A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

E STILOS DE T OMADA DE D ECISÃO. T OMADA DE DECISÃO A tomada de decisão é a parte essencial do trabalho de um administrador. Diariamente, os administradores.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "E STILOS DE T OMADA DE D ECISÃO. T OMADA DE DECISÃO A tomada de decisão é a parte essencial do trabalho de um administrador. Diariamente, os administradores."— Transcrição da apresentação:

1 E STILOS DE T OMADA DE D ECISÃO

2 T OMADA DE DECISÃO A tomada de decisão é a parte essencial do trabalho de um administrador. Diariamente, os administradores tomam muitas decisões sobre os mais diversos assuntos, e a qualidade dessas decisões tem impacto muito significativo no desempenho da organização. Os administradores diferem na forma como tomam decisões.Existem diferenças individuais na maneira como as pessoas percebem os problemas e as oportunidades, processam a informação disponível, geram alternativas e escolhem a solução que consideram mais adequada para alcançar os objetivos da organização. Um modelo que define uma tipologia de estilos de tomada de decisão foi desenvolvida por Alan Rowe em conjunto com outros pesquisadores.

3 Q UEM É A LAN R OWE ?

4 Alan J. Rowe é professor emérito de gestão e organização da USC Escola de Negócios de Marshall. Ele é autor de 11 livros. Desenvolveu um modelo que define uma tipologia de estilos de tomada de decisão, no qual os tomadores de decisão divergem em dois aspectos: orientados para a tarefa e orientados para as pessoas.

5 O QUE DIZ ESSE MODELO ?

6 TIPOLOGIAS DE ESTILOS DE TOMADA DE DECISÃO O modelo de Rowe assume que os tomadores de decisão diferem em duas dimensões. A primeira mede a orientação para a tarefa (foco no desempenho) ou para as pessoas (foco nas relações interpessoais). A combinação dessas duas dimensões permite identificar quatro estilos de tomada de decisão: diretivo, comportamental, analítico e conceitual.

7

8 E STILO D IRETIVO O estilo diretivo é característico de pessoas orientadas para o desempenho e com baixa complexidade cognitiva. Os administradores que adotam esse estilo de tomada de decisão são lógicos, focados no curto prazo e eficientes. Valorizam a rapidez da tomada de decisão e o alcance de resultados satisfatórios. Baseiam a decisão em aspectos técnicos, utilizam pouca informação e consideram poucas alternativas. Não se sentem confortáveis em situações pouco estruturadas, preferindo tomar decisões com base nas regras e nos procedimentos existentes na organização. Sua orientação para a tarefa em detrimento das pessoas faz com que, por vezes, sejam agressivos na busca de soluções para os problemas. O estilo diretivo é eficaz em organizações hierárquicas em que prevalece a manutenção do status quo e nas quais a mudança é previsível.

9

10 E STILO C OMPORTAMENTAL O estilo comportamental representa uma forma de tomar decisão na qual a principal preocupação é o bem-estar das pessoas. Os administradores que adotam esse estilo são abertos e comunicativos, procurando entender os impactos que as decisões têm nas pessoas com quem trabalha. Sua principal preocupação na organização está no desenvolvimento das pessoas e em ajudá-las a alcançar suas metas. Procuram aconselhar e persuadir em vez de ordenar e evitam situações de conflito com os outros. Assim como os gerentes que preferem o estilo diretivo, usam pouca informação e são focados no curto prazo. O estilo comportamental é mais colegial que colaborativo, e seu foco no curto prazo limita a eficácia de suas decisões a ambientes previsíveis e estáveis.

11

12 E STILO A NALÍTICO O estilo analítico é representativo de pessoas orientadas para as tarefas e com elevada complexidade cognitiva. Os administradores que privilegiam esse estilo de tomada de decisão são, normalmente, autocráticos e tomam decisões técnicas e racionais com base em dados objetivos. Requerem muita informação, consideram múltiplas alternativas e buscam situações complexas para os problemas. Dão muita importância à análise detalhada da informação e a maximização dos resultados alcançados com decisão. Necessitam de tempo para processar toda a informação e são inovadores na solução que propõem. O estilo analítico é eficaz em períodos de mudança imprevisível, no entanto, necessita de uma estrutura hierárquica forte e de sistemas de controle eficazes.

13

14 E STILO C ONCEITUAL O estilo conceitual é característico de pessoas que tomam decisões socialmente orientadas e para as quais consideram grande quantidade de informação. Os administrados que usam esse estilo são participativos e criativos, e suas decisões são focadas no longo prazo. Tendem a usar dados de múltiplas fontes, sejam elas outras pessoas ou os sistemas de controle gerencial, e a considerar muitas alternativas em sua análise. Dão muito valor a ética no processo de tomada de decisão. Estimulam a confiança e a abertura nas relações e partilham as metas com os subordinados. Valorizam a realização, o reconhecimento e a independência. O estilo conceitual é colaborativo e é particularmente efetivo em ambientes altamente ambíguos e imprevisíveis.

15

16 ESTILOS DE TOMADA DE DECISÃO E O NÍVEL ORGANIZACIONAL O processo decisório muda de acordo com o nível organizacional ocupado. Enquanto os supervisores estão mais preocupados com a execução, os executivos do topo estão mais focados na organização como um todo. Assim, à medida que um administrador sobe na hierarquia organizacional, a forma como passa informação, avalia alternativas e toma decisões deve ser adaptada às exigências da função desempenhada. Porém, o estilo de tomada de decisão não varia apenas com o nível hierárquico, mas também, com o fato da decisão ser pública (ou seja, quando outros observam ou participam no processo decisório) ou privada (isto é, quando o tomador de decisão não tem necessidade de explicar e justificar a escolha a outros).

17

18 ESTUDO DE CASO: ESTILO PREDOMINANTE DE TOMADA DE DECISÃO ENTRE ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIP Foi aplicado um questionário, desenvolvido por Alan Rowe, com o intuito de classificar o estilo pessoal de tomada de decisão dos estudantes do 4º e 5º semestre do curso de Administração de Empresas na Universidade Paulista – UNIP e verificar qual o estilo predominante entre eles.

19 R ESPONDERAM AO QUESTIONÁRIO 16 ESTUDANTES E APÓS ANÁLISE E TABULAÇÃO DOS DADOS, OS RESULTADOS OBTIDOS FORMAM : Maior Pontuação Estilo de Tomada de Decisão Numero de Estudantes Freqüência Relativa ADiretivo318,75% BAnalítico318,75% CConceitual637,5% DComportamental425% Total16100%

20

21 Segundo Alan Rowe, os estudantes de Administração e os executivos tendem a apresentar os maiores escores no estilo analítico, devido geralemente preferirem tomar decisões técnicas e racionais com base em dados objetivos. Porém, a pequena amostra analisada diverge da realidade afirmada por Rowe e demonstra que, realmente uma concentração de pontos em uma das respostas sugere uma preferência por estilo, mas também que, ter pontuações próximas nas quatros categorias ou apresentar pontuação contrária aos paradigmas, demonstram uma maior flexibilidade na adoção de um estilo de decisão, habilidade que os futuros administradores estão propicio a ter.

22 T OMADA DE DECISÃO EM GRUPO V ANTAGENS Maior qualidade e precisão da decisão; Maior partilha de informação entre os seus membros; Maior diversidade de experiências e perspectivas sobre os diversos assuntos; Permitem a identificação de mais alternativas; Pessoas sentem-se mais motivadas; Maior aceitação e legitimidade da decisão; Maior e melhor controle sobre as ações subseqüentes à decisão.

23 T OMADA DE DECISÃO EM GRUPO D ESVANTAGENS Processo mais demorado; Maior ineficiência (consome mais recursos); Possibilidade de gerar um impasse prolongado; Maior pressão para aceitar os pontos de vista do grupo; Decisões menos criativas e ousadas; Prioriza o consenso em detrimento do melhor resultado - groupthinking; Diluição de responsabilidades quanto aos resultados da decisão.

24 D EFININDO QUEM D ECIDE :O M ODELO DE V ROOM – J AGO O Modelo de Vroom-Jago procura identificar qual o estilo mais eficaz e qual o grau de participação dos subordinados mais eficaz e qual o grau de participação dos subordinados para a tomada de uma decisão especifica.

25

26 F IM !


Carregar ppt "E STILOS DE T OMADA DE D ECISÃO. T OMADA DE DECISÃO A tomada de decisão é a parte essencial do trabalho de um administrador. Diariamente, os administradores."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google