A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor: Rodrigo de Aquino Gomes. O QUE É BRIEFING A palavra briefing vem do inglês, do verbo to brief que significa resumir, fazer a apresentação sumariada.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor: Rodrigo de Aquino Gomes. O QUE É BRIEFING A palavra briefing vem do inglês, do verbo to brief que significa resumir, fazer a apresentação sumariada."— Transcrição da apresentação:

1 Professor: Rodrigo de Aquino Gomes

2 O QUE É BRIEFING A palavra briefing vem do inglês, do verbo to brief que significa resumir, fazer a apresentação sumariada de alguma coisa. O briefing não deve ser encarado como uma resposta de um questionário, mas sim como um relatório, que descreve e relata determinados enfoques. É o ponto de partida de qualquer projeto, pois é a oportunidade que o cliente tem de expor o problema a ser resolvido e o contexto em que ele se encontra.

3 Mestriner (2005) defende que, o briefing deve ser o ponto de partida do projeto, dado que este influencia a trajetória que o designer deve seguir. Briefing é a etapa em que são coletadas todas as informações possíveis sobre o cliente, seu público-alvo, preferências e necessidades da empresa, entre outros. É um passo crucial, que irá nortear o trabalho.

4 O briefing deve ser um documento escrito resultado de uma reunião com o cliente onde se tenta extrair o máximo de informações pertinentes para o direcionamento conceitual e criativo de um projeto. São informações que deverão ser divulgadas de forma clara servindo de orientações precisas para a equipe envolvida no projeto.

5 ATENÇÃO: Apesar de ter alguns modelos de briefing, não existe um modelo que deva ser seguido e sim caminhos, diretrizes básicas a serem adaptadas de acordo com cada projeto e empresa.

6 Tamanho do Briefing Um bom briefing deve ser tão curto quanto possível, e tão longo quanto necessário. Um briefing excessivamente reduzido significa falta de informação. Um briefing excessivamente longo significa falta de objetividade e foco. O briefing deve conter todas as informações relevantes aos interessados do projeto

7 Quando é necessário o briefing? O briefing é útil em quase todos os projetos de design. O briefing deve ser escrito, não verbal.

8 A responsabilidade é do: ?? O briefing inicial é normalmente executado pelo atendimento da empresa. O atendimento é quem transfere as informações para a equipe de design o conhecimento adquirido do cliente. OBS: O ERRO LEVA AO DESPERDÍCIO DE TEMPO E DINHEIRO, ENCARECENDO O PROJETO E DIFICULTANDO A CONCRETIZAÇÃO DO OBJETIVO.

9 Elementos essenciais do Briefing Não há uma fórmula única, padronizada, para o briefing. Depende de vários fatores como: a natureza do projeto (produto, gráfico, web, etc) as características da empresa (padrões, práticas, cultura e outras)

10 Tópicos básicos Natureza do projeto e contexto Análise setorial Público-alvo Portfólio da empresa Objetivos do negócio e estratégia de design Objetivo, prazo e orçamento do projeto Informações de pesquisas Apêndices

11 Natureza do projeto e contexto Sumário executivo incluindo: Justificativas Objetivo do projeto Resultados desejáveis Responsáveis pelo projeto Análise setorial Listas de produtos Concorrentes Preços e promoções Marca Estudo das tendências Estratégia da empresa

12 Público-alvo Características do público-alvo: sexo, faixa etária, escolaridade, nível de renda, ocupação, hobbies. Diferenças: regionais, culturais, hábitos de consumo Portfólio da empresa Marca Imagem corporativa Segmentos de mercado

13 Objetivos do negócio e estratégia de design Principais resultados visados pelo projeto, descrito na linguagem de negócios Atividades de design, correspondentes aos resultados visados Objetivo, prazo e orçamento do projeto Descrição das diversas fases do projeto, especificando: Tempo previsto Orçamento Recursos humanos necessários

14 Informações de pesquisas Tendências dos negócios Avanços tecnológicos Lançamentos de novos produtos Apêndices Materiais suplementares Catálogos de produtos, fotos, mostruários, artigos de jornais, artigos científicos, manuais, legislação.


Carregar ppt "Professor: Rodrigo de Aquino Gomes. O QUE É BRIEFING A palavra briefing vem do inglês, do verbo to brief que significa resumir, fazer a apresentação sumariada."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google