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1 ADM003 – Teoria Geral das Organizações III Professora Michelle Luz Unidade II Administração Participativa.

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1 1 ADM003 – Teoria Geral das Organizações III Professora Michelle Luz Unidade II Administração Participativa

2 2 Na Aula de Hoje…  Origens da Administração Participativa  Gestão Participativa e Participação  Tipos de participação  Indireta  Direta  Participação, Envolvimento e Comprometimento  Limitações da Abordagem

3 3 Origens da AP  AP inventada pelos japoneses?  Grécia  Democracia  II GGM  Forma concreta e utilização pelas organizações

4 4 Qual a principal razão para as empresas utilizarem a Administração Participativa?

5 5 Origens da AP Estruturas hierárquicas e autocráticas Estruturas flexíveis e democráticas Eficiência e Economia Número de Cargos de Chefia “A AP aprimora a satisfação e a motivação no trabalho e contribui para o melhor desempenho e competitividade das organizações.”

6 6 Origens da AP  Década de 70  Produção norte-americana não acompanhava demais países  Perda de competitividade  AP como fator diferenciador  Organizações informais  Como lidar?  Quebra da rigidez organizacional para adaptação a situações mutáveis

7 7 Origens da AP  Organizações informais Autodireção Menos ações diretivas/mais participação na determinação de objetivos Autocontrole Maior liberdade em assumir riscos da tarefa sem interferências Criatividade Maior oportunidade de contribuir com suas idéias

8 8 Origens da AP  Organizações informais Delegação Liberdade de decisão com a informação disponível Participação Ouvir e ser ouvido/ Engajamento na planejamento e execução Resultados Sentir que está realizando/ver o produto do trabalho

9 9 Origens da AP  Influência da estrutura econômica  Reestruturação do Capitalismo  Variáveis em estado de mudança  Exigência de qualidade competitiva  Nova qualidade dos trabalhadores Modificação do papel do trabalhador no processo Enfrentar situações imprevisíveis/ inéditas Evidenciar origem de problemas e resolvê-los Criativos e inteligentes Participativo e polivalente

10 10 Origens da AP O que é participação “(...) um caso especial de delegação, na qual o subordinado obtém maior controle, maior liberdade de escolha em relação às suas próprias responsabilidades.” (Ferreira et al)

11 11 Origens da AP O que é Administração Participativa “(...) modelo de gestão humanizada que emprega participativamente o trabalho e o talento humano, e se baseia na eqüitativa convergência de interesses de fornecedores, empregados, clientes, tendo como objetivo criar melhores condições para a organização cumprir seu papel social de produzir resultados adequados aos seus propósitos e satisfazer convenientemente às necessidades da sua comunidade. ” (Ferreira et al)

12 12 Tipos de Participação  Direta  Direcionada à pessoa, considerada individualmente  Indireta  Direcionada ao trabalhador, considerada coletivamente  Negociação coletiva  Comitê de empresa  Co-gestão  Auto-gestão

13 13 Tipos de Participação  Direta  Objetivo: manter a harmonia organizacional  Esclarecimento de metas e objetivos  Canalização correta dos esforços  Resultados positivos  Círculos de Controle de Qualidade  Planejamento Participativo  Processos grupais para decisão e ação

14 14 Tipos de Participação  Círculos de Controle de Qualidade “Discussão dos problemas surgidos na execução do trabalho. Nível operacional da empresa. Melhoria da qualidade e produtividade.”  Planejamento participativo “Participação em decisões estratégicas.”  Processos grupais “Reunião interna para problemas organizacionais.”

15 15 Tipos de Participação  Indireta  Voltada para decisões distributivas da empresa  Representantes escolhidos  Negociação coletiva ou collective bargainning  Comitê de empresa  Co-gestão  Auto-gestão

16 16 Tipos de Participação  Negociação coletiva ou collective bargainning Sindicatos Sindicatos Lei Lei Consciência de poder Consciência de poder Barganha entre interesses sindicais e empresariais Barganha entre interesses sindicais e empresariais VantagensDesvantagens Maior poder de pressão e influência nas decisões distributivasSó ocorrem em momentos de crise Maior força e caráter político Distância entre as partes exige canais diferenciados de comunicação Líderes, em geral, estão fora da empresa e não sofrem pressões pessoais Gera dependência dos líderes sindicais Reivindicações ultrapassam fronteiras da empresa É a forma mais desprezada pelas empresas pelo seu caráter de oposição

17 17 Tipos de Participação  Comitê de empresa Consultivo e administração (não implica poder) Consultivo e administração (não implica poder) Funcionários indicados para representação Funcionários indicados para representação Informações sobre anseios, ideias, etc. Informações sobre anseios, ideias, etc. Aumento do fluxo de informação para a gerência Aumento do fluxo de informação para a gerência Imposibilidade de pressão Imposibilidade de pressão

18 18 Tipos de Participação  Co-gestão Decisões sociais, de pessoal e econômicas Decisões sociais, de pessoal e econômicas Confidencialidade em relação às informações Confidencialidade em relação às informações Exigência de deveres de paz Exigência de deveres de paz Interferência (fixação de horas, pagamentos, escala de férias) Interferência (fixação de horas, pagamentos, escala de férias) Administração de pessoal Administração de pessoal Redistribuição de poder Redistribuição de poder

19 19 Tipos de Participação  Autogestão Realização do trabalho de forma livre e criativa Realização do trabalho de forma livre e criativa Controle integral do produto e do processo Controle integral do produto e do processo Divisão do trabalho posterior à participação Divisão do trabalho posterior à participação Desaparecimento das relações de dominação (Todos mandam e todos obedecem) Desaparecimento das relações de dominação (Todos mandam e todos obedecem) Princípio da igualdade instituindo a democracia Princípio da igualdade instituindo a democracia

20 20 Participação, Envolvimeto e Comprometimento Participação Amplo. Criação de oportunidades para que as pessoas influenciem decisões que as afetarão. É um caso especial de delegação. EnvolvimentoComprometimento Forte crença e aceitação dos valores objetivos da organização, estar disposto a exercer um esforço considerável em benefício da organização

21 21 Limitações à Teoria  Motivação e satisfação variam  Dependência do envolvimento emocional  Demanda por participação depende do poder trazido  Estrutura da organização  Diferença entre tarefas  Necessidades de decisões unilaterais

22 22 O que vem por aí… AdministraçãoEstratégica


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