A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto Nº 02: “ AJUDE A SALVAR O PLANETA TERRA: RECICLANDO E REDUZINDO SEU LIXO ’’ 2010.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto Nº 02: “ AJUDE A SALVAR O PLANETA TERRA: RECICLANDO E REDUZINDO SEU LIXO ’’ 2010."— Transcrição da apresentação:

1

2 Projeto Nº 02: “ AJUDE A SALVAR O PLANETA TERRA: RECICLANDO E REDUZINDO SEU LIXO ’’ 2010

3 E VOCÊ PODE AJUDAR!!!

4 O PLANETA TERRA PEDE SOCORRO - Com o crescente aumento populacional e o consumismo acelerado, produziremos cada vez mais lixo. - A maioria das cidades do mundo não está preparada para dar o destino final correto ao lixo. - Nossos solos, rios e mares, estão sendo contaminados e o PLANETA TERRA PEDE SOCORRO

5 AUMENTO DO VOLUME DE LIXO As fotos a seguir mostra o aumento do lixo na cidade de Monte Sião, do ano de 2007, ao ano Este fato ocorre na maioria das cidades do Brasil.

6 Fotos do lixão de Monte Sião no ano de 2007

7

8

9 Fotos do lixão - Monte Sião/2010 Observem o aumento do volume de lixo do ano de 2007 (fotos anteriores), para o ano de 2010 (fotos a seguir).

10

11

12 - Preocupação mundial: O que fazer para diminuir o impacto que o lixo causa para o meio ambiente?

13 Degradação ao Meio Ambiente: O lixo produz o gás metano que é 21 vezes mais poluente que o gás carbônico e o chorume que é um líquido de cor escura, 10 vezes mais poluente que o esgoto. O gás metano afeta diretamente no efeito estufa. O chorume pode causar significativas modificações no organismo, alterando o ciclo de vida. Se o dano atingir as células germinativas, existe até mesmo a possibilidade de modificação das características de todas as espécies.

14 “OU ACABAMOS COM O LIXO OU ELE PODE ACABAR COM TODOS N ÓS !!”

15 Extinção em massa: Nos anos de 1346 a 1352, a população não tinha cuidado com o lixo, descartando-o inadequadamente. Por motivo desse descuido, uma epidemia matou 1/3 da população européia, devido à proliferação de ratos. O principal motivo dessa catástrofe, foi o descuido com o descarte do lixo.

16 ‘‘Não podemos esperar acontecer algo mais grave para descobrirmos que fomos inconseqüentes e irresponsáveis.’’

17 Como você pode ajudar a conservar o meio ambiente? Separando os tipos de lixo que produzimos, para que sejam reaproveitados: - reduziremos a quantidade de chorume, teremos menos gás metano emitido na atmosfera e consequentemente diminuiremos a contaminação do solo e da água. - aumentaremos a vida útil dos lixões e aterros sanitários; - teremos menos proliferação de ratos, insetos, baratas e mosquitos, que transmitem doenças ao ser humano, e assim, uma vida mais saudável;.

18 A reciclagem preserva a natureza: - a cada 01 tonelada de papel reciclado, evitaremos o corte de 16 a 30 árvores formadas; - a cada 100 toneladas de plástico reciclado evitaremos a extração de 01 tonelada de petróleo; - reciclando o vidro, estaremos contribuindo para diminuir a retirada de areia da natureza; - a cada 01 tonelada de metal reciclado deixaremos de retirar 05 toneladas de bauxita no meio ambiente.

19 Solução do lixo: A. População: - separar e reduzir os tipos de lixos produzidos em suas residências, estabelecimentos comerciais, empresas, para serem posteriormente reciclados. B. Prefeituras: - dar o destino final ao lixo corretamente;

20 Benefícios que alcançaremos: - nossas cidades ficarão mais limpas e agradáveis; - criaremos emprego para pessoas de baixa renda; - os lixos recicláveis poderão ser vendidos com preço melhor ( pois quanto misturados com outros tipos de lixos, perde valor comercial ); - os catadores de lixos terão um trabalho.

21 A foto, a seguir, mostra algumas pessoas trabalhando no lixão, separando alguns tipos de lixo recicláveis para serem vendidos. Trabalham, de forma desumana em um ambiente contaminado, cujo cheiro é insuportável, podendo contrair doenças graves.

22

23 Só iremos mudar essa realidade, se separarmos os tipos de lixo que produzimos diariamente em nossas residências, empresas e estabelecimentos comercias e as Prefeituras incentivarem a criação de cooperativas, para que o lixo reciclável possa ser reaproveitado. As fotos a seguir, mostra como funciona uma cooperativa de catadores de lixo.

24

25 A SEGUIR VAMOS VER COMO DEVE SER FEITA A SEPARAÇÃO DO LIXO NAS RESIDÊNCIAS, COMÉRCIOS E EMPRESAS.

26 Para podermos separar o lixo, temos que conhecer os tipos de lixo, que são:

27 -perigosos; -orgânicos; -recicláveis; -não recicláveis.

28 Lixos perigosos: Este tipo de lixo não deve ser misturado com outros tipos de lixo, porque contêm elementos que contaminam, ainda mais, o meio ambiente e devem ser entregues em lugares específicos, senão vejamos:

29 a- Lâmpadas mistas, fluorescentes e compactas. Contém o gás mercúrio que pode ocasionar pneumonia, tosse, gengivite, prejudica o fígado e o desenvolvimento do feto e causa distúrbios neuropsiquiátricos. Elas não podem ser quebradas e devem ser devolvidas onde foram compradas.

30

31 b- Pilhas, baterias, baterias de celular. Contêm elementos químicos pesados como chumbo, cádmio e mercúrio e se forem jogados no meio ambiente, podem causar doenças neurológicas e afetam a condição motora. Em Monte Sião, elas podem ser deixadas nas lojas de revenda de celular ou no correio. Verifique em sua cidade, quem recolhe este tipo de lixo.

32

33 c- Medicamentos vencidos e danificados, agulhas. Os anabolizantes e medicamentos usados para reposição hormonal, jogados no meio ambiente, causam a masculinização dos peixes fêmeos. Antibióticos jogadas no meio ambiente desenvolvem bactérias resistentes aumentando a contaminação da água e solo. Os medicamentos não podem ser jogados no lixo, em pias ou vasos sanitários. Em Monte Sião, os medicamentos danificados e vencidos, agulhas podem ser entregues nos postos de saúde, que são recolhidos por uma empresa especializada. Verifique com os postos de saúde de sua cidade, onde deixar este tipo de lixo.

34

35 d- Óleo de cozinha. Um litro de óleo, jogado no rio, contamina aproximadamente o que uma pessoa usa de água durante 14 anos de vida. O óleo de cozinha pode ser usado para produção de materiais de limpeza ou na produção de biodiesel. O óleo de cozinha deve ser armazenado, de preferência, em garrafas pet. Em Monte Sião o óleo de cozinha pode ser entregue no Asilo São Vicente de Paula. Verifique me sua cidade onde pode deixar este tipo de lixo..

36

37 e- Sucata de computadores e impressoras. Contêm elementos químicos pesados e não devem ser jogados diretamente no meio ambiente. Em Monte Sião as sucatas de computadores e impressoras podem ser deixadas nas lojas de informática. Verifique em sua cidade onde pode ser deixado este tipo de lixo.

38

39 f- Pneus. Os pneus jogados no meio ambiente são focos de procriação do mosquito da dengue. O tempo de decomposição na natureza é indeterminado. Em Monte Sião eles podem ser deixados na vigilância sanitária, na rua Minas Gerais 375, ou ligar para que serão retirados no local. A vigilância sanitária de Monte Sião, tem convenio com uma empresa, que faz a reciclagem dos pneus. Verifique com a viligância sanitária de sua cidade onde pode ser deixado este tipo de lixo

40

41 Lixo Orgânico: São as cascas de legumes e frutas, resto de comida, folhas e galhos de jardim. Devem ser colocados separados dos outros tipos de lixo. A compostagem do lixo orgânico transforma este tipo de lixo em adubo. As Prefeituras podem fazer a compostagem do lixo orgânico, que tem um custo econômico de baixo valor. Você também pode fazer a compostagem do lixo orgânico. Consulte na internet como fazer uma composteira em seu sítio ou residência.

42 Composteira Residencial

43

44 Composteira Rural

45

46 Lixo Reciclável: O lixo reciclável é praticamente todo tipo de lixo seco: latas de alumínio, garrafas pet, embalagens de plástico e papelão, papel seco, papelão, vidro...

47

48 Os lixos recicláveis devem ser colocados em um mesmo recipiente. Vejam como devem ser armazedos, na foto a seguir:

49

50 Lixos não recicláveis: - papel higiênico, absorventes, fraldas descartáveis, papel carbono, papel de fax, papéis metalizados, adesivos, fotografias...

51 Concluindo: Os lixos perigosos devem ser separados e levados nos seus respectivos lugares. Os recicláveis, orgânicos e não recicláveis devem ser colocados em sacos separados.

52 Dica para facilitar a separação do lixo na da cozinha: Deixe dois recipientes, onde você possa colocar o lixo reciclável separado do lixo orgânico:

53 Reciclável Orgânico

54 Tenha dois recipientes no quintal de sua residência para colocar os lixos em sacos separados.

55 Ver com o pocaiReciclável Orgânico e não reciclável.

56 Se em sua cidade é feita a compostagem do lixo orgânico, é importante ter 03 lixeiras para colocar o lixo reciclável, orgânico e o não reciclável, separados. Vejam foto a seguir:

57

58 O video, a seguir, mostra a realidade com o lixo em algumas cidades no continente europeu. Neste video você vai poder ver que em Barcelona são usados 03 tipos de lixos: reciclável, orgânico e não reciclável. Só conseguiremos ter um país limpo, se começarmos a mudar nossas atitudes com relação ao tratamento do lixo.

59 apresentacoes\nova apresentação\Barcelona usa sistema subterrâneo para descartar lixo.wmv

60 RECICLE E REDUZA SEU LIXO, PARA QUE NÓS E AS FUTURAS GERAÇÕES NÃO SOFRAMOS AS CONSEQÜÊNCIAS.

61 O PLANETA TERRA PEDE SOCORRO!!!

62 E PRECISA DA AJUDA DE TODOS!!

63 Idealização dos Projetos: José Pocai Junior Montagem da apresentação: Bianca de Castro Pocai Sidney Miguel de Paiva Agradecimentos: Carla Cristina Barbosa Guarda Mirim de Monte Sião Cleide Franco Bueno Eduardo Pocai de Almeida Patrocínio: Bianca Malhas e Fios


Carregar ppt "Projeto Nº 02: “ AJUDE A SALVAR O PLANETA TERRA: RECICLANDO E REDUZINDO SEU LIXO ’’ 2010."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google