A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Recursos – UFF Prof. José Carlos de Araújo Almeida Filho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Recursos – UFF Prof. José Carlos de Araújo Almeida Filho."— Transcrição da apresentação:

1 Recursos – UFF Prof. José Carlos de Araújo Almeida Filho

2  Juízo de Admissibilidade e Juízo de Mérito: é importante sabermos que antes do juízo de mérito do recurso, deve haver um juízo de admissibilidade. Assim como temos pressupostos para o exercício do direito de ação, também há pressupostos processuais. Passaremos à análise dos pressupostos de admissão dos recursos

3  Competência recursal – podemos analisar algumas situações, porque em muitos casos o próprio órgão julgador tem competência para o julgamento do recurso. Podemos citar como exemplos os embargos de declaração e o agravo de instrumento. No caso dos embargos (art. 535, I e II), o próprio órgão julgador profere novo julgamento. No caso do agravo, poderá o juiz agravado valer-se do juízo de retratação.

4  Como visto, na hipótese do agravo de instrumento, ainda que o recurso tenha sido manejado no Tribunal, nada impede que o juiz se retrate.  Outra hipótese de retratação: arts. 285-A e 296 do CPC. Estas são hipóteses excepcionais, porque no recurso de apelação inexiste juízo de retratação.

5  Requisitos de admissibilidade são matéria de ordem pública. Por esta razão, o pronunciamento deve ser ex officio  Os requisitos podem ser intrínsecos e extrínsecos. Os intrínsecos são relativos ao direito de recorrer. E os extrínsecos são os pertinentes ao direito de recorrer.  Vamos analisar cada um deles

6  São intrínsecos: cabimento, legitimação para recorrer, interesse de recorrer e inexistência de fato impeditivo do direito de recorrer (vamos analisar o art. 503 do CPC)  Os extrínsecos são: tempestividade, regularidade formal e preparo.


Carregar ppt "Recursos – UFF Prof. José Carlos de Araújo Almeida Filho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google