A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS As condições climáticas sempre influenciaram as decisões e ações da humanidade em geral. Se a colheita na agricultura vai ser.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS As condições climáticas sempre influenciaram as decisões e ações da humanidade em geral. Se a colheita na agricultura vai ser."— Transcrição da apresentação:

1

2 APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS As condições climáticas sempre influenciaram as decisões e ações da humanidade em geral. Se a colheita na agricultura vai ser farta ou se os turistas vão visitar uma determinada cidade, por exemplo, são campos em que a temperatura, umidade do ar, vento, entre outros quesitos são sempre verificados. Nesta atividade, os alunos vão ser Meteorologista por um dia. Terão a oportunidade de conhecer mais sobre a profissão e os instrumentos utilizados para análise do tempo. A situação é a seguinte: você explica aos alunos como é feita a previsão do tempo, eles são agrupados e realizam dois experimentos sobre o tempo daquele dia. Depois eles escolhem uma cidade e vão coletar dados na Internet para montar uma apresentação em PowerPoint de como será o tempo nos próximos 5 dias. No final, os alunos apresentam o Jornal do tempo e expõem como o clima previsto será importante na vida das pessoas daquele local. Agora é só começar! Público alvo: A partir do 4º ano do ensino fundamental Disciplina: Ciências, Geografia Tema transversal: Química, Língua Portuguesa e Ed. Artística Softwares necessários: Internet Explorer e PowerPoint Tempo previsto: 6 aulas ! A atividade aqui desenvolvida foi criada por educadores norte-americanos e está publicada no site internacional da Microsoft. Está adaptada à realidade brasileira e detalhada em um plano de aula completo. This Virtual Classroom Tour template has been provided so you can develop your own Virtual Classroom Tours. Use the template to record a special learning project that you have found particularly successful in your classroom. Then share the project with other teachers in your school, district or beyond. Here’s how: Follow the prompts on each slide and in the embedded Word documents, in this PowerPoint document, to insert your project information. When you have finished inputting all of the project information that is requested, delete the prompts. Select each one and press the Delete key. Note: To enter the title of your Virtual Classroom Tour you must select View, Master, Slide Master, and enter it on the slide master. Then click Close Slide Master. This will cause the title to appear on each of the slides. From the File menu choose Save As… and save the document as a PowerPoint Show. (Use the File type: drop-down list to choose PowerPoint Show). You can then distribute the Virtual Classroom Tour. Confira a atividade Meteorologist for a Day

3 ROTEIRO DA ATIVIDADE A atividade Meteorologista por um dia inicia na sala de aula, onde é explicado como é feita a previsão do tempo. Em seguida é realizado os dois experimentos propostos: a construção de um hidrômetro e de um anemômetro. Na segunda parte da atividade, os alunos são levados para o laboratório de informática para montarem o Jornal do Tempo, a partir das informações que aprenderam. Por fim apresentam para toda sala. Nos slides a seguir, você tem todas as etapas para desenvolver esta atividade junto aos seus alunos. Siga o Plano de aula e boa sorte! ! ÍNDICE NA SALA DE AULA (3 AULAS) Etapa 1 – Introdução ao Tema Etapa 2 – Realização dos Experimentos Etapa 3 – Preenchimento da folha de atividade NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA (4 AULAS) Etapa 1 – Busca dos dados Etapa 2 – Montagem em PowerPoint Etapa 3 – Apresentação do Jornal do Tempo Etapa 4 – Conclusão da atividade créditos Leia e imprima o Plano de aula, no qual está detalhado todas as informações pedagógicas sobre a atividade. On this slide, embed the student handouts and the resources created for this project. Some examples are a student project overview, Internet and other resources, directions for art projects, or instructions to students for peer editing of projects. To embed the resources, follow these steps: Have the resource document available. From the Insert menu choose Object. Select Create from File… and click Browse…. Find the file you want to include and click OK. Select Display as icon and click Change Icon… and add a suitable caption. Click OK to add the caption and click OK to embed the file. Position the document icon at the bottom of the slide. You can go to View, Grid and Guides, and click Display Grid on Screen for a grid on which to line up your icons. Plano de aula

4 História da Meteorologia
NA SALA DE AULA DICA ETAPA 1 – INTRODUÇÃO AO TEMA Escreva METEOROLOGISTA na lousa e peça para que os alunos definam o que é e como é o trabalho desenvolvido. Explique que o Meteorologista é um cientista que estuda o tempo e os fenômenos climáticos. Conte a história da Previsão do tempo, que evoluiu de superstição para uma estimativa que usa dados físicos e químicos. Veja o arquivo História da Meteorologia. Aproveite também para resgatar assuntos relacionados aos fenômenos climáticos como: chuva, geada, inversão térmica, frente fria, tornado... Utilize como apoio o arquivo Fenômenos Climáticos. Por fim explique a atividade: os experimentos e a parte no laboratório de informática com a construção do Jornal do Tempo. Os meteorologistas estudam o sistema climático, constituído pela atmosfera, litosfera, biosfera e hidrosfera, e as relações entre estes subsistemas. Examinam, por exemplo, a atmosfera no que diz respeito às suas propriedades químicas e físicas, à transmissão de luz, som e ondas de rádio e à transferência de energia. ! História da Meteorologia Use these resources for assistance in working with and learning more about Microsoft Office applications. Fenômenos Climáticos

5 ! NA SALA DE AULA ETAPA 2 – REALIZAÇÃO DOS EXPERIMENTOS
Antes da aula, imprima o arquivo Experimentos e separe todos os itens necessários para execução da atividade. Divida a sala em grupos de 5 a 6 pessoas. Entregue o material dos dois experimentos para cada um dos grupos. Faça um breve comentário sobre o que é e deixe a conclusão por conta dos alunos. Escreva na lousa os passos a serem seguidos. Ao final, cada grupo tem que compartilhar os resultados obtidos. E então, é feita a conclusão geral desta parte da atividade. ETAPA 3 – PREENCHIMENTO DA FOLHA DE ATIVIDADE Entregue para cada grupo a folha de atividade (antes da aula, tire cópias no laboratório de informática, o arquivo Ficha de atividade já está pronto, basta ser impresso). Oriente-os para o pré-preenchimento: grupo, integrantes, cidade escolhida e a pergunta 1. As outras perguntas deverão ser respondidas após a pesquisa na Internet. ! Experimentos Ficha de atividade

6 Passo a passo PowerPoint
NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DICA ETAPA 1 – BUSCA DOS DADOS Inicie a aula dizendo como será esta etapa da atividade: busca de informações sobre a cidade escolhida na Internet, montagem em PowerPoint das informações e por fim apresentação do Jornal do Tempo. Auxilie os alunos na busca dos dados. Apresente os sites das estações metereológicas localizados no Brasil, que contém um conteúdo vasto, rico e preciso. Veja como proceder no arquivo Passo a passo pesquisa. ETAPA 2 – MONTAGEM EM POWERPOINT Com todas as informações em mãos, agora é hora de montar o Jornal do Tempo. É nesta fase que os alunos vão organizar as idéias e criar um roteiro para deixar a apresentação interessante. Saiba como é fácil, imprima e siga todos os passos do arquivo Passo a Passo PowerPoint No Brasil, existem institutos sérios que estudam os fenômenos climáticos e fazem Previsão do tempo. Conheça alguns deles: Centro de previsão do tempo e estudos climáticos Instituto Nacional de Meteorologia Passo a passo pesquisa Passo a passo PowerPoint

7 ! NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
ETAPA 3 – APRESENTÃO DO JORNAL DO TEMPO Agora é hora do grande show! Os grupos, um a um, vão apresentar a Previsão do Tempo para a cidade escolhida, vão falar sobre os aspectos geológicos da região e por fim mencionarem o quanto o tempo influenciará a vida da população local. Dê cerca de 30 min para se organizarem: definirem quem será o garoto ou a garota do tempo e treinarem como será apresentado. Então, é escolhido o primeiro grupo. Eles terão aproximadamente 5 minutos para apresentarem. Ao final, os outros alunos podem fazer perguntas ou trocarem conhecimento e as vivências. ETAPA 4 – CONCLUSÃO DA ATIVIDADE Solicite que respondam as outras perguntas da Ficha de Atividade. Como tarefa pra casa, os alunos vão escrever um relato de como foi ser um Meteorologista por um dia. ! Reserve com antecedência os equipamentos para projeção, você pode utilizar tanto a TV e o PCTV como o Projetor multimídia para essa atividade.

8 CRÉDITOS Equipe de profissionais que participaram no desenvolvimento deste material: Equipe Microsoft Educação Brasil Adriana Manetti Gerente de Programas Educacionais Adriana Siliano Pettengill Supervisora de Marketing Ana Teresa Ralston Gerente de Programas Educacionais Jean Paulo Silva Ramos  Gerente de Programas Educacionais Produção: Criax Comunicação e Design Fábio Stefanini Jor Diretor Luciana Tenório de Oliveira Diretora de arte e produção de conteúdo Vivian Ragazzi Editora de conteúdo Claudia Stippe Consultora Pedagógica Idéia Original CORP Confira a atividade em: <http://www.microsoft.com/education/literary.mspx> Agradecimento Agradecimento especial a Ana Paula Marques, que colaborou com o texto Experimentos: Vai Chover e Corrente de Vento.


Carregar ppt "APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS As condições climáticas sempre influenciaram as decisões e ações da humanidade em geral. Se a colheita na agricultura vai ser."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google