A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

POR QUE ESTUDAR RI? Robert Jackson Georg Sorensen INTRODUÇÃO ÀS RELAÇÕES INTERNACIONAIS – UFPE 2013.2 – 05 DE NOVEMBRO DE 2013.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "POR QUE ESTUDAR RI? Robert Jackson Georg Sorensen INTRODUÇÃO ÀS RELAÇÕES INTERNACIONAIS – UFPE 2013.2 – 05 DE NOVEMBRO DE 2013."— Transcrição da apresentação:

1 POR QUE ESTUDAR RI? Robert Jackson Georg Sorensen INTRODUÇÃO ÀS RELAÇÕES INTERNACIONAIS – UFPE – 05 DE NOVEMBRO DE 2013

2 POR QUE ESTUDAR RI?  As relações internacionais na vida cotidiana  Breve descrição histórica do sistema de Estados  O sistema estatal global e a economia mundial  As RI e o mundo contemporâneo dos Estados em transição  Conclusão

3 AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS NA VIDA COTIDIANA  População mundial dividida em Estados independentes  Soberania estatal  Sistema estatal  Cinco valores básicos que os Estados devem defender:  Segurança  Liberdade  Ordem  Justiça  Bem-estar

4 ENFOQUECARACTERÍSTICASTEORIARI SegurançaPolítica de poder, conflito e guerra Realismo“os Estados que possuem armas são rivais competidores e (...) iniciam guerras interestatais”. LiberdadeCooperação, paz e progresso Liberalismo“Estados cooperam entre si, com o objetivo de manter a paz e a liberdade, além da mudança progressiva”. Ordem e Justiça Interesses compartilhados, regras e instituições Sociedade internacional “Estados são atores socialmente responsáveis e compartilham o interesse de preservar a ordem internacional e promover a justiça internacional”. Bem-estarRiqueza, pobreza e igualdade Teorias de Economia Política Internacional “mundo fundamentalmente socioeconômico e não simplesmente político e militar”.

5 BREVE DESCRIÇÃO HISTÓRICA DO SISTEMA DE ESTADOS  Sistema estatal é uma instituição histórica, uma organização social.  Nem sempre a população mundial viveu em Estados soberanos.  Sistema estatal: instituição central da política mundial.  A Paz de Vestfália (1648)

6 O SISTEMA ESTATAL GLOBAL E A ECONOMIA MUNDIAL  Estados europeus em competição x autodeterminação dos povos.  Colonização e descolonização  Primeiro estágio da globalização do sistema estatal: incorporação de países não-ocidentais.

7 AS RI E O MUNDO CONTEMPORÂNEO DOS ESTADOS EM TRANSIÇÃO  Sistema estatal: ponto de partida  Estado  Aspecto interno: Estado como governo nacional  Aspecto externo: Estado como país Condição jurídica do Estado Condição empírica do Estado: Estado como organização político-econômica  Sistema estatal é dinâmico

8 CONCLUSÃO  Estudar RI para entender a organização e o funcionamento do sistema estatal.  Estudar RI para entender como as mudanças de agenda/diversificação de atores afeta o sistema estatal.  Estado obsoleto?


Carregar ppt "POR QUE ESTUDAR RI? Robert Jackson Georg Sorensen INTRODUÇÃO ÀS RELAÇÕES INTERNACIONAIS – UFPE 2013.2 – 05 DE NOVEMBRO DE 2013."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google