor da obra consultada. Indicar o autor da citação, seguido da data da obra original, a expressão latina "apud", o nome do autor consultado, a data da obra consultada e a página onde consta a citação. Ex.: "O homem é precisamente o que ainda não é. O homem não se define pelo que é, mas pelo que deseja ser." (ORTEGA Y GASSET, 1963, apud SALVADOR, 1977, p. 160). Segundo Silva (1983 apud ABREU, 1999, p. 3) diz ser [... ]

47 Citações Um autor - citar o sobrenome e o ano. De acordo com Polke (1972), é função do pesquisador conhecer o que os outros realizaram anteriormente, a fim de evitar duplicações, redescobertas ou acusações de plágio. Dois a três autores - citar os respectivos sobrenomes separados por ponto e vírgula ‘;’, data da obra e página da citação. "Documento é toda base de conhecimento fixado materialmente e suscetível de ser atualizado para consulta, estudo ou prova." (CERVO; BERVIAN, 1978, p. 52).

48 Citações Mais de três autores - citar o sobrenome do primeiro autor seguido pela expressão ‘et al.’ Quanto ao uso de maiúsculas ao longo do texto, segundo Bastos et al. (1979) é recomendável a adoção das normas provenientes da Academia Brasileira de Letras.

49 Citações CITAÇÕES ATÉ 3 LINHAS - Deve ser inserida no parágrafo entre aspas duplas. Caso existir citação no interior de uma citação entre aspas duplas no texto original, substituí-las por aspas simples. Quando iniciadas com letra maiúscula, as citações devem ser precedidas por dois pontos (:) Ex.: Nessa perspectiva, podemos dizer, com que a rebeldia contra a coação externa das normas se constitui numa maneira de interiorizar os valores que impõem as normas “[...] fundamentais da convivência humana, de atributos essenciais da vida em sociedade, tão essenciais que foram desgastados pela própria vida em sociedade, que os rebeldes se insurgem”.(FORACCHI, 1972, p. 29)

50 Citações CITAÇÕES COM MAIS DE 3 LINHAS Colocar em parágrafo distinto, a 4cm da margem esquerda, com espaço simples, letra menor que a utilizada no texto e sem aspas. Mais de 150 anos depois daquele momento, as diferenças que separam os jovens de classes médias e altas dos jovens de classes subalternas se fizeram mais profundas, convertendo os jovens destas classes em excluídos ou marginalizados sociais, dado que hoje em dia, esses jovens tendem a conviver com realidades como pobreza, menor escolaridade, menor acesso à oportunidades laborais, maior chance de sofrer exploração no trabalho, desemprego, alcoolismo, dificuldades na família e/ou na escola entre outras tantas problemáticas as quais jovens de classe média ou alta dificilmente atravessam. (RACOVSCHIK, 2006, p. 2)

51 Citações Citação retirada de meio oral (comunicações, palestras, debates etc.): citar entre parênteses a expressão “informação verbal” informando os dados disponíveis somente em nota de rodapé. Ex.: A maioria das famílias dos abrigados realmente vive em situação de miserabilidade (informação verbal).

52 Citações Trabalhos em fase de elaboração ou trabalhos não publicados: se eventualmente citados, indica-se os dados bibliográficos disponíveis e acrescenta-se entre parênteses “em fase de elaboração” informando os dados disponíveis somente em nota de rodapé. Ex.: (modelo que consta na NBR 10520/2002, p. 2) “Plano de urbanização do Morro do Pavão, de autoria de José de Souza Carvalho outros, executado através do convênio TBAN/BCNF, 1978 (em fase de elaboração).”

53 Citações INFORMAÇÕES ADICIONAIS As citações textuais devem ser destacadas com aspas (até 3 linhas) ou graficamente (mais de 3 linhas). Entradas pelo sobrenome do autor, pela instituição responsável e pelo título incluído na sentença devem ser em letras maiúsculas e minúsculas. Entradas pelo sobrenome do autor, pela instituição responsável e pelo título, quando estiverem entre parênteses, devem ser em letras maiúsculas. REFERÊNCIA: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação: apresentação de citações em documentos. Rio de Janeiro, 2002.

54 Citações Elementos não originais em citação Sempre que desejar alterar a apresentação da citação original, o autor deve mencionar a modificação, esclarecendo-a por expressões entre colchetes. [...] Para indicar supressão de texto. Ex.:"O universal lógico do Direito é apresentado pelos neokantianos, de maneira estática [...], esvaziando daquela função constitutiva que as categorias desempenham em relação a experiência, e que [...] marca o valor do transcendentalismo kantiano.“ [?] ou [!] Para demonstrar dúvida [?] ou perplexidade [!] com a idéia do texto original. Ex.:Disse Afrânio Silva Jardim: "Divergindo da doutrina majoritária, entendemos que a Lei n.° 9.099/95 não mitigou o princípio da obrigatoriedade do exercício da ação penal pública condenatória" [!].

55 Metodologia do Trabalho Científico [sic] Para destacar erros ou incoerências contidas no original. Ex.:Lê-se nos autos de inquérito policial: "quando o ladrão pulou a serca [sic], logo os policiais o prenderam". [sem grifo no original] Para indicar destaque de texto inexistente no original. Ex.:Prossegue Afrânio Silva Jardim: "Na verdade, o legislador não deu ao Ministério Público a possibilidade de requerer o arquivamento do termo circunstanciado e das peças de informação que o instruírem quando presentes todas as condições para o exercício da ação penal" [sem grifo no original].

56 Metodologia do Trabalho Científico Palavras ou expressões latinas utilizadas em pesquisa apud: Significa "citado por". Nas citações é utilizada para informar que o que foi transcrito de uma obra de um determinado autor na verdade pertence a um outro. Ex.: (Napoleão apud Loi) ou seja, Napoleão "citado por" Loi et al. (et alli): Significa "e outros". Utilizado quando a obra foi executada por muitos autores. Ex.: Numa obra escrita por Helena Schirm, Maria Cecília Rubinger de Ottoni e Rosana Velloso Montanari escreve-se: SCHIRM, Helena et al.

57 Metodologia do Trabalho Científico ibid ou ibdem: Significa "na mesma obra". idem ou id: Significa "igual a anterior". In: Significa "em". ipsis litteris: Significa "pelas mesmas letras", "literalmente". Utiliza-se para expressar que o texto foi transcrito com fidelidade, mesmo que possa parecer estranho ou esteja reconhecidamente escrita com erros de linguagem.

58 Metodologia do Trabalho Científico ipsis verbis: Significa "pelas mesmas palavras", "textualmente". Utiliza-se da mesma forma que ipsis litteris ou sic. opus citatum ou op.cit.: Significa "obra citada" sic: Significa "assim". Utiliza-se da mesma forma que ipsis litteris ou ipsis verbis. supra: Significa "acima", referindo-se a nota imediatamente anterior.

59 Resumo Resumir é apresentar de forma breve, concisa e seletiva um certo conteúdo. Em um resumo você vai colocar com poucas palavras as idéias que o autor desenvolveu ao longo de um texto. Um resumo permitir recuperar rapidamente idéias, conceitos e informações, tornado mais fácil de entender, pois saberá encontrar num texto as idéias mais importantes. Um resumo deve ser: Breve e conciso: no resumo de um texto, por exemplo, devemos deixar de lado os exemplos dados pelo autor, detalhes e dados secundários. Pessoal: um resumo deve ser sempre feito com suas próprias palavras. Ele é o resultado da sua leitura de um texto Logicamente estruturado: um resumo não é apenas um apanhado de frases soltas. Ele deve trazer as idéias centrais (o argumento) daquilo que se está resumindo. Assim, as idéias devem ser apresentadas em ordem lógica, ou seja, como tendo uma relação entre elas. O texto do resumo deve ser compreensível. Existem vários tipos de resumo. Antes de fazer um resumo você deve saber a que ele se destina, para saber como ele deve ser feito. Em linhas gerais, costuma-se dizer que há 3 tipos usuais de resumo: o resumo indicativo, o resumo informativo e o resumo crítico (ou resenha).

60 Resumo Resumo Indicativo Indica apenas os pontos principais do texto, não apresentando dados qualitativos, quantitativos, etc. Resumo Informativo Informa suficientemente ao leitor, para que este possa decidir sobre a conveniência da leitura do texto inteiro. Expõe finalidades, metodologia, resultados e conclusões. Resumo crítico (resenha) Resumo redigido por especialistas com análise interpretativa de um documento. PARÁGRAFO Os períodos se organizam em parágrafos. Mas, diferente do período, o parágrafo não é uma organização essencialmente sintática. Ele tem uma função estética e também estrutural. O parágrafo é identificado no texto pelo seu inicio afastado da margem do papel, o que facilita tanto ao escritor como ao leitor, percebê-lo de forma isolada para que de modo analítico, capte as idéias principais do texto e posteriormente, sintetizá-las compreendendo então o texto num todo. Ele avisa o leitor de que está começando outro bloco de idéias, relacionado com o anterior e o posterior, se houver. O parágrafo é recurso visual, pois o nosso pensamento não é organizado na forma de parágrafos. Mas na hora de redigir, precisamos organizá-lo numa linguagem comum a nós e a nosso leitor.

61 Parágrafo Parágrafo Narrativo O parágrafo narrativo deve transmitir fielmente a intenção da narração. Ele tem como matéria o fato, ou seja, qualquer acontecimento de que o homem participe direta ou indiretamente. O relato de um episódio é composto por elementos como, enredo, personagens, ação, tempo, espaço, causa, conseqüência, foco narrativo, clímax e desfecho. Estes podem aparecer em sua totalidade ou parcialmente dentro de um parágrafo narrativo. È certo que todos os elementos nem sempre estarão contidos em um só parágrafo, sendo assim presentes em outras unidades da narração, contudo há a possibilidade destes serem observados num mesmo parágrafo, devido a capacidade do autor e sua perícia na utilização dos recursos de linguagem a ele disponibilizados. O parágrafo narrativo tem como núcleo o incidente, o fato ocorrido, nele também, geralmente, não se tem o tópico frasal explicito, pois este está diluído implicitamente no ordenamento da narração.

62 Parágrafo Parágrafo Descritivo É aquele que descreve o objeto, ser, paisagem ou até mesmo um sentimento. Tal descrição se dá pela apresentação das características predominantes e pelo detalhamento destas. É, portanto o objeto matéria da descrição. Uma descrição perfeitamente realizada, não se mostra pelas minúcias descritivas do objeto. A descrição deve apresentar o ângulo do qual será feita a descrição, não só o físico, mas também a atitude da observação. Quanto ao objeto a ser descrito, deve o autor apresentar o posicionamento físico deste, de forma a permitir o leitor que crie o cenário em sua mente. Essa apresentação se dá pela disposição ordenada dos detalhes, o que cria uma cadeia de idéias que será absorvida pelo leitor. A descrição deve abranger também a paisagem ou ambiente, e não como resultado de mera observação, mas como de um contágio efetivo da natureza ou ambiente sobre o autor, o que integra ao quadro e permite maior dinâmica a descrição.

63 Resenha crítica, Resenha descritiva e Resenha temática Na resenha acadêmica crítica, os oito passos a seguir formam um guia ideal para uma produção completa: 1 - Identifique a obra: coloque os dados bibliográficos essenciais do livro ou artigo que você vai resenhar; 2 - Apresente a obra: situe o leitor descrevendo em poucas linhas todo o conteúdo do texto a ser resenhado; 3 - Descreva a estrutura: fale sobre a divisão em capítulos, em seções, sobre o foco narrativo ou até, de forma sutil, o número de páginas do texto completo; 4 - Descreva o conteúdo: Aqui sim, utilize de 3 a 5 parágrafos para resumir claramente o texto resenhado; 5 - Analise de forma crítica: Nessa parte, e apenas nessa parte, você vai dar sua opinião. Argumente baseando-se em teorias de outros autores, fazendo comparações ou até mesmo utilizando-se de explicações que foram dadas em aula. É difícil encontrarmos resenhas que utilizam mais de 3 parágrafos para isso, porém não há um limite estabelecido. Dê asas ao seu senso crítico. 6 - Recomende a obra: Você já leu, já resumiu e já deu sua opinião, agora é hora de analisar para quem o texto realmente é útil (se for útil para alguém). Utilize elementos sociais ou pedagógicos, baseie-se na idade, na escolaridade, na renda etc. 7 - Identifique o autor: Cuidado! Aqui você fala quem é o autor da obra que foi resenhada e não do autor da resenha (no caso, você). Fale brevemente da vida e de algumas outras obras do escritor ou pesquisador. 8 - Assine e identifique-se: Agora sim. No último parágrafo você escreve seu nome e fala algo como “Acadêmico do Curso de Técnico em Informática da UNIESP - IESA”.

64 Resenha Na resenha acadêmica descritiva, os passos são exatamente os mesmos, excluindo-se o passo de número 5. Como o próprio nome já diz, a resenha descritiva apenas descreve, não expõe a opinião o resenhista. Finalmente, na resenha temática, você fala de vários textos que tenham um assunto (tema) em comum. Os passos são um pouco mais simples: 1 - Apresente o tema: Diga ao leitor qual é o assunto principal dos textos que serão tratados e o motivo por você ter escolhido esse assunto; 2 - Resuma os textos: Utilize um parágrafo para cada texto, diga logo no início quem é o autor e explique o que ele diz sobre aquele assunto; 3 - Conclua: Você acabou de explicar cada um dos textos, agora é sua vez de opinar e tentar chegar a uma conclusão sobre o tema tratado; 4 - Mostre as fontes: Coloque as referências Bibliográficas de cada um dos textos que você usou; 5 - Assine e identifique-se: Coloque seu nome e uma breve descrição do tipo “Acadêmico do Curso de Técnico em Informática Uniesp - IESA”.


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