A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Esses modelos apareceram em diferentes lugares e realidades do povo de Deus, mas até hoje ainda podem ser vistos em nosso meio. Vamos trabalhar três deles.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Esses modelos apareceram em diferentes lugares e realidades do povo de Deus, mas até hoje ainda podem ser vistos em nosso meio. Vamos trabalhar três deles."— Transcrição da apresentação:

1

2 Esses modelos apareceram em diferentes lugares e realidades do povo de Deus, mas até hoje ainda podem ser vistos em nosso meio. Vamos trabalhar três deles e como também suas características.

3 I – O Contexto e o surgimento desses modelos:

4 1 – Conquistas em Canaã - Acã

5 A “invencível” Jericó acabara de ser conquistada
A “invencível” Jericó acabara de ser conquistada. Havia alegria e regozijo em todo Israel, agora as demais conquistas seriam mais fáceis, porque as nações pagãs estavam em desespero. Mas eis que surge Acã. Antes da saída para conquistar Jericó, foram instruídos detalhadamente a respeito do que deveriam fazer com a cidade condenada. Josué havia dito: "A cidade será condenada, ela e tudo quanto nela houver." Josué 6:17.

6 “... Acã tinha ouvido toda essa ordem, mas cobiçou as coisas condenadas de Jericó, destinadas à destruição. Dispôs-se a furtar até mesmo o ouro e a prata que deviam ser consagrados a Deus, colocando-os no tesouro de sua própria casa. Ouçam as palavras dos lábios de Jesus Cristo, envolto pela coluna de nuvem: "Já não serei convosco, se não eliminardes do vosso meio a coisa roubada". Jos. 7:12. Cristo Triunfante, 136.

7 “Por uma capa babilônica e um insignificante tesouro de ouro e prata, Acã consentiu em vender-se para o mal, trazer sobre si a maldição de Deus, ser privado de seu direito a uma rica propriedade em Canaã e perder toda esperança da futura herança imortal na Terra renovada”. Este dia com Deus, 136.

8 2 - Formação dos futuros Líderes da igreja primitiva - Judas Iscariote

9 Depois de orar intensamente durante toda a noite o Mestre chama e escolhe os 12 apóstolos. Logo em seguida ministra para eles um intenso curso teórico-prático de discipulado com duração de mais de três anos. Eles seriam os líderes da igreja para o cumprimento da grande comissão. O Salvador era o modelo em palavras e atos.

10 Tudo parecia 100% com todos, mas com o passar dos dias, vieram os problemas. João com seu temperamento, Pedro com a sua impetuosidade, André com sua a timidez, Tomé com uma fé incipiente... Mas todos foram transformados pela contemplação do Filho de Deus, menos um, Judas Iscariote.

11 À medida que os dias se passavam, os planos financeiros e políticos de Judas cada vez se acentuavam, dia a dia era mais seduzido pelo amor ao dinheiro.

12 Cristo tentou ajudá-lo várias vezes, mas ele não retrocedeu, e cada vez mais era seduzido pelo amor ao dinheiro. Substituiu o amor de Cristo pelo amor ao dinheiro e permitiu que Satanás assumisse o controle total do coração. Nesse contexto Jesus disse: "Não vos escolhi a eu número de doze? Contudo, um de vós é diabo." João 6:70.

13 Como Acã, Judas pagou com a própria vida e jogou no lixo a salvação por amor ao vil metal.

14 3 – Reavivamento Pós-Pentecostes – Ananias e Safira

15 “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. Em cada alma havia temor; e muitos prodígio e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos. E todos os que creram estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam as suas propriedades e bens, e distribuíam o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade...

16 ...Diariamente perseveravam unânimes no templo, e partiam o pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, Louvando a Deus, e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos”. Atos 2:42-47

17 “Depois da descida do Espírito Santo, quando os discípulos saíram para proclamar um Salvador vivo, seu único desejo era a salvação de almas. Rejubilavam-se na doçura da comunhão com os santos...

18 ...Eram ternos, prestativos, abnegados, voluntários em fazer qualquer sacrifício pelo amor da verdade. Em seu contato diário entre si, revelavam aquele amor que Cristo lhes ordenara. Por palavras e obras de altruísmo, procuravam acender este amor em outros corações”. AA. Pg. 547 e 548.

19 “Entretanto certo homem, chamado Ananias, com sua mulher Safira, vendeu uma propriedade, mas, em acordo com sua mulher, reteve parte do preço e, levando o restante, depositou-o aos pés dos apóstolos.” Atos 5:1-3

20 Por amor ao dinheiro em detrimento do crescimento do reino de Deus, como Acã e Judas, ele e sua esposa pagaram com a vida.

21 II – Modelos ocultos e suas características

22 1- Modelo Acã características:

23 Começam bem, mas pela falta de comunhão a vida cristã vai perdendo a graça;
Envolve-se com as coisas do evangelho apenas pelo sentimento de pertencer a uma comunidade e não pelo senso de missão;

24 Sentimento de auto-recompensa.
Profissão de fé nominal destituída de princípios. “Deixam de levar para a prática de sua vida os princípios da verdade na qual professam crer, e consideram seus pecados e erros como coisas sem importância.” O Cristo Triunfante, p. 137.

25 Perde de vista a malignidade do pecado.
Dificuldade para reconhecer que está em pecado.

26 Resultado: Poderá ter o mesmo fim de Acã, caso não haja uma verdadeira mudança.

27 Desonestidade para com Deus e com os homens, não é um pecado insignificante. Deus é amor, mas Ele não desculpará um pecado que não seja confessado e totalmente abandonado.

28 2- Modelo Judas características:

29 “Judas tinha naturalmente grande amor ao dinheiro; mas não fora
“Judas tinha naturalmente grande amor ao dinheiro; mas não fora sempre bastante corrupto para praticar um ato como esse. Alimentara o mau espírito de avareza até que se lhe tornara o motivo dominante na vida. O amor de Mamom sobrepujara o amor de Cristo. Tornando-se escravo de um vício, entregou-se a Satanás.” Vidas Que Falam pág

30 Recursos parcialmente ou aparentemente usados para o crescimento do reino.
Usar a igreja para alcançar seus objetivos materiais. Postura crítica quanto ao uso do dinheiro.

31 Resultado: Aquele que incorporar consciente ou inconscientemente esse modelo terá o mesmo fim de Judas. O dinheiro que o Senhor nos dar é primeiramente para o crescimento do reino de Deus e o restante para nossa manutenção. O amor ao dinheiro conduzirá para um fim trágico, assim como foi o de Judas.

32 3- Modelo Ananias e Safira
Características:

33 Saíram do raio de influência do Espírito Santo
Saíram do raio de influência do Espírito Santo. Dentro da igreja, tocados pelo fogo do Espírito, foram convencidos de que deveriam doar ao Senhor uma propriedade.

34 “Enquanto se achavam sob a direta influência do Espírito de Deus, fizeram o voto de dar ao Senhor certas terras; ao dissipar-se, porém, essa influência celeste, a impressão era menos forte, e eles começaram a duvidar e a recuar do cumprimento do voto que haviam feito.” Vidas que falam, pág.330.

35 Nutriram e acariciaram a cobiça
Nutriram e acariciaram a cobiça. A propriedade já não pertencia mais a eles, era do Senhor. Cobiçar o que é do homem é um pecado que ofende a Deus.

36 “Depois, envergonhados de que os irmãos soubessem que sua alma egoísta tinha má vontade de dar aquilo que haviam solenemente consagrado e prometido a Deus, foi praticado o engano.” Vidas que falam, pág.330.

37 Resultado: Aqueles que forem desonestos para com o Senhor, um dia darão conta de toda a sua renda e caso não se arrependam poderão ter o mesmo fim de Ananias e Safira.

38 III – Examinai-vos

39 Os exemplos de Acã, Judas e Ananias e Safira, podem ser reproduzidos na vida dos filhos de Deus. Certamente existem entre nós pessoas que consciente ou inconsciente estão reproduzindo esses modelos.

40 Devemos vigiar e nos examinar a cada dia para que não venhamos a nos equivocar ou errar na reprodução desses estilos de vida.

41 “Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos.”
II Cor. 13:5.

42 Existem Acãs entre nós. Por ventura sou um deles?

43 I- Tenho alimentado a cobiça e o engano em meu estilo de vida?
II- Sinto-me confortável em não confessar e abandonar determinado pecado oculto?

44 III- Tenho vivo em minha consciência de que meus atos de desonestidade para com Deus e os homens trazem prejuízo para a igreja? IV- Existe algum aspecto em minha vida que esteja refletindo o estilo de vida de Acã?

45 Há poder em Cristo e Sua Palavra para mudar a sua vida.

46 Existem Judas entre nós. Por ventura sou um deles?

47 I- Você sente naturalmente grande amor pelo dinheiro
I- Você sente naturalmente grande amor pelo dinheiro? II- Sente que só deve se envolver com as coisas da igreja se for para ganhar dinheiro?

48 III- Quem ocupa o primeiro lugar em sua vida: é o amor de Mamom ou o amor de Cristo? IV- Você se sente escravizado pelo vício do ganhar e ganhar dinheiro sem dar o primeiro e o melhor de seu tempo para Deus?

49 Faça um plano com Deus nesses dois períodos e clame ao Senhor por uma mudança e certamente o seu fim não será o mesmo de Judas.

50 Existem Ananias e Safira entre nós. Por ventura sou um deles?

51 I- Você cumpre integralmente os votos feitos ao Senhor em particular e em público? II- Lembra-se de que quando se batizou, prometeu mediante voto que seria fiel nos dízimos e nas ofertas de tudo que ganhasse?

52 III- Tem permanecido na presença do Senhor quando sai do templo
  III- Tem permanecido na presença do Senhor quando sai do templo? IV- Mantém o hábito de buscar a Deus na primeira de cada manhã?

53 Quando não cumpro os votos que faço ao Senhor consciente ou inconscientemente estou reproduzindo o caráter de Ananias e Safira. É esse o fim que você quer para sua vida? Estar profetizado que em nossos dias iria aumentar as pessoas que teriam o mesmo estilo de vida desse casal: “Está aumentando o número dos que cometem o pecado de Ananias e de Safira.” CSM. pag. 314.

54 Caso você se identifique em algum aspecto de sua vida a realidade desse casal, tome coragem, tome a decisão de mudar pela graça de Cristo. Afinal a Bíblia foi escrita para que aprendamos com os erros e acertas das pessoas.

55 Mesmo que minha vida se identifique com alguma deficiência desses personagens, hoje veio salvação a minha vida. Hoje é dia da salvação, hoje é o dia da mudança, afinal a Palavra não pode voltar vazia. Ela está operando nesse momento e necessito somente dar permissão para que o Espírito Santo faça o trabalho.

56 “. Onde abundou o pecado, superabundou a graça. ” Rom. 5:20
“...Onde abundou o pecado, superabundou a graça.” Rom. 5:20. Ninguém vai tão longe no pecado que não possa ser alcançado pelo Espírito Santo.


Carregar ppt "Esses modelos apareceram em diferentes lugares e realidades do povo de Deus, mas até hoje ainda podem ser vistos em nosso meio. Vamos trabalhar três deles."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google