A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora: Professora: Adriana Bogliolo Grupo Grupo: Eli Luiz da Silva Fernanda Paloma Lima Inglademarta Inácio Silva Vanuza Fátima de Carvalho Usuários.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora: Professora: Adriana Bogliolo Grupo Grupo: Eli Luiz da Silva Fernanda Paloma Lima Inglademarta Inácio Silva Vanuza Fátima de Carvalho Usuários."— Transcrição da apresentação:

1 Professora: Professora: Adriana Bogliolo Grupo Grupo: Eli Luiz da Silva Fernanda Paloma Lima Inglademarta Inácio Silva Vanuza Fátima de Carvalho Usuários da Informação

2 Resultados da 1ª etapa O trabalho apresentado em sua primeira etapa foi uma pesquisa que teve como finalidade, levantar dados sobre a necessidade de uso de informação na Biblioteca Etelvina Lima –UFMG. Ainda na primeira etapa, foi realizada uma pesquisa quantitativa, através de questionário on-line e abordagem direta, em que através das respostas podemos concluir que os usuários desta biblioteca estão satisfeitos com os resultados de busca e consideram que as suas necessidades informacionais são atendidas com satisfação.

3 Instrumento de coleta de dados utilizado na 2ª fase O instrumento de coleta de dados utilizado na segunda fase da pesquisa, foi entrevista com os usuários da Biblioteca Etelvina Lima através da abordagem direta feita aleatoriamente no período de 12 a 21 de maio de 2014.

4 Análise qualitativa dos dados colhidos Buscamos elaborar um questionário que contemplasse o objeto de estudo, oferecendo aos entrevistados (respondentes) desta pesquisa, a oportunidade de expressar a sua opinião com relação ao serviço prestado pela biblioteca pesquisada.

5 Aspectos positivos 1. De acordo com suas observações, como o sistema Pergamum, atualmente utilizado pela biblioteca Etelvina Lima poderia melhorar seu sistema de busca? O sistema atende as minhas necessidades, acho que a maioria dos alunos não tem dificuldades para fazerem a busca pelo sistema que hoje atende os frequentadores da biblioteca citada, além do que as pessoas que trabalham na biblioteca, estão sempre dispostos a nos ajudar,quando solicitados. 2. O acervo encontrado atualmente na biblioteca atende sua busca informacional? Se não, indique alguma sugestão que possa atender as expectativas dos usuários da Biblioteca Etelvina Lima. Acredito que sim, pois sempre que temos uma indicação dos professores sobre um livro ou até mesmo sobre um material especifico, ele faz parte do acervo que compõe a biblioteca, o que acontece ás vezes é que o número de exemplares não é suficiente pra todo mundo ( posso dizer que isto é uma coisa chata).

6 Aspectos positivos 6. Na sua opinião as pessoas que trabalham nesta bibliotecas estão disponíveis para ajudar a solucionar os problemas quando solicitados? 3. Na sua opinião as pessoas que trabalham nesta biblioteca estão disponíveis para ajudar a solucionar os problemas quando solicitados? Sim, com destaque para os meninos da Cruz vermelha e para a Bibliotecária Maianna, que são os que tenho maior contato, mas sinto falta que eles exijam mais dos alunos a educação que o espaço necessita, visto que é um local de estudo.

7 4. A estrutura física encontrada na biblioteca, facilita o encontro de grupos para discussão de atividades acadêmicas? Atualmente não, pois os locais de discussão em grupo estão sendo utilizados para um projeto de uma professora, prejudicando os trabalhos em grupo, que geralmente no final do semestre são muitos. O que mais poderia complementar a estrutura que é utilizada atualmente? Mais escaninhos, pelo fato de quando a aula é nos laboratórios, não sobra um, para que os outros alunos da UFMG possam usufruir do acervo e espaço. Aspectos negativos

8 5. A disponibilização das máquinas oferecidas na biblioteca, atendem sua necessidade de busca de informação? Minha critica quanto a esta biblioteca é relacionada ao acesso da internet e às condições dos computadores. Nesse último mês que a tenho frequentado, o sistema tem constantemente estado fora do ar. Os computadores poderiam ter navegadores mais rápidos e leves, como o Google Chrome, no lugar do Internet Explorer, que é muito pesado e dificulta o carregamento das páginas. Também gostaria que os teclados fossem mais novos e que possuíssem teclas legíveis, eles possuem várias teclas apagadas e que agarram ao digitarmos. Aspectos negativos

9 Tipo de acervo mais utilizado 6. As nova tecnologias, trouxeram um acesso rápido à informação e muita comodidade. Mas no dia- a- dia, qual meio de informação você utiliza com mais frequência: o acervo físico (presente na biblioteca) ou o acervo digital? Justifique sua resposta. Faço a utilização dos dois tipos de acervo, quando estou em casa utilizo o acervo digital ou quando não encontro o livro impresso, mas se puder fazer uma escolha entre os dois prefiro o material impresso, pois para estudar acho melhor.

10 Quadro comparativo

11 Conclusão Buscando fazer uma análise dos métodos de pesquisa realizado pra este trabalho, podemos observar que em ambos a maioria dos usuários estão satisfeitos e sentem que as suas necessidades informacionais são atendidas pela biblioteca Etelvina Lima. Entretanto é importante registrarmos que na segunda fase da pesquisa constatamos que alguns usuários estão insatisfeitos com a estrutura física principalmente no espaço que se destina as salas de estudos em grupos, que atualmente estão fechadas. Houveram queixas também com relação ao acesso à internet que segundo usuários tem estado constantemente inativo, assim como os computadores que são utilizados como sistema de busca. Podemos assim conclui que através da pesquisa qualitativa, os respondentes tem a oportunidade de expressar através do questionário sua real opinião sobre a biblioteca pesquisada.


Carregar ppt "Professora: Professora: Adriana Bogliolo Grupo Grupo: Eli Luiz da Silva Fernanda Paloma Lima Inglademarta Inácio Silva Vanuza Fátima de Carvalho Usuários."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google