A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tipos de Sintagmas Verbal, Nominal, Adjetival e Preposicionado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tipos de Sintagmas Verbal, Nominal, Adjetival e Preposicionado."— Transcrição da apresentação:

1 Tipos de Sintagmas Verbal, Nominal, Adjetival e Preposicionado

2 Sintagma Nominal Um sintagma nominal pode ser um pronome, um nome próprio ou um substantivo. A diferença entre um nome próprio e um substantivo é que o primeiro aparece sem determinante e o segundo com determinante.

3 Exemplos Ricardo foi morto. O meu cachorro foi morto.

4 Determinante O determinante pode apresentar uma estrutura mais complexa que parece: As minhas duas filhas são bonitas. Todas as minhas filhas são bonitas.

5 Regra - determinantes Para representar essa variedade, usaremos de uma regra para identificar o determinante: Determinante = Quantidade, Identidade, Posse, Número. (Quant, ident, poss, num).

6 Tabela todo: Quant nenhum: Quant algum: Quant o: Ident um: Ident este: Ident aquele: Ident meu: Poss dois: Num, quant, ident.

7 Modificador Além do determinante, que completa o significado do sintagma nomimal, podem aparecer, antes ou depois do nome, palavras que modificam o significado. Esse modificador pode ser um sintagma adjetival (SA)ou um sintagma preposicionado (SP). Ele pode aparecer na esquerda ou na direita do núcleo.

8 Sintagma Preposicionado Uma preposição seguida de um sintagma nominal ou verbal. Embora exista o sintagma adverbial, o sintagma preposicionado pode ser equivalente ao advérbio, visto que ele pode cumprir a mesma função na frase: A minha irmã chegou ontem. Aminha irmã chegou de barco.

9 Regras - Sintagma Preposicionado As regras para o sintagma preposicionado são as seguintes: SP = Prep, SN SP = Prep, SV SP = Adv

10 Sintagma Adjetival Um sintagam adjetival contém um adjetivo que pode ser intensificado como em bem grande ou complementado como em prejudicial à saúde.

11 Regras - Sintagma Adjetival SA = Adjetivo SA = Advérbio, Adjetivo SA = Adjetivo, SP

12 Sintagma Verbal O núcleo de um sintagma verbal é um verbo que pode aceitar ou não um complemento.

13 Exemplos - Sintagma Verbal Dormiu - SV Comprei (V) uma casa -( SN) Gostei (V) de sua comida (SP) Ofereceu (V) uma maçã (SN) a sua filha (SP) Falei (V) de você (SP) a minha sogra (SP)

14 Regras - Sintagma Verbal SV = V SV = V, SN SV = V, SP SV = V, SN, SP SV= V, SP, SP

15 Verbo Cópula = ligação Acrescentaremos o caso onde o verbo é um verbo cópula, como ser, estar, parecer, etc. Nesso caso, o que vem depois do verbo é um sintagma que qualifica ou identifica o sujeito do verbo.

16 Exemplos - verbo cópula A minha irmã parece cansada. Essa mulher é minha irmã. Essas pessoas são do Paraná.

17 Regras - Verbos Cópula SV = Cop, SAdv SV = Cop, SN SV = Cop, SP

18 Complemento antes do Verbo Existem casos onde o complemento do verbo aparece antes do verbo. Um desses casos é quando um pronome é usado para ser complemento, como em: João comeu o bolo? Não... João o ofereceu a Pedro. SN - (SN, V, SP) = SV

19


Carregar ppt "Tipos de Sintagmas Verbal, Nominal, Adjetival e Preposicionado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google