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DOTA e o desenvolvimento do cenário competitivo DOTA 2 é um dos jogos ARTS mais famosos do mundo. Mesmo antes de seu lançamento oficial, ano após ano,

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Apresentação em tema: "DOTA e o desenvolvimento do cenário competitivo DOTA 2 é um dos jogos ARTS mais famosos do mundo. Mesmo antes de seu lançamento oficial, ano após ano,"— Transcrição da apresentação:

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2 DOTA e o desenvolvimento do cenário competitivo DOTA 2 é um dos jogos ARTS mais famosos do mundo. Mesmo antes de seu lançamento oficial, ano após ano, não só o DOTA 2 como o e-sport no geral tem crescido significantemente. O campeonato principal do jogo, hospedado pela VALVE, teve uma quantia de $2,874, na premiação total, a maior premiação até então de qualquer campeonato em qualquer e- sport. As transmissões desse torneio conquistaram cerca de 1.5 milhões de espectadores ao redor do mundo, e uma parcela, significantemente alta, brasileira. Existem mais de 6 milhões de jogadores únicos somente no mês de Setembro, com pico diário em torno de 550 mil jogadores. Analisando este fato, campeonatos estão crescendo exponencialmente junto com e-sport e, naturalmente, junto com a visibilidade de seus patrocinadores.

3 Perspectiva No cenário brasileiro de DOTA 2 existe um número considerável de jogadores, times e organizações que estão interessadas em participar de campeonatos com grande patrocínio. O cenário também tem um potencial enorme, que infelizmente é desperdiçado, já que não há nenhuma mídia responsável no comando da organização destes campeonatos e seus meios de divulgação. O PLAY 4 DOTA pretende ser a maior organização responsável pela organização e transmissão destes campeonatos, assim como o conteúdo gerado através deles.

4 Play 4 Dota PLAY 4 DOTA TV é um canal 24/7 na TWITCH.TV, cobrindo sua programação com conteúdos gerados em programas sobre DOTA 2 de vários modos. Alguns poucos exemplos são um Talk Show sobre o jogo, expondo os mais populares convidados (jogadores, managers, narradores, personalidades em geral) e assuntos no cenário brasileiro de DOTA 2. O PLAY 4 DOTA também está encarregado de um dos maiores campeonatos do gênero que estão para acontecer, o PLAY 4 DOTA STARLEAGUE, PSL. PLAY 4 DOTA foi fundado em 2013, focando a organização e produção de novo conteúdo, além da promoção de torneios e campeonatos de DOTA 2, assim como sua transmissão e divulgação através de uma mídia diária. Objetivando ser o maior veículo brasileiro de mídia a produzir e transmitir 12 horas de conteúdo inédito semanal, além das transmissões de jogos, numa programação de 24 horas por dia via TWITCH.TV, também transmitindo, divulgando e propagando seus patrocinadores.

5 Torneios Pretendemos criar um calendário de campeonatos, sendo três de organização própria e 8 campeonatos independentes associados à P4D. Cada um dos 11 campeonatos, além de suas premiações, vão pontuar os times de acordo com suas posições, sendo as 3 Starleagues os torneios de maior pontuação, e os 8 associados divididos em dois grupos, onde um grupo tem mais pontos que o outro, nivelados de acordo com a relevância do campeonato. A temporada terá 12 meses de duração, será iniciada em novembro de 2013, com a primeira PSL e terminará em novembro de 2014, com a PSL Premium. Cada PSL irá durar 12 semanas, com espaçamento de 2 semanas entre cada uma delas. A referência utilizada para a temporada foi a WCS de Starcraft 2, com DreamHack, IEM, MLG e Homestory Cup como torneios associados. O objetivo é aplicar um conceito parecido, mas a nível nacional. A fórmula de disputa da Starleague é referenciada na OSL organizada pela OnGameNet.

6 Patrocínio Cada Starleague terá patrocínio próprio. Haverão dois tipos de patrocínios para a starleague: o patrocínio master e patrocinadores secundários. O patrcínio master custeará a premiação do torneio e a produção de peças publicitárias relacionadas a sua marca. Os patrocínios secundários cobrirão os custos da realização do campeonato, como transmissão, desenvolvimento de item para o ticket, peças publicitátias não relacionadas ao patrocinio master, administradores do campeonato e outros custos eventuais Esta proposta trata do patrocínio master.

7 Naming Rights O patrocínio master terá naming rights do torneio, assim como logo produzida com base na logo do patrocínio master. Nessa edição, a liga se chamaria ZOTAC 2013 Starleague ou ZOTAC 2013 PSL. Segue a logo da liga com o patrocinio da ZOTAC.

8 Hotsite Todas as informações relacionadas a liga, como próximos jogos, tabela de classificação, vídeos promocionais, Top10, Top Fails, checkin para jogos, streams e notícias, serão veiculadas através do hotsite específico para a liga em questão. O hotsite será desenvolvido de forma a ser mais uma peça promocional para a patrocinadora master, onde ela terá um banner para expor produtos e banners laterais caso deseje. Segue peça exemplificativa: Esse layout pode ser melhor visualizado em:

9 Programação na Play4Dota.tv A temporada de campeonatos terá cobertura especial na grade da P4D, com um programa específico semanal de 1h30min, cujo layout também será estilizado na identidade visual da patrocinadora master da starleague em curso, no estilo do hotsite apresentado acima. Também terá destaque exclusivo em outros programas de nossa grade. A P4D cobrirá todos os jogos através de streamers e, além da transmissão das partidas, terá um show de abertura e um talk show após cada rodada de jogos, ambos sempre destacando o patrocínio master.

10 Venda de Tickets via Dota 2 O campeonato terá venda de tickets através do dota e será exibido na tela de campeonatos do dota. A logo do patrocínio master será exposta para qualquer jogador de Dota 2 no mundo, como exemplificado abaixo. O ticket também terá um item a ser desenvolvido especialmente para o torneio.

11 Produção de Vídeos Serão produzidos vídeos promocionais para divulgação e promoção do campeonato, que serão exibidos na grade de programação da P4D. Essas peças promocionais também serão exibidos através dos parceiros da P4D. Inicialmente, está previsto a produção de um teaser para ser exibido em diversos momentos da programação, uma vinheta com a logo do campeonato a ser utilizada em diversas outras produções, como Top 10 semanal e outras peças, uma opening/intro, para ser usada em todos os eventos relacionados ao campeonato, e um vídeo hype para a fase qualificatória open do campeonato. Outros vídeos serão produzidos durante a progressão do campeonato, com novos teasers e novas openings/intros para a primeira fase do campeonato (após a qualificatória), para o Ro16 e para o Ro4.

12 Proposta O nosso objetivo com essa proposta é arrecadar do patrocínio master da liga o valor da premiação e de custos de publicidade e divulgação da liga, com os valores pagos diretamente aos vencedores, no caso da premiação, e aos fornecedores, no caso das peças publicitárias. Posto isso, a P4D não pretende receber nenhuma verba direta da patrocinadora master, sendo toda esta utilizada para divulgação e alavancagem do campeonato.

13 Premiação O valor que entendemos corresponder a um retorno justo à exposição que a marca terá no decorrer do campeonato é de R$ ,00. Esse valor seria pago diretamente aos vencedores de acordo com a divisão da premiação por posição. Com o início do campeonato previsto para a segunda semana de setembro, esse valor só será desembolsado na segunda semana de fevereiro, ao final do campeonato. Qualquer ação promocional de interesse do patrocinador master, como premiação em produtos ou serviços.

14 Custeamento de Peças Publicitárias O valor do custo das peças publicitárias seria variável. A P4D iria criar, briefar e orçar, repassar para a ZOTAC aprovar o valor e então executar o trabalho ou não. A ZOTAC pagaria diretamente ao fornecedor da peça, e o valor varia de acordo com a quantidade e qualidade das peças produzidas, cabendo a ZOTAC avaliar a validade do investimento em qualidade/quantidade. As peças começariam a ser veiculadas um mês antes do início do campeonato (terceira semana de outubro). Portanto, o valor deverá ser desembolsado de acordo com a forma de pagamento de cada fornecedor no caso de aprovação da peça.

15 Staff Diretores Felipe Rangel – | skype: Gabrielle D. Sant’Anna – | skype: Arthur Pacheco – | skype: Administração do campeonato Bruno Shigueo –


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