A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tratamento do sinal EMG

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tratamento do sinal EMG"— Transcrição da apresentação:

1 Tratamento do sinal EMG
BIOFEEDBACK

2 Resumo Desenvolver um circuito amplificador para aquisição de sinais da atividade elétrica muscular. Estes sinais analógicos captados e digitalizados pela placa de aquisição de sinais, serão tratados e analisados para que, posteriormente, através de uma interface gráfica, sejam apresentados ao paciente, numa retroalimentação sobre a característica do sinal fisiológico relacionado à atividade elétrica da unidade motora muscular .

3 Potencial de Ação

4 Contração Muscular

5 Objetivo Geral O objetivo geral deste trabalho é desenvolver um sistema de aquisição dos sinais do eletromiograma – Biofeedback para sinais de potenciais de ação dos músculos esqueléticos que ao serem amplificados poderão ser registrados e posteriormente manipulados pelo software LabVIEW, auxiliando o estudo dos efeitos comportamentais e eletrofisiológicos .

6 Objetivo Específico Desenvolver e montar o circuito eletrônico (bioamplificador de sinais elétricos durante a movimentação) para registro e tratamento do sinal analógico para entendimento deste no uso em uma técnica de condicionamento.

7 Diagrama de Blocos

8 O que é Biofeedback ? O termo “treinamento em biofeedback” entrou em uso quando o biofeedback demonstrou ser uma ferramenta útil no ensino e aprendizado de processos de auto-regulação que envolvem treinamento. Um instrumento eletrônico para fornecer uma informação (feedback). É como um espelho especial que provê informações sobre processos internos do organismo dos quais a pessoa pode não estar ciente ou achar difícil regular.

9 Esquema de um bioamplificador proposto para aquisição de EMG.

10

11 Resultados O sinal eletromiográfico obtido durante a realização de flexão ativa do cotovelo , foi capturado pela placa de aquisição de sinais e exibido da seguinte forma pelo software LabVIEW :

12 Demonstração na interface gráfica durante a movimentação de flexão de cotovelo com 4 etapas : contração,repouso,contração e repouso.

13 Demonstração na interface gráfica durante a movimentação de flexão de cotovelo com taxa de aquisição de 4800 valores por espaço de 0.1 segundos.

14 Análise dos Resultados
O sinal foi tratado (amplificado, retificado e integrado), o que nos permitiu verificar uma relação de proporção entre a movimentação voluntária e o sinal eletromiográfico ; um programa criado em MATLAB nos apresentou o seguinte gráfico :

15 Eletromiograma medido ao longo de 10 segundos de exercícios.

16 Conclusão O circuito de amplificação do sinal de entrada apresentou um ganho de 100 vezes , o que comprova a eficácia do mesmo para captação e amplificação de sinais com pequenas tensões e baixas freqüências. Com os resultados obtidos, percebe-se que o sistema proposto pode, em tempo real, captar os sinais eletromiográficos, processá-los e representá-los através de uma interface gráfica computacional. Isto demonstra a possibilidade de utilização deste equipamento para tratamento terapêutico biofeedback. Estudos posteriores poderão apontar para uma aplicação prática que proporcione a utilização deste no tratamento e desenvolvimento de equipamentos mais elaborados e específicos a outras técnicas terapêuticas.


Carregar ppt "Tratamento do sinal EMG"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google