A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Relatório de sustentabilidade Farmácia Central 2007 43 anos Valorizando a vida...

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Relatório de sustentabilidade Farmácia Central 2007 43 anos Valorizando a vida..."— Transcrição da apresentação:

1 Relatório de sustentabilidade Farmácia Central anos Valorizando a vida...

2 O Relatório de Sustentabilidade da Farmácia Central constitui um instrumento para apresentar a Empresa e suas práticas de gestão, bem como, seu desempenho. Desse modo mostramos o comprometimento do Conselho de Gestão da Farmácia Central – CGFC - com a Missão de Valorizar a Vida e com os objetivos da Qualidade, cujo foco é a sustentabildiade. Portanto, o Relatório de Sustenbilidade – RS - caracteriza-se como um documento de referência permanente para o - Sistema de Gestão da Qualidade e Critérios da Excelência - SGQCE - em atendimento ao Fundamento “ Responsabilidade Sócio – ambiental”

3 SUMÁRIO 1. Anlálise e Estratégia Apresentação da Empresa Definições Estratégicas Parâmetros do Relatório de Sustentabilidade Governança Partes Interessadas Indicadores de Sustentabilidade

4 1. ANÁLISE E ESTRATÉGIA Este é o primeiro ano em que a Farmácia Central desenvolve um relatório de sustentabilidade. Por isso, fizemos questão de apresentar a Empresa e as práticas que realizamos durante toda nossa trajetória, e que apresentam a adequação, a pró-atividade, a continuidade, o refinamento e a integração com o nosso Sistema de Gestão da Qualidade e Critérios da Excelência. O modelo escolhido para levar às partes interessadas o resultado de nosso desempenho é o GRI ( Global Reporting Initiative),realizado através das diretrizes que norteiam o conteúdo e a qualidade das informações deste documento. Para a Farmácia Central, sustentabilidade é: VALORIZAR A VIDA- Com a capacidade de transformar as necessidades de gerar recursos que a Empresa tem em benefícios para todos, ou, no mínimo, de reduzir os impactos que estes recursos podem trazer ao meio. Para os próximos anos queremos contribuir para o cumprimento das metas do milênio, através da realização de ações relacionados a mais um Objetivo do Milênio, ( ODMs), além dos quatro que a Farmácia Central já possui ações relevantes. Assim, uma de nossas metas para o próximo Relatório de Sustentabilidade é aumentar de quatro para cinco os temas que envolvem os ODMs. São 4 atualmente. Que sejam 5, no próximo relatório. Há muitos obstáculos pelo caminho. Porém, nossa Missão nos motiva a criar, a inovar e ver o mundo com um olhar diferente. De todo aprendizado que a Farmácia Central teve em seus 43 anos, um deles, sem dúvidas, constituiu a essência de todas as nossas conquistas: “Com o pouco que temos, podemos fazer muito para todos.” Lair Figueiredo Conselho de Gestão da Farmácia Central 03

5 2. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA Fundada há 43 anos, A Farmácia Central é conhecida em todo Médio Piracicaba pela tradição, qualidade de seus produtos e serviços e confiança em seu atendimento. A Farmácia Central possui 4 lojas, localizadas nas principais avenidas de João Monlevade e Bela Vista de Minas, funcionando 13 horas, diariamente, e ainda, atendendo em domicílio. FCWA - Filial da Wilson Alvarenga 04

6 1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA Inaugurado em 2000, o Laboratório de Manipulação da Farmácia Central, foi projetado para atender à Legislação vigente e garantir a qualidade dos produtos. Por isso, possui um sistema de exaustão de pós e gases para evitar a contaminação cruzada, sistema de segurança contra incêndio, controle de temperatura e umidade, balanças e vidrarias com calibrações certificadas e programadas e almoxarifado com adequado local para armazenamento e preservação das matérias- primas. O Laboratório de Controle de Qualidade é responsável pela aprovação, reprovação, identificação e emissão de laudo de análise de matérias- primas. Com esta prática, e com a qualificação, seleção e avaliação de fornecedores, a Farmácia Central garante a confiança em seus manipulados. 2. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA 05

7 1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA A Farmácia Central oferece a seus clientes a mais completa linha de medicamentos, incluindo genéricos e manipulados, produtos hospitalares, linha dietética, perfumaria. A farmacêutica e especialista em cosmetologia, atende, diariamente, às solicitações de profissionais da área de saúde, que buscam soluções para saúde e beleza das pessoas. Aplicação de injeção, colocação de brinco, aferição da pressão arterial, teste de glicemia capilar, acompanhamento da função pulmonar, são alguns dos serviços disponibilizados através de uma equipe capacitada e desenvolvida para esta realização. 2. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA Top of Mind Prêmio de Responsabilidade Social no Varejo Destaque ACIMON Certificado PASF Acreditação no Setor Farmacêutico Reconhecimento Empresa Solidária As 100 Melhores Prêmio Racine Atenção farmacêutica 06

8 Valorizar a vida de nossos colaboradores e clientes, através da Responsabilidade sócio-ambiental e da comercialização de produtos e serviços farmacêuticos, estruturados em capacitação profissional, qualidade e confiança, gerando resultados positivo s. Ser a Farmácia de maior confiança da regisão do Médio Piracicaba,até Nossa Missão Nossa Visão Promover a valorização da vida, implementando melhoria contínua no SGQCE e em nossos produtos e serviços farmacêuticos, disponibilizados por nossos parceiros, fornecedores e colaboradores capacitados. Nossa Política da Qualidade Para despestar a reflexão a respeito dos assuntos que envolvem a ecologia, são realizadas campanhas educativas para toda a comunidade, dando ênfase a solução de problemas encontrados na cidade, como o aproveitamento e a utilização dos recursos naturais, a poluição PROJETO ECOlógica visual, sonora, a sujeira nas ruas e avenidas, os “lixões irregulares”, os lotes utilizados para descartes e o abandono de animais nas ruas Definições Estratégias

9 3. PARÂMETROS DO RELATÓRIO A. Perfil do Relatório de Sustentabildiade Este é o primeiro Relatório de Sustentabilidade da Farmácia Central e refere-se ao período de Como constitui um documento de referencia permanente no Sistema de Gestão da Qualidade e Critérios da Excelência, terá sua revisão regulamentada pela prática descrita no Procedimento do Sistema “ Resultados”, onde se define a freqüência como bienal. As informações sobre o referido relatório são de responsabilidade do GERE ( Gestão de Relacionamentos), que controla a emissão e revisão do documento. B. Escopo e Limite do Relatório de Sustentabildiade O Relatório de Sustentabilidade descreve as práticas que a Farmácia Central realiza dentro de seu Sistema de Gestão da Qualidade e Critérios da Excelência. O princípio da materialidade foi o SGQCE, pois a Farmácia Central considera todas as práticas dentro dele essenciais para o relato da sustentabilidade. Os temas foram priorizados em função dos quatro objetivos do milênio que a Empresa colabora para o cumprimento das metas, que são eles: Objetivo do Milênio 3 – Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; Objetivo do Milênio 6 – Combater o HIV/AINDS, malária e outras doenças; Objetivo do Milênio 7 – Garantir a sustentabilidade sócio-ambiental; Objetivo do Milênio 8 - Estabelecer parceria mundial para o desenvolvimento. O Relatório de Sustentabilidade foi elaborado para utilização de seus colaboradores, clientes e fornecedores, pois estas partes interessadas são parceiros da Empresa em todas as suas práticas. Por isso, há o 08

10 3. PARÂMETROS DO RELATÓRIO propósito de apresentar a eles o que a Empresa tem realizado neste período e como está a tendência dos resultados para que novas parcerias possam se desenvolver sistematicamente. As práticas aqui descritas foram realizadas em João Monlevade e Bela vista de Minas. Muitas das práticas relacionadas aos projetos sociais não eram medidas quanto ao custo que a Empresa despendia com as atividades, apenas media-se o número de pessoas que foram envolvidas ou beneficiadas. Por isso, em alguns casos, serão citados os projetos realizados apenas com as informações qualitativas. As informações para este relato são provenientes do SGQCE. Os dados apresentados pelos indicadores foram fornecidos pela empresa Terceirizada de Contabilidade e no Painel de Bordo de Indicadores do SGQCE, da Farmácia Central. Farmácia Central, reconhecido através da Fundação Getúlio Vargas, em PROJETO PRIMEIRO PASSO Criado em 2004, o Projeto Primeiro Passo tem como objetivo preparar adolescentes e jovens para o mercado de trabalho. Em suas atividades estão as palestras ministradas pelos nossos consultores e o processo seletivo da 09

11 4. GOVERNANÇA A Empresa possui, desde 1999, de acordo com a Norma ISO 9001:2000, seção 5.5, um Conselho, que tem como objetivo a tomada de decisões e a manutenção e melhoria do Sistema da Qualidade. Em 2006, a Empresa conheceu os Fundamentos da Excelência e decidiu criar um único sistema, baseado nas Normas ISO9001:2000 e nos 8 Critérios da Excelência. O Conselho da Qualidade passou a chamar-se Conselho de Gestão (CGFC) e passou a monitorar o Sistema de Gestão da Qualidade e Critérios da Excelência, o SGQCE. A RD, cuja área é a Gestão da Qualidade e dos Critérios da Excelência (GQCE) é responsável Organograma aprovado pelo CGFC em setembro de por garantir, junto ao CGFC o cumprimento das práticas gerenciais descritas em seus procedimentos, bem como avaliar a coerência destas práticas com os fundamentos da Excelência e com os valores da Empresa.

12 4. GOVERNANÇA O SISTEMA DE GESTÃO DA EMPRESA: O relacionamento da Farmácia Central com as partes interessadas, bem como o seu desempenho no mercado, orientam-se pelo SGQCE – Sistema de Gestão da Qualidade e Critérios da Excelência. Com isso, a Empresa garante o cumprimento de padrões de trabalho e práticas que possuem a adequação, a continuidade, a disseminação e o aprendizado. 11

13 4. 1 Código de Ética 1. CONFIANÇA é nossa primeira diretiva. A confiança é a garantia de que fazemos tudo que acordamos com as pessoas. Em todos os nossos gestos, e para todas as partes interessadas, sejam elas nossos clientes, os colaboradores, os fornecedores, a sociedade ou os acionistas, a Confiança será o alicerce de nosos relacionamentos, como marco definitivo de nossa identidade no mercado. 2. QUALIDADE é o princípio que nos direciona rumo a Excelência. Qualidade é atender às necessidades e superar expectativas. Nossas práticas de gestão prezam o perfeito atendimento aos requsitos de nossos clientes e a melhoria contínua em nosso sistema. 3. ÉTICA é o que primamos nas negociações. Ética é o que concordamos ser o certo, dentro da moral e dos bons costumes. Na comunicação interna e com o mercado, em tudo que nos propusermos a fazer, garantindo o cumprimento de nossos acordos, sejam eles com colaboradores, com clientes, com fornecedores, com a sociedade e ou com os acionistas. 4. TRANSPARÊNCIA é a forma que encontramos para tratar as dúvidas, as sugestões, as reclamações, as críticas, os conflitos internos ou externos, de forma que, em qualquer situação, a razão seja sempre demonstrada. 5. RESPEITO é para nós, a maior de todas as premissas. Respeito a vida, à dignidade humana, ao direito de ir e vir, a liberdade de expressão, à cidadania, à liberdade de escolha, ao trabalho assalariado, aos direitos da criança e do adolescente, à igualdade entre homens e mulheres, às oportunidades para as diferentes idades, raças, culturas, classes sociais e necessidades especiais. 6.RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL é nossa essência para a sustentabilidade. É nosso papel educar as pessoas em relação aos assuntos relacionados à saúde humana, promovendo a conscientização de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos sobre as formas de prevenção e tratamento, para contribuir com a qualidade de vida destas pessoas. É nosso dever, preservar o meio ambiente e minimizar os impactos ambientais. 7. PROFISSIONALISMO é como fazemos com que os nossos valores sejam aplicados em nosso relacionamento com os clientes, colaboradores, fornecedores, sociedade e acionistas. Independente de opiniões particulares sobre qualquer das partes interessadas, ou da situação em que se encontram, os valores serão mantidos, junto à cortesia com que tratamos todas as pessoas. 8.COMPROMISSO de fazer com que a confiança seja estabelecida, a ética seja mantida, a transparência permeie as relações, o respeito aconteça a todas as pessoas, a responsabildiade social seja praticada continuamente e o profissionalismo nos faça progredir, diariamente. 12

14 5 PARTES INTERESSADAS A – CLIENTES Em atendimento à Norma ISO9001:2000, item 7.2.3, desde 1999, a Empresa utiliza o ROA ( Registro de Ocorrência de Anomalias), pelo qual, qualquer colaborador, pode registrar sugestões, dúvidas, reclamações, elogios e críticas de clientes. Em 2004, a Farmácia Central passou a oferecer um novo canal, a central de atendimento, que fica disponível 13 horas diariamente. Também em 2004, passou a divulgar seu endereço eletrônico em materiais publicitários e apresentações. Em 2007, criou o endereço farmaciacentral.com.br”, pelo qual o cliente faz contato direto com o GRTC ( Gestão de Relacionamento Televendas Crediári o). Relacionamento com clientes Central de atendimento ao cliente; Lojas abertas 13 horas, diariamente; Reunião mensal do ATFA ( Atenção Farmacêutica) com clientes para tratar assuntos de saúde; Palestras sobre a prevenção e o tratamento de doenças; Correio eletrônico; GRTC ( Gestão de Relacionamento Televendas Crediário) desenvolvendo o relacionamento em datas comemorativas; Registros das críticas, reclamações e sugestões; Visita ao LMFC ( Laboratório de Manipulação da Farmácia Central; 13

15 5 PARTES INTERESSADAS B – COLABORADORES Em 2006, a Farmácia Central lançou o conceito de “ser-central”, denominação de todo colaborador da Empresa, que tem o objetivo de acolher as pessoas na organização, de maneira a despertar o comprometimento. Conforme a Norma NBR ISO9001:2000, item 6.2.2, anualmente, a empresa faz o levantamento das necessidades de treinamento. Até 2006 era realizada por meio de pesquisa com colaboradores. Desde então, é realizada de acordo com as estratégias definidas pelo CGFC, na formulação estratégica. No decorrer do ano, outras necessidades de treinamento são percebidas através dos ROAs ( Registro de Ocorrência de Anomalia, Pesquisa de Satisfação de Clientes, mudanças nos processos e de melhorias no SGQCE. Relacionamento com Colaboradores Projeto Comemorar ( aniversariantes do mês reunidos com a Direção); Avaliação da Satisfação de colaboradores; Avaliação de Desempenho Reuniões “ Fique por dentro” para comunicar as tomadas de decisão; Reuniões de Feedback, para discutir brainstorming e pesquisas internas; Confraternização anual; Cerimônia de Reconhecimento de Voluntários e profissionais com bom desempenho; Programa de Líderes 14

16 5 PARTES INTERESSADAS C – SOCIEDADE A interação com a sociedade é realizada desde 1997, quando a Empresa desenvolveu a primeira campanha sobre doenças crônicas. Em 2004, passou atuar com o serviço de Atenção Farmacêutica, dando orientações e acompanhando o tratamento prescrito pelo médico para garantir sua eficácia. Em 2006, a Farmácia Central colocou o Projeto Educação em Saúde, em sua Política da Qualidade, criando o objetivo da qualidade “ Promover a educação em Saúde”. Desde então, este trabalho tem se intensificado, sendo realizado em escolas, associações, clubes e empresas. Relacionamento com a Sociedade Projeto Educação em Saúde ( Palestras e campanhas sobre saúde) Projeto Primeiro Passo ( Palestras e treinamentos sobre primeiro emprego) Projeto Primeiro Espaço ( Oportunidade para estudantes de aprendizado em áreas administrativas) Projeto ECOlógica ( Palestras, ações e campanhas para despertar a consciência ambiental) Coleta Seletiva de Lixo; Doação de papelões para catadores de papel; 15

17 5 PARTES INTERESSADAS D – FORNECEDORES Os principais fornecedores da Farmácia Central são os laboratórios de industrialização de medicamentos, laboratórios de matérias primas e os distribuidores associados a estes laboratórios, como também os fornecedores de perfumaria e objetos diversos. A interação com fornecedores é realizada pelo Gestão de Suprimentos (GESU), que faz contato com os fornecedores através do correio eletrônico, telefone e pessoalmente. Diariamente estes contatos são registrados no sistema de informação. Relacionamento com Forncedores Qualificação e Seleção de Fornecedores; Avaliação de Fornecedores; Envolvimento dos fornecedores com valores da Empresa, através da divulgação do Código de Ética; Participação de fornecedores em Reuniões do CGFC ( Conselho de Gestão da Farmácia Central) Desenvolvimento de Fornecedores, através do seu envolvimento em treinamentos e palestras; Canal de relacionamento pela Central de Atendimento e correio eletrônico; DDR ( discagem direta ao ramal ) com o GESU ( Setor de Gestão de Suprimentos). 16

18 6 INDICADORES DA SUSTENTABILIDADE A – Desempenho Econômico Toda vez que um cliente compra na Farmácia Central, contribui para a manutenção e ampliação dos Projetos: Educação em Saúde, Projeto Primeiro Passo, Projeto ECOlógica e Projeto “ Uma visão para o futuro”. A Farmácia Central destina 1% de suas vendas para a Responsabilidade Social. 17

19 6 INDICADORES DA SUSTENTABILIDADE A – Desempenho Econômico Atualmente a Empresa possui 30 cargos, sendo que 8 deles ocupam funções de liderança. Um dos critérios para o recrutamento e seleção é a residência fixa dos colaboradores na cidade de João Monlevade ou Bela Vista de Minas, locais onde há lojas da Farmácia Central. Este critério é aplicado também para a função de liderança. 18

20 6 INDICADORES DA SUSTENTABILIDADE A – Desempenho Econômico A garantia de igualdade de oportunidades, declarada no Código de Ética, é evidenciada no Processo de Recrutamento e Seleção, que busca perfis que atendam aos cargos da Empresa, entre negros, pessoas com necessidades especiais e diferentes faixas de idade. A empresa tem 96% de mulheres. 19

21 6 INDICADORES DA SUSTENTABILIDADE B – Desempenho Ambiental O consumo de energia e da água são uma preocupação da Farmácia Central, pois além do uso necessário à infra-estrutura, estes recursos são necessários à produção. Por isso, anualmente, o CGFC distribui cartazes pela Empresa, lembrando aos colaboradores dos hábitos de apagar as luzes e desligar os equipamentos quanto estão ociosos e sobre a importância do reaproveitamento da água do destilador (LMFC) em processos de limpeza. Em 2008, a Campanha interna de conscientização tem como meta a redução de 1 ponto no consumo de água e 3 no consumo de energia, até o final do ano. O LMFC produz resíduos decorrentes da manipulação. O descarte é realizado conforme a RDC e as Normas da ANVISA. 20

22 6 INDICADORES DA SUSTENTABILIDADE C – Desempenho Trabalhista A Farmácia Central possui 55 colaboradores, que ocupam cargos de acordo com as funções que desempenhem nas seguintes áreas: Gestão de Relacionamentos Gestação de Pessoas Gestão Financeira Gestão da Qualidade Gestão de Compras Laboratório de Manipulação Atendimento Atenção Farmacêutica Os colaboradores da Farmácia Central recebem como benefícios: o plano de saúde, o vale-transporte, seguro de vida, o convênio odontológico, e o convênio para compras de medicamentos e perfumaria na Farmácia Central. 21

23 6 INDICADORES DA SUSTENTABILIDADE C – Desempenho Trabalhista Para atender ao cliente é necessário que os colaboradores da Farmácia Central sejam treinados e participem das campanhas sobre doenças. Por isso, estão sempre informados sobre o tratamento e a prevenção de doenças. Em 2007, a Empresa criou a prática “ Campanha da saúde do colaborador”, para envolvê-los também nas “atitudes”, através da medição da função pulmonar, pressão arterial e glicemia capilar. Quanto à segurança, anualmente, além das palestras com os farmacêuticos a Empresa traz profissionais externos para falar sobre a ergonomia e segurança no trabalho. Os colaboradores da Farmácia Central são envolvidos em treinamentos relacionados à função que exerce e ao negócio da Empresa. A meta anual é de 60 horas/homem. Após 30 dias de treinamentos considerados críticos, os calaboradores são avaliados, com a finalidade de medir a eficácia. 22

24 6 INDICADORES DA SUSTENTABILIDADE C – Desempenho Trabalhista A gestão de competências é realizada através do registro de competência de cada colaborador de acordo com a Descrição de função, sendo a Farmácia Central responsável por tornar apto o profissional, oferecendo a ele o desenvolvimento do conhecimento e das habilidades, através dos treinamentos e das práticas. A aprendizagem contínua é reforçada pela Avaliação de Desempenho realizada desde 2007, onde o colaborador avalia as competências individuais e avalia também aos demais colaboradores da Empresa. 23

25 6 INDICADORES DA SUSTENTABILIDADE D – Desempenho Social O projeto Educação em Saúde e demais projetos já envolveram mais de 4000 pessoas desde a sua criação, em 1997, através das campanhas e palestras sobre a prevenção e o tratamento das doenças. Só em 2007, envolveu quase 800 pessoas. 24

26 6 INDICADORES DA SUSTENTABILIDADE E – Desempenho de Responsabilidade sobre o Produto Para garantir a segurança, a Empresa realiza mensalmente a avaliação de produtos, que faz parte do processo de aquisição. Além de avaliar o fornecedor, uma amostragem de cada um deles é realizada no processo de conferência e monitorado pelo GESU ( Gestão de Suprimentos). Todos os processos são gerenciados pro meio dos registros de Ocorrência de Anomalia e Não-conformidades. 25 Desde 1999, a Empresa realiza a avaliação de satisfação de clientes, para monitorar as necessidades dos clientes e os requisitos críticos, para que sejam continuamente melhorados.

27 Valorizando a vida... CENTRAL DE ATENDIMENTO – Loja Matriz – FCGV – Av. Getúlio Vargas, 4644 – Carneirinhos – João Monlevade –


Carregar ppt "Relatório de sustentabilidade Farmácia Central 2007 43 anos Valorizando a vida..."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google