A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os Movimentos Sociais Transformar é possível.... IFSC Joinville Sociologia Profª Danielli Vieira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os Movimentos Sociais Transformar é possível.... IFSC Joinville Sociologia Profª Danielli Vieira."— Transcrição da apresentação:

1 Os Movimentos Sociais Transformar é possível.... IFSC Joinville Sociologia Profª Danielli Vieira

2

3

4

5

6 Como nós trabalhamos a sociedade é composta por estruturas e instituições que vão se mantendo ao longo do tempo, especialmente, por conta de interesses políticos, econômicos. Somos socializados dentro dos padrões sociais vigentes em uma determinada época, em uma determinada ordem social. Incorporamos esses valores, a estrutura social como dados naturais...”as coisas são assim, é desse modo que o mundo funciona....”. Contudo, como tenho discutido com vocês ao entendermos que a sociedade é uma construção humana, permeada por relações de poder e de conflito, podemos daí extrair que sendo uma construção e não algo dado é possível realizar mudanças, é possível encontrar outros rumos, outras maneiras de viver... Não são processos fáceis, mas como veremos na aula de hoje por meio dos movimentos sociais, dessas pessoas reunidas com um determinado projeto em comum, muitas conquistas no campo da política, da sociedade e da cultura foram alcançadas.

7 Hoje, então, vamos conhecer um pouco da história, do conceito, vou apresentar exemplos de alguns Movimentos Sociais e as suas características no mundo atual. Definição:agrupamento de pessoas envolvidas em um esforço organizado para promover ou resistir à mudanças na sociedade. (iniciativas da sociedade civil, organizações das pessoas comuns, política não partidária, do cotidiano, lutas por direitos que já existem nas constituições mas que não são efetivados na prática).

8 Alain Touraine (sociólogo francês), um dos principais estudiosos dos MS, fala que há três princípios que devem ser encontrados em todo MS: -identidade: quem são (quem representam) -oposição: contra o que lutam -totalidade: o que desejam, qual o seu projeto e como ele se relaciona com valores, com direitos universais, reconhecidos pela coletividade – legitimidade)

9 Exemplos movimentos que lutam contra a ordem estabelecida são os movimentos reformistas (desejam algumas mudanças na estrutura social), continuaram a existir também movimentos revolucionários (lutam para transformação profunda na estrutura: mov. operário; Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). Existem também movimentos conservadores: manutenção da ordem, dos valores vigentes ou exaltam modelos do passado: Tradição, Família e Propriedade (ditadura) e neonazismo. Os MS desenvolvem suas lutas por meio de diversas estratégias de ação, tais como: greves, denúncias, mobilizações, marchas, passeatas, negociações, hoje em dia são muito utilizadas as petições (conjunto de assinaturas).

10 A história dos Movimentos Sociais As teorias sobre os movimentos sociais se desenvolveram nos anos 60 quando o termo MS foi cunhado para designar multidões que iam paras as ruas pedir por mudanças sem o desejo de tomar o poder do Estado (como por exemplo nas Revoluções do século XVIII). Essas mobilizações que ocorreram principalmente na Europa e nos EUA nos anos 60 tinham como foco a luta contra desigualdades em relação à etnia/raça (Movimento Negro e Movimentos Povos Indígenas, luta por direitos civis);em gênero (Movimento feminista) e a defesa de estilo de vida alternativos (pacifismo, hippies, ambientalismo).


Carregar ppt "Os Movimentos Sociais Transformar é possível.... IFSC Joinville Sociologia Profª Danielli Vieira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google