A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

João Paulo Ribeiro Portásio

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "João Paulo Ribeiro Portásio"— Transcrição da apresentação:

1 João Paulo Ribeiro Portásio
AIP João Paulo Ribeiro Portásio

2 Agenda Mundo do Retalho Enquadramento do Projecto Projecto Conclusão

3 Mundo do retalho

4 Retalho Venda de produtos para consumo directo por parte dos compradores. [1] Comprar grandes quantidades de produtos a fornecedores e vender os mesmos em pequenas quantidades, aos clientes finais. Tipos: Supermercados, Lojas de Roupa, Bricolage Retalho = dividir peças grandes em mais pequenas (fracção) Makro não é retalhista é mais distribuidor/revendedor

5 Retalho Indústria muito competitiva que leva a que hajam grandes investimentos em investigação. Indústria interessante para investigação académica no campo da gestão da cadeia de abastecimento. Indústria de muito milhões de facturação!

6 Retalho Indústria muito competitiva que leva a que hajam grandes investimentos em investigação. Indústria interessante para investigação académica no campo da gestão da cadeia de abastecimento.

7 Retalho Áreas a que a investigação académica no retalho tem dado mais importancia: Estudo sobre as práticas na cadeia de abastecimento dos retalhistas Planeamento do inventário Optimização de preços

8 Retalho “Offering the right product in the right place at the right time for the right price is retailing’s formula for perfection. The ideal remains elusive but an elite rank of retailers is getting closer to it every day. There’s much to be learned from what they do.” Marshall L. Fisher, Ananth Raman and Anna Sheen McClelland

9 Problemas Recorrentes no Retalho
Quantas vezes vamos a uma loja e descobrirmos que esta não tem o produto que pretendemos? As promoções de 1971 para 1995 subir de 8% para 33% dos produtos, resultado do excesso de stock. Isto, mostra que os retalhistas têm enorme dificuldade em encaixar a procura com o fornecimento dos seus produtos.

10 4 Áreas Críticas do Retalho
Reunir dados do negócio Velocidade da cadeia de abastecimento Previsão de Vendas Planeamento do inventário

11 Reunir dados do negócio
É importante para um retalhista reunir informação como: Informação de Vendas; Informação de Stocks; ... Toda esta informação é útil para a gestão do seu negócio. Na Oracle o produto que contempla esta função é o Oracle Retail Merchandising System (RMS)

12 Velocidade da Cadeia de Abastecimento

13 Previsão de Vendas Conseguir prever as vendas para um determinado período de tempo é fundamental para que se consiga fazer o melhor planeamento de inventário possível. Na Oracle o produto que contempla esta função é o Oracle Retail Demand Forecast (RDF)

14 Planeamento do Inventário
Conseguir gerir os stocks por toda a cadeia de abastecimento de modo a que a procura e o fornecimento dos produtos se encaixem o máximo possível. Na Oracle o produto que contempla esta função é o Oracle Retail Advanced Inventory Planning (AIP)

15 Objectivos Retalho Reunir Dados do Negócio Previsão de Vendas
Produto Certo no Sítio Certo no Tempo Certo pelo Preço Certo Velocidade da Cadeia de Abastecimento Planeamento de Inventário

16 Enquadramento Projecto

17 Dimensão do Projecto Este projecto irá focar-se no planeamento do inventário dos retalhistas.

18 Planeamento do Inventário
Decidir quando e quanto encomendar ou produzir produtos.

19 Características Importantes para o Planeamento do Inventário
Tipo de produtos (frescos, congelados, ambiente) Prazo de entrega dos produtos (lead-time) Stock ao longo da Cadeia de abastecimento (tanto num nócomo nas transições)

20 Exemplo de uma cadeia de abastecimento
Fornecedores Armazém do Norte do Sul Lojas Outlet Liquidações Internet Catálogo Cliente

21 Planeamento do Inventário Actual da Maioria dos Retalhistas
Grandes equipas, dividas por departamentos, que estão encarregues de fazer o reaprovisionamento manual de cada produto. Reaprovisionamento é feito segundo o know-how dos recursos humanos.

22 Aplicação AIP Solução Empresarial líder de mercado, desenhada para retalhistas que têm de gerir um constante reaprovisionamento de inventário. Solução que garante a sincronização entre os fornecedores e a procura do cliente. solution ensures synchronization with suppliers and consumer demand to increase stock availability and boost sales Solução que grande a sincronização dos fornecedor com a procura do cliente para: aumentar a disponibilidade do stock aumentar as vendas Esta solução permite: Redução do inventário parado, enquanto aumenta os níveis dos serviços do retalhista e a métrica GMROI. GMROI - Avaliação da rentabilidade do inventário, que analisa a capacidade da empresa transformar inventário em dinheiro, abaixo do custo de inventário. Improves GMROI Increases customer service levels  Minimizes inventory carrying costs Improves supplier collaboration Complete visibility to inventory across all nodes of the supply chain Creates optimal buy plans based on known supplier and retailer constraints Uses a single forecast to ensure accuracy

23 Aplicação AIP Utiliza cálculos científicos e matemáticos (com base em previsões) para substituir a experiência das equipas de reaprovisionamento. Calcula o reaprovisionamento necessário para um espaço maior de tempo do que a antiga aplicação embutida na aplicação RMS.

24 Planeamento do Inventário
Fornecedor Armazém PO Loja TSF RMS POS

25 Problema

26 Problema O AIP possuí um tempo de execução demasiado elevado para a realidade do retalho.

27 Explicação do Problema
Fornecedor Armazém PO Loja TSF RMS POS Integração Batch Usabilidade AIP RDF Previsões

28 Porquê diminuir o tempo de execução do AIP?
Maior fiabilidade na entrega atempada de ordens de compra aos fornecedores Aumento da janela de recuperação de possíveis falhas do sistema pelas as equipas de suporte da aplicação Aumento da qualidade da aplicação

29 Focus do Problema Dentro do planeamento do inventário este projecto irá focar-se mais na Integração da aplicação AIP.

30 Integração a ser melhorada no AIP
RIB RMS AIP RETL

31 Ferramentas de integração de aplicações Oracle Retail
Oracle Retail Integration Bus (ORIB) Oracle Retail Extract, Transformation and Load (ORETL) PL/SQL com SQL*Loader

32 Conclusão

33 Conclusão Qualquer melhoria que possa ser feita no tempo de execução do AIP, pode ser uma mais valia para retalhistas e fornecedores da aplicação.

34 Referências [1]


Carregar ppt "João Paulo Ribeiro Portásio"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google