A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Equipamentos de Redes Aula 1

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Equipamentos de Redes Aula 1"— Transcrição da apresentação:

1 Equipamentos de Redes Aula 1
Willamys Araújo

2 Tópicos da aula de hoje Fundamentos dos principais equipamentos de Redes Repetidores Regras de segmentação de rede Ethernet Padrão (10 MBPS) Fast Ethernet (100 MBPS) Gigabit Ethernet (1 GBPS)

3 O que seriam equipamentos de redes?

4 ? Para que servem? ? ?

5 Equipamentos de Redes Repetidores Hubs Pontes Switches Roteadores

6 Repetidores

7 Repetidores Fundamentos
O repetidor é um dispositivo responsável por ampliar o tamanho máximo do cabeamento de rede. Funciona amplificando o sinal, regenerando os sinais recebidos e transmitindo esses sinais para outro segmentos.

8 Repetidores Topologia linear com cabo coaxial fino(185 metros)
Entre os repetidores não é necessário uma máquina instalada Topologia linear com cabo coaxial fino(185 metros) Entre os repetidores não é necessário uma máquina instalada Essa rede foi ampliada para 555 metros Essa rede foi ampliada para 555 metros

9 O que acontece ao enviar uma mensagem do PC A para o PC B do segmento 1?

10 Não só todo o segmento 1 recebe a mensagem, mas o segmento 3 também.
Repetidores É como se todos os PCs fizessem parte de um mesmo segmento. Não analisam os quadros de dados para verificar para qual segmento foi destinado.

11 Repetidores Desvantagens do repetidores Arquiteturas diferentes
Como eles ficam funcionando como se fossem o mesmo segmento, não é possível conectar redes de arquiteturas diferentes como uma rede ethernet a uma rede Token Ring, pois os repetidores não tem como identificar. Diminui o desempenho da rede Mais máquinas Menores chances do cabeamento está livre Maiores chances de colisões

12 Atividades Qual a função de um repetidor?
Quais a vantagens e as desvantagens de se usar repetidores? No envio de uma mensagem de um PC num segmento 1 ligado por repetidores a outro PC no segmento 2, essa mensagem será vista apenas por eles dois ou não?Explique.

13 Regras de segmentação de rede

14 Regras de Segmentação de Redes
O padrão Ethernet define algumas regras bastante rígidas para segmentação da rede. Não é possível ampliar o comprimento máximo de uma rede adicionando infinitos repetidores. Essa Regras é que definiram os limites para o uso de repetidores.

15 Regras de Segmentação – Ethernet(10mbps)
1 - Regra básica: a rede só pode conter, no máximo, 5 segmentos e 4 repetidores, em série. “Em série”, porém a rede pode possuir mais do que 5 segmentos e mais do que 4 repetidores.

16 A regra aplica-se a maior distância entre dois micros na rede.
Fig. 1 Possui 4 repetidores e 5 segmentos para a comunicação de um PC do seg.1 ao seg. 5 A regra aplica-se a maior distância entre dois micros na rede.

17 A regra se aplica?

18 Regras de Segmentação – Ethernet(10mbps)
2 – Regra de segmentação quanto ao tipo de segmento : Se forem usados 4 repetidores e 5 segmentos, somente até 3 segmentos podem usar cabo coaxial.Ou seja, no caminho entre dois computadores temos um limite de 3 segmentos com máquinas instaladas No caso da figura 1, só poderia colocar mais um segmento com cabo coaxial, os demais poderiam ser com cabo par traçado.

19 Cabo de par traçado Cabo coaxial

20 Regras de Segmentação – Ethernet(10mbps)
3 – Regra : caso a distância máxima entre duas máquinas mais distantes é de 4 segmentos e 3 repetidores, todos os segmentos podem ser de cabo coaxial.

21 3 repetidores e 4 segmentos

22 Usando apenas cabo par traçado

23 Regras de Segmentação – Fast Ethernet(100mbps)
A segmentação de redes Fast Ethernet funciona de uma maneira muito mais simples. Possuem repetidores Classe I Classe II

24 Regras de Segmentação – Fast Ethernet(100mbps)
Classe I Permitem interligação de apenas dois segmentos . Se for par traçado(200m) Se for cabo coaxial (370m)

25 Regras de Segmentação – Fast Ethernet(100mbps)
Classe II Permitem a ligação com mais de um repetidor Classe II, porém a ligação entre os dois repetidores é de, no máximo, 5m. Se for par traçado(205m) Se for cabo coaxial (375m)

26 Regras de Segmentação – Fast Ethernet(100mbps)
Classe I e Classe II É possível conectar um switch ou roteador diretamente a uma porta do repetidor Classe I ou II. Dessa forma o switch ou o repetidor é visto como um micro e não entra no cálculo do limite de segmentação. Assim é possível expandir a quantidade de hubs na rede usando-se switches e roteadores na conexão entre eles, respeitando os limites de conexão dos hubs entre esses componentes.

27 Regras de Segmentação – GigaBit Ethernet(1gbps)
Pode ter apenas um único repetidor.

28 Atividades Quais são as regras de segmentação?
Explique a regra de segmentação da rede Ethernet (10mbps). No envio de uma mensagem de um PC num segmento 1 ligado por repetidores a outro PC no segmento 2, essa mensagem será vista apenas por eles dois ou não?Explique.

29 Atividades 4. Nesta rede, analise: Respeita as regras de segmentação.
Caso não respeite uma ou mais regras, justifique.


Carregar ppt "Equipamentos de Redes Aula 1"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google