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EMPREENDEDORISMO: A GRANDE REVOLUÇÃO DESTE SÉCULO

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Apresentação em tema: "EMPREENDEDORISMO: A GRANDE REVOLUÇÃO DESTE SÉCULO"— Transcrição da apresentação:

1 EMPREENDEDORISMO: A GRANDE REVOLUÇÃO DESTE SÉCULO
A Busca da realização

2 “O Empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século 21 mais do que a revolução industrial foi para o século 20” (Jeffry Timmons)

3 EMPREENDEDORISMO: A GRANDE REVOLUÇÃO DESTE SÉCULO
DICIONÁRIO AURÉLIO: EMPREENDEDOR: que empreende; ativo, arrojado, cometedor. Aquele que empreende, cometedor.

4 é a pessoa que materializa e gerencia um negócio,
O que é um Empreendedor? é a pessoa que materializa e gerencia um negócio, assumindo o risco em favor do lucro. Objetivo: Interagir com aos participantes, verificando com eles as expectativas de cada um quanto ao que é ser empresário. Conteúdo: 1 – Falando do Empreendedor  Empreendedor é “a pessoa que organiza e gere um negócio, assumindo o risco em favor do lucro”. Em outras palavras, é a pessoa que investe o seu dinheiro no desenvolvimento de uma atividade empresarial com objetivo de ganhar mais do que ganharia em outros investimentos, como por exemplo o mercado financeiro. Dica: Procure interagir com o público, verificando qual é o ramo que desejam atuar e o que acham que é ser empresário, o que poderá criar “ganchos” para exemplos futuros, no decorrer da apresentação.

5 RAZÕES PARA DISSEMINAR A CULTURA EMPREENDEDORA
EMPREENDEDORISMO: A GRANDE REVOLUÇÃO DESTE SÉCULO RAZÕES PARA DISSEMINAR A CULTURA EMPREENDEDORA

6 RAZÕES PARA DISSEMINAR A CULTURA EMPREENDEDORA
EMPREENDEDORISMO: A GRANDE REVOLUÇÃO DESTE SÉCULO RAZÕES PARA DISSEMINAR A CULTURA EMPREENDEDORA SÉCULO XX Capital Capacidade de Produção - Foco na Máquina Desenvolvimento Econômico Grandes corporações - Porte: Médio>Grande No Brasil até 90 - estático SÉCULO XXI Informação Gestão do Conhecimento - Foco nas Pessoas Desenvolvimento das Sociedades Grandes se fragmentam - Porte:Médio>Pequeno No Brasil – mudar rapidamente FONTE: OFICINA DO EMPREENDEDOR - FERNANDO DOLABELA

7 INDÚSTRIA SERVIÇOS EVOLUÇÃO DO EMPREGO
EMPREENDEDORISMO: A GRANDE REVOLUÇÃO DESTE SÉCULO EVOLUÇÃO DO EMPREGO INDÚSTRIA SERVIÇOS

8 SÍNDROME DO EMPREGADO Não gera o próprio trabalho
EMPREENDEDORISMO: A GRANDE REVOLUÇÃO DESTE SÉCULO Não gera o próprio trabalho Incapacidade de interpretação do mercado e observação das oportunidades Não percebe a importância da atividade de Marketing SÍNDROME DO EMPREGADO Domina somente parte do processo Não é pró-ativo Faz mais do que aprende Tem medo do erro e não o toma como fonte de aprendizagem FONTE: OFICINA DO EMPREENDEDOR - FERNANDO DOLABELA

9 O PROFISSIONAL QUE O MERCADO EXIGE
EMPREENDEDORISMO: A GRANDE REVOLUÇÃO DESTE SÉCULO Trabalha em equipe Apresentação de idéias Comunicação Verbal e Escrita Conhece o negócio O PROFISSIONAL QUE O MERCADO EXIGE Dimensionamento do tempo Autonomia para aprender Habilidades técnicas Atende as necessidades dos clientes FONTE: OFICINA DO EMPREENDEDOR - FERNANDO DOLABELA

10 Características empreendedoras
EMPREENDEDORISMO: A GRANDE REVOLUÇÃO DESTE SÉCULO Características empreendedoras Busca de oportunidades e Iniciativa Persistência Comprometimento Exigência de qualidade e eficiência Correr riscos calculados

11 Estabelecimento de metas
Busca de informações Planejamento e monitoramento sistemáticos Persuasão e redes de contatos Independência e autoconfiança

12 Conhecendo melhor a oportunidade
IDENTIFICAÇÃO DAS OPORTUNIDADES Conhecendo melhor a oportunidade Objetivo: Abordar os principais pontos da oportunidade de se desenvolver um negócio. Conteúdo: O “quê” é a oportunidade – descreva a situação percebida, descreva sua idéia de preencher o espaço do mercado com aquilo que esta faltando, ou já tem algo, outros negócios ou produtos preenchendo mas não completamente e portanto ainda sobra espaço, ou pode até mesmo estar cem por cento preenchido, mas se for apresentado algo, produto ou serviço diferente, poderá substituí o que hoje ocupa esse espaço no mercado. O “porque” ser esta a oportunidade – descreva as condições mais apropriadas para esta escolha, ou seja, você representa ou tem esse “algo” que o mercado precisa, que pessoas ou outras empresas comprariam de forma satisfatória e compensadora para você.     O “como” explorar tal oportunidade – descreva a forma como deve ser corretamente preenchido o espaço neste mercado, a forma como o negócio que você idealizou deveria funcionar para atender as necessidades das pessoas ou das empresas que seriam seus clientes. Encontrar o conteúdo para as afirmações acima, é o ponto de partida para confirmar a validade da oportunidade percebida. Ter o domínio, estar seguro nesta fase, é o passo mais importante para todos os outros passos virão a seguir, aliás os outros passos podem ser comprometidos, caso este não tenho sido bem dado. Então, buscar oportunidades e ter Iniciativa, não é apenas ter tido um intuição, é também estar certo e seguro do que é a oportunidade, saber o porque de ser esta a oportunidade não outra, e como fazer para melhor explorá-la. Dica: Mostrar, através de exemplos práticos, que a pessoa é que está assumindo o risco do empreendimento, e na maioria da vezes, quando o negócio é bem estudado e a oportunidade é identificada pelo própria pessoa, as chances de darem certo é muito maior que nos casos de se aceitar” palpites ou sugestões” de terceiros, pois não tem a percepção da pessoa. O que é??? O que valida??? Como explorá-la???

13 Como “avaliar” se é oportunidade de negócio ?
IDENTIFICAÇÃO DAS OPORTUNIDADES Como “avaliar” se é oportunidade de negócio ? Identificou a necessidade? Tem perspectiva de lucro? Quanto tempo dura esta oportunidade? Consegue recuperar o dinheiro que foi investido? Existe a possibilidade de expansão? Objetivo: Mostrar a necessidade de identificar a oportunidade. Conteúdo: 2   - Falando do Empreendimento.  O Empreendimento é a materialização e a operacionalização da forma de exploração da oportunidade percebida no mercado, ou seja a é definição e constituição da Empresa, visando: -          Obter Lucros -          Existir/Permanecer pelo maior tempo possível -          Recuperar os Investimentos, e -          Expandir a área de atuação Antes da decisão final pela concretização do empreendimento, ou seja, iniciar o negócio, devem ser confirmadas ou desenvolvidas o máximo de características de comportamento de empreendedor. Em seguida deve-se fazer a empresa existir no papel em forma de projeto. Significa laborar um planejamento da montagem e da operação do negócio, incluindo simulações de custos, de receitas, de volumes de compra, de volumes de vendas, de valores de pagamentos, de valores de recebimentos. Planejar tudo, na fase de instalação e de operação, estabelecendo metas realistas de gastos e receitas, definir antes cada questão que será enfrentada e como será resolvida, é a primeira obrigação do empreendedor para com seu novo negócio. Chamamos esta fase de montagem do “Plano de Negócio”. Dicas: Incentive a participação das pessoas , atuando interativamente com a platéia.

14 PLANEJANDO O SEU NÉGOCIO
Identifique o seu cliente Quais são os seus anseios Como funciona Recursos Necessários Despesas Mensais Investimentos Capital de Giro NÉGOCIO Objetivo: Mostrar os pontos necessários para a elaboração de um bom plano de negócios. Conteúdo: O plano de negócios é um instrumento que tem o objetivo de estruturar as principais idéias e opções que o empreendedor deverá avaliar para decidir quanto à viabilidade da empresa ou do novo negócio a ser criado: ·         Dar consistência ao objetivo do projeto, o que se pretende fazer; ·         Identificar o potencial de vendas na região do negócio; ·         Definir a que tipo de cliente seu produto ou serviço se destina, pesquisando o que o cliente necessita ou deseja comprar e as características que o produto ou serviço deve apresentar; ·         Dimensionar os recursos financeiros, materiais e humanos (não de obra) que serão necessários para se adequar ao mercado; ·         Conhecer e avaliar os fornecedores; ·         Conhecer os concorrentes, o que fazem, o que vendem, onde estão localizados. Resumindo, os pontos principais são: 2.1.1    - Mercado de Atuação – Clientes, Fornecedores e Concorrentes, e sobre estes as informações sobre os fatores que influenciam favoravelmente ou desfavoravelmente seu empreendimento. É necessário estruturar como serão as ações para “avisar” os possíveis clientes da existência desta nova empresa, e para influencia-los na decisão de se tornarem clientes. 2.1.2    - Recursos Necessários – Investimentos, Custos e Despesas – informações relativas aos valores financeiros envolvidos na operacionalização das atividades pertinentes ao empreendimento. Neste ponto da avaliação a palavra chave é QUANTO, e será associada aos elementos encontrados quando respondida a afirmação de como explorar a oportunidade, sendo assim temos: Quanto de Investimento: - O valor para estruturar o Empreendimento – as adaptações do imóvel de acordo com as necessidades apresentadas pelo produto que estará produzindo, manipulando ou comercializando (como por exemplo, revestimento de paredes com material impermeável, no caso de manipulação de alimento, fiação elétrica para instalação de máquinas e equipamentos e outros), as aquisições de itens imobilizados (máquinas, equipamentos, móveis, veículos, ferramentas, etc.) e também para a formação dos Estoques e ainda algumas despesas para o registro e abertura da empresa e para divulgação ou propaganda inicial do seu estabelecimento junto aos seus clientes. Quanto de Despesas Mensais – O valor dos gastos que ocorrem todos os meses, e representam o funcionamento do empreendimento (aluguel, contador, energia, água, telefone, funcionários, pro labore, impostos, propaganda contínua, manutenções, etc.).     Quantos Clientes – Representado no valor das vendas totais mensais, seja este valor o ideal para gerar lucros e ou o mínimo que pagará todas as despesas e custos, quer conseguido nos primeiros momentos ou ainda uma meta a ser atingida e que impulsionará todas as ações no empreendimento.     Quanto de Lucro – O valor de ganho nas vendas totais, e que servirá para fortalecer o empreendimento, recuperar capital investido e ainda ser reinvestido para o crescimento e a geração de mais lucro, em função de “novas oportunidades percebidas”.     Quanto de Capital de Giro – O valor que é preciso para manter os estoques e as despesas, considerando os prazos que terá para pagar os fornecedores, produzir e vender ou só vender, para receber dos clientes e ainda assim, deixar o caixa equilibrado, do inicio da atividade até sua consolidação. Chegar às respostas a todos esses “Quantos“ e com base em informações precisas, é a outra etapa fundamental para uma boa avaliação da viabilidade do empreendimento. Quando da efetiva decisão de iniciar o negócio tudo que acontecer daí por deveria ser de acordo com essa visualização, com este planejamento. Mas como o Plano de Negócio não é resultado de adivinhação, todas as novas condições não previstas que surgirem, exigem revisão e adaptação do plano. O plano é um instrumento vivo, muda a cada dia conforme for acontecendo aquilo que você não sabia exatamente como seria, ou novas questões surgirem. O plano é uma forma de preparar você para os acontecimentos futuros. Dicas: A elaboração de um Plano de Negócio pode ser uma etapa longa, de pesquisas, dúvidas, busca de soluções, cálculos, revisões, exatamente como é a estruturação de um projeto. Principalmente nesta fase é importante consultar especialistas, o SEBRAE de sua região é um grande facilitador também para esta fase de elaboração do Plano, reflexões, e cálculos, vários deles estranhos a muitos empreendedores no inicio da montagem do negócio. Enfocar cada ponto, trazendo a participação de todos. O principal é que eles tenham uma noção dos pontos principais para elaboração do plano de negócios, e não que saia “fazendo” o plano. Para estes casos indicar outros cursos e palestras voltados para este assuntos específico.

15 OS ENTRAVES ÀS MUDANÇAS
PARADIGMAS: OS ENTRAVES ÀS MUDANÇAS • "Mais difícil que incutir num homem uma nova idéia, é fazê-lo desistir de uma idéia antiga". (Göethe) • São regras e comportamentos solidamente estabelecidos, que bloqueiam a capacidade de ver as coisas de forma diferente e descobrir soluções positivas.

16 SUGESTÕES PARA INCREMENTAR MUDANÇAS
Falar e agir (iniciativa com “acabativa”!) Saber delegar (ser duro, mas tenro!) Buscar sempre a excelência Eliminar acomodação e desânimo Estimular criatividade

17 NOVAS VISÕES DE NEGÓCIOS
O EMPREENDEDOR E AS NOVAS VISÕES DE NEGÓCIOS • Produtos personalizados • Rapidez nas respostas • Menor custo, estoque e capital • Mais produtividade e qualidade • Maior interação entre os envolvidos • Participação no mundo globalizado

18 PODE ALGUÉM APRENDER A SER EMPREENDEDOR?
EMPREENDEDORISMO: A GRANDE REVOLUÇÃO DESTE SÉCULO PODE ALGUÉM APRENDER A SER EMPREENDEDOR? “O importante é formar empreendedores e não empresas” (Jeffry Timmons)

19 “O único homem que nunca comete erros é aquele que nunca faz coisa alguma.
Não tenha medo de errar, pois você aprenderá a não cometer duas vezes o mesmo erro.” (Roosevelt)

20 LÁ NA ÁFRICA, TODA MANHÃ QUANDO O SOL NASCE...
O leão sabe que deverá ser mais rápido que a mais lenta das gazelas, se não quiser morrer de fome. Uma gazela sabe que deverá ser mais rápida que o mais rápido dos leões, se quiser permanecer viva por mais um dia. Não importa que você seja leão ou gazela. O importante é que amanhã, quando o sol nascer, você já esteja correndo!


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