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NA ROTA DO FUTURO O QUE É NECESSÁRIO PARA SOBREVIVER NESTES TEMPOS TÃO CONCORRIDOS E EXIGENTES POR COMPETÊNCIA? COMO SERÁ O VAREJO NESTE SÉCULO? E OS PROCESSOS.

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1 NA ROTA DO FUTURO O QUE É NECESSÁRIO PARA SOBREVIVER NESTES TEMPOS TÃO CONCORRIDOS E EXIGENTES POR COMPETÊNCIA? COMO SERÁ O VAREJO NESTE SÉCULO? E OS PROCESSOS DE MANUFATURA, COMO ATUARÃO? E O CONSUMIDOR, CADA VEZ MAIS CRITERIOSO POR ATENÇÃO? E A LOGÍSTICA, COMO SE POSICIONARÁ? VEJA NESTA ANÁLISE PISTAS PARA A SUA SOBREVIVÊNCIA

2 QUEM É O CONSUMIDOR QUE VAI DETERMINAR COMO SERÁ O VAREJO DAQUI A DEZ ANOS?  É UM ENTE TECNOLÓGICAMENTE MUTANTE E POLITICAMENTE EXIGENTE.  CONSUMIDORES LIGADOS EM REDE EXIGINDO CADA VEZ MAIS A PLENA PERSONALIZAÇÃO E SATISFAÇÃO IMEDIATA.

3  NO FUTURO, A ÚNICA CERTEZA PERMANENTE PARA O VAREJO EM GERAL PASSA A SER A INOVAÇÃO.  A AUTOMAÇÃO COMERCIAL VEIO PARA FICAR, COMO EXIGÊNCIA DO ENTE TECNOLOGICAMENTE MUTANTE.

4 CONSUMIDOR 2000 NOVOS HÁBITOS: REDUÇÃO DA FIDELIDADE DO CONSUMIDOR; MUDANÇAS DE PADRÕES DE COMPRA; AUMENTO DA FREQUÊNCIA DE COMPRA; VALORIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE CONVENIÊNCIA; REDUÇÃO DO NÚMERO DE REFEIÇÕES PREPARADAS EM CASA; DIMINUIÇÃO DO TAMANHO DA FAMÍLIA.

5 HIPERCAPITALISMO UMA NOVA INFRA-ESTRUTURA PARA A ECONOMIA:  A INTERNET, COMO BASE DE UMA PARCELA CRESCENTE DA ATIVIDADE ECONÔMICA;  INFORMAÇÃO, PROFUNDA, RICA E DISPONÍVEL AO PÚBLICO;  TODO NEGÓCIO E A MAIORIA DOS SERES HUMANOS NO PLANETA.

6 HIPERCAPITALISMO UMA NOVA ARQUITETURA :  GRUPOS DE EMPRESAS ESPECIALIZADAS TRABALHANDO EM CONJUNTO (CADEIA DE NEGÓCIOS);  AS EMPRESAS OFERECENDO PRODUTOS SUPERIORES, PREÇOS COMPETITIVOS, OU AMBOS;  NOVOS MODELOS DE NEGÓCIOS E FORMAS DIFERENTES DE COM- PETIR.

7 HIPERCAPITALISMO A NOVA MÃO-DE-OBRA:  PROVOCARÁ UM GRANDE IMPACTO NA SOCIEDADE;  INCRIVELMENTE MAIS QUALIFICADA NAS TECNOLOGIAS DIGITAIS;  ESTILO INTERATIVO E COLABORATIVO DE FAZER AS COISAS.

8 OS NEGÓCIOS DO AMANHÃ SÃO BASEADOS:  NO CONHECIMENTO;  NA CAPACIDADE DE RELACIONAMENTO COM OUTRAS EMPRESAS E COM AS COMUNIDADES QUE AS RODEIAM;  NO EMPREENDEDORISMO EM ESTADO PURO;  NOS TALENTOS EM ABUNDÂNCIA;  NA CAPACIDADE DE TRANFORMAR IDÉIAS INOVADORAS EM VALOR.

9 O ESCRITÓRIO EM CASA  AS FACILIDADES DE COMUNICAÇÃO E OS PROBLEMAS DE TRÂNSITO VÃO MUDAR AS RELAÇÕES DE TRABA- LHO;  PARA CADA 5 PROFISSIONAIS COM CARTEIRA ASSINA- DA HAVERÁ 3 TRABALHANDO EM CASA COM ESCRI- TÓRIOS INDIVIDUAIS;  COMPUTADORES E IMPRESSORAS TERÃO DE SE ADAPTAR A ESSA NOVA REALIDADE.

10 A PROPAGAÇÃO DO BATOM  A PARTICIPAÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO CADA VEZ MAIOR;  A MULHER ABANDONARÁ A COORDENAÇÃO DO TRABALHO DOMÉSTICO;  PRODUTOS PRONTOS OU SEMI-PRONTOS TERÃO MAIS ESPAÇO NOS FREEZERS E NAS GELADEIRAS;  EMBALAGENS DESCARTÁVEIS SERÃO CADA VEZ MAIS UTILIZADAS.

11 CABELOS GRISALHOS NOS BRASILEIROS  A EXPECTATIVA DE VIDA VAI SER MAIOR NO BRASIL;  A IDADE MÉDIA DA POPULAÇÃO DEVE SALTAR DE 26 ANOS PARA 32 À 35 ANOS NOS PRÓXIMOS ANOS;  REFLEXOS DA MUDANÇA SERÃO MAIS EVIDENTES NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA;  AUMENTO DO NÚMERO DE LANÇAMENTOS DE REMÉ- DIOS GERIÁTRICOS.

12 PASSAPORTE PARA A COMPETITIVIDADE  AS ALÍQUOTAS DE IMPORTAÇÃO DEVEM FICAR PRÓ- XIMAS DE 20%;  OS BLOCOS ECONÔMICOS (NAFTA, COMUNIDADE ECO- NOMICA EUROPÉIA) PODEM CRIAR DIFICULDADES PA- RA ENTRADA DE PRODUTOS BRASILEIROS;  O PAÍS TERÁ QUE CONVIVER COM UMA ECONOMIA CA- DA VEZ MAIS GLOBALIZADA E COMPETITIVA;  ALGUMAS GRANDES EMPRESAS BRASILEIRAS JÁ PRO- CURAM OPERAÇÕES EM OUTROS PAÍSES.

13 A FORÇA DO VERDE NOS NEGÓCIOS  O MEIO AMBIENTE DEIXARÁ DE SER MOVIMENTO SOCIAL PARA SE TORNAR UMA EXIGÊNCIA LEGAL NOS NEGÓCIOS;  NA ALEMANHA, INSTITUIU UMA LEGISLAÇÃO QUE IMPEDE A IMPORTAÇÃO DE PRODUTOS COM EMBA- LAGENS AGRESSIVAS AO MEIO AMBIENTE;  AS EMPRESAS TERÃO DE INVESTIR EM EMBALA- GENS RECICLÁVEIS OU BIODEGRADÁVEIS.

14 O BRASILEIRO CONSUMINDO MAIS   AUMENTO DO CONSUMO PER CAPTA DE BENS E SERVIÇOS DEVE CRESCER MAIS DE 30% NOS PRÓ- XIMOS DEZ ANOS;  A MAIOR PARCELA DE COMPRAS NOS SUPERMER- CADOS E PADARIAS;  AS INDÚSTRIAS DE ALIMENTAÇÃO, TERÃO AMPLO MERCADO DE PRODUTOS BÁSICOS.

15 O BRASIL GANHA NOVOS MERCADOS  OS INVESTIMENTOS DO GOVERNO NA AGRICULTU- E NO CAMPO SOCIAL DEVEM DESLOCAR-SE CADA VEZ MAIS PARA AS REGIÕES POBRES DO PAÍS OU POUCO POVOADAS;  AS EMPRESAS DEVEM APROVEITAR PARA INSTALAR BASES DE OPERAÇÕES EM TERRAS DE BAIXO VALOR COMERCIAL.

16 SISTEMA DE PRODUÇÃO ENXUTA  ENTREGA JUST IN TIME;  BAIXOS INVENTÁRIOS;  ESFORÇOS CONCENTRAM A ATENÇÃO NA MELHORIA DA QUALIDADE DE INFORMAÇÃO;  MANUTENÇÃO DE RÍGIDO CONTROLE SOBRE O PRO- CESSO DE PRODUÇÀO;  REDUÇÃO DO LEAD-TIME E TEMPO DO CICLO DE CADA ESTÁGIO;  REDUÇÃO DO TAMANHO DO LOTE E TEMPO DE SETUP;  REDUÇÃO DO CICLO DE DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO

17 PRODUÇÃO ENXUTA ABRANGE COOPERAÇÃO COM FORNECEDORES :  QUESTÕES DA QUALIDADE E PROJETOS PARA MANU- FATURA;  ASSEGURAR FACILIDADE DE MANUFATURA;  QUALIDADE E CONFIABILIDADE DE SERVIÇOS.

18 POSTPONEMENT ADIAMENTO E/OU QUALQUER COMPLEMENTAÇÃO DO PRODUTO, ATÉ QUE O CONSUMIDOR EFETIVA- MENTE O SOLICITE.

19 LOGÍSTICA EM TODOS OS TEMPOS  A GESTÃO DE RECURSOS FINITOS;  LIMITES ESCASSOS DE TEMPO;  ESTRUTURAS COMPLEXAS;  SOLUÇÕES SIMPLES.

20 LOGÍSTICA EM TODOS OS TEMPOS FATORES DETERMINANTES:  A IMPOSSIBILIDADE DE ERRO;  A INEXISTÊNCIA DA HIPÓTESE DE UMA SEGUNDA TENTATIVA

21 LOGÍSTICA NOS ANOS 2000 SAI DE UMA SOLUÇÃO QUE GERENCIA A EMPRESA PARA UMA SOLUÇÃO QUE GERENCIA RELAÇÕES ENTRE MUITAS EMPRESAS.

22 LOGÍSTICA NOS ANOS 2000  NOS PAÍSES MAIS DESENVOLVIDOS A SUPERAÇÃO DO “SUPPLY CHAIN” SOBRE A “LOGÍSTICA INTEGRADA”;  É MAIS ABRANGENTE COM ADMINISTRAÇÃO EM TRÊS FOCOS: ESTRATÉGICA PLANEJAMENTO OPERAÇÃO.

23 LOGÍSTICA x SUPPLY CHAIN É PRECISO DISTINGUIR:  SUPPLY CHAIN É UM POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO, ADOTADO OU NÃO, DEPENDENDO DA ESTRUTURA DA EMPRESA;  LOGÍSTICA É A FUNÇÃO QUE FACILITA ESSA POSTURA (MEIO FÍSI- CO E A TECNOLOGIA) INERENTES AO PROCESSO;

24 AS EMPRESAS  PRECISAM ADMINISTRAR CUSTOS;  INOVAR EM SEUS MODELOS EMPRESARIAIS;  SER ÁGEIS COMO NUNCA.

25 AS EMPRESAS O GRANDE DESAFIO: CRIAR MECANISMOS DE ALTO DESEMPENHO A FIM DE AGREGAR VALOR PARA O CONSUMIDOR E PARA O ACIONISTA.

26 LUCRATIVIDADE É O RESULTADO DO PONTO DE EQUILÍBRIO PROPOR- CIONADO PELA REDUÇÃO DE CUSTOS LOGÍSTICOS E MANUTENÇÃO DO NÍVEL DE SERVIÇO AO CLIENTE.

27 REDUÇÃO DE CUSTOS DECORRERÁ DAS MELHORES PRÁTICAS:  DO USO DOS MAIS AVANÇADOS E ADEQUADOS EQUIPAMENTOS;  DO USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO;  ELIMINAÇÃO DE DESPERDÍCIOS, DEFEITOS E ATRASOS;  ESTÍMULO AO APERFEIÇOAMENTO ORGANIZACIONAL CONTÍNUO.

28 O FUTURO DO VAREJO PRECISA NO PRESENTE:  A INOVAÇÃO TECNOLÓGICA;  REDUZIR FILAS;  ETIQUETAR MERCADORIAS

29  OS SUPERMERCADOS ACEITAM O DESAFIO DAS COMPRAS ENTREGUES EM CASA;  PRATICAMENTE METADE DAS REDES EDITAM CATÁLOGOS IMPRESSOS OU ELETRÔNICOS;  O CONSUMIDOR FAZ COMPRAS POR COMPUTA- DOR, POR TELEFONE OU POR FAX. VALOR MÉ- DIO DO PEDIDO (NOS EUA) É US$ 77,50  AQUI, VÁRIAS REDES DE SUPERMERCADOS JÁ UTILIZAM O SISTEMA DELIVERY – SERVIÇO DE ENTREGA DOMICILIAR

30  O CONSUMIDOR BRASILEIRO PÓS – REAL CAMINHA RUMO À LOJA VIRTUAL.  TEM PRESSA NA LOJA CONVENCIONAL.

31 AS PRINCIPAIS QUEIXAS DO CONSUMIDOR NO SUPER- MERCADO BRASILEIROS SÃO:  AS FILAS NOS CAIXAS (56%),  SUPERMERCADO LOTADO (41%),  FALTA DE EMPACOTADORES (35%)  FALTA DE PREÇOS NOS PRODUTOS (32%) FONTE: NIELSEN

32 VAREJO 2010 ESTARÁ PLUGADO ON LINE COM FORNECEDORES E CONSUMIDORES; DEPÓSITOS OPERADOS POR ROBÔS; AS GÔNDOLAS SÓ TERÃO OS RÓTULOS; O CLIENTE RECEBE OS PRODUTOS JÁ EMBALADOS NA SAÍDA DA LOJA.

33 VAREJO 2010 O CARRINHO DE COMPRAS DESAPARECE; OS CAIXAS VIVOS SERÃO SUBSTITUÍDOS POR CHECK-OUTS, TOCADOS POR CARTÕES INTELIGENTES; UM CORTE DE 43% NO PESSOAL EMPREGADO; UM CORTE DE 66% NO TEMPO DE ATENDIMENTO.

34 HIPER - MERCADOS ABÍLIO DINIZ (GRUPO PÃO DE AÇUCAR) : “SEGUEM O CONCEITO MODERNO, DA COMUNIDADE, DO AUTOMÓVEL, DOS CAIXAS RÁPIDOS, DA SOFISTI- CAÇÃO LOGÍSTICA, DOS CUSTOS BAIXOS E, PRINCI- PALMENTE, DOS PREÇOS BAIXOS”.

35 VAREJO ATUAL RAZÕES QUE FAZEM O CONSUMIDOR ABANDONAR UMA LOJA: PREÇO ALTO EM RELAÇÃO À CONCORÊNCIA (37%); FALTA DE VARIEDADES DE PRODUTOS (17%); ATENDIMENTO RUIM (10%). FONTE: NIELSEN

36 A PESQUISA MOSTRA NOS ESTADOS UNIDOS: DOIS TERÇOS DAS COMPRAS EFETUADAS NÃO HÁ PLA- NEJAMENTO DO CLIENTE; AS MARCAS ADQUIRIDAS, SÃO OFERECIDAS NA HORA DA COMPRA; O CLIENTE É MOTIVADO PARA AS MARCAS EM PROMO- ÇÕES LOCAIS, FALTA DE MARCA DESEJADA, OUTROS. FONTE :THOMPSON LEEDS

37 OUTRA PESQUISA AMERICANA NOS ESTADOS UNIDOS: AS PESSOAS VIVEM NAS MESMAS CIRCUNVIZINHAN- ÇAS, EM TORNO DE CINCO ANOS E MEIO; O VALOR DE UM CLIENTE PARA UM SUPERMERCADO É MUITO ALTO PARA SER DESPREZADO.

38 SUPERMERCADO SE ALGUÉM VAI 7,3 VEZES POR MÊS E CADA COMPRA É NO VALOR DE US$ 16,00 EM CINCO ANOS E MEIO, SERÃO US$ 8.961,48

39 A FIDELIDADE DO CLIENTE FAZER TUDO NO SENTIDO DE PREPARAR A EMPRESA E CADA FUNCIONÁRIO DENTRO DELA, PARA UM EXCE- LENTE SERVIÇO AO CLIENTE.


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