A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tratamento do sinal EMG BIOFEEDBACK. Resumo Desenvolver um circuito amplificador para aquisição de sinais da atividade elétrica muscular. Estes sinais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tratamento do sinal EMG BIOFEEDBACK. Resumo Desenvolver um circuito amplificador para aquisição de sinais da atividade elétrica muscular. Estes sinais."— Transcrição da apresentação:

1 Tratamento do sinal EMG BIOFEEDBACK

2 Resumo Desenvolver um circuito amplificador para aquisição de sinais da atividade elétrica muscular. Estes sinais analógicos captados e digitalizados pela placa de aquisição de sinais, serão tratados e analisados para que, posteriormente, através de uma interface gráfica, sejam apresentados ao paciente, numa retroalimentação sobre a característica do sinal fisiológico relacionado à atividade elétrica da unidade motora muscular.

3 Potencial de Ação

4 Contração Muscular

5 Objetivo Geral O objetivo geral deste trabalho é desenvolver um sistema de aquisição dos sinais do eletromiograma – Biofeedback para sinais de potenciais de ação dos músculos esqueléticos que ao serem amplificados poderão ser registrados e posteriormente manipulados pelo software LabVIEW, auxiliando o estudo dos efeitos comportamentais e eletrofisiológicos.

6 Objetivo Específico Desenvolver e montar o circuito eletrônico (bioamplificador de sinais elétricos durante a movimentação) para registro e tratamento do sinal analógico para entendimento deste no uso em uma técnica de condicionamento.

7 Diagrama de Blocos

8 O que é Biofeedback ? O termo “treinamento em biofeedback” entrou em uso quando o biofeedback demonstrou ser uma ferramenta útil no ensino e aprendizado de processos de auto-regulação que envolvem treinamento. Um instrumento eletrônico para fornecer uma informação (feedback). É como um espelho especial que provê informações sobre processos internos do organismo dos quais a pessoa pode não estar ciente ou achar difícil regular.

9 Esquema de um bioamplificador proposto para aquisição de EMG.

10

11 Resultados O sinal eletromiográfico obtido durante a realização de flexão ativa do cotovelo, foi capturado pela placa de aquisição de sinais e exibido da seguinte forma pelo software LabVIEW :

12 Demonstração na interface gráfica durante a movimentação de flexão de cotovelo com 4 etapas : contração,repouso,contração e repouso.

13 Demonstração na interface gráfica durante a movimentação de flexão de cotovelo com taxa de aquisição de 4800 valores por espaço de 0.1 segundos.

14 Análise dos Resultados O sinal foi tratado (amplificado, retificado e integrado), o que nos permitiu verificar uma relação de proporção entre a movimentação voluntária e o sinal eletromiográfico ; um programa criado em MATLAB nos apresentou o seguinte gráfico :

15 Eletromiograma medido ao longo de 10 segundos de exercícios.

16 Conclusão O circuito de amplificação do sinal de entrada apresentou um ganho de 100 vezes, o que comprova a eficácia do mesmo para captação e amplificação de sinais com pequenas tensões e baixas freqüências. Com os resultados obtidos, percebe-se que o sistema proposto pode, em tempo real, captar os sinais eletromiográficos, processá-los e representá-los através de uma interface gráfica computacional. Isto demonstra a possibilidade de utilização deste equipamento para tratamento terapêutico biofeedback. Estudos posteriores poderão apontar para uma aplicação prática que proporcione a utilização deste no tratamento e desenvolvimento de equipamentos mais elaborados e específicos a outras técnicas terapêuticas.


Carregar ppt "Tratamento do sinal EMG BIOFEEDBACK. Resumo Desenvolver um circuito amplificador para aquisição de sinais da atividade elétrica muscular. Estes sinais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google