A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistemas de Custos A análise de um sistema de custos pode ser efetuada sob dois pontos de vista. Sistema = Princípio + Método.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistemas de Custos A análise de um sistema de custos pode ser efetuada sob dois pontos de vista. Sistema = Princípio + Método."— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas de Custos A análise de um sistema de custos pode ser efetuada sob dois pontos de vista. Sistema = Princípio + Método

2 Princípio de custeio Analisamos se o tipo de informação gerada é adequada às necessidades da empresa e quais seriam as informações importantes que deveriam ser fornecidas. Essa discussão está intimamente relacionada com os objetivos do sistema, pois a relevância das informações dependem da sua finalidade.

3 Método de Custeio Leva em consideração a parte operacional do mesmo, ou seja, como os dados são processados para a obtenção das informações.

4 Princípios e Métodos Processo Produtivo insumos (custos) produtos Quais custos? Como distribuir? Princípio Método

5 De um modo geral, o sistema de custos vai, primeiramente, decidir o que deve ser levado em consideração (qual informação é importante), para, em seguida, analisar como a informação será obtida (de que forma será feita a operacionalização do sistema).

6 Sistemas de Custos Sistema = Princípio + Método 3Quais informações? 3Quais custos? 3fixos-variáveis 3ideais-desperdícios 3Objetivos do sistema. 3Operacionalização. 3Como obter a informação? 3Cálculo do custo (custos indiretos)

7 Sistemas de Custos Sistema = Princípio + Método 3Custeio variável 3Custeio por absorção integral 3Custeio por absorção ideal 3Custo padrão 3RKW 3ABC 3UEP 3etc

8 Sistemas de Gestão e de Custos. O sistema de custos faz parte de um sistema mais amplo: o de gestão. Portanto, o sistema de custos deve estar em sintonia com o de gestão, para que as informações geradas produzam bons resultados. Desta forma, o sistema de custos deve se adaptar ás necessidades do sistema de gestão, a fim de que os gerentes sejam capazes de utilizar plenamente as informações fornecidas.

9 Auxílio à tomada de decisões Outro objetivo é o auxílio a tomada de decisões, quando as informações geradas pelo sistema de custos são utilizadas para apoiar o processo decisório da empresa. As mesmas informações que auxiliam o controle podem propiciar importante ajuda no processo de planejamento da empresa. Além disso, decisões como terceirizações de itens, retirada de produtos do mercado e compra de equipamentos, etc.

10 Princípios de Custeio

11 São filosofias básicas a serem seguidas pelos sistemas de custos, de acordo com o objetivo e/ou o período de tempo no qual se realiza a análise. Vistos de forma restrita, identificam o tratamento dado pelo sistema aos custos fixos. São três os princípios de custeio discutidos: custeio variável, custeio por absorção integral e por absorção ideal.

12 Custeio por absorção Integral (Total) Todos os custos (fixos e variáveis) são alocados aos produtos. Objetivo contábil: fornecer informações a usuários externos.

13 Exemplo - custeio integral Produção: unidades Custos totais: $ Custo = = $ 17,50 / unid

14 Custeio Variável (Direto) Os custos fixos não são alocados aos produtos. Objetivo gerencial. Apoio a tomadas de decisões de curto prazo.

15 Exemplo - custeio variável Produção: unidades Custos fixos: $ Custos variáveis: $ Custo = = $ 5,00 / unid. $ do período

16 Custeio por Absorção Ideal Todos os custos são alocados aos produtos de acordo com sua utilização eficiente. Os custos mal utilizados (desperdícios) são do período. Objetivo gerencial. Apoio ao controle e ao processo de melhoria contínua da empresa.

17 Exemplo - custeio por absorção ideal Capacidade: unidades Produção: unidades Custos fixos: $ Custos variáveis: $ 5 / unidade Custo = + 5 = $ 15,00 / unid. $ ,00desperdícios

18 Exercício 1) A empresa K.Brito Ltda, em um determinado mês, produziu unidades. Os custos totais do período atingiram $ sendo $ fixo e $ variável. a) Qual é o custo do produto de acordo com o custeio integral? b) Qual é o custo do produto de acordo com o custeio variável? c) Qual é o custo do produto de acordo com o custeio integral e variável havendo um aumento de 10% no custo fixo total e 15% no custo variável total.

19 Exercício 2) Suponha que a K.Brito possui capacidade de produzir unidades. Quais são os custos dos produtos de acordo com o custeio ideal, levando em consideração os dados do exercício 1.

20 Exercicio 3) A empresa LMQ S/A apresenta as seguintes informações de custos? Custos fixos ($/mês) ,00 Custos variáveis unitários ($/um)15,00 Padrão eficiente de produção (um/hora) 150 Jornada de trabalho (h/mês)200 Dados adicionais: MarçoAbrilMaioJunhoJulho Produção Hrs/Trab

21 Exercicio Pede –se: a) Calcule os custos do produto para os cinco meses analisados, considerando o custeio integral. b) Calcule os custos do produto para os cinco meses analisados, considerando o custeio variável. c) Calcule os custos do produto para os cinco meses analisandos, considerando o custeio por absorção ideal. Mensure os desperdícios.


Carregar ppt "Sistemas de Custos A análise de um sistema de custos pode ser efetuada sob dois pontos de vista. Sistema = Princípio + Método."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google