A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

2 Abordagens da Qualidade O conceito de qualidade depende do contexto em que é aplicado, podendo- se considerar diversas percepções em relação á qualidade,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "2 Abordagens da Qualidade O conceito de qualidade depende do contexto em que é aplicado, podendo- se considerar diversas percepções em relação á qualidade,"— Transcrição da apresentação:

1 2 Abordagens da Qualidade O conceito de qualidade depende do contexto em que é aplicado, podendo- se considerar diversas percepções em relação á qualidade, em face da subjetividade e complexidade de seu significado. Prof. Juliano Santiago Angeli

2 2 Abordagens da Qualidade Garvin (1992) identifica 05 abordagens para a definição da qualidade: transcendental, fundamentada no produto, fundamentada no usuário, fundamentada na produção e fundamentada no valor. Prof. Juliano Santiago Angeli

3 2.1Abordagem Transcendental (superior a algo) Sob a visão transcendental, a qualidade é sinônimo de excelência absoluta e universalmente reconhecível, marca de padrões irretorquíveis e de alto nível de realização. Garvin salienta que “(...) embora não se possa definir qualidade, sabe-se o que ela é”. Prof. Juliano Santiago Angeli

4 2.2 Abordagem Fundamentada no Produto Nesta abordagem a qualidade é considerada uma variável precisa e mensurável. As diferenças de qualidade refletem nas diferenças da quantidade de algum ingrediente ou atributo do produto (ex: Ferrari versus Porche, Gol versus Palio). Prof. Juliano Santiago Angeli

5 2.3 Abordagem Fundamentada no Usuário A premissa básica da abordagem fundamentada no usuário é que a qualidade esta diante dos olhos de quem observa. Admite-se que cada consumidor tenha diferentes desejos e necessidades e que o produto que atenda melhor ás suas preferências seja o que ele considera como o de melhor qualidade. Também se trata de uma visão pessoal e, portanto, subjetiva da qualidade. Esse conceito enfrenta dois problemas: Prof. Juliano Santiago Angeli

6 2.3 Abordagem Fundamentada no Usuário Como agregar preferências individuais variáveis ao produto de forma que se possa definir qualidade para o mercado e como distinguir atributos do produto que sejam um sinal real da qualidade daqueles que simplesmente maximizam intuitivamente a satisfação do cliente? Prof. Juliano Santiago Angeli

7 2.4 Abordagem Fundamentada na Produção Esta abordagem se interessa basicamente pelas práticas relacionadas diretamente coma a engenharia e a produção. Identifica a qualidade conforme as especificações: uma vez estabelecido o projeto, qualquer desvio implica queda de qualidade. Nestes termos um Audi pode ser um carro de qualidade como um Ford Ka. Prof. Juliano Santiago Angeli

8 2.5 abordagem Fundamentada no Valor A visão da qualidade fundamentada no valor, tida como um passo adiante em relação ás anteriores, define qualidade em termos de custo e preço. Dessa forma,um produto de qualidade oferece desempenho ou conformidade a preço ou custo aceitável. Esta abordagem depende da variabilidade das necessidades de cada cliente. Prof. Juliano Santiago Angeli


Carregar ppt "2 Abordagens da Qualidade O conceito de qualidade depende do contexto em que é aplicado, podendo- se considerar diversas percepções em relação á qualidade,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google