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Teoria Geral da Administração

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Apresentação em tema: "Teoria Geral da Administração"— Transcrição da apresentação:

1 Teoria Geral da Administração
A Próxima Geração Teoria Geral da Administração

2 O futuro Flexibilidade Virtualidade Tecnologia Conhecimento

3 Bruce Tulgan Ex-advogado e fundador da consultoria Rainmaker. Geração X Jovens são diferentes das gerações anteriores e adotam uma abordagem diferente no trabalho.

4 Bruce Tulgan “Tulgan refere que esta geração é caracterizada como sendo confiante, optimista, independente, moderada, inteligente, orientada por objectivos, mestres na Internet e nos computadores pessoais». Define-os mesmo como a geração da auto-estima. No trabalho, segundo aquele especialista, eles são leais apenas aos gestores que reconhecem valor, tem uma atitude de abertura, tolerância, e trazem consigo uma nova onda de voluntarismo para as empresas.”

5 Bruce Tulgan Administrar essa geração X requer uma nova maneira baseada em oportunidades de aprendizado e responsabilidade criativa

6 Robert Kaplan e David Norton
Balanced Scorecard: método para medir performance dos negócios Leva em conta variáveis intangíveis, como a satisfação do consumidor Fornece medida realista do que é importante para os empregados, cria visibilidade para a estratégia e mostra um balanço do que está ocorrendo na organização.

7

8 Balanced Scorecard- componentes
Mapa estratégico Descreve a estratégia da empresa através de objetivos relacionados entre si e distribuídos nas quatro dimensões (perspectivas). Objetivo estratégico O que deve ser alcançado e o que é crítico para o sucesso da organização. Indicador Como será medido e acompanhado o sucesso do alcance do objetivo. Meta O nível de desempenho ou a taxa de melhoria necessários. Plano de ação Programas de ação-chave necessários para se alcançar os objetivos.

9 Richard Pascale Poder: empregados podem influenciar a empresa?
Quatro conceitos desenvolvidos para distinguir como as empresas se adaptam e são dirigidas: Poder: empregados podem influenciar a empresa? Identidade: indivíduos se identificam com a empresa? Disputa: como os conflitos são negociados? Aprendizado: como a empresa desenvolve novas idéias? Respostas posItivas = AGILIDADE Principal competência do futuro

10 Christopher Barnatt A Organização Virtual
Práticas de trabalho flexíveis facilitadas pelas novas técnicas de comunicação Empresa não é uma estrutura rígidas mas uma rede de recursos a ser assimilados ou ignorados de acordo com as necessidades do mercado.

11 Arie de Geus Identificou as chamadas companhias sobreviventes;
Estas não são resultados de retornos imediatos; Seu longo tempo de vida deve-se a características particulares, são elas:

12 Arie de Geus

13 Arie de Geus Espaço para empregados exporem suas idéias
Adaptação de acordo com o meio Identidade, cultura corporativa

14 Arie de Geus Companhias devem permitir que as pessoas cresçam:
-Valorizando as pessoas; -Respeitando inovações; -Organização para aprender e não para ordenar procedimentos; -Esforçando-se para perpetuar a comunidade antes de qualquer outro interesse;

15 Arie de Geus

16 Arie de Geus Mas isso não é querer meter à força a biologia numa área que se tem dado bem ao viver da economia? A.G. - A meu ver é preciso, exactamente, que as empresas saiam da prisão da linguagem 'económica'. Isto pode parecer um paradoxo. Dito de outra forma, as empresas tendem a morrer cedo porque os seus líderes e quadros se concentram na 'produção' e no lucro e se esquecem que a empresa é uma instituição - como outras - que é uma comunidade de seres humanos que deveria estar no negócio para sobreviver, e não para morrer passado algum tempo. A biologia, definitivamente, tem uma linguagem mais adequada do que a economia.

17 Gareth Morgan Imaginação
Escreve sobre novos estilos de organização e pensamentos para gestores em tempos incertos. Imaginação Aumenta habilidades para entender situações de maneiras novas

18 Gareth Morgan "Todas as teorias de organização e de administração são baseadas nas imagens ou metáforas implícitas que nos induzem a ver, entender e imaginar situações de maneira parcial. Metáforas criam insight. Mas elas também distorcem. Elas têm pontos fortes. Mas também têm limitações. Ao criar condições de enxergar, elas criam maneiras para não enxergar. Por isso pode não ter nenhuma teoria ou metáfora que forneça o ponto de vista de todas as finalidades. Nesse ponto pode não ter nenhuma "teoria correta" para estruturar tudo que nós fazemos". Gareth Morgan

19 Conhecimento na Empresa
Ikujiro Nonaka Conhecimento na Empresa Não é uma questão de criação de bancos de dados, mas de fazer fluir o know-how implícito no cérebro das pessoas.

20 Ikujiro Nonaka Empregados precisam de tempo para pensar e terem novas idéias para novos produtos.

21 Ikujiro Nonaka Google Jornal da Globo

22 Ikujiro Nonaka Ócio Criativo Domenico de Masi

23 Empresas “Ponto-Com” Pergunta: O senhor acha que as novas empresas ponto-com já administram seus recursos humanos de forma inovadora? Domenico De Masi: Os call-center são linhas de montagem muito parecidas com aquelas com as quais a Ford construía o velho Modelo T. As empresas pós-industriais ponto-com administram os recursos humanos como se fossem velhas empresas industriais. Ainda ninguém inaugurou modelos organizacionais baseados na motivação (no lugar do controle), na desestruturação do tempo e do espaço, na redução do horário de trabalho, na perfeita igualdade entre homens e mulheres.

24 Empresas “Ponto-Com Mas qual foi o «crime» das «dot-com»?
A.G. - Cometeram um pecado original, um erro fundamental. Organizaram-se à volta do capital e não das pessoas. Criaram um mecanismo que funcionava assim: usaram a fórmula do «venture capital», do accionariato em bolsa e das «stock options» para os empregados. Quando o mercado bolsista vai bem, vendem-se acções, encaixa-se dinheiro, os capitalistas de risco saem remunerados, com o retorno que desejam, as pessoas ficam satisfeitas em casa com os «papeis» que têm, tudo vai no melhor dos mundos. Mas cria-se um clima em que tudo gira em torno das valorizações em bolsa.

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26 Bibliografia www.janelanaweb.com www.google.com.br


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