A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Exercícios de genética Cap. 1, 2 e 3. Analisando a genealogia adiante, responda:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Exercícios de genética Cap. 1, 2 e 3. Analisando a genealogia adiante, responda:"— Transcrição da apresentação:

1 Exercícios de genética Cap. 1, 2 e 3

2 Analisando a genealogia adiante, responda:

3 a) Qual a probabilidade de o indivíduo 3 ser heterozigoto? b) Qual a probabilidade de o indivíduo 5 ser homozigoto recessivo? c) Qual a probabilidade de o indivíduo 6 ser homozigoto dominante? d) Qual a probabilidade do casal 1x2 ter tres crianças afetadas?

4 Analise esta genealogia e responda. a) Esta doença hereditária é condicionada por gene dominante ou recessivo? b) Dos dez indivíduos que compõem esta genealogia, qual o único que não pode ter seu genótipo definido? Explique por quê.

5 A pseudo-acondroplasia é um tipo de nanismo determinado geneticamente pelo alelo D autossômico dominante que interfere no crescimento dos ossos durante o desenvolvimento. A princípio, pensou-se que o fenótipo anão seria expresso pelo genótipo D/D ou D/d. Entretanto, foi considerado que a severidade do alelo dominante, quando em dose dupla, produz efeito letal durante o desenvolvimento embrionário, provocando aborto precocemente. Considere um casal de anões pseudo- acondroplásicos, para responder às seguintes questões: a) Quais são os genótipos de cada indivíduo do referido casal? b) Caso a mulher deste casal venha dar à luz uma criança, qual é a probabilidade dela nascer geneticamente com a pseudo-acondroplasia? c) Como o casal já tem três crianças com a pseudo-acondroplasia, qual é a probabilidade de, em um eventual quarto nascimento, a criança nascer também afetada? d) Se o casal tem planos para ter uma menina normal em relação a esta condição genética, qual é a probabilidade que se espera para este evento? e) Em uma outra família, com 3 meninas e 2 meninos, todos apresentando a pseudo- acondroplasia, quantas destas crianças são homozigotas no loco correspondente a este tipo de nanismo?

6 Em determinado tipo de camundongo, a pelagem branca é condicionada pela presença do gene "A", letal em homozigose. Seu alelo recessivo "a" condiciona pelagem preta. Para os filhotes vivos de um cruzamento de um casal de heterozigotos, esperam-se as seguintes proporções de camundongos de pelagem branca e preta, respectivamente: a) 1/2 e 1/2 b) 1/4 e 3/4 c) 2/3 e 1/3 d) 3/4 e 1/4

7 Na espécie humana, o albinismo é causado por um gene autossômico recessivo. A probabilidade do primeiro filho de um homem albino casado com uma mulher normal, mas heterozigota, ser albino e do sexo masculino é: a) nula b) 25 % c) 50 % d) 75 % e) 100 %

8 A figura a seguir representa _______________, que ocorre na _PRÓFASE I_______ e tem como conseqüência _______________. A alternativa que preenche correta e respectivamente os espaços anteriores é: a) o crossing-over; metáfase da mitose; a variabilidade genética. b) o pareamento de cromátides-irmãs; anáfase I da meiose; a troca de genes alelos. c) o crossing-over; prófase I da meiose; a variabilidade genética. d) a segregação de cromossomos homólogos; anáfase I da meiose; a formação de células haplóides. e) o pareamento de cromossomos homólogos; metáfase da mitose; a formação de gametas..

9 Com relação ao processo conhecido como crossing-over, podemos afirmar que o mesmo a) diminui a variabilidade genética. b) separa cromátides homólogas. c) corrige a recombinação gênica. d) aumenta a variabilidade genética. e) troca cromossomos entre genes homólogos.

10 BOM DESEMPENHO!

11 GABARITO 01) A)2/3 B) nenhuma C) 1/3 D) 1/64 (1/4x1/4x1/4) 02) A)Recessiva B) III1

12 03) A) Dd B) 2/3 C) 2/3 D) 1/6 E) nenhum

13 04) C 05) 25% (2/4x1/2) 06) c 07) d


Carregar ppt "Exercícios de genética Cap. 1, 2 e 3. Analisando a genealogia adiante, responda:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google