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Professora Michelle Luz

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Apresentação em tema: "Professora Michelle Luz"— Transcrição da apresentação:

1 Professora Michelle Luz
TCC1 AULA 9 Professora Michelle Luz

2 Pesquisa-Ação Kurt Lewin 1946 Abordagem pioneira
Geração da teoria com mudança social Ação do pesquisador em um sistema social

3 Pesquisa-Ação Pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou uma resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo. (Thiollent, 2005)

4 Pesquisa-Ação Participação das pessoas implicadas no problema
Ação real dos participantes do problema Observação participante Relações comunicativas com pessoas / grupos da situação investigada

5 Características da Pesquisa-Ação
PESQUISA COM AÇÃO AO INVÉS DE PESQUISA SOBRE AÇÃO Estudo da resolução de assuntos importantes Processo cíclico Planejamento Tomada da ação Avaliação da ação

6 Características da Pesquisa-Ação
PARTICIPATIVA Participação ativa dos membros envolvidos no ciclo Participante Entendimento adequado da realidade social ou organizacional Compreensão do trabalho Reprodução do papel dos atores

7 Características da Pesquisa-Ação
SEQUÊNCIA DE EVENTOS E UMA ABORDAGEM PARA A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS Coleta de dados, realimentação de dados para interessados, análise de dados, planejamento de ações, tomada de ações, avaliação de ações, nova coleta de dados Método científico na descoberta do fato e experimentação para os problemas práticos

8 Características da Pesquisa-Ação
Solução de um problema Contribuição para a ciência Aumentar o conhecimento do pesquisador e dos envolvidos

9 Características da Pesquisa-Ação
Pesquisadores tomam ações e trabalham ativamente por elas Cooperação entre pesquisador e pessoal da empresa Visão holística Pesquisador com visão geral

10 Características da Pesquisa-Ação
Pode incluir todos os tipos de técnica de coleta Quantitativas e qualitativas Requer pré-entendimento do ambiente empresarial Planejamento / entendimento / implementação de mudanças

11 Pesquisa-Ação Descrição do desdobramento de uma série de ações ao longo do tempo Como e porquê a ação de um membro pode mudar ou melhorar o trabalho Propósito Mudar um sistema organizacional no qual participantes estão envolvidos

12 Pesquisa-Ação Forma de investigação pautada em ações de seus participantes e em suas reflexões críticas a respeito das consequências de suas ações

13 Objetivos da Pesquisa-Ação
Prático Contribuição para o equacionamento do problema central do estudo Científico / conhecimento Obtenção de informações de difícil acesso por outros procedimentos Aumento do conhecimento (teoria) em determinadas situações

14 Implementação da Pesquisa-Ação
Compreensão do contexto e da proposta Pré-passo Coletar Realimentar Analisar Planejar Implementar Avaliar Passos Principais Monitoramento Meta-passo

15 Implementação da Pesquisa-Ação

16 Compreensão do Contexto e da Proposta
Por que o projeto é necessário ou desejável? Quais são as forças econômicas, políticas, sociais e técnicas que governam a necessidade para ação?

17 Compreensão do Contexto e da Proposta
Por que a ação é digna de ser estudada? Qual a contribuição esperada para desenvolver o conhecimento?

18 Coleta de Dados Diferentes formas
Interação ativa entre pesquisador e objeto de estudo DADOS “HARD” DADOS “SOFT” COLETA: Estatística operacional Informes financeiros Relatórios d Marketing e Observação Discussões Entrevistas

19 Análise de Dados Análise colaborativa
Pesquisador + membros do sistema cliente Clientes conhecem melhor a empresa O que vai funcionar? Responsáveis por implementar e seguir as ações

20 Planejamento da Ação O que precisa mudar?
Em que partes da organização? Que tipo de mudanças são necessárias? Que tipo de apoio é necessário? Qual é a resistência a ser gerada?

21 Implementação da Ação O que precisa ser feito ou transformado para solucionar determinado problema Realização de mudanças desejadas Cumprimento de planos de forma colaborativa

22 Avaliação da Ação Reflexão sobre os resultados da ação
Revisão do processo para o próximo ciclo de planejamento Chave para o aprendizado

23 Monitoramento Todos os ciclos
Cada ciclo da pesquisa-ação conduz a outro Aprendizagem contínua Ciclos ocorrem periodicamente De acordo com a implementação das ações

24 Construção da Teoria Propósito e racionalidade da pesquisa Contexto
Método de investigação Conteúdo e resultados Auto-reflexão e aprendizagem do pesquisador Extrapolação para conteúdo mais amplo

25 Soft System Methodology
Método de investigação dentro do sistema Utilização Planejamento e implementação de mudanças Desenvolvimento de sistemas complexos

26 Características da SSM
Participação dos integrantes do sistema Estruturação e organização do processo Imaginação e inovação Análise e lógica

27 Principais Etapas da SSM

28 Principais Etapas da SSM
1) Examinar a situação problema Exame preliminar do problema Entendimento do funcionamento atual do sistema Delimitação do escopo Delimitação das pessoas a serem entrevistadas

29 Principais Etapas da SSM
2) Representar graficamente a situação Coleta de dados para representação gráfica Entrevistas, observações e questionários Uso de fluxograma, mapofluxograma

30 Principais Etapas da SSM
3) Imaginar e nomear sistemas relevantes Busca de novas formas de enxergar o problema Elaboração da descrição de origem Descrição verbal da implicação da escolha do sistema relevante Inclusão Clientes e atores Restrições ambientais O que o sistema transforma

31 Principais Etapas da SSM
4) Descrever o modelo conceitual Como deveria ser o sistema Cumprimento dos requisitos definidos na etapa 3 Concordância entre pesquisadores e atores de que o modelo conceitual é útil para melhorar o sistema atual

32 Principais Etapas da SSM
5) Comparar a representação gráfica com o modelo conceitual Etapas 2 e 4 Busca de atividades que fazem parte do modelo conceitual, mas não ocorrem no modelo real e vice-versa Resultado: Lista de possíveis mudanças

33 Principais Etapas da SSM
6) Debater a lista de mudanças Entre participantes do sistema Mudanças desejáveis pelo sistema e culturalmente viáveis

34 Principais Etapas da SSM
7) Implementar as mudanças definidas


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