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Rio de Janeiro, 15/07/2014 Você quer ser um (melhor)Consultor?

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Apresentação em tema: "Rio de Janeiro, 15/07/2014 Você quer ser um (melhor)Consultor?"— Transcrição da apresentação:

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2 Rio de Janeiro, 15/07/2014 Você quer ser um (melhor)Consultor?

3 Consultoria Consultor é o profissional de Consultoria de Organização e/ou de Consultoria Técnica, que atua ajudando o contratante a: (i)identificar, analisar, interpretar problemas sistêmicos ou, simplesmente, pontuais e emergentes, (ii)a criar alternativas à solução dessas disfunções, (iii)e a prospectar oportunidades e ameaças.

4 Consultoria II  Presta serviços de forma independente, associado ou empregado de empresa de consultoria.  Seus serviços são sempre temporários- organizações e pessoas.

5 Requer Competência, conjunto de:  Conhecimentos ( o que sabe)  Habilidades - ( o que sabe fazer com o que sabe)  Postura- comportamento para obter resultados Intangível, Apartado

6 Tendências socioeconômicas  acelerada automação,  concentração de negócios,  deslocamento constante da produção de bens e serviços,  graves problemas ambientais e escassez energética,  intolerância religiosa, xenofobia e racismo, atingindo níveis de elevados de violência,  novas tribos e famílias,  reação à leniência e ao uso de métodos de ação ilegais, imorais e anti- éticos. Vem pra rua.

7 Tendências 2  aumento da expectativa de vida (permanência no mercado por mais tempo),  queda do emprego formal, conversão constante e planejada de executivos experientes para a Consultoria,  retardo do primeiro emprego,  comunicação instantânea e equipamentos móveis de acesso à Internet,  flexibilidade de horários e adoção crescente de home - office, desperdício de tempo/ estresse nas idas e vindas trabalho- casa... (250d/a)  imigração de competências estrangeiras,  incremento da modalidade de educação a distância...

8 Mercado de Consultoria Clientes  Entidades empresariais e de empregados.  Esporte (estádios, arenas, academias).  Saúde ( prevenção, hospitais, clínicas, planos)  ONGs.  Turismo,Lazer e Cultura.  Condomínios.  Instituições Educacionais.  Escritórios e Consultórios de Profissionais Liberais.  Profissionais (ex- executivos).  Franquias e Conveniência.

9 Mercado de Consultoria Clientes II  Congregações Religiosas.  Clubes sociais e de serviços.  Tradicionais (governos, bancos, indústria e comércio).  Energia, Óleo & Gás.  Agronegócio.  Meios de comunicação.  MPMEs e Empreendedores.  Novos idosos.  Meio ambiente.  Empresa familiar.  Empresas Jr.  Exportação para América do Sul e Latina.

10 Migrando para a Consultoria O que sabemos fazer? Qual é a demanda atual? O que o mercado demandará? Quem é o meu cliente? Como me Posicionar? Como me comunico com os clientes? Foco: antes, durante e pós Venda

11 Consultoria não é “receita de bolo”. 1.Não há doenças, mas doentes! 2. Cada empresa, cada pessoa, tem seu espaço,seu tempo e circunstâncias O mais importante é identificar qual é o “real” problema! 50%

12 Diretrizes 10ª Diretriz A Consultoria envolve dois tipos de contrato: o formal e o “ psicológico”. Com isso, a qualidade de um trabalho é avaliada duas vezes: pelo cumprimento das cláusulas e pela expectativa do Cliente- contratante.

13 Consultoria é um serviço de aconselhamento. Certa vez, uma empresa contratou um Consultor para resolver grave problema. No entanto, lá chegando, indaga a um e outro, o Consultor descobre que não era bem “aquele” o real problema, mas até bem outro... O que fazer? Afinal, em qualquer atividade você, volta e meia, já funciona como “Consultor”- por que não melhorar seu desempenho? Uma seleção de mais antigos: Sêneca, Aristóteles, Maquiavel, Sócrates, Platão, Mazarino, Richelieu...

14 A figura ilustra esse conceito. O consultor pesquisa a Situação atual e define, com o cliente, a Situação desejada. A distância entre as duas representa o Problema. Quanto maior o ângulo entre essas duas linhas, tanto maior o Problema. Dessa forma, quando na figura a Situação atual coincidir com a Situação desejada não se tem mais problema algum.

15 Os papeis do Consultor Professor /Instrutor Coach Observador Conselheiro Técnico/Especialista Diagnóstico Apoiador

16 Virtudes que o tornam Melhor  Independência.  Gestão do tempo.  Saber ouvir.  Saber perguntar.  Expressão verbal – escrita e oral.  Constância de ação/comportamento.  Confidencialidade/ sigilo.  Comportamento Ético.  Rede.  Visibilidade.  Reconhecimento QI.

17 Como se estabelecer e formas de trabalho  Ser ou Estar Consultor  Nome próprio ou fantasia.  Escritório ou escritório- casa( prós e contras)  Sítio/site  E –mail e celular  Cartões- uso Voo Solo? Sociedade? Parcerias? Cooperativas? Emprego ?

18 2011/12 REPRODUÇÃO PROIBIDA

19 19 Base:452

20 20 Formação acadêmica concluída

21 21 Graduação original (bacharelado) Resposta Múltipla *Arquitetura;Biologia;Ciência Social;Ciência Militar;Design;Gestão da Qualidade; Marketing;Zootecnia;Nutrição;Pedagogia;Moda;Serviço Social;Turismos e outras

22 22 Nível de satisfação com a Consultoria

23 23 Local do exercício da Consultoria

24 Experiência com adoção do home- office Prós  1.Não deslocamento ( perda/ h e estresse).  2.Corte em despesas c/condomínio/aluguel/ taxas/ estacionamento/combustível/ manutenção/impostos.  3.Não foi necessário investimento em equipamentos de comunicação.  4.Sensível redução nos gastos com manutenção de vestuário.  5.Diminuiu os gastos com alimentação.  Produtividade aumentou Contras  1.No início, descuido com a visibilidade.  2.Geriu mal o tempo ( excesso de trabalho/ sempre disponível). Fixar horário.  3.Dia a dia da residência interferiu no escritório.  4.Incômodo do escritório adentrar a casa.  5.Assumiu gasto c/ sala para reunião.  6.Sentiu perda de status e isolamento

25 25 Mudanças observadas no mercado Resposta Múltipla

26 26 O Consultor: expectativas do cliente Resposta Múltipla

27 27 Tendência da demanda das MPMEs por serviços de Consultoria

28 Passo a passo da venda da Consultoria 1 Preparação para a 1ª reunião.  Como chegou a mim?  Qual a necessidade exprimida?  Quem é a empresa (história, produtos, serviços, mercado...)?  Devo levar algum material para apresentar? Para deixar lá?  De quanto tempo disporemos?  Quem estará presente? setores?

29 Luiz Affonso Romano Consultor Organizacional, coach de Consultores, diretor do Laboratório da Consultoria, professor dos Cursos de Desenvolvimento de Consultores, do MBA Formação de Consultores e de Planejamento de Vida e Trabalho... Conferencista e articulista. Diretor de Consultoria Organizacional do IBEF. Edita o Blog do Consultor e Ouvimos por aí- mensal. Consultoria e Coaching, entre outros, nos últimos anos: profissionais que migram para a consultoria, consultores, esporte, saúde, indústria, comércio, entidades profissionais, patronais, MPMEs... Coautor dos códigos de Ética do IBEF, CBV e Energio. Coordenador da pesquisa Perfil da Consultoria no Brasil 2011/12 e 2014 e coautor da versão On-Line do Curso de Desenvolvimento de Consultores (2012)

30 CURSO de DESENVOLVIMENTO de CONSULTORES – Rio de Janeiro - 24, 25 e 26 de julho/2014 ENTRE EM CAMPO BEM PREPARADO ! A quem interessa:  Profissionais que pretendam exercer a Consultoria organizacional e/ou técnica- atividade sem prazo de validade;  Consultores que buscam atualização e desenvolvimento em processos, técnicas, instrumentos, MKT e venda de Consultoria;  Empresas em fase de PDV que almejem ajudar os seus colaboradores a desenvolver uma nova carreira; e  Empreendedores interessados em novos padrões de planejamento e gestão para seus negócios, objetivando sua aplicação prática e efetiva. Local: Espaço Estação- Rua Buenos Aires, º andar - Centro RJ-RJ Horário: dia 24 (das 19 às 22h); dia 25 ( das 08h30 às 18h30); e dia 26 (das 08h30 às 17h30) Programa, professores-consultores, outras informações e inscrições, acesse: (selecione e cole o link no navegador). Depoimentos de ex-alunos, acesse: (selecione e cole o link no navegador). Desconto: CREA RJ 10% regularizados e participantes do programa CREA Júnior e 15% para Inspetores do CREA-RJ (com apresentação de carteira) fone para inscrição

31 Até breve!  Luiz Affonso Romano  Contatos: (21)   


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