A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Posições Cirúrgicas  Professor: Eunaldo Dias. Posições do paciente para cirurgia ou posições cirúrgicas  são aquelas em que o paciente é colocado após.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Posições Cirúrgicas  Professor: Eunaldo Dias. Posições do paciente para cirurgia ou posições cirúrgicas  são aquelas em que o paciente é colocado após."— Transcrição da apresentação:

1 Posições Cirúrgicas  Professor: Eunaldo Dias

2 Posições do paciente para cirurgia ou posições cirúrgicas  são aquelas em que o paciente é colocado após procedimento anestésico, para ser submetido a intervenção cirúrgica, de modo a propiciar acesso fácil ao campo operatório.

3 Cuidados na posição do paciente para cirurgia  evitar compressões da pele, vasos e nervos do paciente.  Manter a adequada função respiratória.  Manter a adequada circulação sanguinea.  Evitar os apoios sobre os pacientes.

4 Fatores que interferem na posição cirúrgica  O estado geral do paciente.  O tipo de cirurgia.  A via de acesso.  O tipo de anestesia.  a idade, a altura e o peso do paciente.

5 Posições mais frequentes  Fowler modificada ou posição Sentada.  Posição de decúbito dorsal ou supina.  Posições laterais.  Posição de decúbito ventral.  Posição de Canivete(Kraske).  Posição Litotômica.  Posição de Trendelemburg  Posição de Trendelemburg reversa.  Posição do paciente na mesa ortopédica.

6 fowler modificada ou posição sentada(A)  O paciente deve ser protegido com almofadas sob as nádegas e região do dorso, joelhos flexionados e apoiados com almofadas.  Cuidados: braços podem ser flexionados transversal ao abdome, repousando sobre um travesseiro no colo, ou colocados à frente do paciente sobre almofadas.  pressão prolongada no dorso pode causar dano ao nervo ciático.

7 Posição dorsal ou supina  É a posição mais comum. É a posição natural do corpo em repouso, geralmente o paciente é anestesiado nesta posição.  Paciente, com braços estendidos ao lado do corpo ou em braçadeiras, as pernas estendidas, paralelas e delicadamente afastadas. As vértebras: cervicais, toráxicas e lombares em linha reta.  todos os pontos de pressão devem ser protegidos.

8 Posição lateral para procedimentos no tórax  Paciente deitado lateral, em algumas circunstâncias, o braço de cima pode ser flexionado levemente no cotovelo, elevado a cima da cabeça, e apoiado com suportes de braços especiais.

9 Posições Laterais  o paciente fica deitado sobre o lado não afetado, oferecendo acesso à parte superior do tórax, na região dos rins, na secão superior do ureter.  todos os cuidados de proteção e fixação devem ser mantidos, respeitando a anatomia e fisiologia do corpo.

10 Posição de decúbito ventral  usado para procedimentos na coluna cervical, dorso, área retal e parte posterior das extremidades inferiores.  Manter os cuidados com tubos traqueais, proteger todas as áreas de pressão, manter pálpebras fechadas(lesão de córnea), os suportes não devem pressionar mamas e genitálias masculinas, não deixar nada dobrado sob o paciente.

11 Estruturas pré fabricadas para posição ventral  Estes dispositivos de posicionamento elevam o tórax do paciente e permitem a movimentação do diafrágma livremente e a expansão dos pulmões.  Manter as mamas femininas e genitálias masculinas livres, permitindo a circulação do sangue.

12 Posição de “Canivete”(Kraske)  Usada para operações proctológicas. è uma modificação da posição ventral. Os quadris são colocados sobre uma almofada sobre a dobradura da mesa, a qual é flexionada num ângulo de 90 graus, elevando os quadris e abaixando a cabeça e o corpo.

13 Cont...Posição de Kraske  Colocar suportes adicionais para evitar queda do paciente da mesa.  As nádegas devem ser afastadas com tiras largas de esparadrapos, fixadas firmemente ao nível do ânus e apertadas em direção ao sentido da mesa.

14 Posição de Litotomia  Paciente em decúbito dorsal, pernas elevadas e abduzidas para expor a região perineal para procedimentos que envolvem os orgãos pélvicos e genitais.  suporte de pernas devem ser acolchoados, os estribos nivelados e ajustados ao tamanho do paciente  A posição precisa ser simétrica, as pernas levantadas simultaneamentes para evitar tensão e deslocamento.

15 Posição de Trendelemburg  É uma variação da posição de decúbito dorsal onde a parte superior do dorso é abaixada e os pés são elevados.  Oferece melhor visualização dos órgãos pélvicos durante a abertura ou cirurgia laparoscópica no abdome inferior.  Pode ser utilizada também para melhorar a circulação no córtex cerebral quando a PA cai repentinamente e aumenta o fluxo de sangue arterial para o crâneo.

16 Cont... posição Trendelemburg  Esta posição deve ser mantida apenas o tempo necessário, o sangue fica represado na parte superior do dorso, aumentando a pressão arterial.  Embora esta posição facilite a drenagem de secreções da base dos pulmões e a passagem orofaríngea, o peso das vísceras abdominais, desse modo, impede o movimento do diafrágma.

17 Posição de Trendelemburg reversa  A cabeceira elevada, posição dos pés abaixados.  È frequentemente usada para oferecer acesso a cabeça e pescoço(ex: tireóide).  As áreas de pressão devem ser protegidas.

18 Cont... posição Trendelemburg reversa  Quando o pé da mesa é inclinado em direção ao solo, o corpo do paciente deve ser apoiado em uma pancha acolchoada, por mobilizadores não constritivos, e por um lençol protetor que apoia os braços da região acima do cotovelo até os dedos.  Coxins na região lombar e poplítea também impedem que o corpo escorregue.

19 Posicionamento do paciente na mesa ortopédica  Paciente é anestesiado na maca e depois transferido para mesa ortopédica. Esta deve ser feita por toda a equipe, proteger as áreas de pressão (dorso, genitais e sacra). os pés apoiados nos estribos, os braços sobre braçadeiras.


Carregar ppt "Posições Cirúrgicas  Professor: Eunaldo Dias. Posições do paciente para cirurgia ou posições cirúrgicas  são aquelas em que o paciente é colocado após."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google