A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Cadeia de Valor. 2 Porter  Três conceitos básicos para realizar a análise estratégica:  O primeiro está relacionado à atratividade relativa do setor.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Cadeia de Valor. 2 Porter  Três conceitos básicos para realizar a análise estratégica:  O primeiro está relacionado à atratividade relativa do setor."— Transcrição da apresentação:

1 1 Cadeia de Valor

2 2 Porter  Três conceitos básicos para realizar a análise estratégica:  O primeiro está relacionado à atratividade relativa do setor em termos de lucro, que varia em função das cinco forças competitivas.  O segundo está relacionado ao posicionamento competitivo – liderança de custos, diferenciação e foco – visando alcançar um retorno superior e um desempenho superior. Esses posicionamentos são chamados estratégias genéricas.  O terceiro conceito está relacionado à cadeia de valor da empresa. A análise das fontes de vantagem competitiva deve acontecer na cadeia de valor da empresa.

3 3 Cadeia de Valor  Conjunto interligado de atividades criadoras de valor que começa nas matérias-primas básicas vindas de fornecedores, passa por uma série de atividades que agregam valor, relacionadas à produção e comercialização do produto e/ou serviço e termina nos distribuidores, colocando o produto nas mãos dos consumidores

4 4 Cadeia de Valor - Porter  A análise de fontes de vantagem competitiva tem de ocorrer na Cadeia de Valor, ou seja, nas atividades distintas que uma empresa realiza, para projetar, produzir, comercializar, entregar e oferecer suporte ao cliente.  A cadeia de valor consiste em cinco atividades primárias e quatro atividades de apoio.

5 5 Cadeia de Valor - Porter Infra-estrutura da empresa Gestão de RH Desenvolvimento de Tecnologia Logística de entrada Operações Log ís tica externa Mkte vendas Servi Infra-estrutura da empresa Gestão de RH Desenvolvimento de Tecnologia Logística de entrada Operações Log ís tica externa Mkte vendas Servi MARGEM Infra-estrutura da empresa Gestão de RH Desenvolvimento de Tecnologia Logística de entrada Operações Log ís tica externa Mkte vendas Servi Infra-estrutura da empresa Gestão de RH Tecnologia Logística de fora para dentro Operações Mkt e Vendas Serviços MARGEM Atividades primárias Atividades de apoio Logística de dentro para fora Aquisição e Compras

6 6 Atividades primárias  Logística de fora para dentro  Atividades relacionadas ao processo de receber, estocar e distribuir insumos.  Operações  Atividades necessárias para transformar os insumos em produtos acabados.  Logística de dentro para fora  Atividades relacionadas com receber, estocar e distribuir o produto final aos consumidores.  Mkt e vendas  Atividades relacionadas ao processo de induzir e possibilitar aos consumidores comprar produtos.  Serviços  Atividades desenhadas para melhorar ou manter o valor do produto.

7 7 Atividades de apoio  Infraestrutura da empresa  Atividades relacionadas com gerência geral, planejamento, finanças, contabilidade, relações com o governo, etc.  Gestão de RH  Atividades de recrutar, contratar, treinar, desenvolver e remunerar funcionários.  Desenvolvimento de tecnologia  Atividade de melhoria de produtos e de processos.  Aquisições e Compras  Atividades necessárias para comprar os insumos necessários.

8 8 Cadeia de Valor Fabricante de Móveis Infra-estrutura da empresa Gestão de RH Desenvolvimento de Tecnologia Logística de entrada Operações Log ís tica externa Mkte vendas Servi Infra-estrutura da empresa Gestão de RH Desenvolvimento de Tecnologia Logística de entrada Operações Log ís tica externa Mkte vendas Servi MARGEM Infra-estrutura da empresa Gestão de RH Desenvolvimento de Tecnologia Logística de entrada Operações Log ís tica externa Mkte vendas Servi Infra-estrutura da empresa Gestão de RH Manutenção Logística de fora para dentro Matérias- primas Operações Fabricação do móvel Mkt e Vendas vendedores Serviços Pós-venda Instalação MARGEM Atividades primárias Atividades de apoio Logística de dentro para fora Entrega para cliente Compras

9 9 Marketing vendas Logistica de fora.. Logistica de dentro... Gerenciamento de Risco Desenvolvimento de Tecnologia Recursos Humanos Infra-estrutura Marketing Gestão da marca Gestão de segmentos Suporte a Vendas Operações Investimento Depósito Securitização Créditos Crédito Securities Produtos Financeiros Investimento Corporativo Outros Ativos Pagamento Trading Custódia Cadeia de valor - Bancos serviços Contas Gestão de Ativos IPO M&A Consultoria Outros

10 10 Cadeia de Valor de uma instituição de Ensino Superior

11 11 Criação de Valor  Atividades e/ou processos organizacionais que criam, direta ou indiretamente, valor para o negócio.  A criação de valor está relacionada tanto à Cadeia de Valor quanto à estrutura, estratégia, gestão, cultura etc  A criação de valor se dá pelo desenvolvimento de competências


Carregar ppt "1 Cadeia de Valor. 2 Porter  Três conceitos básicos para realizar a análise estratégica:  O primeiro está relacionado à atratividade relativa do setor."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google