A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Uma Mulher e seu Ensinamento Esotérico Tema de setembro: Mulher.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Uma Mulher e seu Ensinamento Esotérico Tema de setembro: Mulher."— Transcrição da apresentação:

1 Uma Mulher e seu Ensinamento Esotérico Tema de setembro: Mulher

2 Helena Ivanovna Roerich Nasceu na Rússia, a 13 de Fevereiro de 1879. Filha de um arquitecto proeminente, o Arquiduque Chapochnikov, era extraordinariamente sensitiva e adoecia com freqüência. Quando enferma, apareciam-lhe dois homens muito altos (os Mestres Morya e Koot Hoomi), que a auxiliavam. A irmã de sua mãe, a princesa Putyatine, tinha uma grande propriedade rural em Bologoye, onde a pequena Helena passava os verões. Lá aprendeu a amar a natureza e os animais. Conta-se que os animais domésticos corriam para ela para a saudar, quando de manhã saía de casa para os alimentar. Aprendeu a ler muito cedo. Apreciava os filósofos e meditava sobre a Bíblia. Talentosa na música, tocava piano, pintava e desenhava.

3 Quando conheceu Nicholas, descobriu que tinham muito em comum. Passavam o seu tempo juntos, indo a concertos e a exposições. Apaixonaram-se e, por fim, casaram a 28 de Outubro de 1901. Tiveram uma vida familiar feliz e, da sua união, surgiram dois filhos, Jorge e Svetoslav. Este último tornou-se um excelente pintor (tal como o pai) e, do retrato que fez de sua mãe, percebe-se que ela era uma mulher muito bonita. Em 1915, Nicholas Roerich adoeceu com pneumonia, quando a família deixou sua casa em Petersburg para viver num clima mais ameno. Depois de uma passagem pela Inglaterra, chegam a Nova Iorque em 1920, para a primeira exposição de Nicholas Roerich nos Estados Unidos. Foi nessa ocasião que Helena entrou em contato com o seu Mestre e escreveu o primeiro livro, «Folhas do Jardim de Morya I», cuja 1ª edição saiu em 1924. Seguiram-se mais 16 títulos na série Agni Yoga, onde o seu Mestre expõe pela primeira vez ao mundo as fundações do yoga da 6ª Raça. O livro «Supraterrestre IV», último volume publicado, veio à luz em 1938, às vésperas da 2ª Guerra Mundial.

4 Helena e Nikolai (Nicholas tradução para o inglês), tiveram uma vida fértil em acontecimentos. Talvez os mais significativos, sejam as suas viagens pelo Oriente. Na Índia, organizaram uma expedição à Ásia Central e percorreram a China, a Mongólia, o Tibete e outros países. Embora se conheçam poucos detalhes da sua vida, sabe-se que foi uma ativista participante nas grandes questões do seu tempo. Foi uma Instrutora espiritual com um grande número de discípulos. A sua sabedoria - a sabedoria de uma iluminada, encontra-se disseminada por centenas de cartas que enviava aos seus correspondentes e alunos. Estas epístolas foram publicadas em «Cartas de Helena Roerich I-II». Nestas missivas, Helena mostrava a sua preocupação e interesse nas diversas questões do seu tempo.

5 Ela foi uma precursora da Nova Era. Ela escreveu em 1929 o seguinte: «O livro das novas descobertas e da luz da ousadia está aberto diante da humanidade. Já ouviram falar acerca da aproximação da Nova Era. Cada época tem o seu Apelo, e o chamamento fundador da Nova Era será o poder do pensamento criador; e o primeiro passo nesta direção será a abertura da consciência, a libertação de todos os preconceitos e de todos os conceitos tendenciosos e forçados.» A Mulher do Futuro Outra das suas preocupações, foi com a condição das mulheres do seu tempo. Escreveu ela: «A próxima grande época está intimamente ligada à ascensão da mulher. Tal como nos melhores dias da humanidade, a época futura oferecerá novamente à mulher o seu direito ao lugar, lado a lado com o seu eterno companheiro de viagem e de trabalho, o homem. Deveis lembrar que a grandeza do Cosmos se fundamenta na origem dual. Será possível, então, menosprezar um dos seus elementos?”.

6 Em 1930, com o seu marido Nikolay e inspirada por seu Mestre, O Senhor do Raio Azul, fundou a Agni Yoga Society. Dizia a propósito da Agni Yoga: “Pouco se sabe deste assunto espiritual. Conhece-se apenas que ele será o yoga da próxima raça, a Sexta. O discípulo desta yoga já terá seu corpo búdico e intuitivo razoavelmente desenvolvido e encontrar-se–á mais polarizado no chakra cardíaco e no correspondente centro da cabeça. Este é o caminho dos discípulos avançados e dos iniciados”. Helena Roerich foi a primeira tradutora para o russo da importantíssima obra de Blavatsky «A Doutrina Secreta». Após a morte de seu marido, Helena Ivanovna mudou-se para Kalimpong, e faleceu em Outubro de 1955. Kalimpong era conhecida por suas instituições educacionais (estabelecidas no período colonial inglês), e costumava ser, nessa época, um entreposto comercial entre a Índia e o Tibet – é uma importante cidade do Distrito de Darjeeling.


Carregar ppt "Uma Mulher e seu Ensinamento Esotérico Tema de setembro: Mulher."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google