A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Parede celular membrana plasmática

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Parede celular membrana plasmática"— Transcrição da apresentação:

1 Parede celular membrana plasmática
Membranas Celulares Parede celular membrana plasmática

2 Parede celular É um envoltório inerte constituído por três camadas, durante a divisão celular o complexo de golgi ajusta-se, formando a lamela central( pectina e carboidrato); Novos depósitos na face interna da lamela central, formam a parede primária ( pectina e hemicelulose ); A célula madura, então, deposita nova camada que forma a parede celular secundária ( celulose ). Assim, em uma célula adulta a parede celular se apresentará em 3 camadas, a partir da membrana: parede secundária, parede primária e lamela central (a mais externa).

3 Membrana Plasmática A composição química das membranas oscila em torno dos valores médios de 60% de proteínas e 40% de lípidos(fosfolipídios). Associados a estes componentes maioritários, identificam-se ainda glúcidos, quase sempre em quantidades muito menores e associados às proteínas e aos lípidos, constituindo glicoproteínas e glicolípidos. Temos ainda o colesterol presente somente nos animais e protistas.

4 Propriedades Devido às proteínas Devido aos lipídios Elasticidade
Resistência mecânica Baixa tensão superficial Devido aos lipídios -Alta resistência elétrica -Alta permeabilidade às substâncias lipossolúveis.

5 Características Importantes
As proteínas constituintes da membrana são de tipo globular ; Os lípidos das membranas são moléculas longas e anfipáticas: (possuem duas extremidades com propriedades de solubilidade, diferentes); uma das extremidades é hidrofílica (polar) e portanto solúvel em meio aquoso ; outra é hidrofóbica (apolar), consequentemente insolúvel em meio aquoso mas com afinidade para outros lípidos; Entre os lípidos mais frequentes nas membranas celulares, distinguem-se os fosfolípidos.

6 MOSAICO FLUÍDO Hidrofílica = afinidade com a água
Hidrofóbica = rejeição a água Proteínas mergulhadas = intrínsecas Proteínas aderentes a face = extrínsecas As arborescências glucídicas dos glicolípidos e das glicoproteínas, em superfície da membrana plasmática, são muito abundantes e constituem um revestimento externo da célula, designado por glicocálice.(adesão e Limitador)


Carregar ppt "Parede celular membrana plasmática"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google