A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Relações Públicas Elaboração do Press-Release Ana Carolina Borges Pinheiro Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo - IFSP.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Relações Públicas Elaboração do Press-Release Ana Carolina Borges Pinheiro Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo - IFSP."— Transcrição da apresentação:

1 Relações Públicas Elaboração do Press-Release Ana Carolina Borges Pinheiro Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo - IFSP

2 Press-release o que é? São documentos divulgados por assessorias de imprensa para informar, anunciar, contestar, esclarecer ou responder à mídia sobre algum fato que envolva a organização, positivamente ou não. É, na prática, uma declaração pública oficial e documentada da organização. Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo - IFSP

3 Quando são usados? Geralmente, releases são usados para anúncios e lançamentos de novidades, que a Assessoria tem interesse em que virem notícia. Um release bem estruturado pode ser o mote para uma pauta. Já no caso de press-release para eventos, eles devem antecipar todos os dados relativos ao acontecimento. Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo - IFSP

4 Etapas do Press-Release Título: Deve ter um atrativo para chamar a atenção dos leitores, como no exemplo: “Empresa ABC entra em parceria estratégica com Empresa XYZ no Rio de Janeiro e São Paulo”. Normalmente são escritos em negrito e as letras são maiores que o texto. Deve-se extrair as palavras-chaves mais importantes do texto, para elaborar o título. Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo - IFSP

5 Corpo da notícia: Comece com a cidade onde a notícia é originada e a data. Notícias são sempre escritas na terceira pessoa. Ex: “Ele” “A empresa”. O primeiro parágrafo deve atrair o leitor e dizer a ele o que está acontecendo. O corpo da notícia deve ser compacto (sucinto). Trabalhe com fatos reais, procure fornecer o máximo de dados concretos. Uma forma de conseguir escrever um texto, é listar perguntas que devem ser respondidas no texto. Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo - IFSP

6 Utilize 5 perguntas: Qual é a notícia real? Porque isso é notícia? As pessoas, produtos, itens, datas e outras coisas relacionadas com a notícia. O objetivo por trás da notícia. Sua empresa, a fonte desta notícia. A partir dos pontos recolhidos, formule um texto com seqüência. A notícia não deve ser mais que uma página. Apresente os fatos com objetividade. Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo - IFSP

7 Inclua informações sobre a empresa: O site da empresa. Texto, descrevendo a empresa. No final do texto aponte para o website da empresa. Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo - IFSP

8 Adicione informações de contatos: Nome da empresa; Nome do departamento de relações com a mídia; Nome da pessoa de contato; Endereço; Telefone para contato; , website da empresa. Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo - IFSP

9 Atividade - Em grupos de 3 pessoas no máximo, elaborem um Press-Release para a Convenção de Turismo Cada grupo irá desenvolver um press-release e depois vamos tentar publicá-lo nos sites de turismo e também vamos divulgá-lo no IFSP. Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo - IFSP


Carregar ppt "Relações Públicas Elaboração do Press-Release Ana Carolina Borges Pinheiro Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo - IFSP."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google