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Capítulo 3 Coleta de informações e análise do ambiente de marketing Copyright © 2006 by Pearson Education.

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1 Capítulo 3 Coleta de informações e análise do ambiente de marketing Copyright © 2006 by Pearson Education

2 Administração de marketingCapítulo 3 — Coleta de informações e análise do ambiente de marketing Copyright © 2006 by Pearson Education 3-2 Questões abordadas no capítulo Quais são os componentes de um moderno sistema de informações de marketing? O que são registros internos úteis? O que um sistema de inteligência de marketing envolve? Quais são os métodos-chave para rastrear e identificar as oportunidades no macroambiente? Quais são as principais tendências macroambientais?

3 Administração de marketingCapítulo 3 — Coleta de informações e análise do ambiente de marketing Copyright © 2006 by Pearson Education 3-3 Perguntas para descobrir necessidades de informações Que decisões você toma regularmente? De que informações você precisa para tomar essas decisões? Que informações você obtém regularmente? Que estudos especiais você solicita periodicamente? Que informações você quer e não está obtendo agora? Quais são as quatro principais melhorias que deveriam ser feitas no sistema de informações de marketing atualmente em uso?

4 Administração de marketingCapítulo 3 — Coleta de informações e análise do ambiente de marketing Copyright © 2006 by Pearson Education 3-4 Registros internos Ciclo pedido-pagamento Bancos de dados, data warehouses e data mining Sistema de inteligência de marketing Sistemas de informações de vendas

5 Administração de marketingCapítulo 3 — Coleta de informações e análise do ambiente de marketing Copyright © 2006 by Pearson Education 3-5 Medidas para melhorar a inteligência de marketing Treinar o pessoal de vendas para que relate novos acontecimentos Motivar membros do canal para que repassem informações importantes Conhecer melhor a concorrência Criar um painel consultivo de clientes Usar fontes de dados governamentais Comprar informações Coletar informações por meio de feedback on-line

6 Administração de marketingCapítulo 3 — Coleta de informações e análise do ambiente de marketing Copyright © 2006 by Pearson Education 3-6 Fontes de dados secundários Nielsen Information Resources MRCA Arbitron Simmons SAMI/Burke

7 Administração de marketingCapítulo 3 — Coleta de informações e análise do ambiente de marketing Copyright © 2006 by Pearson Education 3-7 Necessidades e tendências Modismo Tendência Megatendência

8 Administração de marketingCapítulo 3 — Coleta de informações e análise do ambiente de marketing Copyright © 2006 by Pearson Education megatendências que modelam o cenário do consumo nos EUA Envelhecimento dos baby-boomers Retardamento da aposentadoria Natureza em mutação do trabalho Maior nível de instrução Escassez de mão-de- obra Aumento da imigração Crescente influência latina Mudanças nas tendências de natalidade Aumento das diferenças entre as regiões norte- americanas Mudança da pirâmide etária

9 Administração de marketingCapítulo 3 — Coleta de informações e análise do ambiente de marketing Copyright © 2006 by Pearson Education 3-9 Forças ambientais Demográfica EconômicaPolítico-legal SocioculturalTecnológica Natural

10 Administração de marketingCapítulo 3 — Coleta de informações e análise do ambiente de marketing Copyright © 2006 by Pearson Education 3-10 Ambiente demográfico Crescimento da população Composição etária da população Mercados étnicos Graus de instrução Padrões familiares Movimentações geográficas da população

11 Administração de marketingCapítulo 3 — Coleta de informações e análise do ambiente de marketing Copyright © 2006 by Pearson Education 3-11 Mercado da Mattel na China

12 Administração de marketingCapítulo 3 — Coleta de informações e análise do ambiente de marketing Copyright © 2006 by Pearson Education 3-12 Pré-escolares Crianças em idade escolar Adolescentes Grupos de faixa etária da população

13 Administração de marketingCapítulo 3 — Coleta de informações e análise do ambiente de marketing Copyright © 2006 by Pearson Education 3-13 Home page do site em chinês da Charles Schwab

14 Administração de marketingCapítulo 3 — Coleta de informações e análise do ambiente de marketing Copyright © 2006 by Pearson Education 3-14 Ambiente econômico $ Poder de compra $ Distribuição de renda $ Poupança $ Endividamento $ Disponibilidade de crédito

15 Administração de marketingCapítulo 3 — Coleta de informações e análise do ambiente de marketing Copyright © 2006 by Pearson Education 3-15 Tipos de estrutura industrial Economias industrializadas Economias de subsistência Economias de exportação de matérias-primas Economias em fase de industrialização

16 Administração de marketingCapítulo 3 — Coleta de informações e análise do ambiente de marketing Copyright © 2006 by Pearson Education 3-16 Ambiente sociocultural Visões de si mesmas Visões das outras pessoas Visões da natureza Visões das organizações Visões da sociedade Visões do universo

17 Administração de marketingCapítulo 3 — Coleta de informações e análise do ambiente de marketing Copyright © 2006 by Pearson Education 3-17 Atividades de lazer mais populares nos EUA Caminhada Jardinagem Natação Fotografia Ciclismo Pesca Boliche Acampamento Corrida Musculação Golfe Educação continuada Excursionismo Passeios de lancha

18 Administração de marketingCapítulo 3 — Coleta de informações e análise do ambiente de marketing Copyright © 2006 by Pearson Education 3-18 Ambiente natural Escassez de matérias-primas Aumento do custo da energia Pressões antipoluição Mudança no papel dos governos

19 Administração de marketingCapítulo 3 — Coleta de informações e análise do ambiente de marketing Copyright © 2006 by Pearson Education 3-19 Ambiente tecnológico Aceleração do ritmo das mudanças Oportunidades para a inovação Variações nos orçamentos de P&D Regulamentação da mudança tecnológica

20 Administração de marketingCapítulo 3 — Coleta de informações e análise do ambiente de marketing Copyright © 2006 by Pearson Education 3-20 Ambiente político-legal Aumento da lesgislação que regulariza os negócios Crescimento de grupos de interesse especiais


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